Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2022

HIPISMO

 

Continuamos hoje falando da Praia Vermelha.

A Sociedade Hípica Brasileira foi fundada em 1938 originada da união do Centro Hípico Brasileiro, da Praia Vermelha, e do Clube Esportivo de Equitação, de São Cristóvão.

O Centro Hípico Brasileiro funcionava na Urca, junto à Praça General Tibúrcio, fato que a maioria desconhece. Abaixo veremos fotos deste picadeiro.

Anos depois a Sociedade Hípica Brasileira se mudaria para a localização atual, na Lagoa/Jardim Botânico. O lançamento da pedra fundamental da nova sede deu-se em 16/04/1941, em solenidade presidida pelo Prefeito Henrique Dodsworth. Era presidente da SHB na ocasião o ministro Armando Alencar. A sede Lagoa/Jardim Botânico, construída pela Dourado S/A, foi inaugurada com grande festa em agosto de 1942 (à época a Imprensa escrevia que era na Freguesia da Gávea).

As três fotos a seguir, uma da coleção do Silva e duas adquiridas na Feira da Praça XV, foram publicadas pelo Tumminelli e pelo Derani (a colorização é do Conde di Lido) mostram o cavaleiro Benjamin Rangel (cujo nome consta no verso das fotos) no picadeiro da Praia Vermelha.

Nesta abaixo vemos B. Rangel e um menino em seus cavalos na pista de equitação da Sociedade Hipica Brasileira, que ficava na Praia Vermelha, Urca. 

Atualmente neste terreno estão os blocos do Edificio Praia Vermelha, destinado a moradia dos militares do IME e da ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército), bem como a Policlínica Militar da Praia Vermelha, Sede Administrativa da Prefeitura Militar da Zona Sul e outros serviços tanto militares quanto civis. O edifício que vemos fica na Rua Ramon Franco. O Edifício Laguna fica na Av. Pasteur ao lado do Edifício Praia Vermelha. À direita, os fundos das casas que ficam no início da Ramon Franco.


Abaixo vemos B. Rangel no dorso de um belo cavalo na pista de equitação da Praia Vermelha. Seria o “Gury”, cavalo com o qual B. Rangel competiria três anos depois na sede da Lagoa?


Nesta última foto vemos a frustrada tentativa do cavalo de Benjamin Rangel ultrapassar a última barra do obstáculo. O que terá acontecido a seguir?


Na postagem https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2019/06/hipica.html vemos aspectos da sede atual da Hípica.

PS: outro clube da Zona Sul que teve picadeiro para equitação foi o Flamengo nos anos 60. 

10 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Mais uma que eu aprendi hoje. Picadeiro não é só para circo...

    Vou acompanhar os comentários, já que sou completamente leigo no assunto.

    Minha irmã sempre gostou de cavalos, mas não sei se alguma vez já montou. Às vezes ela vai a eventos no JCB e fica admirando as baias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Dicionario Etimologico:
      "PICADEIRO – deriva de “picar”, verbo que se origina na onomatopeia de algo batendo: “pic, pic”. Antigamente era o lugar onde se treinavam cavalos com o pique, uma vara pontuda."

      Excluir
  2. Bom dia a todos. Novidade, desconhecia a existência deste clube hípico na Urca. Vamos acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Cavalo na Urca, pra mim só o marinho! Inédita essa.
    A freguesia da Gávea, no início do séc. XX abrangia Lagoa, Copacabana, Jardim Botânico e São Conrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pedimos o RGI de imóveis dessas áreas aparece Freguesia da Gávea nos registros antigos.

      Excluir
  4. FF: Record ao vivo mostrando falência da PM do Rio.

    "Motoqueiros" bloquearam a Linha Amarela em Água Santa após se reunirem em um posto de gasolina, nas barbas da PM. No momento viaturas da PM escoltam os mesmos "motoqueiros" e dois ônibus "emprestados" para o cemitério de Inhaúma.

    ResponderExcluir
  5. Um conhecido disse que essa construtora Dourado pertencia ao pai do Sergio Dourado. A conferir

    ResponderExcluir
  6. Isso me lembrou os Lipizzaner, da Escola Espanhola de Equitação de Viena. E por tabela uma linda marcha de cavalaria, a "Des Großen Kurfürsten Reitermarsch", de 1893. Se o gerente não se incomodar, segue o link para quem desejar ouvi-la: https://youtu.be/7KU3aEbd2Yk

    Se não permitir isso, favor só deletar o trecho com o link e manter o resto.

    ResponderExcluir
  7. FF: Tendo em vista o comentário das 14:26 eu dou razão ao nosso "comentarista olímpico". O comando da PMERJ mostra sérios indícios de estar "vendido". Eu assisti o programa do Tino Júnior e acompanhei sua indignação. Seu programa presta um excelente serviço público ao informar corretamente fatos noticiados informados pela mídia muitas vezes de forma dúbia. Ele mantém um helicóptero patrulhando a cidade mostrando aquilo que as outras emissoras não mostram e acompanham "em tempo real" as condutas e ações criminosas. A situação é grave e tem raízes mais profundas do que aparentam.

    ResponderExcluir