Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CASA DE SAÚDE ARNALDO DE MORAES - COPACABANA


Na fotografia de hoje vemos a Maternidade Arnaldo de Moraes, que fica na Travessa Frederico Pamplona, uma transversal da Rua Pompeu Loureiro, em Copacabana.

Foi inaugurada em 10 de abril de 1938 e foi nela, alguns anos depois, num 22 de setembro, que pelas mãos do obstetra Dr. José de Castro Sthel Filho, nasceu uma figura com a qual vocês têm contato diariamente.

Outros ilustres membros dos FRA - Fotologs do Rio Antigo - também nasceram ali, como o Lavra (Bispo Rolleiflex), o Tumminelli e o PauloZ (desaparecido) ou tiveram filhos lá, como a tia Nalu. O prezado Menezes, em época mais recente, foi o responsável pela climatização dos Centros Cirúrgicos.

Nos primeiros tempos o prédio era menor bem menor que o atual, tendo dois blocos com seis andares, ligados por um corpo central. Além de ter vista para o mar, pois Copacabana ainda não estava tão verticalizada, tinha (e ainda tem) um simpaticíssimo espaço interno aberto para a mata do Morro dos Cabritos, acho que na altura do 4º andar.

Inicialmente possuía 28 quartos e quatro apartamentos, sendo 17 destinados à Obstetrícia, localizados nos terceiro e quarto andares, e os demais distribuídos entre o primeiro e o segundo andares, direcionados aos casos de Ginecologia.

Cerca de 10 anos depois da inauguração a maternidade contava com cinquenta quartos e apartamentos.

Em 1972 a Maternidade Arnaldo de Moraes se transformou no Hospital São Lucas e hoje, após ter como donos a Senasa, a Golden Cross, o Igase, desde 2000 é propriedade da Amil.

Muitas das simpáticas casas desta travessa já foram compradas pelo hospital, para instalação de serviços auxiliares. A maternidade foi erguida no terreno no fim da rua Frederico Pamplona e sua pedra fundamental foi lançada num domingo, dia 2 de maio de 1936. As obras duraram praticamente dois anos, e a maternidade foi inaugurada em abril de 1938. Uma missa de ação de graças pela inauguração foi realizada na Candelária no dia 8 de abril daquele ano. 

Era dirigida pelo Dr Arnaldo de Moraes, ginecologista, professor da Faculdade Nacional de Medicina e membro da Academia Nacional de Medicina.



Nesta foto, enviada pelo Carlos Paiva, vemos assinalada pela seta vermelha, a Casa de Saúde Arnaldo de Moraes ainda na Copacabana de antigamente, sem grandes prédios e com pedreiras.

Algumas curiosidades:

* Depois de pronta, da maternidade conseguia-se ter vista da Praia de Copacabana. Coisa impossível atualmente;

 * Nos fundos da maternidade na mata do Morro dos Cabritos havia uma nascente que fornecia água, que era submetida a um cuidadoso processo de esterilização;

 * A grande maioria do maquinário hospitalar era importado e fora fornecido pela Casa Lohner, entre outras fornecedoras;

 * Talheres, baixelas e utensílios de cozinha eram da marca Fracalanza;

 * Os móveis laqueados dos quartos eram de fabricação era da J. Kaiser, que tinha uma loja na Rua do Catete nº 110 chamada Laque-Arte;

 * Os demais móveis foram fornecidos pela Miranda Móveis Ltda, que ficava na Rua do Riachuelo nº 19;

 * A primeira criança nascida na Arnaldo de Moraes, foi em 20 de abril de 1938. Chamava-se Raul. Seus pais eram o Sr. Otavio Queiroz (dono da fábrica de casimiras Aurora) e a Sra. Elza Campos Queiroz. Raul era neto da professora Laura Melo Campos, diretora do Externato Melo e Souza;

 * Quando mudou o nome chamou-se Hospital Senasa - São Lucas

 * Hoje é apenas Hospital São Lucas. 



Neste anúncio, mais antigo, vemos o endereço correto, na Rua Frederico Pamplona. 
 

Neste mais recente, aparece o endereço como sendo na Rua Constante Ramos. 

 

Nesta foto, do acervo do Tumminelli, vemos uma tia dele na Rua Frederico Pamplona, na década de 30, com o prédio da maternidade ainda em construção. 

A imagem atual do Google Maps da Rua ou Travessa Frederico Pamplona mostra que ainda sobreviveram várias casas de décadas passadas, a maioria comprada pelo hospital.

Já o hospital nada mais tem de art-déco, mas ostenta um estilo modernoso sem graça.

O Hospital São Lucas funciona como hospital geral e de emergência, prestando um bom atendimento.

