Completando 20 anos, após passar pelo MULTIPLY de 2003 a 2005, pelo TERRA de 2005 a 2013, pelo UOL de 2013 a 2017, e agora pelo BLOGGER desde 2017, o "Saudades do Rio" está se aposentando.
Duas décadas pesquisando e aprendendo sobre o Rio de Janeiro, interagindo com muitos outros interessados e conhecedores da cidade, foi possível montar um grande arquivo com informações históricas e com informações dos próprios moradores, o que foi espetacular.
Chegou a hora de parar.
Foi um prazer enorme conhecer muita gente, fazer amizades reais e manter prazerosos contatos diários virtuais com tanta gente boa.
O blog ficará ainda disponível por alguns dias, de modo a permitir que eventuais interessados salvem fotos e textos.
Obrigado pela colaboração de todos que, com seus comentários e envio de fotos, ajudaram a fazer o "Saudades do Rio".
Fica o email luizd.rio@uol.com.br para eventuais contatos.
Uma pena. Descobri o Blog há pouco tempo e estava acompanhando as postagens, ainda que sem interagir.
ResponderExcluirTRISTEZA é a palavra...
ResponderExcluirUma dica pra quem quer continuar acompanhando coisas do Rio antigo: entrem no grupo "Rio das Antigas" no Facebook. Muita coisa legal é postada por lá.
ResponderExcluirBom dia, Luiz.
ResponderExcluirRecente frequentador se comparado à maioria dos comentaristas aqui, respeito - é claro - sua decisão, mas estou desolado.
Aprendi a gostar muito do convívio diário que o blog proporciona, me diverti, me emocionei, recordei e aprendi um bocado.
Só me resta agradecer a você pelo inestimável trabalho de décadas e aos colegas comentaristas pela ótima, interessante e ativa participação.
Ao ver a foto, achei de imediato que anunciaria somente um período de férias.
Bom, quem sabe ?
Espero que o Luiz dê uma de Silvio Caldas, retornando em breve.
ExcluirO "Rio da Antigas" tem boas postagens, mas comentários desalentadores. Alguns têm "certezas absolutas" como "a foto é montagem, não havia prédios altos na avenida Atlântica na década de 1930", "a data está errada, as pessoas não se vestiam assim na década de 30, é década de 60!" embora os postes dividindo as pistas da Atlântica aparecessem na foto. E por aí vai.
Também pensei que fossem férias. Que notícia triste. Frequentadora desde abril de 2007, vou sentir muita falta. Agradeço por toda sua dedicação, Luiz.
ResponderExcluirBoquiaberto, comento:
ResponderExcluirSabíamos que essa decisão uma hora iria chegar, porém achava que seria uma retirada em "doses homeopáticas" e não de uma vez só.
Mas como dizem que assim é melhor para acabar com um vício...
Será que vou ter que finalmente virar freguês do Facebook?
Para mim é como um frequentador de buteco de esquina passar a beber cerveja e comer petiscos em praça de alimentação de shopping center.
Difícil traduzir em palavras o sentimento da futura ausência deste espaço que só vim a encontrar e comentar parcas vezes desde 2017.
ResponderExcluirO aviso de despedida já havia sido anunciado anteriormente, mas a percepção desta nova realidade me deixa com o tal vazio interno.
Imaginava que o término do espaço seria de forma quinzenal ou mensal até o aviso iminente das portas do bar serem definitivamente cerradas.
Não peço nada, só tenho a agradecer pelo aprendizado e convívio, mesmo que oculto, na maioria das vezes.
Felicidades a todos, em especial ao gerente.
Mário, Ana, Paulo Roberto. Tenho uma sugestão para vocês. Contato por email.
ResponderExcluirObrigado, Luiz.
ExcluirSugestão aceita, de imediato.
Forte abraço.
Olá, Dr. D.
ResponderExcluirSem palavras. Me sinto órfão. Mais uma perda, depois de anos, de quem também "bebia" da fonte do "Rio que Passou", do A. Decourt.
Estou afastado por motivo de força maior do FB não podendo acompanhar o grupo do Rio Antigo.
Esperava, pelo menos, postagens esporádicas até o fim do ano.
Luiz,
ResponderExcluirTenho a impressão que esta sua decisão tem muito a ver com comentários políticos que infestaram o Blog, distanciando-o do objetivo que era apenas falar sobre o Rio Antigo.
Sinto-me altamente responsável pos este desvio de foco. Tenho certo que , muitas vezes, comentei coisas fora do alvo do Blog, porém não resisti a rebater certas posições que afrontavam as minhas.
Peço sinceras desculpas pelo incômodo que possa ter gerado a você, que é um amigo querido, e lá vão uns 20 anos de amizade e admiração por vc e pelo seu trabalho.
Duvido que aparecerá um blog tão completo como o seu.
Tristeza, como alguém disse acima , é a palavra.
Obrigado por tudo o que vc nos ensinou e desculpa pelos meus tropeços neste site. GRANDE ABRAÇO!!!!!
Obrigada, Luiz.
ResponderExcluirDesta vez, ao que parece, sem clone nem "administrador desconhecido".
ResponderExcluirSó tenho a agradecer por tudo de bom que o Saudades do Rio me proporcionou. Aprendi muita coisa, fiz amigos de verdade, brinquei e também senti algumas ausências doloridas. Faz parte da minha biografia. Eu andava meio bissexta, porque minha rotina mudou muito. Mas vou sentir muitas saudades do Saudade. Obrigada, Dr. D’!
ResponderExcluirReconsidere, Luiz.
ResponderExcluirAntes de ir para o trabalho era obrigatório passar pelo SDR.
Parabéns por todos esses anos de magníficas postagens.
