Ontem fui o último, hoje quero ser dos primeiros. Esqueci de dizer ontem que já fui assaltado... em Copacabana. A moça dorme enquanto um Ford Consul 1950, escuro, passa. Um carro bem pouco aparecido por aqui, foi bem revolucionário na época, com carroceria monobloco, suspensão Mac Pherson (usada por 9 em cada dez carros populares atuais). Encoberto, um Chevrolet 46-48 e mais atrás, um Mopar dos anos 50. Quanto aos locais, nenhum fez piscar a minha memória.
Teu conhecimento de carros é incrivél, morei no Uruguai de 80 a 86, era um museu em rodas, ônibus Leyland dos anos 50, taxi Mercedez 190 Diesel de 59.... Sobre a menina a foto e atual 70 anos depois e continuamos com mesmos problemas.
PS: vendo a foto 3 rapidamente me veio a lembrança das filas para os brinquedos do Tem Tudo nos anos 70 e 80. Claro que depois de uma certa idade, a atenção ficava mais para o fliperama e as mesas de totó...
Bom dia Saudosistas. Respondendo ao Onde é? Foto 1 - Pça Tiradentes - ao fundo sacada do salão de Sinuca Thalia Foto 2 - Pça Cruz Vermelha - antes da reforma Foto 3 - Não reconheci Foto 4 - Pça Santa Edwiges - Igreja de São Cristóvão
A foto 3 é da praça Niterói, meados dos anos 60, entre as R. Professor Manuel de Abreu e Dona Luiza, atualmente irreconhecível devido às obras do chamado "Piscinão". Pelo menos cercaram os brinquedos, antes monopolizados pelos galalaus (sob o protesto da garota de branco na fila do escorrega).
Sem ver o estilo chapéu de Mago Merlim da torre da igreja eu nunca teria certeza de ser São Cristóvão. E ainda ficou a dúvida: a praça é da Santa Edwiges ou do Padre Seve?
Por falar em igreja, hoje é dia S. Judas Tadeu, que, entre outras responsabilidades, foi nomeado padroeiro do C.R. Flamengo, provavelmente por influência do famoso Padre Góes, rubro-negro, dos anos 60, ou até antes, até os anos 70, da paróquia no Cosme Velho.
Vou concordar com o Lino. A foto 1 é mesmo a Praça Tiradentes. Trabalhei muito tempo na região e não reconheci. Um bonde está saindo da Pedro I enquanto outro se dirige à Praça XV.
RESPOSTAS: FOTO 1 - de 1957, Praça Tiradentes. O Cesar foi o primeiro a acertar. FOTO 2 - de 1967. Campo de São Cristóvão. O Helio foi o primeiro a acertar. FOTO 3 - de 1963. Praça Niterói, Maracanã. O Anônimo de 10:04 acertou. FOTO 4 - de 1957. Praça Santa Edwiges. O Joel e o Mauro Marcello, cujos comentários foram publicados na mesma leva, acertaram, cada um à sua maneira. Hoje foi o dia das praças.
Por volta de 1964/65/66, fui incontáveis vezes a São Cristóvão e passei pela praça da foto 4. Mas embora sabendo que havia uma igreja ali, nunca prestei atenção nela. Por isso nem me passou pela cabeça dar palpite sobre a foto.
Já na foto 2, como narrei aqui em comentário de alguns dias atrás, na volta de minhas viagens eu ia àquele prédio da KODAK do Campo de São Cristóvão para processar os slides tirados durante as viagens. Por isso me pareceu que a foto 2 era dali.
O local da foto 3 está irreconhecível. Em 1963 não existia a rua Professor Manoel de Abreu e a Praça Niterói era "fechada". Praticamente todas as casas do lado esquerdo da rua Dona Zulmira entre Felipe Camarão e São Francisco Xavier foram demolidas no final dos 60 para a abertura da rua Professor Manoel de Abreu. Com isso um dos lados do casario da praça desapareceu. A foto publicada hoje mostra casas que não existem mais.
Ontem fui o último, hoje quero ser dos primeiros. Esqueci de dizer ontem que já fui assaltado... em Copacabana.
ResponderExcluirA moça dorme enquanto um Ford Consul 1950, escuro, passa. Um carro bem pouco aparecido por aqui, foi bem revolucionário na época, com carroceria monobloco, suspensão Mac Pherson (usada por 9 em cada dez carros populares atuais). Encoberto, um Chevrolet 46-48 e mais atrás, um Mopar dos anos 50. Quanto aos locais, nenhum fez piscar a minha memória.
Teu conhecimento de carros é incrivél, morei no Uruguai de 80 a 86, era um museu em rodas, ônibus Leyland dos anos 50, taxi Mercedez 190 Diesel de 59....
ExcluirSobre a menina a foto e atual 70 anos depois e continuamos com mesmos problemas.
Vejo que és a reencarnação do Barão de Munchausen!
