Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2022

ONDE É?

FOTO 1


FOTO 2


 FOTO 3

31 comentários:

  1. Por enquanto identifiquei a primeira foto como a rua Machado Coelho, e as outras ainda estou estudando.

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse pelas placas, eu diria que as fotos eram de Porto Alegre. Não reconheço nenhum local. Mas o gerente quer que eu trabalhe no sábado? Meu dia de descanso, só vou dizer o que sobressai...
    Na foto 1, Chevrolet 52, um Ford 55-56 (ô carro bonito) e um Mercury 49.
    Na foto 2, Um Ford 1935, quase igual ao que Jack Nicholson usou em Chinatown.
    E na foto 3, provocativa, um solitário e chiquérrimo Cadillac (acho que 1941) está atolado em um mar de Ford e Chevrolet. Tem também um Studebaker branco, mas eta carro feioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda foto é na rua Salvador de Sá ou sua continuação Estácio de Sá.

      Excluir
    2. Fala assim do studebaker nao, fabrica que admiro, mas realmente esses modelos eram feios mesmo.

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Hoje o biscoito não pode reclamar...

    Por outro lado, mais uma semana no Clouseau. Apesar de a terceira foto mostrar um local que não me parece estranho, mas, como sempre, não tenho convicção para arriscar um palpite. Na primeira foto, o bonde é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo, na segunda foto, chama a atenção o carro com duas placas e o motorista do outro carro olhando para algo à sua esquerda.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Acho que o biscoitomolhado se enganou. hoje é sexta-Feira.

    ResponderExcluir
  6. Apesar das árvores e do ângulo, a terceira foto é no Largo da Carioca.

    ResponderExcluir
  7. Foto 2 considero área da Rua do Senado, Mem de Sá ou arredores.
    Foto 3 dá mesmo a impressão de não ser no Rio. Essa praça minúscula com grande movimento em volta, modelo de onibus padrão e estranho, carro branco que não era assistência.
    Sei não.

    ResponderExcluir
  8. A primeira, o Hélio vai saber pelo itinerário do bonde.

    A segunda, parece lembra mesmo a rua Salvador de Sá.

    A terceira, sei lá.
    Mas parece que fica no passeio Público, próximo a igreja da Lapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo Galeno, a foto 3 vai enganar até o Hélio. Na fase final dos bondes muitos itinerários foram modificados e criadas diversas linhas temporárias, inclusive algumas não documentadas. Uma foto do bonde 74 saindo da Pereira Nunes e entrando na 28 de Setembro é um desses exemplos. O trajeto oficial de acordo com a planilha do Hélio era bem diferente, mas há explicações para tal mudança, mas são extensas e não caberiam aqui.

      Excluir
  9. A segunda foto parece ser a Mem de Sá. A terceira acho que é no Largo da Carioca antes das obras dos anos 50.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Saudosistas. Acho que hoje eu acerto alguma destas ruas.
    Foto 1 - Rua do Riachuelo
    Foto 2 - Av. Gomes Freire
    Foto 3 - Largo de São Francisco (chute)

    ResponderExcluir
  11. As duas placas se aplicavam nos veículos matriculados em uma cidade e que trafegavam também em outra localidade. Todos os ônibus interestaduais tinham duas placas. Na foto 3, observar que o teto das carrocerias Grassi era de tecido oleado, economizando a chapa de ferro. Eram outros tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, esse teto era semelhante aqueles de vinil utilizados no Landau, Opala, e outros do passado?

      Excluir
    2. O chamado "oleado" era um pouco mais grosso, mas semelhante ao Vinil. Era fixado em travessas de madeira chamadas de "Cajado". Alguns veículos de passeio, até os anos 30, como os Ford 34 tinham teto de oleado.

      Excluir
  12. Concordo com o Lino, em relação à terceira foto. Parece o Largo de São Francisco.