E assim é a vida, nada é para sempre, sabia que este momento iria chegar algum dia, esperava que se prolongasse por mais algum tempo. Acompanho o SDR praticamente diariamente desde a época do terra, tive a felicidade de formar amizades através do SDR, tanto virtuais como presenciais. Foram muitos anos, pessoas que deixaram saudades, algumas tive o privilégio de conhecer presencialmente, outras somente pelo blog, mas que sempre estarão na minha memória, mas que muito pude aprender sobre o Rio e outros temas através de suas postagens.
ResponderExcluirE por fim agradecer ao Dr. Luiz D' pela sua dedicação durante estas duas décadas, trazendo informações diárias sobre a nossa Cidade do Rio de Janeiro, pela sua paciência com algumas postagens de nós comentaristas que muitas vezes ultrapassavam limites, mas principalmente pela sua educação com que sempre tratou a todos que visitavam o SDR ou mesmo aqueles que se dirigiam a ele solicitando informações para pesquisas ou trabalhos pessoais.
E afirmar que neste período a minha amizade pessoal com ele, foi uma das melhores coisas que me aconteceu.
Muito obrigado Dr. Luiz D' por ter me oferecido durante estas duas décadas, conhecimento sobre lugares e acontecimentos importantes ocorridos nesta cidade. Fico a disposição do amigo para qualquer necessidade.
E também um grande abraço para todos os comentaristas diários do SDR.
Lino Coelho
Concordo com o Conde. Nada contra externarem suas opiniões, mas a ênfase deveria ser dada ao que foi postado e não ficar discutindo política. Assim como nunca vi ninguém mudar de time depois de assistir resenhas esportivas, ninguém vai mudar de opinião política por causa de discussões sobre o assunto.
ResponderExcluirAssim como o Lino, tenho a dizer que aprendi muito por aqui em relação à nossa cidade e fiz muitos amigos, entre os quais os dois citados.
Inacreditável e internamente inaceitável, embora compreenda e respeite. 20 anos postando diariamente é tarefa de chinês. Só tenho a agradecer, louvar e sugerir que seja criado um "Fundo Luiz Darcy" ou "Saudades do Rio" no Arquivo Público ou no Instituto Pereira Passos, com o acervo coligido. Meu sincero e profundo agradecimento e reconhecimento.
ResponderExcluirVai-se um pedaço de mim com esse fim do SDR. Não vou substituí-lo por nada do FB. Seria passar de um Bentley para um Lada. Aposentar-me-ei juntamente com o blog, meu companheiro diário desde 2007.
ResponderExcluirAdmirei a resiliência do Luiz ao longo de tantos anos, tantos percalços, tantas mudanças de hospedagem. Coletar material e pesquisar o texto para cada um deles é tarefa hercúlea. Não sei como ele conseguia isso. E por isso todos nós só temos a agradecer e louvar o Luiz. Por menos que eu goste do Rio, aqui aprendi muitíssimo. E creio falar em nome de todos.
Não creio que as desvirtuações do assunto do dia, pelas quais eu mesmo fui um dos autores, tenha sido um dos fatores de extinção do blog.
Sou realista: as trocas de opinião entre comentaristas, o conhecimento por eles externado, as amizades virtuais, tudo isso morre hoje. Não são passíveis de existir no FB.
Bos sorte, saúde, harmonia, paz e toda a felicidade do mundo ao Luiz.
Estou de luto. Mau domingo. Adeus a todos e obrigado também pelos conhecimentos compartilhados e opiniões externadas.
O SDR é o último sobrevivente dos antigos Fotologs que tanto sucesso fizeram na internet, e sua longevidade se deve não só ao seu conteúdo como principalmente ao nível dos comentaristas. O ritmo da vida se acelerou e mudou bastante nesses 20 anos de atividade do Blog, e essa mudança naturalmente revelou facetas de um Rio de Janeiro e de um Brasil desconhecidas ou deliberadamente ignoradas por grande parte dos comentaristas e cuja abordagem foi por muito tempo vedada "neste sítio"! O Luiz sabiamente soube "gerenciar" uma tendência natural que seguiu uma realidade na qual o Rio de Janeiro passou não mais fazer parte do "Circuito de Elizabeth Arden" tal como o Hélio bem definiu. O conflito de idéias e de opiniões políticas foi inevitável, mas o que fazer senão aceitar a realidade? O belíssimo trabalho no qual ele dedicou 20 anos da sua vida é um marco para a "arqueologia fotográfica do Rio de Janeiro". Não creio que o Luiz vá encerrar o SDR pelos motivos alegados pelo Conde di Lido, mas de qualquer forma muito obrigado.
ResponderExcluirLuiz,
ResponderExcluirFico triste pelo fim do seu blog, embora soubesse que isso pudesse um dia acontecer. Seu trabalho incansável ao longo desses vinte anos foi sensacional. Foi muito bom conhecer o Rio do passado através das suas publicações diárias, impecáveis. Obrigada por tantos anos nos brindando com lindas imagens, histórias e pelos depoimentos divulgados por aqui. Vou sentir falta de consultar o Saudades do Rio.
Uma pena. Embora não tenha sido contumaz comentarista do blog, acessava todos os dias. Vinha sendo um passa tempo a mais. Embora não resida no Rio, guardo com muita saudade o tempo em que residi aí(1970 a 1980)
ResponderExcluirFaltou o ponto final.
ResponderExcluirO Dr.Luiz tinha esse blog com o nome de Saudades do Rio. Portanto quem mais está deixando saudades é o próprio editor cuja pessoa tive o prazer e honra de conviver em algumas ocasiões. Fica aqui o meu muito obrigado pelo exemplo de dedicação dado pelo prezado amigo . Estarei sempre ao seu dispor Mestre Luiz.
ResponderExcluirMuito obrigado a todos. Os 20 anos passaram muito depressa. Mas valeu cada dia.
