Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

FIM DE NOITE


Desde há algum tempo o Rio se transformou numa cidade que funciona 24 horas por dia, mas até há uns 50 anos não era assim. Ficava difícil encontrar algo aberto para um sanduíche de fim de noite, uma última rodada de chope ou um bom café para os notívagos.

Vemos o Bar e Restaurante Recreio do Leme, conhecido como o "bar do Espanhol" e propriedade de Manolo Blanco, que na década de 60 abriu o Recreio Leblon.


O Recreio do Leme ficava na Av. Princesa Isabel perto da  esquina da Rua Ministro Viveiros de Castro.  Esta região, durante muito tempo, foi o refúgio seguro num fim de noite qualquer, pois sempre se encontrava um bar aberto. 

Outras opções por aí eram na Av. Atlântica, mas já eram restaurantes como a La Fiorentina e a Cantina Sorrento.

Outra boa opção é o Cervantes, que chegou a ficar fechado por conta da pandemia, mas parece que já reabriu. Foi fundado em 30 de julho de 1955, por Hamuss Zalman. No começo era uma simples mercearia que, também, fornecia sanduíches no capricho. Em 1965, o Cervantes foi adquirido por dois sócios espanhóis, que o transformaram em restaurante e mantiveram os sanduíches que se tornaram famosos pela qualidade e fartura. Outro diferencial é que o restaurante passou a abrir ao meio-dia e ampliar seu atendimento noite adentro.

Na juventude, além dos citados, meu fim de noite poderia ser na Pizzaria Guanabara, no Leblon, no Lamas, no Catete, ou no "Portinho" - Café e Bar Porto do Mar, que há anos se transformou no "Diagonal", também no Leblon.

Mas cada comentarista do "Saudades do Rio" deve ter também seus prediletos nos mais variados bairros da cidade.

Aguardo comentários.

43 comentários:

  1. Reconheço que as fotos de hoje do Recanto do Leme não são as ideais.

    ResponderExcluir
  2. Esta área da ministro Viveiros de Castro não era conhecida como Beco da Fome? Lembro de ir lá de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu me lembre, era o nome de uma espécie de galeria com entrada pela Prado Júnior (e acho que também pela Princesa Isabel) com restaurantes pé sujo e botecos.
      Um dos "estabelecimentos" servia um caldo verde de respeito.
      Ficava aberto de madrugada e a frequência em si era um espetáculo, trabalhadoras da noite, travestis, artistas, taxistas, de tudo um pouco.
      Nas décadas de 60 e início da de 70, quando fui algumas vezes, era quase que a única opção para comer de madrugada.

      Excluir
  3. E hoje o Cervantes não mais existe. Foi junto com a Covid. É uma pena.

    ResponderExcluir
  4. O Cervantes reabre em outubro.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dr. D'.

    Vida noturna nunca foi meu forte, por vários motivos. Gostava sempre que possível chegar relativamente cedo em casa. Talvez por não ter habilitação e depender de táxi para voltar.

    Gostava de ir na época das vacas gordas em rodízios de carne e pizza. No primeiro caso, na finada Estrela do Sul de Botafogo, de Madureira ou da Taquara ou na Laço de Ouro, também da Taquara. Frequentei outras mas essas eram as principais. Desde 2020 não faço esse programa. Pizzaria ia principalmente na Viena do Barra Shopping. Quando estava no centro ia no rodízio de massas na Evaristo da Veiga. Isso durante o almoço.

    Em ocasiões especiais íamos no Cantinho de Minas, a la carte, perto de casa.

    ResponderExcluir
  6. Em tempo, infelizmente muitas coisas na cidade deixaram de funcionar 24 horas por vários motivos, mesmo antes de 2020...

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia ! Como sempre amanhã lerei o que escreverem.

    ResponderExcluir
  8. No Cervantes fui pouquíssimas vezes. Na Tijuca havia o Sheik, um restaurante árabe situado na esquina de Barão de Mesquita com General Roca. Em frente havia o "Roquinha", um botequim "pé sujo", e virando a esquerda o "17", um misto de bar e pizzaria localizado na rua Soriano de Souza 17.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Saudosistas. Assunto de hoje como diria o mestre Monarco, falar dos bares que frequentei e frequento, hoje eu não vou terminar. Quando voltar comentarei sobre eles.