34 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários.

    Sobre locais de nascimento, meu irmão nasceu em Cascadura, na maternidade pública na antiga Suburbana, perto do viaduto. Minha irmã, depois de uma verdadeira peregrinação da minha mãe, nasceu no Rocha (!), e eu nasci em uma maternidade no Campinho, na Intendente Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. Essa publicação corrobora o que eu comentei há tempos "neste sítio" sobre clínicas e hospitais no passado: era perfeitamente possível para grande parte da população contar com assistência médica por preços acessíveis e por que não dizer razoáveis. Conheci as instalações do Hospital São Lucas, são excelentes, e a qualidade do serviço prestado idem. Mas se o usuário não possuir um plano de saúde não terá condições de utilizar os seus serviços disponíveis. As casas de saúde particulares como a Maternidade Arnaldo de Moraes desapareceram ou foram "engolidas" pelas grandes empresas administradoras de planos de saúde. Será que algum dos comentaristas teria condições de pagar por um tratamento ou atendimento no Hospital São Lucas ou congênere caso não possua um plano de saúde ou convênio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é de hoje que sem um Plano de Saúde é impossível ter atendimento nos bons hospitais/casas de saúde.
      Já em meados da década de 70 isso começava a acontecer, virando realidade total na década de 80.

      Excluir
    2. O sucesso dos Planos de Saúde ganhou consistência no fim do Governo Militar. Políticos eleitos a partir das eleições de 1982 foram os responsáveis pelo início do sucateamento do sistema de saúde, ao mesmo tempo que ingressaram no mercado nacional as grandes empresas de Planos de Saúde, muito provavelmente associadas a políticos. Dessa forma os políticos trataram de "surrupiar" as verbas estatais destinadas à saúde enquanto os Planos de Saúde prosperaram. Os "filhos mais novos" dessa deplorável união são as chamadas Organizações Sociais, "vulgo O.S".

      Excluir
  3. Em tempo, comparando os anúncios, mudança de nome, de endereço, telefone e de moeda corrente.

    Ficou estranho aquele "partos cirurgias de homens e mulheres"...

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Acho que hoje cheguei antes do Augusto.

    ResponderExcluir
  5. Ano passado estive visitando minha ex esposa no São Lucas e suas dependências são dotadas de ótima estrutura.

    ResponderExcluir
  6. Hoje é dia de muitos abraços no gerente.
    Parabéns!
    Sobre a maternidade, o local deve ser tranquilo para pacientes e trabalhadores da unidade.
    E acredito que ainda deve existir a fonte de água, mesmo que atualmente sem poder usar para os serviços hospitalares.
    Só há poucos dias descobri a "linha do tempo" do Street View, clicando onde tem o mês e o ano da postagem da imagem, no alto à esquerda. No caso de hoje, a partir da Pompeu Loureiro, podemos ver que em 2010 a fachada já estava modificada mas ainda sem o "paredão" de vidro.
    Desse jeito a garotada de hoje vai comentar sobre o Rio Antigo em 2050 somente com imagens do Street View.
    Isso se a internet não der uma pane geral até lá. Por isso considero bibliotecas físicas e fundos de baús os verdadeiros "back ups" dos arquivos de textos e fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, isso tem tempo. Pelo jeito muito pouco divulgado. Alguns lugares no GSV "pararam no tempo" por vários fatores. Alguns por não existirem mais ou sofrerem descaracterizações. Outros por não mais serem seguros para a passagem do veículo do Google.

      Excluir
  7. Sempre corre um boato que todo 22 de setembro a sede rubro-negra da Gávea é fechada para a confraternização com o aniversariante do dia e que os JWBL's servidos são fornecidos pelo Conde, que manda trazer também o Guaraná Jesus (devidamente batizado) para o Tio Mé.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao titular desse blog pelo seu aniversário! Um grande abraço em nome do clā Di Lido!

    ResponderExcluir
  9. E o abraço de hoje vai para o nosso Líder da Guanabara, aniversariante merecedor de todos os desejos de saúde, paz, alegrias e realizações. Não vete esse post por favor! Tudo de bom Luiz!!!! Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao aniversariante.
    Felicidades e muitos anos de (excelente) vida.