ResponderExcluirMuitos bons relacionamentos.
Meu email está lá em cima.
Qualquer coisa nos falamos.
Que pena... Vinha muito pouco aqui, mas gostava muito de saber que existia... 😢
ResponderExcluirTenho contato direto com o Luiz, via celular privado que tenho e, jamais o divulgaria a ninguém. Vou tentar falar com ele no sentido de demovê-lo da idéia de acabar com este blog tão importante para nós.
ResponderExcluirConhecendo o Luiz como conheço, acho que sua decisão é definitiva e me torturo ao pensar que tive parte ativa nesta decisão.
Só posso lamentar, profundamente, sua decisão e me punir pelo que eu possa ter contribuido para ela.
Ao Luiz e aos frequentadores do SDR minhas sinceras desculpas na parte que me cabe nesta decisão.
Prezado Conde, creio que o motivo de extinção do blog não foram os comentários fora do assunto. Acho que foi cansaço mesmo. Não se culpe. Se por acaso o motivo foi o alegado por você, eu tenho muito mais culpa no cartório. Mas só o Luiz pode dizer os reais motivos. Ainda creio, segundo exposto mais de uma vez por ele, que fotologs saíram de moda e foram substituídos pelos execráveis FB e Instagram. A frequência de comentários baixou muito e o Luiz se ressentia disso. Era muito esforço para pouco retorno. Eu por mais de uma vez tentei estimular os visitantes a se fazerem mais presentes, porém não consegui meu intento. É desalentador você gastar horas pesquisando fotos, textos, documentos, e depois de postar só receber meia dúzia de comentários. Já passei por isso em algumas das postagens que enviei ao SDR.
ExcluirEnfim, seria interessante que o Luiz expusesse os reais motivos da extinção do blog.
É por aí, Helio. O Conde não tem razão neste caso.
ExcluirPois é. Eu por várias vezes monitorei a quantidade de visitas diárias ao SDR. Era em média 1100 visitas. Entretanto, a quantidade de comentários raramente passava de 30, e mesmo assim porque alguns comentaristas escreviam mais de um texto. Se contasse apenas a quantidade de comentaristas, daria por volta de 8 a 10. Desanimador: 1100 visitas diárias, quantidade mínima de comentários.
ExcluirLuiz, como alguém que frequenta esse espaço há mais de 15 anos, só tenho como parabenizá-lo e agradecer por toda a sua contribuição e disponibilidade, bem como pela dos demais frequentadores que abrilhantaram este "bar".
ResponderExcluirLiteralmente cresci aprendendo a história, não só "oficial", como também afetiva dessa cidade maravilhosa, esse verdadeiro "purgatório da beleza e do caos".
Claro que é impossível não ficarmos consternados com tal decisão. Mas, de fato, tudo nessa vida é feito de ciclos. Prefiro pensar que, ao menos as coisas boas, as relações, as trocas que engrandecem, não têm pontos finais, no máximo reticências...
Ontem a postagem não teve nenhuma conotação agressiva ou de cunho político ideológico nos comentários e teve um número elevado de comentaristas/comentários.
ResponderExcluirÉ uma pena terminar um blog tão maravilhoso de forma tão "pobre", ou seja, um post sobre refrigerantes da antiga, em vez de algo mais pertinente ao Rio de Janeiro.
Mesmo que a ideia de parar com as postagens seja definitiva, seria melhor que fosse anunciada a data para que tenhamos um "final de festa" para ser lembrado pela eternidade e com uma postagem a altura pelo que este espaço merece.
Fica a fica!!!
Estou em viagem.
ResponderExcluirFarei contato amanhã ou terça, quando em casa, com mais calma.
Na minha visão a média de visitas é excelente e seria suficiente para continuar, mas é compreensivel se há desânimo ao comparar com o número de comentaristas do passado.
A despedida foi brindada com refrigerantes.
ResponderExcluirUma verdadeira pena. O blog do nosso mestre Luiz Darcy sempre foi uma escola para os amantes do Rio Antigo e aqui eu aprendi muito ! A forma humanizada como ele conta as histórias, inclusive dando nomes aos "personagens" dá vida ás fotos e faz a gente imaginar ricamente cada detalhe ali descrito por ele. Nunca vou esquecer a forma carinhosa que ele se referiu ao meu avô em uma dessas histórias.
ResponderExcluirEntendo perfeitamente os motivos e realmente é cansativo ter um trabalho hercúleo de pesquisa em cada foto para no final receber algumas curtidas e meia dúzia de comentários curtos. O Facebook acabou tornando isso um padrão e no Instagram a coisa ainda é pior.
Mas fica aqui registrado meu carinho e admiração, além do meu agradecimento por essas décadas de alegria que seu blog me proporcionou.
02.10. Começa a crise de abstinência. Quem sabe o Conde consegue sugerir ao Luiz uma intermitência, tipo 4a e Sábado ? Para fazer um novo ritmo. O Ancelmo Góis é só no sábado ( aí seria de menos) .
ResponderExcluirSou eu, GMA, dependendo do aparelho muda a identificação!
ExcluirBom Dia! Todos nós sabemos que tudo um dia se acaba. Que mais posso dizer além do que já disseram. Ficamos órfãos !
ResponderExcluirBom dia, presente !
ResponderExcluirEstou desolada. A primeira coisa que faço ao ligar o celular de manhã cedo é visitar Saudades do Rio. Muito obrigada por tudo,.Luiz (Cristina Pedroso)
ResponderExcluirBom, se eu já não gostava de Facebook e Instagram, imagina agora que sei que eles podem ter parte de responsabilidade no fechamento do blog ...
ResponderExcluirInstagram nunca tive e Facebook instalei e nunca usei, chatissimo.
Será devidamente desinstalado.
