Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de julho de 2024

HOTEL GÁVEA

 

Com esta polêmica foto publicada na "Manchete" e que provoca intensas discussões sobre se está espelhada ou não, voltamos ao tema do Gávea Tourist Hotel por conta de uma mensagem que a tia Milu me enviou.


Na década de 1960 a Companhia Califórnia de Investimentos 

lançou o Gávea Tourist Hotel com o "slogan" ...e o sonho se 

realizou entre o mar e a montanha.

Entretanto, o sonho virou um pesadelo. As obras foram 

paralisadas há mais de 60 anos devido à falência da 

incorporadora. 

O prédio de 11 andares, projetado para ter 40 apartamentos de 

23 metros quadrados cada um, ocupa uma área de quase 22 mil 

metros quadrados na Estrada da Canoa nº 2041.

Começou a ser construído em 1953 pelo arquiteto Decio da Silva 

Pacheco.


O hotel fica num local privilegiado, com belíssima vista para o 

mar, encravado no meio de luxuriante floresta. Durante alguns 

anos, na década de 60, chegou a funcionar ali o Sky Terrade Bar,

um bar-boate.

Muitos investidores, como meu "velho", perderam dinheiro ao 

comprar cotas deste empreendimento. Foram vendidas 1520 

cotas, que davam direito a ali se hospedar durante parte do ano.



Por volta de 1960, com parte do prédio construído, passaram a acender vários quartos, formando as letras ""GTH". Os banheiros já estavam com peças hidráulicas instaladas e pelo menos um dos elevadores foi posto em operação para levar o público ao Sky Terrace.



Aparentemente o empreendimento foi vitimado por excesso de esperteza. Muito mais cotas do que o volume autorizado foi vendido de forma que a soma dos valores das cotas ultrapassava o possível valor futuro do imóvel ou da empresa operadora.

A construção ficou totalmente abandonada por esses anos todos e foi parcialmente invadida por desocupados.


A administração da cidade ou eventuais proprietários pouco fizeram neste século para acabar com este esqueleto horroroso. A cidade mudou, a legislação para construções é alterada a todo momento, a violência se instalou e a viabilidade de aproveitamento do local ficou no ar.


A vista do local, apesar da construção dos arranha-céus de São Conrado, continua linda.


Eis então que surge a notícia enviada pela tia Milu:
A empresa Valeria Gontijo Arquitetos comunica que "Faremos o projeto do novo Hotel da Gávea no Rio de Janeiro!!!!!

No coração da Floresta da Tijuca, uma edificação em concreto rasgando o verde da mata, com vista para a praia de São Conrado. Com projeto original do arquiteto Décio da Silva Pacheco, que em 1953 desenhou o edifício quando a arquitetura moderna brasileira ganhava prestígio internacional, com nomes como Lucio Costa, Affonso Reidy e Oscar Niemeyer.

Um hotel que adota os princípios da arquitetura moderna, como planta sobre pilotis, pavimento livre, terraço-jardim e janela em fita. Os pilotis com colunas em “V”, sob um prisma vertical de 15 pavimentos, com rígida ortogonalidade.

O edifício é vizinho à Casa das Canoas, residência projetada em 51 por Oscar Niemeyer, e onde ele mesmo morou por muitos anos.

A volta desse empreendimento icônico foi anunciada algumas vezes, mas agora, finalmente, vai sair do papel. Estamos muito felizes de compartilhar com vocês que seremos responsáveis pela arquitetura desse projeto.

We will design the new Hotel da Gávea in Rio de Janeiro!!!!!

In the heart of the Tijuca Forest, a concrete building through the lush greenery, offering views of São Conrado beach. The original project was designed by architect Décio da Silva Pacheco in 1953, a time when Brazilian modern architecture was gaining international prestige, with names like Lucio Costa, Affonso Reidy, and Oscar Niemeyer.

