Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2022

ONDE É?

FOTO 1 - talvez a mais difícil.

FOTO 2 - O lotação e a igreja à esquerda são bons referenciais.

FOTO 3 - Uma dica: é na Zona Norte.

FOTO 4 - outra em  que a igreja é a pista.


 FOTO 5 - enviada pelo comentarista Joel Almeida.

23 comentários:

  1. A primeira foto parece ser na rua José Bonifácio. O local da segunda foto é na rua Elias da Silva. A terceira e a quarta foto ainda não localizei, e sobre a última é óbvio que não vou comentar.

    ResponderExcluir
  2. A terceira foto parece ser na rua Senador Soares no Andaraí.

    ResponderExcluir
  3. A segunda é entre a Estação de Piedade e Quntino. A última é na Barão de Mesquita próximo a Agostinho Meneses. O ônibus provavelmente da linha 238.

    ResponderExcluir
  4. 1 - -Rua. José Bonifácio em Todos os Santos
    2 - Quintino
    5 - Rua. Sanatório em Madureira - Igreja do Santo Sepulcro

    ResponderExcluir
  5. A foto 3 parece ser a Rua Ceres, ou Rua Iriguaçu, e Bangu. O casario e as calçadas de 6 m dão esta dica.
    A foto 4 parece ser a Rua Dona Clara, em Madureira.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Como já foi dito a primeira é na Rua José Bonifácio., o estudante está se dirigindo ao Colégio Barcelos Costa, Está passando em frente a Fabrica Bergon, onde hoje está um condomínio. Esta Rua fez parte do itinerário do bonde 86, Pilares. Lá ao fundo,um pouco mais à frente de onde está passando o caminhão, funcionou a fabrica de confeitos de amendoim Nakaiama,um dos melhores da época. A foto 2 ,a Igreja finalmente esta sendo recuperada..A 3 não sei onde é , e a 4 e 5 sei, mas vou deixar para que outros possam dizer .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Saudosistas. Hoje está bem difícil para mim acho que todas as fotos são dos subúrbios da Central e Leopoldina.
    Foto 1: Não sei
    Foto 2: 24 de Maio na subida do Engenho Novo para o Méier
    Foto 3: Av. Londres, Bonsucesso (chute)
    Foto 4: Não sei
    Foto 5: Não sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino Coelho, na região mencionada por você na foto 2 não aparecem trilhos de bonde, o que inviabiliza o seu palpite. Os trilhos de bonde margeavam a ferrovia até o entroncamento das ruas Vinte e Quatro de Maio e Amaro Cavalcante na esquina da rua Tenente Cerqueira Leite. A partir daí os trilhos de bonde só voltam a margear a ferrovia após a esquina de Adolfo Bergamini em frente à estação do Engenho de Dentro próximo ao Largo do Encantado. Daí seguiam pela Clarimundo de Melo até Piedade sem acompanhar a linha do trem. Os trilhos de bonde só se aproximam da ferrovia quando na Nerval de Gouvêia próximo ao Largo de Cascadura havia o terminal dos bondes das linhas de Jacarepaguá. Portanto a foto 2 só pode ser na rua Elias da Silva entre Piedade e Cascadura.

      Excluir
  8. Hoje eu não tento nem os bairros.
    A igreja da foto 4 tem torre de castelo.

    ResponderExcluir
  9. Foto 4 próximo a Piedade . A foto 1 tem aquele déjà vu, não sei de onde. Qual o nome desse capitel nas torres que amparam os portões ? Aparecem muito frequentemente !

    ResponderExcluir
  10. Há a possibilidade da foto 3 ser a Senador Muniz Freire, pois é idêntica à Senador Soares, paralela à ela, e as duas formam um quarteirão com as ruas Araújo Lima e Gonzaga Bastos.

    ResponderExcluir
  11. A foto 5 parece realmente ser a rua Barão de Mesquita, esquina com Agostinho Menezes. Logo à frente do casarão que se vê ao lado do fusca branco fica a esquina da rua José Higino. Na casa meio escondida pela frente do ônibus e que atualmente é um terreno baldio ficava o primeiro dentista que tive a infelicidade de frequentar.

    ResponderExcluir
  12. A foto 4 é realmente a rua Sanatório, em Cascadura. A igreja é a do Santo Sepulcro, como disse o Colaborador Anônimo das 8:00h.

    ResponderExcluir
  13. A foto 2 é figurinha fácil. Joel Almeida já matou a charada.

    ResponderExcluir
  14. Aliás, se houvesse um novo Concurso Sherlock Holmes, eu garanto que o Joel Almeida levaria o troféu de barbada. O nosso preclaro, polêmico e por muita gente odiado comentarista conhece muito o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos aqui seriam também odiados "de deixassem de lado o politicamente correto ou mesmo se identificassem?

      Excluir
  15. Quanto à foto 1, se for realmente a rua José Bonifácio, a construção em curva à direita seria a que ainda existe na esquina da rua Geobert de Queirós?

    ResponderExcluir
  16. Os comentaristas do "Saudades do Rio" dando "show".
    RESPOSTAS:
    FOTO 1: Rua José Bonifácio, em Todos os Santos.
    FOTO 2: Rua Elias da Silva, em Quintino.
    FOTO 3: Rua Cota, no Méier.
    FOTO 4: Rua Sanatório, em Madureira.
    FOTO 5: Rua Barão de Mesquita e o ano é 1968. O fotógrafo está na esquina da Agostinho Menezes, a esquina onde o Aero-Willys está parado é a da Rua José Higino, e os carros estão indo em direção à Praça Lamartine Babo. Naquele tempo a Barão de Mesquita tinha o trânsito em mão dupla.

    ResponderExcluir
  17. Não só a Barão de Mesquita, mas quase todas as grandes vias eram em regime de mão dupla. Era possível ir do Estácio à Usina, do início da Barão de Mesquita até a estação do Engenho Novo, e do início da Teodoro da Silva até Jacarepaguá, sem mudar de via. Hoje em dia é impossível.

    ResponderExcluir
  18. Faltou identificar os carros. O ônibus da foto 5 é um Cermava da Viação Todos os Santos, qu logo seria incorporada pela Viação Glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lotação é da Viação Livre e é um Pilares.
      A foto é depois de 1964, por causa do número da linha.
      Essa linha 257, depois da Livre, passou pra Ocidental e foi extinta nos anos 70.

      Excluir