Não entendo, o Facebook e Instagram pertencem a Meta, e o blog ao Google.
ExcluirFaço minhas as suas palavras, Hélio. Estou dilacerada (Cristina Pedroso).
ResponderExcluirQue triste. Esse site é fonte de pesquisa e saudade para muitas pessoas.
ResponderExcluirUma das primeiras coisas que fazia antes de ir trabalhar era abrir su Blog. Aprendi muito. Pena que as coisas boas da vida um dia acaba. O cinema de rua. a Saraiva. a Fnac, a 2001 video aqui em São Paulo, etc. Muito obrigado por esses vinte anos.
ResponderExcluirUma coisa que o gerente escreveu me deixou preocupado. O site ficará disponível por mais alguns dias e será desativado. Isso é uma decisão pessoal ou vem do Blogger? Se possível, pediria ao gerente manter o site ativado, mesmo que sem novas postagens.
ResponderExcluirFF: ontem morreu em SP, aos 72 anos, o publicitário e ex-apresentador Paulo Giovanni, famoso no rádio dos anos 80.
Augusto, será desativado dentro de uns 10 dias.
ResponderExcluirFazer backup ou importar seu blog: https://support.google.com/blogger/answer/41387?hl=pt
ExcluirMais uma vez agradeço as palavras carinhosas dos frequentadores do blog.
ResponderExcluirEnquanto o gerente deixar a porta do bar aberta e nem mesmo subir as cadeiras eu vou entrando e sentando na mesa do canto.
ResponderExcluirDa reabertura nesse atual endereço em 22/12/2016 até hoje são 2476 dias e chega perto das 755 visitas em média por dia.
2476 dias cujas fotos vi todas (quando passava, por qualquer motivo, um período ausente, visitava obrigatoriamente as postagens perdidas) e revi pelo menos uma vez, tinha o hábito de procurar a postagem do mesmo dia do ano anterior.
ExcluirDescobri primeiro o Decourt e, logo em seguida, "levado" por ele, o Luiz.
Passei anos sem comentar mas, quando finalmente comecei, peguei gosto.
ResponderExcluirNão há como deixar de lastimar essa decisão. Mas pensando bem, seria egoísmo insistir na sua continuidade, exigindo assim o enorme sacrifício imaginável por parte do Luiz a quem agradeço pelo muito que aprendi e a quem parabenizo pela sábia condução durante os debates, algumas vezes acirrados. Gostaria de ouvir opiniões sobre uma sugestão que seria utilizarmos os próximos dias ainda ativos para combinarmos um encontro/reunião presencial para, além de nos conhecer discutirmos o que poderia ser feito para manter aceso o espírito sempre sob a batuta do mestre Luiz, porém de alguma forma menos cansativa e compromissada pelo mesmo. Muitíssimo obrigado Luiz.
Seria um prazer encontrar os interessados. É só encontrar um local que seja fácil.
ExcluirGMA, 07:12h ==> há muito tempo sugeri ao Luiz deixar de fazer postagens diárias e passar a fazê-las com menor frequência, para evitar a trabalheira que é arranjar material para cada postagem. Mas ele parece não ter gostado da sugestão, porque continuou na faina hercúlea de fazer postagens diárias.
ResponderExcluirComecei a frequentar este espaço em 2006. Aqui aprendi muito sobre o nosso - apesar dos pesares - amado Rio. Integrava o grupo dos "suburbanos", assim como o Mauro, Augusto, e outros poucos que apareceram e logo sumiram. Minha "praia" era mais longe, lá pelos lados do meio e extremo oeste desta grande cidade.
ResponderExcluirO Luiz sempre conduziu tudo muito bem, um "gentleman" que jamais perdeu o equilíbrio - talvez o motivo do grande sucesso deste blog.
É realmente uma pena, fará muita falta. Terei que mudar a minha rotina diária, que era, logo depois do café da manhã, ver as minhas mensagens e logo depois consultar o SR.
No mais, desejo muita saúde e felicidade a todos.
Não tenho problema em deixar o meu e-mail:
bahiaws@gmail.com
Um grande abraço.
Bom dia.
ResponderExcluirPresente.
Somente hoje, ao voltar de viagem, me deparo com essa impactante, para não dizer, triste notícia. Frequento diariamente este blog desde 2005 e era uma delícia curtir e comentar sobre as postagens diárias Tivemos aqui aulas sensacionais e muito aprendi sobre o nosso Rio antigo. Agradeço imensamente ao Luiz e como bem falou o Hélio, tenho plena noção de como é difícil mapear assuntos e postar diariamente um tema diferente, o que deve cansar realmente. Sou a favor do agendamento do encontro presencial para nos conhecermos e trocarmos informações diversas e pertinentes. Forte abraço, Luiz e colegas! meu e-mail mmarcellofilho@gmail.com
ResponderExcluirO Colaborador Anônimo e o Mauro Marcello sugeriram um encontro presencial. Eu também acho que seria interessante.
ResponderExcluirCertamente há dificuldade para achar um consenso de local, mas poderíamos tentar.
Recebi muitos emails com a ideia de duas postagens semanais.
A ver mais adiante.
Tenho os contatos dos que participaram dos concursos Sherlock Holmes e Super-Heróis.
Se houver interesse, os comentaristas que mudaram de emails poderiam enviar o atual para luizd.rio@uol.com.br
Bom dia! Acho ótima a ideia do encontro.
ExcluirConcordo, ótima ideia.
ExcluirDr. D' estou de acordo, quanto ao local por mim pode ser tanto na zona sul, como na zona norte.
ExcluirAcho que quem deseja participar deste encontro, poderia já dar uma sugestão do dia e local, já facilitaria para fazer o agendamento do encontro.
Um bom local é o Oliva. Fica no Shopping Iguatemi e tem estacionamento, além de ser um local de fácil acesso.