    ResponderExcluir
  10. Do Cervantes de Copa sempre lembro do Fausto Fawcett, eatava sempre lá devia ter conta.
    Na mesmo rua existia um cinema, felizmente não virou templo e sim supermercado.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tive vida noturna. Quanto ao Cervantes, na primeira metade dos anos 1970 todo fim de semana eu estava em Copacabana, para ver filmes, porém minha área de cobertura era por volta do posto 4. Eventualmente eu ia ao Cinema 1, na Prado Júnior, e aí passava no Cervantes para comer o famoso sanduíche de lombo com abacaxi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cinema 1 tinha um lugar para fumar no fundo das fileiras das poltronas. Acho que era o único cinema que tinha isto.

      Excluir
    2. Acho que depois outro cinema fez isso.

      Excluir
  12. Fora isso, já na segunda metade dos 1970 eu ia ao Pancake's da Rainha Elizabeth, comer a panqueca de boeuf bourguignon ou frango à cacciatore. Acho que eram esses os nomes.

    ResponderExcluir
  13. Em termos de churrascaria, minha época foi nos anos 1990 e minha preferência era a Estrela do Sul da avenida Maracanã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sogro da minha filha era frequentador semanal da Estrela do Sul do Maracanã. Fui algumas vezes com ele. Era boa.

      Excluir
  14. Para comida baiana (ah! vatapá!!), o Oxalá da Cinelândia ou o Cantinho Baiano perto da Praça Saens Peña.

    ResponderExcluir
  15. Já nos anos 2000, o La Mole do shopping Iguatemi, pertinho de casa na época. Ou a Parmê da praça Barão de Drummond.

    ResponderExcluir
  16. Hoje em dia, Oliva ou o Fulinmen do shopping Iguatemi, ou a Parmê delivery.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo almoçar no Oliva. A comida é boa e variada. Mas à noite a frequência muda. Como acontece com a maioria dos restaurantes a quilo, a partir das 18 horas o "rodízio de pizza" é uma realidade e a frequência muda sensivelmente. Mas uma boa opção é o "Capela" na 28 de Setembro. Uma excelente comida onde os pratos variam desde empadão de camarão, passando por "rabada", iscas de fígado, e carne assada, é restaurante simples mas vale a pena.

      Excluir
  17. A Pizzaria Guanabara esta parcialmente em reforma mas está funcionando. A curiosidade me levou a pizzaria ao lado, a Oggi, a “melhor pizza do Rio” na internet, e me decepcionei, achei a massa de fermento natural completamente sem gosto, horrível. Já a massa da Guanabara é muito boa!

    Uma coisa que não consigo aprender é ser cético, ainda que eu saiba melhor, volta e meia me vejo acreditando na meteorologia, nas avaliações na internet, etc etc. No mês passado fui a um evento “gastronômico” no Jardim de Alah onde só tinha hambúrguer e pão de alho. Felizmente o Restaurante Anna é logo ali aí conseguiu me salvar da fúria da patroa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pizzaria Guanabara é frequentemente autuada pela Vigilância Sanitária.

      Excluir
    2. Acho o Anna um dos restaurantes mais bonitos do Rio. E a comida também tem boas opções. O que me impressiona é insistirem a só receber a conta em dinheiro ou em cheque. Perdem muitos clientes por não aceitar cartões.

      Excluir
    3. Não é o único, outro restaurante, acho que dos mesmos donos, na Lagoa, o Pomodorino também não aceita cartão.
      Também é um restaurante muito bom.

      Excluir
    4. O Pomodorino fechou há tempos. Do mesmo grupo do Anna o Artigiano também não aceita cartões.

      Excluir

    5. Sem máquinas de crédito e débito, não tem registro de movimentação.

      Excluir
  18. Nunca fui considerado um notívago dos melhores. Até mesmo no carnaval ficava satisfeito só com o baile de domingo e o da terça-feira gorda. Acompanhei blocos de carnaval, mas antes das badaladas da meia-noite, sendo alguns à luz do dia.
    Quanto à esticar depois em algum bar, lanchonete ou restaurante a amnésia não permite lembrar detalhes, mas com certeza quase sempre já não tinha como pagar mais nada ao fim da madrugada e/ou raiar do dia.

    ResponderExcluir
  19. Atualmente não é mais possível parar em bares na madrugada por razões de segurança. Até mesmo em Copacabana não é aconselhável. Os arrastões em bares, restaurantes, "quiosques", e "carrocinhas", são frequentes.

    ResponderExcluir
  20. As fotos são uma continuação da postagem de ontem, Av. Princesa Isabel abaixo, cujo alargamento reduziu os quarteirões mostrados.
    Na foto 2, um terreno vazio onde aparecia ontem as citadas quadras de tênis do Botafogo.