    ResponderExcluir
  11. Deste prédio guardo saudosas lembranças, mas não como paciente, mas sim como Engenheiro de Ar Condicionado. Nos idos, se não me engano, 75/76, participei da primeira e grande reforma desse prédio, instalando o sistema central de AC para os Centros Cirúrgicos. Para mim, ainda jovem, foi de muita valia e conseguimos entregar tudo funcionando. Saudades desses tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhei os primeiros 10 anos de vida profissional na empresa de projeto e instalação de sistemas de condicionamento de ar do meu professor da engenharia mecânica da UFRJ, Gregório Vaisberg.
      Apesar da diversidade de projetos nesse período, nenhum para hospitais.
      O interessante é que o Gregório na UFRJ ministrava as cadeiras de Turbomáquinas térmicas e Motores de combustão interna.
      Ar condicionado ficava por conta dos professores Estevão (esqueci completamente o sobrenome, é a idade ..) e Afonso Henrique de Brito.

      Excluir
  12. Parabéns, Luiz. Saúde e vida longa.

    ResponderExcluir
  13. Oxalá o Raul, nascido em 20 de abril de 1938 e que tem a mesma idade da maternidade, esteja bem e firme em seus 84 anos de vida.
    Interessante saber que em 1938 ainda não havia um grande número de prédios altos em Copacabana, muito menos na praia.

    ResponderExcluir
  14. Junto aos demais meus votos de feliz aniversário, muita saúde e paz de espírito ao nosso bravo e resiliente gerente.

    ResponderExcluir
  15. Quanto ao Hospital São Lucas, meu plano de saúde dá direito a ele, mas pago pra ver o que acontecerá se eu um dia precisar disso. Estou há menos de 2 meses nesse plano e já me aborreci muito. O nome? Leve Saúde Premium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu plano for "individual" você não terá grandes surpresas, já que o reajuste é anual e controlado pela ANS. Isso significa que o reajuste será de acordo com a inflação ou pouco superior. Porém se o seu plano for "coletivo por adesão" o reajuste não é controlado pela ANS e "não há um limite legal" para ele, cujos "critérios subjetivos" são definidos pelo próprio plano". Um dos critérios e a "inflação médica". Assim percebe-se que "o céu pode ser o limite"...

      Excluir
  16. Muitas das casas da Rua tb são dependências do Hospital. Conseguiram deixar ele horrível como álias a Barra todo é, uns anos lembro que foi da extinta Golden Cross (plano da moda).
    Sobre ser tudo importado até os anos 40 pocas coisas industriais eram nacionais. Lembro do meu avô nascido em 1912 que dizia que quando era criança tudo dizia made in England.

    ResponderExcluir
  17. Lá que eu nasci em 1959.

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a dica do Paulo Roberto sobre o Google. Não conhecia.

    ResponderExcluir
  19. Uso a linha do tempo do Google. Na minha rua várias casas foram abaixo e tenho feito um album com a evolução das obras. Ainda é simpática a Rua Professor Saldanha, mas esses "ninhos de pardal" sem vagas vão atravancar a rua de carros.
    Claro que o Luiz sabe muito mais que eu, mas de curiosidade anotei que em 20.9, as 7:55 as consultas ao site estavam no numero 1.445.796, hoje as 17:55 o numero é 1.447.291. Quase 2 mil visitas em 36 horas!!!!

    ResponderExcluir
  20. Voltei. Hoje é um dos raros dias em que há unanimidade nos comentários, particularmente nos parabéns ao gerente do espaço.

    ResponderExcluir
  21. Na mesma época, a SENASA também administrava o hospital Pio XII na General Polidoro, que acho que não existe mais.
    Em tempo, muita saúde e paz ao ilustre aniversariante.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Saudosistas. Dia muito corrido, esta semana tenho ido diariamente para a casa do meu filho, para dar uma ajuda na recuperação pós-operatória do meu neto Henrique que fez 3 cirurgias na segunda-feira passada, embora tenham sido cirurgias pequenas, mas criança sempre precisa de maiores cuidados.
    Parabéns ao Mestre Dr. Luiz Darcy. Feliz Aniversário, tudo de bom, saúde, paz, sucesso, felicidades hoje e sempre. Um grande abraço Lino e Sandra Coelho.

    ResponderExcluir
  23. Luiz, Parabéns! Felicidades!
    Tudo de bom!
    Que Deus te abençoe, te proteja e te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite a todos.
    Parabéns, Dr. D'!!!

    ResponderExcluir
  25. Somente agora consegui me desvencilhar. Embora mais tarde, junto-me aos demais fregueses do bar, desejando Parabéns ao heróico gerente do blog.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado a todos. A maioria não conheço pessoalmente, mas o encontro diário gera um sentimento de grupo interessante. Alguns já estão por aqui há mais de dez anos. Por várias vezes penso em encerrar as atividades, mas surgem novas fotos antigas que me levam a continuar mais um pouco. Saudade dos que se foram para sempre como o Belletti, o Richard, o Etiel, o AG. Abraços a todos.

    ResponderExcluir