Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2022

DO FUNDO DO BAÚ - BOTICA DA VOVÓ

Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". Como todos sabem o “Saudades do Rio” recomenda para todos os  famosos medicamentos Veedol, Hemo-Kola, Bertonyl e Ludaol. Porém há outras opções...


Além da Água de Quina e do Vigoron, outros ícones do passado eram a “Maravilha Curativa do Dr. Humphreys”, à base de Hamamelis Virginica, o Coryfolium, a Nux Vomica e o Phosphorus (homeopáticos), a Milma (pastilhas de leite de magnésia), a Malvona. Da Casa Granado tínhamos  o Polvilho Antisséptico, a Água Inglesa, a Magnésia Fluída, o Vinho de Quino, o Xarope Antiasmático Imabaibina, o Xarope de Urucu.

E quem não usou Vick Vaporub, Chophytol e Optalidon? Lembram do Cristal Japonês (para dor de cabeça), Nupercainal, Lavolho, Atroveran,  Pílulas do Dr. Ross, Tussaveto, Biolaymo, Linimento de Sloan? E o Peitoral Pinheiro, xarope do Rafa?

Alguém usou Calcigenol, Bromil, Regulador Xavier, Neo-Riodine, Agarol, Pondicilina (pastilhas para garganta)? Ou Colubiasol, Rugol, Hidrolitol, Vinho Reconstituinte Silva Araújo, Lugolina, Cilion,  Alginex? Pomada Minâncora, Alivene, Phimatosan (tosse), Rebouçado de Lisboa (balas para tosse), Hemovirtus (hemorróidas), Licor de Cacau Vermífugo Xavier, Lysoform Primo (contra mau hálito, frieiras, odor das axilas), Leite de Rosas, Pastilhas de Magnésia Bisurada (contra azia e má-digestão)? Ou a água vegeto-mineral (um colega a chamava de “água dos três reinos” - porque animal era quem a receitava!)?

E o Iodex, Magnésia Fluida de Murray, sal amargo (sulfato de magnésio), cataplasma de Antiphlogistyne, Neo-Rhumex (injeção para gripe), injeção de ouro (também para gripe), Eucaliptyne (também), Neo-Sinefrina, Ambodryl (irmão do Benadryl), Trilafon, Ipecacuanha, sabonete Derso, também fizeram sucesso.

Ainda existe Vagostesil, Panvermina, Ascoxal (para aftas), Hygnotol?


A bula da Emulsão de Scott informava que “O medicamento que mais fama tem alcançado no mundo é a Emulsão de Scott. Não há paiz civilizado onde não se pronuncie seu nome com respeito, e essa reputação bem adquirida não é filha de casualidade, senão consequencia legitima dos bons resultados que tem produzido a medicina nas enfermidades do peito e da garganta, nos escrofulosos e debilitados. A associação do Oleo de Figado de Bacalhao com os hypophosphitos de soda e cal, como se encontram na Emulsão de Scott é uma combinação feliz que proporciona os materiaes para reparar os tecidos e o sangue. A infancia é a idade que mais benefícios obtem da Emulsao de Scott. Por seu bom sabor é tolerada pelo paladar mais delicado. Assim como as arvores necessitam para crescer e desenvolver-se de bôa terra, estrume e regadura; assim tambem as creanças requerem o uso da Emulsão de Scott de oleo de figado de bacalhao com hypophosphitos de cal e soda, que representa para ellas força, saude e alegria." 


O "Saudades do Rio" recebeu, através dos tempos, muitos comentários pedindo ajuda, como os abaixo:

Andressa: Quando criança minha mãe me curava as constantes amigdalites com colubiazol spray, era um santo remédio. Alguém sabe por favor, se existe algum medicamento similar? A proibição foi só no Brasil e por que realmente ele foi proibido? Pois sempre usei e não morri, sinto falta dele qdo tenho dores de garganta. Obrigada." 

Terezinha Arlete Andrade: Como conseguir uma fórmula similar do óleo de linimento de sloan, como encontrar? até mesmo por manipulação?" 

Sergio de Paula disse: Sr. Joao da farmacia me falou tambem da pomada pra hemorroida Hemorroidin."

Ana Clarissa: Olá preciso do Vinho Reconstituinte Silva Araújo estou em SP capital??"

