Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2022

DO FUNDO DO BAÚ - CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS

Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". O “post” é parecido com “A botica da vovó”, publicado anteriormente.

Esta caixa e o conteúdo dela são do acervo do saudoso amigo Richard e foi levada pelo pai dele quando foi com a FEB para a Itália.

Como todos sabem o longevo Professor Pintáfona sempre se cuidou bastante, o que lhe permitiu chegar aos dias de hoje gozando de uma saúde invejável, de posse de todas as faculdades físicas e mentais. Além de uma caixa semelhante que fica aos cuidados de Mme. Simmons, durante toda a vida usou medicamentos da Pharmacia e Drogaria Granado, na Rua 1º de Março nº 12. Entre eles, os "productos medicinaes, compendiados em o Pharol Medicinal", como a Maravilha Curativa do Dr. Humphreys, à base de Hamamelis Virginica; os homeopáticos Coryfolium, Nux Vomica e Phosphorus; as pastilhas de leite de magnésia - Milma, e a Malvona; Vick Vaporub, à base de cânfora, o Chophytol, à base de alcachofra, para distúrbios digestivos, o Optalidon, para dores de cabeça.

As Pílulas de Vida do Dr. Ross, xarope Tussaveto, pastilhas Biolaymo, Linimento de Sloan; Bromil, Pondicilina, emplastro Sabiá, cigarros Gonzaga (de Estramôncio ou Beladona, para asmáticos) e Astringosol ("Tereza é uma princesa, lava a boca com Astringosol").
Bolinhas de tetracloroetileno (Lab. Laffi) para tênias, xaropes Benadril e Ambenil; Curitibina, Mistol, Pilulas do Dr. Mc Coy, Guaraina.

Peitoral Pinheiro (usado até hoje pelo Rafael); Neo-Riodine, Arhéol, Kola Astier; Urodonal, para os rins; Grindélia de Oliveira Júnior, Colubiasol. Rugol, Hidrolitol, Vinho Reconstituinte Silva Araújo, Pastilhas Valda, Rhum Creosotado, Lugolina, Cilion. Odorono (desodorante), Odorance (perfumava o hálito), Alginex, Untissal (unguento), Magnésia Fluida de Murray, sal amargo (sulfato de magnésio), cataplasma de Antiphlogistyne, Neo-Rhumex (injeção para gripe), injeção de ouro (também para gripe), Eucaliptyne (também).

OtoSulfa (com um pedacinho de algodão, para não escorrer de volta), Ambodryl (irmão do Benadryl), Trilafon, Ipecacuanha, Elixir João da Silva Silveira, Elixir Dória, Elixir 914, xarope Queiróz, Salsaparrilha do Dr. Ayer, Pilulas do Abade Moss, Pílulas de Lussen.



 

33 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Essa caixa é um espanto, como diria o também saudoso pastor... Acredito ser um repasse dos americanos. Tudo em inglês. Deve ter sido problemático para o pracinha médio.

    Da enorme lista de medicamentos do professor, pouquíssimos eu usei em algum momento. Aqui fica quase tudo no armário do banheiro, junto a gazes, esparadrapos e afins.

    Há algum tempo tentaram deixar obrigatória uma caixa de primeiros socorros nos veículos. Alguém ganhou muito dinheiro com a medida.

    ResponderExcluir
  2. Fazer o SDR dá trabalho, mas desde sempre trouxe muita coisa boa. Há uns 15 anos recebi um email do RIchard (pronuncia-se Richaaaard) dizendo que era um fã do blog e que tinha algumas contribuições a fazer.
    Não o conhecia. Marcamos um chope num bar do Downtown e ele levou inúmeras fotos e jornais antigos. Deixou tudo comigo para eu escaneá-los, na maior prova de confiança. Alguns dias depois, em novo chope, devolvi o ótimo material.
    A partir daí ele passou a frequentar os encontros dos comentaristas do FRA (Fotologs do Rio Antigo). Simpaticíssimo, com histórias deliciosas de seus tempos de Colégio Militar e sua vivência como morador de Copacabana na infância e juventude, era figura de destaque nos nossos encontros bimestrais.
    Deixou-nos muito cedo.
    Este "post" de hoje é uma singela homenagem a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se foi resultado de alguma influência do gerente mas o Richaaaard também teve o seu (dele) fotolog no Terra.

      Excluir
    2. O Richard tinha o fotolog "Ontem e Hoje" crich. E colaborou muito com o "Saudades do Rio".