ExcluirSer em estabelecimento situado em um Shopping Center é uma boa ideia, estacionamento + segurança.
ExcluirA redução das postagens para 4, depois 3, 2, 1 por semana seriam o outro caminho para o inevitável encerramento, as "doses homeopáticas", conforme comentei no domingo pela manhã.
ResponderExcluirNenhum problema se repetir algumas das melhores já postadas porque sempre tem um ou outro que não comentou no passado.
F.F. ....mas não resisto: nasceu há pouco, apressadinho - em casa - meu segundo neto, Matheus.
ResponderExcluirMãe e filho bem, já na maternidade, ele inclusive já mamou.
O avô aqui "explode" de satisfação.
Parabéns, Mario! Saúde ao neto e felicidades a você, extensivo à família. É mais uma laje que se constrói na família... O prédio vai subindo!!!
ExcluirMuito obrigado, Guilherme.
ExcluirMario tudo de bom para o Matheus, parabéns aos Pais e os Avós. Netos são a maior alegria que temos quando atingimos a idade da sabedoria.
ExcluirParabéns pelo neto! Que seja sempre a alegria da casa.
ExcluirMuito obrigado, Lino e Ricardo.
ExcluirParabéns pelo neto!
ExcluirMuito obrigado, Joel.
Excluir😭😭😭😭
ResponderExcluirNão tem como deixar o blog como fez o André?
Só trava os comentários!
Não podemos perder o conteúdo e comentários preciosos.
VIVA O MATHEUS!!!
ResponderExcluirNetos são o que há de melhor.
Impossível discordar !
ExcluirObrigado, Luiz.
ENCONTRO: aguardamos mais sugestões.
ResponderExcluir1) Sugiro segunda ou terça, dias de menor movimento.
2) Hora: começo da noite, para acabar cedo.
3) Local: shopping é boa opção. O mais central possível, favorecendo a maioria dos participantes.
4) Local 2: lugar que tenha cartelas individuais.
5) Interessados até o momento:
A) Colaborador Anônimo
B) Mauro Marcello
C) Luiz D’
D) Ana
E) Mário
F) Lino
G) Joel
GMA presente
ExcluirEu sugeri o Oliva em razão de ser acessível tanto para quem está na zona sul, centro, Barra da Tijuca, e zona norte. O cardápio é variado, de boa qualidade, o sistema é o de self-service, e a cobrança é o de cartela individual. Além disso os preços são adequados.
ExcluirO Waze está dando 1h6min daqui ao Iguatemi.
ExcluirO ideal seria um local a tempo menor para a maioria.
A) Colaborador Anônimo
ResponderExcluirB) Mauro Marcello
C) Luiz D’
D) Ana
E) Mário
F) Lino
G) Joel
H) GMA
Boa noite Luiz, achei excelentes os requisitos sugeridos, para mim qualquer localização escolhida pela maioria estou de acordo, só vou precisar de mais algum tempo, pois estou recuperando de um problema de saúde e não conseguiria um habeas corpus da família agora.
ResponderExcluirVou colocar mais uma opção a ser analisada priorizando a equidistância:
Restaurante Brasa Gourmet, fica na esquina de Mariz e Barros com Prof. Gabizo. A comida e o atendimento são bons, o preço não é baratinho mas acho que está ao alcance de todos, são cartelas individuais, o único inconveniente é não ficar em shopping, mas tem serviço de valet. (no meu caso prefiro mesmo usar Uber). Pesquisei no google maps as distâncias das principais regiões e acho difícil se encontrar um local mais equidistante, a saber:
Copacabana - 26 Min (Copacabana Palace)
Leblon - 24 Min (Jardim de Alah)
Flamengo - 19 Min (Marques de Abrantes)
Botafogo - 17 Min (Cobal)
Madureira - 26 Min (Mercadão)
Meyer - 16 Min (Jardim)
Jacarepaguá - 36 Min (Freguesia)
Ilha - 23 Min (Shopping Ilha Plaza)
Colaborador Anônimo, quando será sua "alta"?
ExcluirAcho que o local deva ser escolhido após as confirmações de todos.
Lembro que a premiação do "Sherlock Holmes" teve a presença de muitos e foi no "Degrau", onde há bons petiscos, como os famosos pastéis.
Fica a 4 minutos a pé da estação do metrô Leblon, saída Antero de Quental.
Já estou me sentindo bem, acho que mais uma semana e consigo convencer a turma, concordo que primeiro temos que saber se haverá adesão suficiente faltei no outro porque na época não tomei conhecimento.
ExcluirAguardemos as adesões.
ResponderExcluirBoa recuperação.
O Brasa Gourmet é uma ótima pedida. A comida é ótima e tem estacionamento. Uma vez por semana eu costumo almoçar lá.
ResponderExcluirSe acontecer um encontro, estarei presente. É só avisar.
ResponderExcluirPodem contar comigo. Se possível que não seja entre 26 de outubro e 30 de novembro, quando estarei viajando.
ResponderExcluirDe acordo com data e horário.
ResponderExcluirPor mim tudo bem quanto a dia e hora. E até já fiz até um crachá.
ResponderExcluirCandeias, um astro da Globo não precisa de crachá.
ExcluirCertamente teremos uma "canja" do Candeias, depois de algumas "mofadas"...rsrs
ResponderExcluirTambém de acordo com data e horário
ResponderExcluirTerças e quintas são dias complicados para mim, principalmente na parte da tarde e noite. Desejo uma ótima reunião, caso a data seja confirmada.
ResponderExcluirFF: foi detectada queda de Lage no Rio de Janeiro. Locais afetados, Botafogo e Engenho de Dentro...
Fazer backup ou importar seu blog: (https://support.google.com/blogger/answer/41387?hl=pt)
ResponderExcluirTambém concordo com data e horário.