Angella: Adorei este blog, encontrei o oleo eletrico no site 0800 natural.com.br,só não sei se é a mesma formula, quem souber onde se encontra os outros produtos poste aqui pra gente tambem, beijão a todos." 

Armando: p/Angella oleo eletrico original tem a embalagem amarela letras vermelha se vc quiser falo onde encontrar super barato abraços". 

Servino Indiatuba SP: tambem perfume patioli. vindia nas farmacia."

Ilmo Martins: eu quero saber aonde era o laboratorio que fabricava a pomada sao sebastiao, sera que alguem sabe ou pergunte a alguem mais velho que poderia lembrar de onde ela vinha, se era de sao paulo ou de minas, deve ter algum senal dela em algum lugar. 

Juracy da farmacia disse: eu sou farmceutico formado e trabalho em uma drogaria aqui na zona leste sp o produto oelo eletrico esta sendo bastante procurado abraço a todos.

Domingos: Nos EEUU ainda se fabrica o linimento de Sloan, no entanto aqui na minha cidade - Santos - o proprietário da farmácia indiana, que possui a fórmula, assentiu em fabricar para mim .É mesmo tiro e queda, como sou professor e escrevo muito na lousa sinto dores horriveis nos antebraços, a boa noticia é que o linimento 'mata' literalmente as dores em cinco minutos. Continuo precisando do vinho Silva Araujo, do sabão russo e da pomada S Sebastião. Socorro! "


Um dos prediletos do Conde di Lido.

42 comentários:

  1. A variedade de fórmulas e medicamentos era grande, mas será que eram realmente "ephycazes"? Tudo indica que sim. No passado havia recursos atualmente impensáveis. Meu avô contava sobre a "água de álibu" que era preparada em farmácia, era destinada para o tratamento de infecções, e sua aplicação causava um sofrimento atroz. Também nas farmácias era comercializado o "Pervitim", um estimulante que era utilizado por estudantes que precisavam "virar a noite", e o mais incrível de tudo: a venda de cocaína nas farmácias. Meu avô contava que por volta de 1915 minha bisavó mandava que ele comprasse "200 Réis" de cocaína na farmácia existente na "rua Malvino Reis" (atual Aristides Lobo) ou na da Rua Haddock Lobo, para alívio de dor de dente. O fato é que isso era normal naquela época.

    ResponderExcluir
  2. Alguns "medicamentos" antigos seguiam uma crença quase que ingênua, certamente sem eficácia comprovada em qualquer metodologia.
    A verdade é que o brasileiro sempre foi chegado a uma panacéia. O nosso mercado, portanto, é um terreno fértil para os fabricantes de placebos. Não é raro encontrar gente que acredita mais na garrafada do pajé da feira de domingo do que no remédio da farmácia. Basta ver que recentemente teve bastante gente substituindo a vacina contra a covid por fórmulas esdrúxulas e, ainda pior, estimulada pelo próprio chefe da nação.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou adepto da Homeopatia. Sempre me curo dos meus problemas com os remédios homeopáticos como alguns dos citados no texto do gerente.

    ResponderExcluir
  4. Será que já não está na horádio de incluir o Atalaia Jurubeba nessa lista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase como as Pílulas de Alho do Dr. Rogoff, vendidas em Portugal. Cura de unha encravada a câncer.

      Excluir
  5. Injeção de Eucaliptyne era dolorida e, quem tomava, exalava o cheiro do eucalipto durante muitas horas. Mas curava a gripe.

    ResponderExcluir
  6. O Corpo Humano é uma máquina fabulosa.... Resistiu a isso tudo e ainda tinha de combater as doenças...

    ResponderExcluir
  7. A medicina popular é sábia, pois produz remédios eficazes e as fórmulas indígenas são uma prova disso. As tais "garrafadas" levantam até defuntos. Nas feiras-livres as ervas que compõem fórmulas são facilmente encontradas. Os grandes laboratórios farmacêuticos têm forte poder influenciador por razões óbvias. A "quebra de patentes" foi um duro golpe nesses laboratórios e consequência disso foi uma ampla aceitação do "medicamento genérico" que custam menos da metade do "remédio de marca". Muitos médicos "condenam o genérico", embora o princípio ativo seja o mesmo. Coincidentemente aqueles que condenam o genérico costumam distribuir amostras grátis da marca original. No passado a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência distribuía gratuitamente medicamentos para seus "irmãos" dos quais minhas minha família fazia parte, em uma época em que a medicina era uma prática voltada apenas para o bem comum.