      Excluir
  3. Meu Deus! Quanto remédio antigo.

    Na postagem anterior, eu ainda usei alguns, mas desses aí, tirando a pastilhas Valda, que se duvidar, até o tataravô do professor Pintáfona usou, Graças a Deus, não usei nenhum. 😁

    Salvo engano, ainda peguei os comentários do Richard.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Saudosistas. Quanto valeria uma caixa dessas num leilão de antiguidades? Nos U.S.A. existe muitas lojas de compra e venda de antiguidades históricas, diferente do que é um antiquário como nós conhecemos no Brasil, são produtos de esporte, objetos de guerras, peças de vestuário de personalidades, etc.
    Quanto ao nosso saudoso, Richaaard, tive o prazer de conhecê-lo, uma pessoa com um ótimo astral, mesmo já estando com a sua saúde debilitada, faleceu poucos dias antes de um dos nossos encontros do SEMPRE.

    ResponderExcluir
  5. Caramba!! Essa caixa tem no mínimo 80 anos. Mas em inglês, para os pracinhas? Imagino o sofrimento deles, mal preparados, inexperientes, lutando num clima adverso e enfrentando tropas da Wehrmacht e da SS, altamente profissionais, experimentadas no fogo, bem armadas e comandadas, lutando por um ideal, embora detestável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que esta caixa não era distribuída para todos, mas só para o pessoal da Saúde, médicos e paramédicos.

      Excluir
    2. É, faz sentido.

      Excluir
    3. Profissionais nada, um bando de assassinos drogados hipnotizados por um demônio, no final da guerra os alemães recrutavam até crianças. Um pesadelo na história da humanidade, aquela geração é uma vergonha para o povo alemão.

      Excluir
    4. Profissionais no sentido de que ingressaram nas forças armadas por convicção e eram altamente treinados. Mas em se falando de assassinos drogados, os norte-americanos no Vietnam não eram assim? Estupraram, chacinaram, jogaram napalm em vilarejos, mataram o gado dos aldeãos, soltaram bombas daisy cutter (cujos estilhaços eram de nylon, para que os raios-X não conseguissem indicar onde eles estavam no corpo das vítimas), torturaram, etc.
      Certamente as tropas alemães escalaram muito em crueldade e violência, principalmente os Sonderkommandos, com destaque para as tropas SS comandadas por Oskar Dirlewanger, cujos atos dantescos eram criticados até mesmo pelos "anjinhos" da SS.
      Não tenho pena nenhuma dos nazistas, seja os alemães, brasileiros ou do raio que os parta. Fizeram muito bem as tropas soviéticas quando invadiram a Alemanha e pagaram na mesma moeda o que os nazistas fizeram com eles,

      Excluir
    5. Os SS já vinham com o treinamento inicial da Juventude Hitlerista, incluída a lavagem cerebral.
      Tem 2 filmes com o Brad Pitt que os persongens dele fazem questão de combater de preferência os SS.

      Excluir
    6. Em um dos filmes, o Coração de Ferro, é mostrado civis alemães enforcados pelos SS, quase no fim da guerra, por não acreditarem mais na reação da Alemanha do 3°. Reich.

      Excluir
    7. Paulo Roberto, o filme é "Bastardos inglórios".

      Excluir
    8. As "Shutstafeln" ou SS eram uma instituição à parte, "um Estado dentro do Estado". Tinham atuação no campo militar e no campo político. Os crimes de guerra imputados aos nazistas foram praticados por elementos das SS ou por algum de seus braços. Já a Wermatch era uma Força Armada por excelência e a grande maioria de seus Oficiais era composta por quadros de excelente qualidade que não se imiscuiam em questões políticas nem tiveram participação ou atuação em crimes de guerra. O atentado praticado contra Hitler em Julho de 1944 em Berchtesgaden foi uma prova disso e mostrou que grande parte do Exército estava insatisfeito com a política do Fuhrer.

      Excluir
    9. O Coração de Ferro não vi, mas o Bastardos Inglórios sim. Viagem do Tarantino mas o Christoph Waltz mereceu o Oscar.

      Excluir
    10. Em Portugal o Bastardos Inglórios virou "Sacanas sem Lei"...

      Excluir
  6. E que dizer da Auris Sedina, para dor de ouvido? E do antitérmico Pyramidon, já citado por mim. E do azul de metileno? E Flogorosa?

