Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de março de 2023

LAGOA - RUA CÍCERO GOIS MONTEIRO

A Rua Cícero Góis Monteiro, na Lagoa, começa na Rua Fonte da Saudade e termina na Av. Epitácio Pessoa, 90 metros antes da Rua Frei Solano.

As três primeiras fotos de hoje foram enviadas pelo desaparecido colaborador do “Saudades do Rio”, Carlos Paiva. Vemos a casa de um parente dele, na Lagoa, tirada, pelo aspecto, imediatamente antes da inauguração.

O local é a esquina da Rua Cícero de Gois Monteiro com Avenida Epitácio Pessoa e a casa existe até hoje, bastante modificada. Ali já funcionaram, com sucesso, o “Pub Queen´s Legs” e um restaurante oriental.

A casa era no estilo “Missões”. Estimo que a foto seja do início dos anos 30 pois, como vemos na segunda foto, o prédio da Obra do Berço, que fica na outra esquina, ainda não tinha sido construído. 

Antes da abertura do Túnel Rebouças esta quadra da Lagoa era de uma tranquilidade absoluta. Somente casas e muros baixos. De um lado a Igreja de Santa Margarida Maria. Do outro, um posto de gasolina, na esquina da Fonte da Saudade. Entre os extremos a já citada "Obra do Berço", a capela da "Pequena Cruzada" e muitas casas. Hoje em dia, muitos edifícios.

A foto mostra o muro dentro do qual seria construído o prédio da "Obra do Berço", na outra esquina da Cícero Gois Monteiro com Epitácio Pessoa.


Até meados dos anos 60 era muito comum ver cavaleiros do Jóquei, da Hípica ou do Flamengo (sim, havia uma seção hípica ao lado do campo de futebol) passeando tranquilamente pela Lagoa.


O pub e restaurante The Queen´s Legs foi inaugurado no início dos anos 80, na Av. Epitácio Pessoa 5030, esquina com a Rua Cícero Gois Monteiro. Servia seis tipos de pratos, entre os quais o carneiro guisado era o principal. O restaurante tinha sua matriz em São Paulo. Era decorado em estilo vitoriano, com gravuras de veleiros e caçadas. O cliente recebia um cartão onde a despesa era marcada à medida que se consumia.

Após passar pelo “hall” onde ficava o caixa, dava-se de cara com um bar espelhado e um outro balcão onde se podia ficar sentado ou em pé. Havia à disposição o jogo de dardos e um piano. Discretamente iluminado, com música de fita e ar condicionado, a casa trabalhava com 18 marcas de uísque e cerveja Skol. Tinha também um "snack-bar".

O pub foi adaptado ao estilo nacional porque o brasileiro não tem o hábito de se servir sozinho. Por isto tinha três garçons.



Aqui vemos em destaque o prédio da Obra  do Berço, na outra esquina da Cícero Gois Monteiro com a Epitácio Pessoa. Bem à esquerda ficava a casa mostrada nas fotos anteriores. À direita, uma típica casa da quadra da Epitácio Pessoa.


A "Obra do Berço" do outro lado da esquina da casa mostrada nas primeiras fotos.

Foi um dos primeiros projetos de Oscar Niemeyer e, contam, que ele nada cobrou, pois a "Obra do Berço" é um entidade beneficente. Foi fundada em 1928 por Marianna Sodré e Lysia Cezar Andrade. Começou em Laranjeiras, oferecendo serviço ambulatorial de pré-natal e puericultura, além de fornecer leite e enxovais para bebês de baixa renda. 

Em 1938 inaugurou sede própria na Lagoa, onde está até hoje. A instituição teve em seu grupo de colaboradoras muitas ex-alunas do colégio Sacré-Coeur de Jesus, de Laranjeiras, entre elas algumas da família D´. 

24 comentários:

  1. A "Obra do Berço" costuma promover em determinadas ocasiões feiras e bazares onde são comercializados artigos de cama e mesa e "roupas de bebê" pintados artesanalmente. Minha mãe e minha tia costumavam ir a esses eventos filantrópicos. ## O local da terceira foto foi totalmente descaracterizado para a construção dos acessos ao Túnel Rebouças.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Como a área fica fora da minha jurisdição, ficarei acompanhando os comentários.

    FF: o Lino deve estar mais tranquilo depois do 7X1 de ontem. Outro que se classificou, nos pênaltis, foi o Volta Redonda, contra o Atlético/GO. Hoje é a vez do Vasco.

    Na Europa, sem surpresas. Real Madrid e Napoli sem sustos. Amanhã é o sorteio das quartas de final. Promessa de confrontos interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo, na Libertadores, o CAM se classificou para a fase de grupos, podendo jogar conta outros brasileiros.

      Hoje, só com um milagre o Fortaleza avança.

      Excluir
    2. PS: complementando as informações futebolísticas, o Nova Iguaçu também se classificou na Copa do Brasil, goleando um clube de MT por 5X2.

      Excluir
  3. Passava diariamente por este pub, mas nunca fui. Cheguei a frequentar o Lord Jim na Paul Redfern em Ipanema. Nem sei se ainda existe, mas era um lugar muito agradável.
    Durante muito tempo, ainda solteiro, tinha um alvo emborrachado na parede do quarto e jogava dardos sozinho. Era um bom passatempo.

    ResponderExcluir
  4. O Niemeyer não cobrou pelo projeto. Deve ter sido por isso que fez este caixote feioso.