ResponderExcluirConcordo com a data o horário e local também acho que pode ser o Degrau tem a facilidade de reservar o Mezanino e reunir todos num local reservado, e a proximidade do Metrô.
ResponderExcluirFF. Talvez também poderia ser no dia 18/10 - devido o Augusto não poder participar nas terça-feira.
Bom Dia ! Acompanhando as decisões.
ResponderExcluirTentando sair do anonimato.
ResponderExcluirGostarei de estar presente, aguardo definição do dia escolhido.
ResponderExcluirNada é tão ruim que não possa piorar:
ResponderExcluir04 médicos paulistas especializados em ortopedia que estavam no Rio para um congresso foram baleados na madrugada de hoje em um quiosque na Barra da Tijuca.
03 morreram e um está internado em estado grave.
Os bandidos, em uma ação que durou 30 segundos, desceram de um carro, efetuaram múltiplos disparos sem nada falar ou roubar e foram embora, o que leva a polícia a acreditar em execução (?).
Mais uma barbaridade na conta da cidade.
Um deles era irmão de uma deputada federal do PSOL, que por sua vez é casada com um outro deputado do mesmo partido.
ExcluirMário, várias linhas de investigação estão sendo seguidas, incluindo "engano", já que um dos mortos seria bem parecido com o filho de um miliciano "graúdo" de Rio das Pedras, informação veiculada em vários órgãos de imprensa.
ExcluirOutra linha teria a ver com o parentesco de uma das vítimas, como já dito.
A linha do engano de pessoa faz + sentido para mim (em um primeiro momento) do que crime "político", mas vamos esperar.
ExcluirVi as fotos do médico e do filho do miliciano, são bem parecidos e além disso o filho mora perto do local da execução.
Mário, segundo "rumores", a motivação já foi esclarecida, e os executores saíram da CDD para executar a empreitada. A equipe da DH é excelente e vai esclarecer o crime. Quanto à presença da PF, que na minha opinião é para "fazer número", é perfeitamente desnecessária na investigação. Deve-se lembrar que a expertise na apuração de homicídios é pífia, já que a não ser em casos excepcionais, a apuração diuturna de crimes dolosos contra a vida não está no rol das suas rotinas. Podemos dizer que a PF é excelente quando as investigações incluem MBA em condomínios de luxo, escritórios de empresários, de políticos, crimes cibernéticos, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas, e outros. Mas em se tratando de "crimes de rua", crimes contra o patrimônio operações em locais conflagrados (favelas) violência doméstica e familiar (lei Maria da Penha), a PF deixa a desejar..
ExcluirFF: O Ministério Público Federal determinou que a ajuda que o Governo Federal seja suspensa até que sejam verificado se irá impactar as determinações do STF previstas na ADPF 635/20 e possa prejudicar a segurança dos moradores da Maré. Como se pode perceber, o tráfico de drogas e o crime organizado em geral possuem "amigos e /ou parceiros" poderosos nas altas esferas do Poder Público. Alguém ainda tem alguma dúvida?
ResponderExcluirCom certeza, tivemos PR e seus filhos milicianos!!!
ExcluirVou sentir falta do site do seu comentários preconceituosos, homofóbicos, contra pobre, preto.....enfim
Pois é, Anônimo, fazer o que? Agora você terá que procurar um outro blog para comentar anonimamente ou então me dar o prazer de ouvir pessoalmente as suas "pérolas" no dia do encontro. Mas tenho minhas dúvidas...
ExcluirPrezado xará I, vou sentir falta do site, mas desses comentários xenófobos, preconceituosos, racistas, homofóbicos, etc, com certeza que não !
ExcluirAhhh, que pena! Peço desculpas ao Luiz, mas vou te responder: "perdeu mané"! Fui.
ExcluirEspero que essa decisão do fim do blog seja reconsiderada....Sou frequentador assíduo, porém com comentários esporádicos...Não vou ao encontro por estar morando em Blumenau SC há 4 anos,mas o Rio está sempre no meu coração!!!
ResponderExcluirO vício me faz vir diariamente o SDR.
ResponderExcluirSeria muito legal que alguns comentaristas que estão afastados, pudessem comparecer ao encontro.
Seria muito bom rever os mestres, A. Decourt, JBAN, Conde DiLido, Gustavo Lemos, Derani, muito legal o mestre Candeias já confirmou presença.
Estou sentindo falta da confirmação do mestre Hélio Ribeiro, Augusto, Wagner Bahia.
Augusto sugira uma data que você possa comparecer.
FF. O Moisés vai reservar muitas OM para o dia.
Vou avisar o pessoal do Terra.
ResponderExcluirO Arqueobusóloso também se despede, depois de tantos e tantos anos acompanhando (desde os tempos do Terra).
ResponderExcluirO meu muito obrigado a meus amigos virtuais, em especial ao Mestre Mauro.
Ainda vejo esporadicamente algumas páginas do Face, mas não é a mesma coisa.
Mas bem que o Dr. D' podia ter uma página no Face...
Você não se identificou, mas recomendo que siga o Marcelo Prazs e o Edvaldo . Estou terminando um lote de Metropolitana 70/71 e breve vou mostrar nas paginas deles.
ExcluirFF. 1- E que vitória do Fluminense ontem no RG sobre o Internacional, e como esse Cano é fantástico nas conclusões a gol com arremate de primeira, nem Romário era tão eficiente quanto ele na minha opinião.
ResponderExcluirFF.2- Hoje teremos o Palmeira contra o Boca Jr. em SP, espero que o Palmeiras vença para termos uma final da Libertadores Brasileira no Maracanã.
Uma final brasileira praticamente garante um G-7 no campeonato brasileiro. E ainda tem a chance do Fortaleza na "Sula". Podia ser contra Botafogo ou São Paulo, que poderiam ter se cruzado na outra semi...