    ResponderExcluir
  7. Respondendo à pergunta das 10:01 hr, caixas semelhantes são vendidas por valores entre US 30 e US 100, no ebay, a conferir:

    https://koreanwarcollectibles.net/ww2-and-korean-war-willys-jeep-ford-mb-gpw-first-aid-kit-with-contents-nos-rare.html

    ResponderExcluir
  8. O "comentário" anterior foi meu mas saiu como anônimo simplesmente.

    ResponderExcluir
  9. A série Hitler’s Circle of Evil, em dez episódios no Netflix, mostra bem o papel de cada um dos chefes nazistas. É horror, atrás de horror.

    ResponderExcluir
  10. Os "crimes de guerra" praticados pelos nazistas foram abomináveis, mas as barbaridades praticadas pela URSS foram iguais ou mesmo piores que as praticadas pelos alemães. O massacre praticado na floresta de Katyn na Polônia em 1940 pelos soviéticos onde dez mil soldados poloneses foram executados com um tiro na nuca é de conhecimento geral, mas "passa batido" pelos historiadores e sociólogos "da hora". Em verdade tudo é uma questão de "ponto de vista": se ao fim da Segunda Guerra Mundial a União Soviética estivesse entre os perdedores e a Alemanha entre os vencedores, o comunismo e o socialismo seriam execrados e o nacional socialismo (leia-se nazismo) seria admirado e incensado pela sociedade, pelos sociólogos, por parte da política mundial, pela História, e por outro lado Stalin seria odiado pela humanidade assim como é Hitler atualmente. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples e raso.
      Há controvérsias mas acho que o gerente não considerará que aqui seja o espaço para esta discussão.

      Excluir
    2. Anônimo, tudo é uma questão de dinheiro, poder, e interesses inconfessáveis, mas como eu sempre afirmo, a política é como um filme de Sam Peckinpah ou Quentin Tarantino: não existem mocinhos. "Simples e raso".

      Excluir
    3. O camarada Stálin é odiado desde meados dos anos 50, quando foi denunciado depois de sua morte, pelo também camarada Kruschev.
      Mas imaginem o tamanho do massacre se os nazistas tivessem dominado a URSS por 30 anos ou mais, já que o plano era entregar o serviço intelectual só para arianos, ficando o trabalho braçal para os eslavos que suportassem o peso.

      Excluir
  11. Consta que no início da guerra os militares alemães chegaram a executar civis, quase todos judeus, mas logo o Alto Comando convenceu Hitler a deixar a tarefa para a SS e por isso muitos oficiais não foram acusados de crime contra a humanidade. Contra outras acusações, como extrema agressividade na guerra, a defesa alegou que os militares alemães fizeram o que todos os oficiais aliados também fizeram. Caso, por exemplo, do Almirante Dönitz, último chefe de estado do Terceiro Reich.

    ResponderExcluir
  12. No regime nazista não havia anjos. O que havia era diabos mais piores ou menos piores. Atrocidades foram cometidas pelas Waffen SS, pelas Totenkopf SS, pela Gestapo, pela SD ( Sicherheitsdienst), pelos Sonderkommandos e também pelo exército regular (Heer). Muitos comandantes da Wehrmacht pecaram por ação ou por omissão. Fizeram vista grossa diante de massacres ou reagiram debilmente, sem resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas a penas variaram como a máxima (de morte), prisão perpétua, 10 anos, etc.
      No Ocidente teve muito perdão, mas na URSS acho que não.

      Excluir
    2. Na Rússia as penas em geral são pesadíssimas até hoje, o criminoso "pensa três vezes" antes de cometer um crime, e os índices criminais são bem baixos. O tráfico de drogas e mesmo o consumo tem penas severas e lá não existem "saidinhas temporárias" ou progressão de regime. A embriaguez em público é punida com pena de prisão e o homossexualismo é tolerado desde que não haja ativismo ou "manifestações em público". Na Copa do Mundo de 2018 uma cartilha do Ministério das Relações Exteriores publicou uma cartilha orientado os turistas brasileiros nesse sentido. Soube de um incidente envolvendo duas moças que durante a cerimônia de abertura se envolveram em uma bandeira com as cores do arco-iris se beijaram na boca em plena Praça Vermelha. Foram presas e posteriormente deportadas. Não sei qual era a nacionalidade das duas.

      Excluir
  13. As convicções políticas explicam muitos comentários.

    ResponderExcluir