Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2022

UM NAVIO NA ESPLANADA





Muitos já viram esta fotografia de um navio “encalhado” na Esplanada do Castelo e já leram muitas especulações sobre o que teria acontecido. Pois outro dia a prezada Conceição Araújo, uma estudiosa do Rio Antigo, pesquisou a fundo o assunto e aí vai a história:

Fundado em 1926 por jornalistas e autores teatrais no Teatro João Caetano, o “Club dos Laranjas” resolveu construir este navio para comemorações carnavalescas.

Originalmente o navio, chamado “Laranja”, ficaria em Copacabana, mas face à reação negativa da Imprensa, foi parar na Esplanada do Castelo. Ali ocorreram várias festas carnavalescas. O Fluminense Futebol Clube também ali realizou pomposos bailes. O local funcionava diariamente das 16h às 22h, com entrada gratuita para serviço de bar.

Descrição dos jornais davam conta de que “o navio, feericamente iluminado, parece uma visão deslumbradora. Dentro, o entusiasmo é delirante e atinge as raias da loucura. Luzes, música, cantos maliciosos, gestos voluptuosos, requebros de luxúria.”

Dentre as mais de dez mil pessoas que visitaram o “Laranja”, até 1936, o Contra-Almirante Adolpho Martins de Oliveira assim escreveu no livro de impressões de bordo: “Quem idealizou tão importante e tão original sistema de diversões, acolhendo o patriótico tema de Marinha, merece um prêmio ou uma subvenção das autoridades da minha pátria.”

A Prefeitura mandou encerrar as atividades no local em 1936.

PS: em outros tempos, no Terra, o JBAN foi o primeiro a achar  uma menção a este navio. Hoje temos informações completas pela Conceição.

9 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Começando a semana com uma aula. Isso mostra o nível da criatividade do brasileiro, quando interessa. Hoje, essa criatividade é usada, em boa parte, para interesses escusos.

    Esse navio alegórico durou por volta de 10 anos.

    Irei acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. FF: no sábado, snme, o Andre Decourt apareceu no Jornal da Band, em reportagem sobre a troca da iluminação dos postes, com problemas espalhados pela cidade, mas enfatizados especificamente na região de Botafogo (onde está a emissora).

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Já havia visto esta fotografia nas redes sociais e acho que aqui no SDR também. Não sabia a sua história, que agora tomei conhecimento. Se meu tio avô fosse vivo com certeza teria histórias para me contar sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Parece haver um circo com roda-gigante e tudo ao lado do navio na primeira foto.
    Qual é a igreja que aparece também na primeira foto ?

    ResponderExcluir
  5. Sem querer ou não até o fato de ter ficado na diagonal em relação às ruas ajudou a deixar a impressão de um encalhe de navio.
    Quem acessava o local pelo lado da Santa Casa atravessava o verdadeiro deserto da Esplanada. Imaginem essa travessia no sol de verão. Com temporal devia ser impossível.
    Em tempo: não sei qual era o significado de "laranja" para nome de clube naquela época, se foi apenas uma homenagem à fruta, pois com certeza não tinha a ver com a Holanda. Só sei que atualmente seria motivo de muita especulação sobre seus sócios.

    ResponderExcluir
  6. Se hoje, em pleno século xxi, ainda tem gente que duvida que a terra é redonda, não duvido que muitos lunáticos na época devem ter achado que um navio encalhou ali...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Como seria hoje o Morro do Castelo se ainda estivesse nesse local.

      Excluir