ExcluirParabéns ao Fluminense. O "bicho" deveria ser especial para o Cano, para o John Kennedy e, por justiça, também para o Valencia que não "matou" o jogo em duas oportunidades claras.
ExcluirComo diz o Muricy Santana, a bola pune, se você desperdiça as oportunidades, fatalmente você receberá um castigo por isso.
Excluir"a bola pune" neste caso = ao mais antigo "quem não faz, leva."
ResponderExcluirO prezado CONDE DI LIDO ainda não confirmou a presença? Casa vá ao encontro, está intimado a tirar do armário o Lancaster .
ResponderExcluirMENEZES, acho muito difícil que o CONDE DI LIDO compareça, com ou sem Lancaster.
ResponderExcluirHá algum tempo, para se redimir de uma vida devassa, aderiu à Ordem de Monjes Camaldulenses, para ser mais preciso à "Ordo Sancti Benedicti Camaldulensis", e vive atualmente uma vida contemplativa, recluso no espartano Edifício Ceará.
Entre jejuns e abstinências, água benta e rosários, faz uso diário do cilício e do chicote para buscar o perdão.
Verdade. Só ponho a cara na rua durante o dia. 3 destinos: farmácia, musculação e pilates. De resto mantenho-me recolhido, dedicado aos estudos filosóficos.
ExcluirDr.Luiz, a que ponto chega o ser humano para redimir-se de uma passado que não pode ser apagado. No caso Monge DI LIDO a coisa é complicada. Só no Himalaia é que a coisa vai curar. Chá de flores abençoadas pelo Dalai pode espantar esses pensamentos que estão impedindo a purificação. Que sirva de exemplo para os demais.
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirFF1- O Palmeiras não vai a final da Libertadores, assim como o Flamengo não ganhou nada até agora em 2023.
FF2- Se fosse o governador do RJ, demitia todas as Polícias do Rio e contratava o Tráfico, em menos de 24H eles prenderam os criminosos dos médicos, julgaram e sentenciaram os bandidos.
"Problema resolvido"...
Eles puniram a "incompetência" dos "três patetas" (segundo alguns setores da imprensa), trazendo barulho e dor de cabeça, envolvendo na história PF, polícia de SP, congresso e repercussão internacional.
ExcluirFF 2 : Lino, "contratar o tráfico?" Você está "lendo jornal de ontem, Rubinho, cai na real!"
ExcluirTalvez seja isso que queiram que a gente acredite nessa versão de "Problema resolvido". Foi tudo muito rápido, as peças se encaixando... isso sinceramente não me convence. Os "matadores" se confundem e matam até quem não tem nada a ver, o carro aparecendo muito rápido com os supostos criminosos mortos... tem caroço nesse angu.
ExcluirPois é, Tá mais bem ensaiado do que novela da Globo, tudo certinho, tudo bem ensaiado e encaixado.
ExcluirLino, seu FF2 é perfeito! O tráfico "resolve" as coisas numa rapidez impressionante. Fica evidente o conluio do Tráfico com as Polícias. Nada mais será investigado. Descanso para os policiais. Se tivessem feito isso no caso da Marielle não estaríamos, ate hoje, cobrando das Polícias a elucidação do caso.
ExcluirSegunda-feira será divulgado o local.
ResponderExcluirObrigado
Infelizmente, por motivo de saúde vou perder a oportunidade de conhecer pessoalmente os amigos de tantos anos. De minha parte continuo, como faço desde 2007, as minhas postagens sobre a Ilha do Governador, atualmente na página do Facebook : Ilha do Governador- o passado no presente .
ResponderExcluirUm abraço em todos, em especial ao Dr. Luiz D´pela atenção e apoio recebido.
Luiz, veja só a falta que o SDR fará. Em qual lugar vamos poder nos comunicar? É certo que houve desvio na proposta do blog, porém sugiro que vc patrocine um novo blog que poderia se chamar "Amigos do SDR" para discutirmos os problemas do nosso Rio. Seria muito legal!
ResponderExcluirCaro Conde,
ResponderExcluirrecebi a proposta de um “Anônimo” para a criação do “O Clone do SDR”.
Ele faria algumas postagens e eu colaboraria umas duas vezes por semana.
Estamos conversando a respeito..
Seria muita mudança para poucos resultados, basta aproveitar o blog SDR atual e postar as 'novidades'...!
ExcluirMenos mal...
ResponderExcluirO blog é bom só o que estraga é os comentários facista do general de pijama Joel de Almeida , bolsonarista doente seus comentários todos tem o mesmo tom do velho lacerdismo . Se eu chegar nesta idade pensando assim é melhor morrer .
ResponderExcluirCaro Nardini, que português lamentável... e comentário impreciso.
Excluir" é os comentários fascista.. "
Concordâncias de lascar.
"...general de pijama"
Não, policial aposentado.
"Se eu chegar nesta idade .." Qual?
E as opiniões divergentes é que dão "molho" às discussões.
ExcluirAh, e o blog não é bom, é ótimo!
ExcluirOlá Antônio! Vejo que não perdeu a forma.
ResponderExcluirquem é Antônio?
ResponderExcluirBeato António?
ExcluirQuanto ao Joel, devo dizer que, apesar das suas posições, é um cara culto e informado. Escreve muito bem. O fato de ter uma posição de direita, diametralmente oposta à minha, seus comentários expressam o seu pensamento e devemos respeitar todos os pensamentos uma vez que vivemos uma democracia. A palavra deve ser livre e, por mais que discorde das colocações do Joel, respeito-o por ser fiel às suas idéias. Para mim sempre foi um prazer ler e contestar as coisas que ele escreveu. Concordo que aqui não seria o foro ideal para isso, mas foi onde conseguimos discutir um pouco de política. Aprendi muito com o Joel. Sou da teoria na qual tudo deve ser analisado. Divergâncias sempre haverá.