The hotel embraces the principles of modern architecture, such as pilotis, an open floor plan, rooftop gardens, and ribbon windows. The pilotis will feature V-shaped columns beneath a vertical prism of 15 floors, with strict orthogonality.

The building is also adjacent to Casa das Canoas, a residence designed by Oscar Niemeyer in 1951, where he lived for many years."

Não deixa de ser uma ótima notícia para o Rio, mas vamos esperar para ver.

52 comentários:

  1. Vejo como positivo dar um fim a esse esqueleto e fazer um novo hotel ali mas acho que há algumas dificuldades.
    O acesso é único e o hotel fica longe de tudo, pois não há nada que o hóspede possa fazer a pé.
    Não acho a estrada das Canoas um lugar perigoso neste trecho mas a praia mais perto fica longe. Teriam que criar um bom serviço de transporte.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que recuperem logo este esqueleto. Lembro de dois famosos, ambos na Lagoa, um perto do Corte do Cantagalo e outro entre a favela da Catacumba e a Curva do Calombo. Ficaram muito tempo lá estragando a paisagem.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Excelente notícia. Sempre que passo por São Conrado, vejo o belo hotel abandonado. Dá pena.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Salvo engano, o esqueleto era (ou é) usado para treinamento de rapel.

    Hoje o real faz 30 anos. Depois de oito anos com pelo menos três cortes de zeros, a fórmula foi um pouco diferente. A cada dia o valor da URV era reajustado e em 01/07 ficou fixo em 2750 Cruzeiros Reais, se transformando em Real. Por anos, artificialmente, a cotação ficou comparável à do dólar.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Torcendo é claro para que o projeto siga seu curso e o prédio seja recuperado, concordo no entanto com as dificuldades apontadas pelo Cesar no primeiro comentário desta cinzenta segunda-feira quanto à viabilidade de aproveitamento do local citada no texto: localização complicadíssima principalmente na atual situação de transporte e segurança na cidade.
    Quanto ao aniversário do Plano Real lembrado pelo Augusto, com todos os problemas, defeitos, (má) utilização política que o plano teve/foi objeto de, seu grande - enorme - mérito de controlar a louca inflação que havia décadas assolava e ameaçava constantemente a economia e estabilidade do país, faz com que a data mereça ser comemorada.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Saudosistas. Como sugestão o nome do hotel poderia ser Bela Vista, do mais, nada de interessante existe de instalar um Hotel de Luxo neste lugar, nem como Motel visto que hoje em dia só, vai a Motel casados com a/o amante.
    Trinta anos de Plano Real, e ainda hoje tem gente que acha que o FHC foi o pai do Real.

    ResponderExcluir
  7. FF1- Será que assim como na Dinamarca que proíbe de votar o cidadão que recebe auxílio do governo, aqui no Brasil se fosse instituída a mesma lei, os governos teriam tanto interesse de manter ou aumentar esses mesmos auxílios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Mas como todos os governantes veem esses votos como favas contadas, nunca vão adotar o critério dinamarquês. Que por sinal faz muito sentido.

      Excluir
  8. Considerando as atuais condições de segurança e de locomoção no Rio de Janeiro, nenhum projeto para esse hotel teria boas perspectivas de sucesso. O isolamento nesse caso pode se transformar em uma armadilha. A própria "Estrada das Canoas" é um terreno bastante propício para a prática de roubos e arrastões. Além disso, a proximidade das favelas da Rocinha", Muzema, Itanhangá, Rio das Pedras, e adjacências, notórios redutos de criminosos, tornará o Hotel da Gávea um alvo fácil e rentável.

    ResponderExcluir
  9. Os tempos mudaram e muita gente não percebeu que locais ermos se tornaram verdadeiras armadilhas, principalmente quando se sabe que não existem condições mínimas de segurança pública, e que esse "status quo" faz parte da "política de governo" do atual mandatário.

