Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2022

PRAIA VERMELHA


Autocromo garimpado pelo prezado Henrique Hübner mostra a Escola Militar da Praia Vermelha. Em 1698 foi projetada a Fortaleza da Praia Vermelha pelo engenheiro Gregório de Castro Morais. Em 1857 a Escola Militar passou a ser sediada no prédio da fortaleza, onde ficou até 1907 quando foi para Realengo.

Em 1908 o prédio foi extensamente reformado quando da Exposição Nacional em homenagem ao centenário da Abertura dos Portos no Brasil.

Após a exposição o antigo quartel da fortaleza foi convertido em sede do 3º Regimento de Infantaria, unidade de elite do Exército. Vemos à direita o saudoso prédio da Faculdade Nacional de Medicina e perto do mar o prédio do 3º Regimento de Infantaria.

Em 1935 neste local ocorreu a Intentona Comunista. Os soldados dali chefiados pelo capitão Agildo Ribeiro iniciaram o movimento, mas a revolta foi sufocada em poucas horas. O prédio foi demolido pouco depois.

As próximas fotos foram garimpadas pela prezada Conceição Araújo, uma incansável pesquisadora do Rio Antigo nas páginas das revistas disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.



Nesta foto de 1938 vemos como estava o local que, na ocasião, era tema para o “projeto de ajardinamento da Praça Major Ribeiro Pinheiro”. 

Segundo a Revista Municipal de Engenharia “tais serviços, que resultaram de um entendimento havido com o Ministério da Guerra, culminaram com a demolição do 3° Regimento de Infantaria, e se acham em franco desenvolvimento, como bem demonstram as fotografias anexas tomadas antes das obras de desmonte e em sua fase atual. Colaborando com tal vulto, o Ministério da Guerra já deu início à construção da sede do Estado Maior e da Escola Técnica do Exército."


As duas últimas fotos mostram o projeto para a praça que já foi chamada de Praça Major Ribeiro Pinheiro e Praça Adalberto Ferreira, tendo recebido a denominação de Praça General Tibúrcio depois de 1938.



No centro da praça fica o monumento em homenagem aos Heróis de Laguna, episódio da Guerra do Paraguai.


18 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Assumo minha ignorância quanto ao tema de hoje e irei acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. De 1857 a 1907, a Escola Militar teve sucessivamente os nomes de Escola de Aplicação do Exército, Escola Militar e Escola Militar do Brasil, Escola de Formação de Oficiais do Exército do Brasil e Escola Militar da Praia Vermelha.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao monumento citado e que fica na praça General Tibúrcio homenageia os civis tombados em Dourados em 1864 e a Retirada da Laguna ocorrida em 1867 na Guerra da Tríplice Aliança 1864-1870.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena a demolição do prédio da antiga Escola Militar. Comentava-se na época que Getúlio Vargas considerava a E.Militar um "antro de comunistas" e em razão disso resolveu demolir o prédio. ## FF: A Polícia Militar realiza nesse momento uma operação na favela Nova Holanda para capturar os criminosos que praticaram o roubo na loja Sara jóias no Shopping Village Mail. Um deles já foi capturado. Reportando-me à postagem de ontem eu acrescento: as favelas devem ser tratadas como "zonas de guerra", submetidas a um forte controle, e seu acesso deveria ser controlado. Apesar de muita gente acreditar que 99% dos moradores é composto de pessoas honestas a realidade é bem diferente e os fatos "estão aí para quem quiser enxergar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que adianta Prender esses ladrões, tem que investigar o receptador e no fim quem compra. Vender jóias com certeza não deve ser fácil e movimenta muito dinheiro que tb passa pelo Banco. Só teve esse aúe todo pois foi lugar de bacana, até teu comentário é assim não fala que uma pessoa foi morta que no caso em tela seria o mais importante, joalheria tem seguro.

      Excluir
    2. Concordo com o Joel quanto a controlar o acesso às favelas. Mas parece não interessar aos que lucram com o "movimento" e moram em lugares ricos. Não vejo como as armas possam entrar ou sair se houvesse um controle das favelas.

      Excluir
    3. A favela não fabrica armas nem tem plantação de coca ou maconha. Ao invés de controlar o acesso às favelas para impedir a entrada e saída de armas, os militares deveriam fazer sua atribuição institucional que é vigiar as fronteiras para impedir a entrada, não só de armas, como de drogas e contrabandos. Realidade para quem "sonha" que é possível "fechar as favelas": nunca que isso será feito, e não é porque trata-se de solução inócua, simplesmente porque as forças de segurança pública não tem recursos nem disposição, que são os mesmos motivos pelos quais não controlam as fronteiras.

      Excluir
  5. Em tempo, o site do AGCRJ tinha link para versões em PDF de várias edições da Revista de Engenharia, tanto do DF quanto da GB. Tenho algumas edições garimpadas nas feiras.

    ResponderExcluir
  6. Considero agradável a região da Praia Vermelha, mas tem muitos anos que não passo por aí. Tenho planos para subir ao Pão de Açúcar antes do próximo Verão.