    ResponderExcluir
  13. Foto 1 - rua Machado Coelho, apesar de não ser percurso dos bondes da linha 60 nem da 82 que vem atrás. Provavelmente se tratava de um desvio por acidente no percurso normal deles. Se os bondes estavam descendo para o centro, provável problema na Estácio de Sá ou Frei Caneca. Se estavam subindo, provável problema na Joaquim Palhares.

    Foto 2 - avenida Gomes Freire, durante tomadas de um filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, aquela foto deste filme citado, com o bonde 29, não seria na Mem de Sá? Ou é mesmo na Gomes Freire?

      Excluir
    2. Luiz, se o bonde é da linha 29, ele passava pela Gomes Freire, Riachuelo e Mem de Sá. Eu acho a rua da foto muito estreita para ser a Mem de Sá ou a Riachuelo. Esta última não era tão arborizada. Embora meu palpite seja Gomes Freire, não descarto Mem de Sá.

      Excluir
  14. Foto 3 - Largo da Carioca (?)

    ResponderExcluir
  15. Também chuto que a 3 é na Carioca. Acho que já vi uma foto pegando a rua do canto esquerdo.

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente com obiscoitomolhado, 07:22h ==> o Ford 1955 era realmente muito bonito. E o Studebaker branco era o oposto. Aliás, a década de 1930 só gerou modelos feios. E a de 1950, só bonitos.

    ResponderExcluir
  17. RESPOSTAS: as fotos de hoje não tinham legenda, mas baseado nos comentários e nas minhas pesquisas acho que as respostas são:
    FOTO 1 = Rua Machado Coelho, na Cidade Nova.
    FOTO 2: baseado em foto anteriormente publicada em 01/12/2011, no SDR do Terra, a conclusão na época é que era na Rua Mem de Sá. Mas não tenho certeza.
    FOTO 3: Largo da Carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Dr, D., discordo da localização da foto 2, essa eu reconheceria de olhos fechados.
      Para comprovar que é a Av. Gomes Freire, digo que o portão visto atrás o Citroen é o portão da Garagem Poula, construção que hoje está abandonada, a farra do boi na construção dos novos prédios da Petrobrás não permitiram terminar a construção da central de captação de águas para fornecimento de água de reuso dos novos prédios construídos onde era a Vila Ruy Barbosa. O prédio imediatamente após a garagem funcionava uma casa de venda de peças para geladeira, os prédios a seguir foram demolidos para a construção do novo prédio da Policia Cívil, após um incêndio que ocorreu no prédio onde funcionava a garagem do DOPS, quase na esquina da R. Relação c/ Gomes Freire no início dos anos 60.

      Excluir
    2. Valeu, obrigado.

      Excluir
  18. Eu me lembro bem da Machado Coelho. Era por ela que o trânsito obrigatório de carros e de ônibus que saíam do Estácio e da Tijuca em direção ao centro da Cidade. Era o caminho do 220 quando eu estudava no São Bento. À esquerda e fora da foto ficavam as esquinas da Afonso Cavalcante e da Júlio do Carmo onde ficavam os outdoors que escondiam dos passantes "as vergonhas que lá existiam". Também fora da foto e à direita ficava a Travessa Guedes, uma rua sem saída cuja maioria das famílias que lá moravam nada tinham a ver com o lenocínio e com o meretrício.

    ResponderExcluir
  19. No funda da primeira foto fica o Largo do Estácio que também era o entroncamento das ruas Machado Coelho, Haddock Lobo, Joaquim Palhares, e Estácio de Sá. A igreja que aparece ao fundo continua lá, e no mais tudo foi arrasado em razão das obras do Metrô.

    ResponderExcluir
  20. Foto 3 do Largo da Carioca mostra o quanto essa região sofreu com mudanças ao longo do século XX. Até agora estou tentando achar algum ponto de referência.

    ResponderExcluir
  21. Na foto 3, de qual linha e empresa seriam os Grassi com números de ordem, 50, 72 e 74?

    ResponderExcluir
  22. Da foto 1, acho que ingeri todas e, devem ter tido algum efeifo, pois estou emplacando 75, 10 anos depois do que eu previ quando tinha 30 anos...

    ResponderExcluir