ResponderExcluirMuito bom, assino embaixo.
ExcluirAgradeço ao Conde pela menção, pois mostrou um traço de caráter ímpar e pouco comum nesses "tempos incertos". Ele disse tudo: o viés político de uma pessoa nada tem a ver com o seu caráter. O Conde possui manifestamente uma orientação política de esquerda, e isso não o impede de ser altamente qualificado moral e profissionalmente. ### Embora muita gente não saiba, a trabalho policial faz com que se aprenda a conhecer o ser humano em todas as suas nuances e analisar seus diferentes perfis, e isso inclui todos os comentaristas.
ExcluirGrande abraço, Joel! Obridago a vc por tudo que me elucidou em relação à sua experiência.
ExcluirPassando só para conferir, teremos o encontro na próxima terça-feira 17/10, o local será definido nesta semana.
ResponderExcluirUma pena alguns dos mestres comentaristas não poderem comparecer, acho a ideia que está sendo estudada de continuidade do SDR muito boa.
Tendo em vista os comentário das 05:49 e das 11:13, digo desde os tempos do Terra eu sou alvo de comentários agressivos em sua maioria oriundos de uma mesma pessoa, embora haja "satélites anônimos e outros nem tanto". Seja por meu viés político e pela forma franca, esse principal cidadão usava a alcunha de Docasteslo e se dizia Procurador da Fazenda Nacional para tentar me desqualificar. Imaginava ser "o dono da verdade", e por conseguinte o dono do blog. Com o passar do tempo ele percebeu que sua tática agressiva, inclusive incitando outros participantes do Blog, não funcionou comigo. A partir daí passou a se valer de alcunhas diversas como R. Dickson, José Rodrigo de Alencar, entre outros, e é claro, Anônimo . Usando estratégia tosca de digitar erros grosseiros de português, ele imaginou que com isso se ocultaria , esquecendo que "a tecla era a mesma" independente da alcunha. Não considerou o fato de que existem recursos eletrônicos que possibilitam identificar o I.D das postagens. Além disso ele demonstra possuir o dom da "ubiquidade", pois consegue estar em diversos pontos do planeta em épocas e locais diferentes "ao mesmo tempo". Apesar disso o ID das postagens indica que o "cidadão em tela" reside em um imóvel alugado, por sinal bem antigo", no Posto 2. Como bem dizia Nélson Rodrigues, "Todos também envelhecem"...
ResponderExcluirOntem, quando li o "ataque" gratuito do Nardini direcionado ao Joel, quase me manifestei mas logo deduzi que partia de um franco atirador. Que saibamos respeitar as opiniões alheias e contrárias as nossas. Em minha avaliação, Joel é um querido colega deste blog, como todos os demais, com amplo conhecimento de nossa cidade, especialmente da Grande Tijuca e adjacências e com ele muito aprendi. Faço questão de abraçá-lo em nosso encontro que se avizinha.
ResponderExcluirQueria poder ir. Mas moro em São Paulo atualmente. Cresci na Tijuca e tenho mais de seiscentas fotos do Bairro. Aprendi muito com o Joel e o Hélio Ribeiro.
ResponderExcluirMeu Chuvoso Bom Dia !
ResponderExcluirPessoal, meu nome é Romano e em 2013 salvei todo o período TERRA (2005 a 2013). Quem quiser, informe o email que envio o link para download no formato ebook executável. Esse período do blog é uma ótima fonte do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro nos anos 50/60 e 70. Abraços a todos e já estou com saudades do blog saudades do Rio.
ResponderExcluirEu gostaria. Dr. Luiz D' tem meu e-mail. Acho que você deu a dica e salvei os arquivos com o HTTrack Website Copier.
ExcluirJÚLIO CÉSAR...é você?
ResponderExcluirEstou desolada. A primeira coisa que fazia ao ligar o celular de manhã cedo era visitar Saudades do Rio. Muito obrigada por tudo, Luiz D'.
ResponderExcluirCristina, você não cultivava o hábito de tecer comentários? não lembro de suas intervenções. Abs.
ResponderExcluirNa época do "Terra" eu era ativa. Como Cristina Pedroso apenas em momentos formais ou quando o Luiz D' postava o que eu enviava. Como Beatrice Portinari nunca escondi dos amigos minha real identidade. Comentava também como anônima. Depois que um desafeto mandou eu subir a Escada da Penha usando um fio dental de arame gramado, calei-me para sempre.
ExcluirCris, tem notícias do Derani? ou está me ignorando ou morreu afogado num tonel da álcool 70. Não consigo contato com ele.
ExcluirDi Lido, eu nunca mais tive contato. Ele escreveu alguma frase no Messenger no mês de abril. Vivo ele estava, mas penso que possa estar focado em tonéis.
Excluirque pena... tb não consigo contato com ele. Saudades suas e da Beatrice. Vcs fizeram muita falta!!!
Excluirentra no Twitter (hoje "X" ) e me manda em DM o seu celular. Vamos conversar. @eduardobertoni5. Beijão!!!!
ResponderExcluirEu sou leiga no Twitter, mas conversei com Beatrice Portinari e de pronto ela enviou meu número de celular para o Tertuliano Delacroix.
ResponderExcluirNossa senhora, vim descobrir essa triste notícia apenas hoje, depois de ficar uns 30 dias sem acessar o blog por motivos de (muito) trabalho. Frequento o blog desde 2019 e estou muitíssimo triste. Meu nome é Aurélio e sou fã do seu trabalho aqui Luiz, vou verificar as outras postagens para entender sobre a 'continuação' do blog!
ResponderExcluir