    ResponderExcluir
  7. Sobre a dúvida da foto espelhada da postagem de ontem, em defesa da minha tese, reafirmo que é possivel ver o pedestal em foto de satélite do Maps (nosso VAR), acrescento que praticamente em todas as imagens do Cristo morto colocam a cabeça dele tombada sobre o braço direito e que o terreno da paróquia do lado da Vila Cruzeiro é bem maior.
    Fico no aguardo do parecer do STJD, direto do Tapetão.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho possível um Rio sem zonas de guerra a partir de um rigor bem mais eficiente e com menos corrupção da banda podre na fronteira do Brasil e nos outros estados, não só o RJ, por onde passam armas, munições e drogas. A Marinha, a Aeronáutica e a Polícia Federal também fiscalizando mais aeroportos, pista de pouso, o mar, os portos, outros ancoradouros e arredores.
    Um exemplo aconteceu tempos atrás, avião com carregamento de panelas de pressão cheias de armas e munição embarcadas em Cascavel, PR, e o flagrante só no Rio. Ninguém ouviu falar das investigações na origem em território paranaense.
    Os traficantes e os milicianos não vão acabar, afinal qualquer cidadezinha tem seu tráfico de drogas, mas reduzir consideravelmente o poder de fogo e a circulação de entorpecentes que sustentam as zonas de guerra do Grande Rio e como cortar bastante "oxigênio" da bandidagem e deixar a polícia e a população em melhor condição.
    Resta saber se em Brasília existe vontade de ajudar e se não vai contrariar fortes interesses das altos cargos do Poder Central, pois só a nível estadual não há essa força toda (contra ou a favor).

    ResponderExcluir
  9. Paulo Roberto, em Brasília (leia-se Congresso Nacional e STF) a "vontade política" vai se materializar apenas com pressão popular, já que "suspeita-se" que os maiores "interessados, associados, e simpatizantes" do tráfico e do crime organizado estão incrustados naquelas instituições. Sua visão e um pouco simplória por que não dá conta de que entre o Paraná e o Rio de Janeiro e à margem das rodovias estaduais e federais, existem "infinitas prefeituras" que são dominadas pelo crime organizado e provavelmente fornecem suporte e "mão de obra" para ações criminosas. Tome por exemplo as Prefeituras da baixada fluminense e região de Niterói e e adjacências. Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Seropédica, São Gonçalo, e muitas outras são controladas por grupos criminosos que possuem "amparo no Legislativo". São Gonçalo possui uma localização geográfica privilegiada e em razão disso é um dos maiores redutos conhecidos do crime organizado. Os grandes furtos ocorridos na REDUC acontecem em área do município de Duque de Caxias e quem está por trás deles? E atualizando a notícia do assalto à joalheria no Village Mail, há suspeitas que essa ação foi planejada por criminosos oriundos do Paraná, que contou utilizou mão de obra fornecida pelo C.V através de traficantes homiziados na favela Nova Holanda. Como se pode ver a situação é gravíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exemplo de Cascavel foi via aérea, jurisdição da Aeronáutica.
      E não acho que só tem envolvidos do Judiciário e do Legislativo, em Brasília.
      E na Costa Verde (Paraty, Angra e Mangaratiba) também tem entreposto de drogas, armas e munição, que chegam pela Rio-Santos e pelo mar, fugindo do cerco maior na Dutra. Há suspeita de que acabam de chegar ao Grande Rio em "mulas" com mochilas nas costas, mais difíceis de pegar do que no atacado.
      E sempre que tem operação policial os traficantes da Costa Verde se escondem com mais facilidade nas muitas ilhas da região, usando embarcações mínimas. Jurisdição da guarda marinha.
      Não sei dizer sobre possível envolvimento de políticos da região, só que tem por lá os eternos apoiadores de Garotinho, Cabral, Pezão e Eduardo Cunha e quem mais da vez no poder estadual. Os líderes caíram, mas o segundo escalão deles continua atuando, principalmente no interior do estado.

      Excluir
  10. A Praia Vermelha me tras 2 recordações. Uma ruim que, calouro da FNM, fui obrigado a andar na piscina da praça, cabelo raspado e cortei o pé num caco de vidro. A 2a é boa: o campeonato de comer cachorros quentes no Geneal da carrocinha que ficava na praça. Cheguei a comer 10. Teve gente que comeu 20...

    ResponderExcluir
  11. Mais uma substancial alteração urbana. A demolição indiscriminada de prédios é um absurdo. Um plano de aproveitamento seria ótimo, mas a modernidade e mozakização são uma tsunami. Num espectro mais amplo, detectar faixas de consumo e de renda é tarefa difícil. O poder aquisitivo dos frequentadores de shopping é inegável e descomunal. Concordo com quem diz que se houver controle na entrada da comunidade, não chegam 1 tonelada de maconha. Só controlam a saída, talvez por causa do "arreglo". Milícia dominou o país e absorve quase todos os setores. Muito pessimista no geral, embora veja uma turma ralando nas faculdades, mas que acaba querendo é carimbar o passaporte. Meu amigo Marcos Gasparian doa livros para biblioteca na Favela da Maré. Já o bairro do Leme não tem uma livraria....

    ResponderExcluir
  12. Di-Lido, meu amigo, você queria então que veteranos o acolhesse com flores e perfume Lancaster para um então simples calouro desconhecido? Sua fama ainda estava por vir... e começou com um modesto lote de 10 Cachorros quentes, dando então um aviso sutil ao que comeu 20. Bem...dizem as más línguas que o mordomo da família chegou no dia seguinte a bordo do Cadilac Eldorado 58 vermelho da família e com uma bandeja de prata onde havia 50 Hot dogs embrulhados em papel de alumínio ultra cintilante. Bem começava ai um reinado que duraria 6 anos. É mentira Dr.D' ?

    ResponderExcluir
  13. Pra quem acha que é fácil controlar as regiões dominadas por traficantes e milicianos, vejam os seguintes mapas (se o gerente permitir): https://atualprodutora.com/wp-content/uploads/2020/10/output_dd-21.html E https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1mH6IpI3tZ29SYgfHpXd5L5sbYCSlo0ZI&ll=-22.747438399735362%2C-43.617236666050566&z=10

    ResponderExcluir