Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2022

TROPA


 Faz tempo que não vejo estas tropas de recrutas dos fortes de Copacabana e Leme correndo pela praia. Eram muito comuns, sempre cantando músicas com letras duvidosas. 

O que terá acontecido para terem cancelado estes exercícios?

21 comentários:

  1. Não fui recruta e nem compositor, mas no CMRJ era comum a modinha: 1, 2, 3, 4, o sargento é vinte e quatro. Isso quando não tinha banda. Nestes casos, o refrão, acompanhando o bumbo no pé direito e o tarol, era: Bun*a, Bun*a, toma limonada para c***r de madrugada. E mais não lembro.

    ResponderExcluir
  2. Os tempos mudaram! Era comum também na Tijuca diversos pelotões do 1° Batalhão de Polícia do Exército se exercitarem correndo pela Avenida Maracanã e diversas ruas da região. Essa rotina mudou por diversos motivos e o principal deles foi a segurança no trânsito em razão do grande número de veículos que circulam pela manhã. Mas há quem diga que foi também por uma questão de "segurança pública", já que os militares trajam apenas calções, camisetas, e não portam armas, sendo portanto um alvo fácil em razão da grande quantidade de criminosos armados que andam "à solta" e sem serem interpelados por uma Polícia Militar que não realiza policiamento dinâmico nem promove abordagens. A possibilidade de um criminoso disparar contra os militares desarmados é grande e certamente iria gerar graves consequências.

    ResponderExcluir
  3. O corte de custos atingiu principalmente o efetivo de recrutas e redução no tempo de permanência nas unidades militares.
    Menos gente no quartel, menos refeições, uniformes, coturos, roupas de cama, etc.
    Agora devem correr em volta do campo dentro dos quartéis mesmo. Até para economizar o calçado.
    A economia só não pode atingir os gabinetes das altas patentes do serviço burocrático.

    ResponderExcluir
  4. Andando pela Vila Militar e Realengo o que mais se vê são recrutas varrendo e pintando os meios fios.
    O Brasil possui a décima força armada do mundo, considerando o contingente, budget e armamento. Quem é o nosso inimigo externo potencial? A Argentina?
    E as fronteiras, são bem guardadas?

    Sei lá, eu questiono muito esses gastos com as forças militares. Coisa espinhosa, um vespeiro, que é difícil de se mexer hoje em dia, diante dos privilégios que se montaram...

    ResponderExcluir
  5. Quando os integrantes das FA e das PM's deixam de andar fardados pelas ruas, quando em trânsito de ou para o quartel, para evitar serem atacados por bandidos, isso mostra claramente quem tem medo de quem. E mostra também quem manda no país.

    E querem que eu seja patriota.

    ResponderExcluir
  6. Parece que a galera não gosta mesmo de militares.

    ResponderExcluir
  7. Eu quando estava na UFRJ, via alguns treinamentos desse.
    Tinha tb um que até hoje não entendi.
    O batalhão ficava circulando com dois caminhões e uma ambulância, tendo escolta de motocicletas.

    ResponderExcluir
  8. O militar jura defender a pátria e enfrentar ataques de exércitos estrangeiros, armados com tanques, mísseis, metralhadoras, bazucas, etc. Mas tem medo do pivete armado com um '32.

    ResponderExcluir
  9. Da mesma forma, tem os Roberto Jeffersons da vida que dizem ser capazes de dar a vida pela pátria. Mas quando o Alexandre de Moraes pega a caneta, fogem do país ou alegam grave doença para escapar das grades.

    Patriotas de merda! Valentes de internet.

    ResponderExcluir
  10. Lembro de ter visto algumas vezes o pessoal da aeronáutica lá no aterro, pouco antes da pandemia. Depois não sei, pois não fui mais lá.

    ResponderExcluir
  11. As forças armadas sofreram com a doutrinação e com o aparelhamento. Não se faz militares como antigamente! Mas apesar dos pesares ainda são a garantia de que o Brasil ainda não se tornou um Cuba ou uma Venezuela. Não vale a pena discutir política em um ambiente onde é sabido que a grande maioria dos comentaristas indentificados ou não professa ideologia política de esquerda ou mesmo são "ateus", e diante disso qualquer debate civilizado se torna impossível. Certamente devem achar preferível que o Exército seja substituído por "Milícias bolivarianas" ou pelo MST, mas afinal de contas vivemos em uma democracia, não é mesmo? E considerando o que está em jogo nesse momento político vivido pelo Brasil onde Advogados do crime organizado, de facções criminosas, e de movimentos LGBT, ocupam cadeiras no STF e legislam "ao arrepio da Lei", as Forças Armadas apesar de suas deficiências ainda são sem sombra de dúvida a melhor opção para o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dr. D'.

    Dia de geral na casa, separando algumas roupas para doação. Achei que não teria postagem hoje.

    Lembro quando tinha aulas de educação física no Rec-Mec alguns soldados passavam por nós correndo e "cantando". Na rua, era muito mais difícil.