    ResponderExcluir
  8. Como era fácil ser médico nessa época. Os placebos ululavam... Se não desse certo, a culpa era dos remédios. Não havia processos por malpratice, Bons tempos para os médicos...

    ResponderExcluir
  9. Excelente Fundo do Baú. Muitos dos medicamentos listados eu conhecia, mas dezenas deles são novidade para mim. Numa lista tão extensa, um ou outro obviamente faltarão. Eu contribuiria com as Pílulas De Lussen, o Benadryl, o Pyramidon (para febre), o Urodonal e o Gumex.

    ResponderExcluir
  10. Lá em casa não podiam faltar a tintura de iodo, o mercúrio-cromo, o Pyramidon, o Colubiasol, o Benadryl, o Atroveran, o Melhoral, o Sal de Frutas Eno.

    ResponderExcluir
  11. Já meu tio era fã da Flora Medicinal e usava o Jurupitan, o Kókulos e o Boldo-lítio. Além da Seiva de Mutamba.

    ResponderExcluir
  12. Menos cotados eram o Leite de Magnésia de Philips, a Emulsão de Scott, a pomada Minâncora e o Polvilho Antisséptico Granado.

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe rezava espinhela caída e preparava uma garrafada contendo mel, pó de breu, gemas de ovo e marmelada. Não lembro qual era o líquido da garrafada. Não sei se era Biotônico Fontoura ou outro qualquer.

    ResponderExcluir
  14. A injeção de Eucalyptine era dose para leão. Doía muito, tanto na aplicação quanto depois.

    ResponderExcluir
  15. Eu frequentemente sofria de garganta inflamada e advinha febre alta, com convulsões. Minha mãe me dava Pyramidon. Ela socava o comprimido, punha o resultado numa colherinha com água e trazia um pedaço de goiabada. Eu tomava aquele Pyramidon muito amargo e logo a seguir comia a goiabada, para tirar o gosto ruim da boca. E naturalmente minha garganta inflamada era tratada com Colubiasol.

    ResponderExcluir
  16. Uma das minhas tias, até morrer em 2018, não dispensava o Atroveran nem o Sal de Frutas Eno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Helio, realmente o Atroveran "era" um excelente antiespasmódico à base de papaverina , preferido por 9 entre 10 mulheres com cólicas menstruais, (como talvez o caso de sua tia). Por questão de publicidade envolvendo marcas (Atroveran Composto e Atroveran Plus), o registro foi cancelado pela ANVISA. Como a demanda era enorme por parte das mulheres, a marca foi retornada, só que atualmente é Dipirona pura em alta dose (1 g), e estão anunciando como se fosse a antiga com indicação para cólicas menstruais.

      Excluir
  17. Da extensa relação, eu ou alguém da família já usamos Vick Vaporub, Chophytol, Malvona, Lavolho, Atroveran, Calcigenol, Bromil, Colubiasol, pomada Minâncora, Leite de Rosas, Iodex, Antiphlogistyne, Eucaliptyne, Emulsão de Scott.

    ResponderExcluir
  18. Seria o Bertonyl um medicamento inventado pelo nosso prezado Bertoni, conde Di Lido? Ou por algum de seus ancestrais? Onde há fumaça, há fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bertonyl é usado contra narcolepsia e falta de memória. Produzido na Praça do Lido pela Fábrica Vittorio.
      A propaganda é feita por artistas consagrados amigos do Conde, como o Paul dos Beatles, a Deneuve, o Jô, o Piazzola. A locução dos anúncios de Bertonyl é do saudoso "Papinha".
      A mesma fábrica produz o dardo de JWBL que anestesia a Anta Copacabanensis.

      Excluir
  19. O Vick usei muito, para desemtupir o nariz.
    Entre os demais só conheço de nome as pílulas do Dr. Ross (prisão de ventre?) e o famosíssimo óleo de fígado de bacalhau, motivo de reclamação de 10 entre 10 crianças que utilizaram esse produto.

    ResponderExcluir
  20. E que dizer da Glostora e do emplastro Sabiá?

    ResponderExcluir
  21. Atroveran ainda existe, não?
    E Leite de Rosas pra mim é uma espécie de desodorante pré-histórico.