    ResponderExcluir
  5. Este trecho da Lagoa era simpaticíssimo. Só casas com muros baixos e pouco movimento até meados dos anos 60. Quando garoto tinha aulas de inglês numa dessas casas com a professora, D. Heloisa.
    Neste trecho também ficava o Centro de Cirurgia Plástica do Dr. William Bonhote. Mais tarde um pouco, além da Cirurgia Plástica, também atendia na clínica um grupo de ortopedistas. Tantos estes quanto os plásticos eram oriundos do excelente Serviço de Ortopedia do Dr. Arnaldo Bonfim, o velho "Bonfa", grande professor de algumas gerações ortopédicas do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Saudosistas. Local fora da minha jurisdição, vou acompanhar os comentários, não cheguei a conhecer este PUB, frequentei o PUB que existia no Leme nos anos 70, onde muitos cantores davam canja no local.

    ResponderExcluir
  7. Seria de grande valia que novas gerações tivessem acesso ao conteúdo do SDR e tomassem conhecimento do cotidiano do passado e da vida no Rio de Janeiro e mesmo no Brasil. Quem sabe não fariam uma reflexão do que um dia vivemos e o que estamos vivendo atualmente? "Do jeito que a banda toca hoje", logo viveremos a realidade atual do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  8. Taí um trecho simpático da Lagoa, que muita gente passa batido sem tempo de olhar o entorno com atenção. Até porque motorista não pode reduzir a velocidade de seu veículo, corre risco de causar engavetamento.

    ResponderExcluir
  9. A mídia esportiva não toma jeito, já colocam em destaque que o Vasco vai levar vantagem no sorteio da próxima fase, com a eliminação de alguns clubes colocados à sua frente no ranking (tem que agradecer ao V. Redonda e ao Águia de Marabá, entre outros). Só quase no "rodapé da página" que vem o "se vencer hoje" ou coisa parecida.
    Os cruzmaltinos são mais que favoritos em casa , mas essas e outras ajudam a motivar times adversários, ainda mais o ABC que, não tem muito tempo, eliminou o Botafogo logo no início de uma outra edição dessa mesma Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na terceira fase serão 32 clubes com dois potes de 16. Em um deles os que entrarão somente agora, como os classificados da Libertadores, os campeões da série B, Copa Verde e do Nordeste, mais os melhores colocados no ranking da CBF, de acordo com algum critério... Onze mais cinco, se não esqueci algum pré-selecionado.

      O Vasco, caso classifique, terá que ser um desses cinco.

      São Paulo, Santos e Botafogo provavelmente estão na lista.

      Excluir
  10. É curioso que só dá pra dar uma volta de carro na lagoa se for na direção relógio.

    ResponderExcluir
  11. Há tempos que eu não ouço falar da mortandade de peixes da lagoa, será que realizaram alguma ação eficiente pra isso?

    ResponderExcluir
  12. Sim. O monitoramento melhorou muito. Controle das comportas, barco do Meio Ambiente sempre em ação.
    E o Mario Moscatelli, com a criação do mangue, conseguiu que uma fauna variada voltasse à Lagoa.
    Quem deu uma sumida recentemente foram as capivaras. Não as tenho visto nas minhas pedaladas habituais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li no jornal que uma das Capivaras da Lagoa foi morta a semana passada ou retrasada.

      Excluir
    2. O RJTV passou reportagem sobre a recente matança das capivaras da lagoa, algumas delas a pedradas, durante a noite. Acho que sobraram, salvo engano, cinco exemplares.

      Excluir
    3. No noticiário noturno foi veiculado que, além das pedradas, alguns moradores da região, quando passeavam à noite com seus "dogs", incitavam os "amigáveis pets" ao ataque às inocentes capivaras. E isso está causando grande baixa no numero daqueles roedores na Lagoa.

      Excluir
    4. Admira os moradores de rua famintos dispensarem os carnudos roedores mamíferos para saciar a fome; dizem que capivara guizada ou assada é uma iguaria...kkk

      Excluir
    5. E lá vão admitir existência desses na região?

      Excluir
  13. Sem discutir a necessidade para viabilizar a circulação de uma enorme frota de veículos particulares e de transporte púbico no Rio, há que se reconhecer o efeito sobre grandes áreas antes excelentes e agora "complicadas" - para dizer o mínimo - pós abertura dos túneis; Lagoa, Rio Comprido e Catumbi são bons exemplos.
    No prédio da Obra do Berço, há que se notar a utilização de brise soleil compondo e protegendo a fachada principal, ótima solução infelizmente meio que abandonada, para países quentes ao impedir a radiação solar de atingir a fachada e o interior do prédio,
    Agora o que mais se vê são "cortinas de vidro" formando as fachadas, ótimas para países frios mas absurdas para o nosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3:30 da tarde desisti de ir na floricultura perto do Piraque, fui na loja Girasol flores na Cobal mesmo, que é muito boa mas o preço é meio salgado. Hoje o trânsito está impossível, o estacionamento na Delfim Moreira para acessar a Niemeyer vai até a Rainha Guilhermina, e a Visconde de Albuquerque que leva ao túnel da Barra também está parada. Na frente do Flamengo o acesso a Mario Ribeiro tá um caos.

      https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/transito/radar-mapa-da-velocidade.html

      Excluir
  14. Nunca reparei esse prédio da Obra do Berço, na minha opinião é muito feio. Perto dalí ao lado do posto de combustível, tem A Pequena Cruzada, com sua igrejinha, nunca fui mas achei muito bonitinho.

    ResponderExcluir