    Hoje o problema maior talvez seja o repertório. O corte nas verbas, a despeito dos últimos tempos, pode ser outra razão. Vários quartéis do Rio, incluindo o Rec-Mec, foram transferidos para outros lugares do país.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Saudosistas. Acho que sou o único que discordo dos demais sobre o contingente das Forças Armadas. Acho o contingente muito pequeno para o tamanho do nosso País, nossas fronteiras não tem defesa, nossa costa não tem defesa da Marinha, a Aeronáutica tem meia dúzia de aviões, temos a Embraer e não projetamos e fabricamos aviões de guerra. Nosso armamento é velho e totalmente obsoleto, a marinha está a décadas projetando um submarino atômico e até hoje não saiu das pranchetas. Na década de 80 o Brasil comprou da Itália o Caça AMX com direitos de produção nacional, assim como agora comprou o avião Sueco e tenho certeza que também não serão fabricados nenhuma unidade no Brasil, ficaremos só com os que virão da Suécia. Outra coisa, ninguém respeita País que não tenha uma Força Armada forte e bem equipada. Veja se USA fala em invadir a Coréia do Norte, e o Jing Jing de lá continua fazendo testes, bota seus mísseis na rua para desfilarem, mas ninguém se atreve a atacá-lo ou invadir o seu quintal.
    O Brasil é um País de frouxos, recentemente aquele índio traficante de cocaína, tomou na mão grande a nossa Refinaria, aumentou unilateralmente o preço do gás que vendia para o Brasil, e nós aqui não fizemos nada. Se é um outro País, tinha invadido a Bolívia retomado a Refinaria e deposto aquele safado.

    ResponderExcluir
  14. Nosso colega de blog, o prezado Joel Almeida, insiste em culpar os ateus pelos males do país. Como se o fato de ser religioso atribuísse ética, honestidade, correção e boa moral ilibada a alguém. Nada como um retrospecto histórico, então. Façamo-lo. Não vamos recuar à Antiguidade nem a povos politeístas ou animistas. Restrinjamo-nos aos monoteistas. Comecemos
    Caro Joel, vou listar alguns povos ou grupos e gostaria que você nos indicasse quais deles eram ou são ateus, já que estes são responsáveis pelos males do mundo. Eram ateus:
    01) os Cruzados, que promoveram chacinas sem conta no Oriente Médio?
    02) Francisco Pizarro e seus acompanhantes, que massacraram os incas?
    03) Hernán Cortez e seus acompanhantes, que massacraram os astecas?
    04) os responsáveis pelo massacre da Noite de São Bartolomeu?
    05) os bandeirantes e membros das entradas, que escravizaram indios?
    06) os colonizadores norte-americanos, que quase extinguiram os povos autóctones dos EUA e do antigo México?
    07) os membros da Inquisição?
    08) os belgas, que fizeram barbaridades sem fim no antigo Congo Belga?
    09) os ingleses, que indiretamente tornaram os chineses viciados em ópio?
    10) os nazistas (todas as formações militares tinham seu capelão ou equivalente)?
    11) os norte-americanos que massacraram os vietnamitas, naturalmente depois de se comungarem com os capelães da tropa?
    12) os talibãs?
    13) os membros do Estado Islâmico?
    14) os terroristas da Al Qaeda, do Iêmen e de outros países árabes?
    15) as elites brasileiras, que expoliam a nação há séculos?
    16) os políticos do Centrão?
    17) os evangélicos tipo Edir Macedo, Malafaia, Silas Malafaia, R.R. Soares?
    Aguardo sua resposta, Joel. Estou ansioso para saber quais eram ateus.


    ResponderExcluir
  15. Numa coisa o Joel tem razão: não se fazem militares como antigamente. Aliás, já escrevi aqui que há anos algumas profissões, tidas como merecedoras de confiança, agora mergulharam na cloaca maxima. Os militares são uma delas. Antigamente, militar era respeitado como digno, honesto, ético. Hoje, não mais.

    Da mesma forma, evangélicos idem. Antigamente, quando alguém se dizia evangélico, era visto como pessoa honesta e confiável. Hoje, é oposto. Se alguém se diz evangélico para mim, imediatamente boto um pé atrás. Basta ver que todos os bandidos presidiários que se dizem convertidos, o fazem para seitas evangélicas. Nenhum vira católico. Dá para confiar num bandido evangélico?

    Todos os políticos brasileiros são religiosos. Os tribunais, o Senado, as câmaras e assembleias legislativas, todas têm um crucifixo dependurado lá na frente. E todas elas abrigam súcias.

    Realmente, ser religioso hoje em dia é uma qualidade assaz duvidosa. Vade retro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que existem pessoas do bem e outras não. Na minha visão e que agora são filmadas. Tinha muito preconceito contra evangêlicos até trabalhar com alguns, apesar de não concordar com muitos das suas idéias conheci pastores que fazem um trabalho incrível. Deixo claro que é no trabalho de recuperação de viciados o resto não sei.
      Sobre os militares roubaram muito entre 64 e 85, lógico que não todos, sendo que muitas vezes não era ilegal mas havia o chamdo hoje de "aparelhamento" iam pra reserva e recebia um cargo em uma das centenas de estatais da época. Afinal todos com farda ou sem são brasileiros, com as coisas boas e ruins que isso possa trazer.

      Excluir
  16. Todos os comentários de hoje foram publicados.
    Entretanto acho que discutir religião por aqui não vai dar certo.

    ResponderExcluir
  17. Ano passado passaram aqui no Leblon cantanto que íam matar, tirar o coração e comer etc etc. Fiquei chocado!

    ResponderExcluir
  18. Lembro que a últimas vez que vi tropa cantavam algo sobre a guerrilha do Araguaia, isso no aterro faz uns 8 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São datas comemoradas efusivamente.

      Excluir