    ResponderExcluir
  10. Compartilho o mesmo pensamento do Joel. Esse projeto foi abandonado e ficou sem interessados em tocá-lo novamente por conta da insegurança que assola a nossa cidade, além da distância e da total impossibilidade de conhecer a cidade a pé. Quando busco um hotel, me preocupo se posso sair a pé, se tem lojas, restaurantes e bares por perto. O hóspede nele hospedado, dependeria de condução para absolutamente tudo. Totalmente inviável.

    ResponderExcluir
  11. Lino==》09:19, Pelo que me consta o plano real não teve um só pai, mas uma equipe que foi sim liderada pelo FHC, Persio Arida, et al. Tanto que as primeiras cedulas tinham a assinatura do FHC como Ministro da Fazenda.
    Deixando claro que esse "comentário" não é político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe que muito possivelmente FHC já nem era ministro em 01/07 para concorrer à presidência. Detalhe esse que o TSE deixou "passar batido".

      Excluir
  12. A intensão é aproveitar a estrutura existente? Se for o caso eu ficaria preocupado com as condições de colunas e vigas de concreto com todo esse tempo de exposição às intempéries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Ali deve ter ficado exposto aos ventos com maresia.

      Excluir
  13. Boa tarde a todos!

    O mais sensato seria demolir de vez esse esqueleto, não só pelos argumentos já elencados, de insegurança, distância, estruturais e, provavelmente, nascer e crescer uma favelinha próxima, poluir o ambiente e reduzir a mata local.

    Do Plano Real, tem um filme de 2017, "Real - O Plano Por Trás da História", bem fiel à história real. Ontem passou na Globonews um documentário sobre os 30 anos do Plano.

    FHC foi quem organizou o grupo que pôs em prática o Plano. Se ele foi o "Pai", pode-se até questionar, mas quem o pariu foi o Governo Itamar.

    Ao menos trouxe estabilidade econômica e que continua sendo possível um mínimo de organização financeira e praticamente todos os governos posteriores mantêm essa preocupação de controlar a inflação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que geralmente "esquecem" do parteiro, o diminuindo por não fazer parte do "ninho".

      Excluir
  14. FORA DE FOCO: transcrevo a resposta da ANS sobre minha reclamação de aumento de 20% no Plano de Saúde da Unimed, quando o reajuste para todas as outras Operadoras de planos individuais, que são tabelados pelo Governo, foi de 6,91%.

    Em 05/03/2024, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu-se com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed-Rio, Unimed Ferj, Unimed do Brasil e Central Nacional Unimed. Os participantes da reunião concordaram e assinaram a decisão de que a Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médio do Rio de Janeiro LTDA fará a transferência de todos os seus beneficiários para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj).

    De acordo com dados de janeiro de 2024, a Unimed-Rio possui 452.598 beneficiários em planos de assistência médica. Todos foram transferidos para a Unimed Ferj a partir do mês de abril/2024.

    A Unimed Ferj manterá, integralmente, as condições dos contratos vigentes, sem qualquer restrição de direitos ou prejuízos para os consumidores. Para autorizar a transação, a ANS exigiu a manutenção de condições como os valores das mensalidades, as regras de reajuste e a rede de atendimento. Além disso, a reguladora determinou as operadoras façam ampla divulgação a respeito da mudança a todos os beneficiários envolvidos.

    São obrigações da Unimed FERJ neste caso:

    Manter integralmente as condições vigentes dos contratos adquiridos sem restrições de direitos ou prejuízos para os beneficiários alcançados pela operação pretendida;

    Não estabelecer quaisquer carências adicionais nesses contratos, bem como de não alterar as cláusulas de reajuste de contraprestação pecuniária, inclusive em relação à data de seu aniversário;

    Manter a rede assistencial já disponibilizada aos beneficiários da atual carteira da UNIMED-RIO, obrigando-se, a partir da celebração deste contrato, a obedecer às disposições previstas no artigo 17 da Lei n° 9.656/98 sempre que houver alteração dos estabelecimentos que compõem a sua rede credenciada;
    OBSERVEM AGORA ESTE PARÁGRAFO ABAIXO. ONDE ESTÁ A PROTEÇÃO DOS CLIENTES????

