Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2022

ONDE É?


 FOTO 1


FOTO 2


FOTO 3


FOTO 4

17 comentários:

  1. Só identifiquei a segunda foto, é Cordovil, bem em frente à estação. Já o carro eu chutaria um Hilman, sem muita certeza.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Das quatro fotos, as duas últimas não me são estranhas mas não estou localizando. A terceira pode ser de alguma pracinha na zona sul e a quarta alguma rua da zona norte.

    A primeira foto mostra um cinema, que pode ser de uma rua desaparecida com a abertura da Presidente Vargas, a General Câmara ou a Visconde de Itaúna.

    A segunda foto mostra uma rua no começo dos anos 70, por causa da placa alfanumérica da GB. A rua começa com B e tem uma panificadora e uma funerária, além de uma escola de motoristas e uma porta com várias bicicletas.

    ResponderExcluir
  3. Foto 4: Rua Santa Clara, esquina da Henrique Oswald - Copacabana.

    ResponderExcluir
  4. O filme "Rainha dos Piratas", com Yvonne de Carlo, esteve em cartaz no Rio em 1950. Foi exibido em cinemas como Rian, Carioca, Santa Helena, Odeon, São Luiz, Rosário, Avenida, Monte Castelo, Tijuca, Bandeira e Modelo.
    Talvez esta informação ajude a identificar o local.

    ResponderExcluir
  5. A foto 1 não identifiquei, a foto 2 é dos anos 60 e pela depauperação da região e pela ausência de trilhos de bonde é certamente em um subúrbio da Leopoldina "além da Penha", a terceira foto parece ser no Bairro Peixoto, e a quarta foto na região do final da Siqueira Campos.

    ResponderExcluir
  6. A primeira parece o Cine Rio Branco, na avenida Presidente Vargas, lado par, próximo à rua de Santana e Praça 11.

    ResponderExcluir
  7. Posso ter trocado as bolas geograficamente falando entre as fotos 3 e 4.

    Yvonne de Carlo fez parte do elenco da série de comédia dos anos 60, Os Monstros, no papel de Lili Monstro. Só peguei as reprises...

    ResponderExcluir
  8. Eu deveria ter incluído a própria Presidente Vargas no meu comentário original.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ! Diversão de 6ª. Chuto foto 3 Bairro Peixoto e foto 4 Descida da Estada do Alto da Boa vista perto do Itanhangá. Saudades dos atentos guardas de trânsito, de quepe branco! Hoje a Guarda Municipal multa freneticamente para aumentar a arrecadação. Orientar o tráfego, que é bom, nada!

    ResponderExcluir
  10. O Onde é? Já é difícil para mim, mas hoje superou todos os níveis de dificuldade. 😂😂😂

    ResponderExcluir
  11. A foto 2 lembra algumas ruas de Realengo próximas ao Campo de Marte e Rua do Imperador...

    ResponderExcluir
  12. 1) Cidade Nova / Av. Pres. Vargas; 2) Brás de Pina; 3)Tijuca e 4) Tijuca.

    ResponderExcluir
  13. Já embarquei no bonde do Clouseau.

    ResponderExcluir
  14. RESPOSTAS:
    FOTO 1 - não sei identificar o local e não encontrei a legenda da foto.A resposta do Helio pode ser a certa.
    FOTO 2 - o "Colaborador Anônimo" acertou em cheio. É em Cordovil.
    FOTO 3 - o Joel e o GMA atingiram o alvo. Trata-se da Praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto. Ao fundo o ônibus elétrico que fazia ponto final nesta praça. No lado da praça junto à Rua Anita Garibaldi, nos anos 50, havia cavalos, charretes e "bodinhos" para alugar. A "meia-volta" era só circular a praça. A "volta-inteira" era subir pela Rua Decio Vilares e descer pela Maestro Francisco Braga.
    FOTO 4 - o Menezes identificou corretamente. Final da Rua Santa Clara esquina com Henrique Oswald. À esquerda ficava a escadaria que apareceu no "Onde é" há algumas sextas-feiras. A Santa Clara tinha mão-dupla por ocasião da foto.

    ResponderExcluir
  15. Na foto 1, dois Chevrolet, um bom veículo de trabalho.
    Na foto 2, como avaliou corretamente o Colaborador Anônimo, um Hillmann Minx (Mark IV) de 1949 a 51.
    Na foto 4, um Mopar dos grandes, parece um Dodge, 51.
    Eu não acertaria nenhuma das localizações...

    ResponderExcluir
  16. As fotos de hoje são de grande dificuldade. O local da primeira foto não existe mais e a região de Cordovil é conhecida como "Complexo de Israel", um enorme curral narco-eleitoral. Creio que só quem circulava na região é Mauro e mais ninguém. A região "além da Penha" é característica em razão de nunca ter tido circulação de bondes e consequentemente não há trilhos na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os bondes só circulavam a partir da Penha Circular, porém mesmo que houvesse, não apareceriam trilhos nessa foto, pois não aparece a principal (Bulhoes Marcial), que nesse trecho não era pista dupla como atualmente mas sim um pequeno largo, por isso o carro aparenta estar na contra-mão. Um pouco mais adiante à direita ficava a fábrica de carrocerias CIRB em um galpão que ainda resiste. O Mauroxara pode confirmar.

      Excluir