    ResponderExcluir
  22. Existia no mercado a famosa Pomada Japonesa que prometia milagres, e de acordo com a propaganda sustentava uma ereção por tempo indeterminado. Alguém lembra? Puro embuste! Quem fez uso dela teve graves problemas dermatológicos.

    ResponderExcluir
  23. Quanto a acreditar em remédios milagrosos, os americanos não ficam muito atrás dos brasileiros, inclusive em tempos de covid, principalmente no período Trump.
    Aliás, ontem assisti o documentário A Conspiração Antivacina. Os EUA também é um terreno fértil para charlatões.
    E até filmes de faroeste de Hollywood também mostram alguns vendedores de soluções para todos os males.

    ResponderExcluir
  24. Falando em charlatanismo, a minissérie "Rezar e Obedecer", da Netflix, mostra como os americanos são enganados facilmente por líderes de seitas.

    ResponderExcluir
  25. Canal 138 da Net mostra ocasionalmente grandes exemplos de charlatanismo religioso. Mas não precisa ir tão longe, basta ir à Central de milagres que existe na Avenida Suburbana 4242. Lá acontecem coisas inacreditáveis...

    ResponderExcluir
  26. Lembrando que muitas farmácias também comercializavam produtos de sua fabricação. Lembro aqui na Ilha do Governador o "Quinoferrol", que dizem... levava pregos de obras , e o "Peitoral Loyola" , da Farmácia Boriloy. Parece que esqueceram do Elixir paregórico, que certamente todos tomaram...

    ResponderExcluir
  27. Olá, Dr. D'.

    Pensei que pelas ilustrações passaria batido pela postagem de hoje, mas olhando o texto me identifiquei com o polvilho antisséptico, que ainda tenho aqui em casa, e a pomada Minâncora. Meu irmão usava o Leite de Rosas.

    Vou acompanhar os comentários já postados.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    E viva este Baú!
    Lembrei também do Biotônico Fontoura (se é que não foi citado); o Gelsemium (homeopatia); as Pílulas Vitalizantes Cor de Sangue (vermífugo); e o Tricófero de Barry, para os cabelos.
    Encaminho ao Dr. D' uma bula do Reactivan, muito usado por estudantes nos anos 60 e começo dos 70.

    ResponderExcluir
  29. Em tempo, incluindo na minha lista o Vick Vaporub em pasta para passar no peito e a versão para aspirar.

    Quem ainda ouve rádio percebe várias propagandas de cápsulas ou líquidos "milagrosos". Na TV, principalmente aberta, também tem propagandas do gênero.

    ResponderExcluir
  30. Eraldo Calazans Maciel11 de junho de 2022 às 19:29

    Ah, e a pasta d'água.,

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Saudosistas. Impressionante como o povo brasileiro adora tomar medicamentos com ou sem orientação médica. Lembro que quando era criança tomei muito calciogenol, usei vick vaporub, o resto não lembro se cheguei a usar. Porém ainda lembro das propagandas nas rádios de muito destes remédios acima listados.

    ResponderExcluir
  32. Dos medicamentos do passado, faço uso, até hoje, de maneira recreativa, de Coca-Cola. No passado, utilizei Leite de Rosas como desodorante, e fiquei vários dias com as axilas em fogo, tal a vermelhidão e coceira que o produto me causou. Quanto à famosa Pomada Japonesa, francamente, não tive coragem para usá-la.

    ResponderExcluir
  33. Quem não se lembra dos famosos versos nos reclames dos bondes: "Veja, ilustre passageiro / o belo tipo faceiro / que o senhor tem ao seu lado. / E, no entanto, acredite / quase morreu de bronquite / salvou-o o Rhum Creosotado".

    ResponderExcluir
  34. Mesmo estando no Século XXI, sugiro a quem tiver "disposição" embarcar em um trem da Supervia e sentir "todos os odores possíveis e imagináveis" bem como os diversos produtos de higiene à venda no interior da composições. O Leite de Rosas "é pinto" diante do que é exposto. Embarquei em um trem do Ramal de Santa Cruz no início do ano e "paguei meus pecados".

    ResponderExcluir
  35. Similar ao metrô de Paris.

    ResponderExcluir
  36. E o jingle "Phimatosan / melhor não tem / é o amigo que lhe convém. / Phi-ma-to-san."

    ResponderExcluir