    Em 8 de abril de 2024, conforme deliberação realizada durante a 604º Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da ANS, foi definida autorização de AJUSTE ATUARIAL à UNIMED FERJ, excepcionalmente, na carteira de beneficiários, referente aos contratos individuais, oriunda da Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda. de 21,1%.

    A mesma deliberação impõe que:

    pela modulação do ajuste atuarial acrescido do reajuste anual das mensalidades, limitado ao percentual máximo de 20,00% no ano (reajuste + ajuste)

    o percentual de ajuste atuarial que exceder 20%, incluído nesse limite o reajuste autorizado pela ANS para os planos individuais/familiares deverá ser diferido pelos exercícios subsequentes, de forma que não seja ultrapassado o limite de 20% ao ano (o índice definido para o reajuste dos planos individuais/familiares com período de incidência entre maio de 2024 e abril de 2025 é de 6,71%, assim gerando o resíduo de 7,81% em exercícios subsequentes);

    Com a vigência do ajuste atuarial, o índice incidente sobre os valores de mensalidade na carteira de beneficiários, referente aos contratos individuais, oriunda da Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda. será de 20% no mês de aniversário da contratação, entre maio/2024 e abril/2025.

    Diante do exposto, espera-se ter esclarecido quanto à questão apresentada.

    Cabe esclarecer que a ANS atua em âmbito coletivo a favor da sociedade, ou seja, regulando e fiscalizando as operadoras de planos de saúde e punindo-as quando infringem a legislação vigente.
    Atenciosamente,
    ANS - A agência reguladora de planos de planos de saúde do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oferecem uma explicação e nem tentam, por impossível, justificar o injustificável.
      No mesmo texto da resposta, convivem 2 parágrafos incompatíveis/excludentes:

      1º) A Unimed Ferj MANTERÁ, INTEGRALMENTE, AS CONDIÇÕES DOS CONTRATOS VIGENTES, sem qualquer restrição de direitos ou prejuízos para os consumidores. Para autorizar a transação, a ANS exigiu a MANUTENÇÃO de condições como os valores das mensalidades, AS REGRAS DE REAJUSTE e a rede de atendimento.

      2º) Em 8 de abril de 2024, conforme deliberação realizada durante a 604º Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da ANS, foi definida AUTORIZAÇÃO de AJUSTE ATUARIAL à UNIMED FERJ, excepcionalmente, na carteira de beneficiários, referente aos contratos individuais, oriunda da Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda. de 21,1%.

      É absurdo.

      Excluir
    2. É cabível impetrar um MS em desfavor da ANS com pedido de liminar, conforme os comentários publicados por você e pelo Luiz.

      Excluir
  15. FF: o Marcão, que ia ficar "até o final do ano", só ficou até o final do primeiro semestre... Agora é Mano, rumo à segundona. Sobre Eurocopa, falo mais tarde depois do jogo.

    ResponderExcluir
  16. E o Cristiano Ronaldo perdeu o que certamente foi um dos pênaltis mais importante da carreira dele, mas o goleiro acertou o canto direitinho, aí ...
    Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  17. E aí os eslovenos perderam um gol feito no erro do Pepe e boa defesa do goleiro ..
    Agora, vêm aí os "tiros diretos da marca do pênalti".

    ResponderExcluir
  18. Os deuses do futebol foram justos desta vez e passou o melhor time.
    Graças ao Diego Costa, o goleiro português que fez uma defesa decisiva na prorrogação e pegou os 3 pênaltis batidos pela Eslovênia.

    ResponderExcluir
  19. Quem deve estar furibundo deve ser o goleiro esloveno. Pega pênalti do CR7 para os companheiros perderem TODOS na disputa final.