ExcluirPor enquanto identifiquei a última foto como a igreja matriz de São Cristóvão na rua Padre Seve.
ResponderExcluirFoto 3 - Praça Xavier de Brito
ResponderExcluirFoto 4 - Paróquia São Cristóvão, na Praça Santa Ediges
Acho que a primeira foto é na praça Tiradentes.
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirCheguei atrasado, já com comentários postados. Acompanho a maioria na foto 4, referente à igreja de São Cristóvão.
Já em relação às demais fotos, preciso de maior embasamento. Apesar de tender a concordar com o comentário de 07:35.
Tempo esquisito...
Retificando, comentário de 07:36...
ExcluirEm tempo, tenho aquela sensação de já ter visto antes a foto 2...
ResponderExcluirPS: vendo a foto 3 rapidamente me veio a lembrança das filas para os brinquedos do Tem Tudo nos anos 70 e 80. Claro que depois de uma certa idade, a atenção ficava mais para o fliperama e as mesas de totó...
ResponderExcluirTambém pensei Praça Tiradentes para a primeira foto.
ResponderExcluirNa segunda o letreiro da Kodak no alto do prédio pode ajudar.
Casas antigas na foto 3.
Bom dia Saudosistas. Respondendo ao Onde é?
ResponderExcluirFoto 1 - Pça Tiradentes - ao fundo sacada do salão de Sinuca Thalia
Foto 2 - Pça Cruz Vermelha - antes da reforma
Foto 3 - Não reconheci
Foto 4 - Pça Santa Edwiges - Igreja de São Cristóvão
A foto 3 é da praça Niterói, meados dos anos 60, entre as R. Professor Manuel de Abreu e Dona Luiza, atualmente irreconhecível devido às obras do chamado "Piscinão". Pelo menos cercaram os brinquedos, antes monopolizados pelos galalaus (sob o protesto da garota de branco na fila do escorrega).
ResponderExcluirPra mim, foto 2 é Campo de São Cristóvão.
ResponderExcluirObiscoitomolhado, 07:09h ==> a menos que eu esteja enganado, os Ford Consul como o da foto não eram difíceis de serem vistos.
ResponderExcluirSem ver o estilo chapéu de Mago Merlim da torre da igreja eu nunca teria certeza de ser São Cristóvão.
ResponderExcluirE ainda ficou a dúvida: a praça é da Santa Edwiges ou do Padre Seve?
A Foto 2 está lembrado muito a Praça Primeiro de Maio, em Bangu, antes da construção do Hospital da Mulher.
ResponderExcluirPor falar em igreja, hoje é dia S. Judas Tadeu, que, entre outras responsabilidades, foi nomeado padroeiro do C.R. Flamengo, provavelmente por influência do famoso Padre Góes, rubro-negro, dos anos 60, ou até antes, até os anos 70, da paróquia no Cosme Velho.
ResponderExcluirVou concordar com o Lino. A foto 1 é mesmo a Praça Tiradentes. Trabalhei muito tempo na região e não reconheci. Um bonde está saindo da Pedro I enquanto outro se dirige à Praça XV.
ResponderExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 - de 1957, Praça Tiradentes. O Cesar foi o primeiro a acertar.
FOTO 2 - de 1967. Campo de São Cristóvão. O Helio foi o primeiro a acertar.
FOTO 3 - de 1963. Praça Niterói, Maracanã. O Anônimo de 10:04 acertou.
FOTO 4 - de 1957. Praça Santa Edwiges. O Joel e o Mauro Marcello, cujos comentários foram publicados na mesma leva, acertaram, cada um à sua maneira.
Hoje foi o dia das praças.
Já li 2/3 do livro d´obiscoitomolhado. Tem crônicas excelentes.
ResponderExcluirPor volta de 1964/65/66, fui incontáveis vezes a São Cristóvão e passei pela praça da foto 4. Mas embora sabendo que havia uma igreja ali, nunca prestei atenção nela. Por isso nem me passou pela cabeça dar palpite sobre a foto.
ResponderExcluirJá na foto 2, como narrei aqui em comentário de alguns dias atrás, na volta de minhas viagens eu ia àquele prédio da KODAK do Campo de São Cristóvão para processar os slides tirados durante as viagens. Por isso me pareceu que a foto 2 era dali.
ResponderExcluirO local da foto 3 está irreconhecível. Em 1963 não existia a rua Professor Manoel de Abreu e a Praça Niterói era "fechada". Praticamente todas as casas do lado esquerdo da rua Dona Zulmira entre Felipe Camarão e São Francisco Xavier foram demolidas no final dos 60 para a abertura da rua Professor Manoel de Abreu. Com isso um dos lados do casario da praça desapareceu. A foto publicada hoje mostra casas que não existem mais.
ResponderExcluirConcluindo o comentário, o Rio Joana corre no fundo das casas que aparecem, e no lugar delas está a pista de rodagem.
Excluir