    ResponderExcluir
  21. Em tempos de colegio o Balada do Leblon era ótimo. Cheesburguer prensado e vitamina de abacate ou suco de fruta do conde. Na faculdade Bar Lagoa e as vezes Aurora em Botafogo. Cheguei a ir ao Rial e Lucas em Copacabana. Um risole no Ponto de Encontro era campeão. Estagiário de grande escritório de advocacia cheguei a ir a reuniões com os craques da época no Villarino no Centro e as vezes (raras) Antonino na Lagoa, com piano bar e crooner. Porranca geralmente.

    ResponderExcluir
  22. Falha. Nunca fui ao Shirley, no Leme

    ResponderExcluir
  23. De bares da madrugada passamos a restaurantes. Tudo bem.
    Não vou ao Shirley há mais de 30 anos. Era bom.

    ResponderExcluir
  24. O Candeias era grande frequentador do Lamas. Inclusive da sinuca que havia lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Ouvi "sinuca"? Aceito desafio...rsrs

      Excluir
  25. Voltei vou me restringir somente a bares e barzinhos, começando pelo centro da cidade. Quando trabalhei no centro frequentava Urich (R. São José), Bar Luiz (R. Carioca), Bar Brasil e Nova Capela (Av. Mem de Sá), Monteiro (R. Quitanda), Ernesto (Lapa), Paulistinha (Av. Gomes Freire) e outros menos cotados. Tijuca os Bares Columbia e Columbinha (R. H. Lobo), Roquinha (Gen. Roca), Só Cana (Cde. Bonfim), Universidade do Chope (R. Afonso Pena), Caçador (Pça A. Pena), Gabi e Escondidinho do Português (R. Prof. Gabiso), Otto (Esq. R. Uruguais e Cde Bonfim).
    Vila Isabel (Petisco da Vila e Bar do Costa), Gato de Botas (R. Torres Homem) e outros do quadrilátero do álcool. Na Zona Sul fui a alguns já citados e outros não citados, mas não frequentei constantemente, porque é fora da minha jurisdição.

    ResponderExcluir
  26. Fui algumas vezes na Parmê do Shopping Tijuca e no LaMole perto da Saens Pena e o do Barra Shopping.

    O almoço da formatura da minha irmã há mais de 30 anos foi na Gruta do Barão, na Praça Seca. A comemoração da minha foi no finado Cabana da Serra.

    Algumas vezes fui na churrascaria dos sertanejos que ficou aberta pouco tempo na Avenida das Américas, perto do DownTown.

    Ia nos restaurantes do Castrinho que ficavam no Via Parque e no Nova América. Mas foram poucas vezes antes de fecharem. Faz tempo...

    ResponderExcluir
  27. O blogger está com problemas. Não consigo aprovar os comentários. A ver.

    ResponderExcluir
  28. Entendo como "Fim de Noite" quando restaurantes, bares, pizzarias e afins já encerraram o expediente e sobram apenas as carrocinhas e trailers de cachorro-quente e hambúrgueres ou a barraca do Angu do Gomes ou de Sopas & Caldos para matar a fome.

    O Angu do Gomes tinha na Penha, próximo a Empresa de Ônibus Nossa Senhora de Lourdes. Já as demais opções encontrava no Largo do Bicão, na Vila da Penha.

    ResponderExcluir
  29. O meu comentário anterior apareceu. O gerente pode apagar a transcrição dele.

    Apesar de ter crescido literalmente nos fundos de um bar, nunca fui chegado a uma bebida alcoólica. Até bebo, mas esporadicamente. Por isso, a preferência para restaurantes. "Casa de ferreiro, espeto de pau"...

    ResponderExcluir
  30. Frequentei os bares (muito) e restaurantes (menos) do trecho Leme - Leblon, incluindo Botafogo e Gávea. Lembro também dos do Centro, citados pelo Lino Coelho. Mas uma das lembranças que voltaram hoje foi o Oasis do Beduíno, na entrada do Beco da Fome do lado da Prado Junior. Chegava de manhã, cheio de fome, e resolvia o problema antes de ir para casa. Outra lembrança foi do Porto Mar no Leblon, de onde levantei, pulei o portão baixo, comprei um jornal e voltei para a mesa, às 7h da manhã. Nessa época já era chamado pelos assíduos como eu de "diagonal", por estar na diagonal do RA (por ser o Real Astória e frequentado pela turma do "rá").

    ResponderExcluir