    Não acredito que Portugal passe pela França. Que passou com um gol contra belga. Esse lado do chaveamento está "pesado". França, Portugal, Alemanha e Espanha.

    ResponderExcluir
  20. Não tenho mais coração para assistir esse tipo de jogo.
    Primeiro o Cristiano Ronaldo perde o pênalti que poderia ter sido o último que cobraria pela Seleção Portuguesa.
    Depois o Pepe que vinha fazendo uma boa partida, comete uma falha e quase elimina Portugal não fosse o primeiro milagre do Diego Costa.
    Em disputa de pênaltis só havia visto um goleiro fazer a defesa de 3 cobranças seguidas, foi o Cejas do Santos na final do Campeonato Paulista nos anos 70 entre Santos x Portuguesa, em que o Armando Marques se confundiu e acabou o jogo sem o Santos cobrar o 3 pênalti.

    ResponderExcluir
  21. O Cristiano chorou, mas nas cobranças de pênaltis assumiu a responsabilidade e foi o primeiro a bater por Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E cobrou muito bem, no cantinho rasteiro, aí não tem goleira que chegue.

      Excluir
    2. Se contasse para a estatística, seria o jogador mais velho a fazer gol em Eurocopa. Mas, no momento, é o Modric. CR7 tem pelo menos mais uma chance.

      Excluir
    3. O goleiro da Eslovênia é o do Atlético de Madrid.

      Excluir
  22. Bom dia.

    Hoje é dia do bombeiro. Vem trabalhando muito recentemente.

    ResponderExcluir
  23. Olhei com mais calma as ilustrações e temos uma no estilo Disney (foto 2), onde só faltou o castelo da bruxa no alto da Pedra da Gávea.
    Outra (foto 3), tudo mais bonito, tipo depois que o príncipe derrotou a vilã.
    O belo mapa (foto 4), como se fazia antes do Maps, mas que me deixou curioso por não indicar o nome da "boite".
    O último desenho (foto 5), mostrando uma interessante decoração estilo anos 50, com seus pés palito. O interessante barzinho insinuava que a quitinete também poderia ser utilizada para encontros menos oficiais, depois de passar por aquela boate da ilustração anterior. Lembrando que ainda não era tempo de motéis na cidade.

    ResponderExcluir
  24. Não vai decolar nem que o Saci cruze as pernas ou o Gontijo Teodoro anuncie. Mistura de condomínio com shopping sem lojas. Poderia ser , isso sim, hotel para idosos, muito em falta no Rio. Vista belíssima, lugar de ótimo passeio. É o Museu da Imagem e do Som de São Conrado (ou vice-versa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação do (esqueleto) MIS em Copacabana é (mais) um dos absurdos que atingem a cidade como um todo e o bairro em particular.

      Excluir
  25. A outra "perna" das quartas de final da Eurocopa ficou definida com Turquia X Holanda e Inglaterra X Suíça.

    ResponderExcluir
  26. Se a "o peso da camisa" contar, então:
    França / Portugal => França
    Alemanha / Espanha => Alemanha
    Inglaterra / Suíça => Inglaterra
    Turquia / Holanda => Holanda
    Eu torço por:
    Portugal / Espanha / Suíça / Turquia
    Vamos ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não... A Globo passa, como eu suspeitava, Alemanha X Espanha. Espanha é favorita, a menos que a Alemanha exerça seu "mando de campo". Acho que a França passa. Do outro lado, Holanda e Inglaterra, sem descartar uma prorrogação desta contra a Suíça.

      Excluir
  27. A impressionante defesa do goleiro da Turquia nos acréscimos da partida foi quase tão difícil quanto a do goleiro da Argentina na Copa do Mundo, mas menos importante, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrou pelo tipo de movimento a defesa do Gordon Banks na cabeçada do Pelé em 70.
      (a do Banks com maior grau de dificuldade, foi um "tiro" de cabeça do Pelé que ele defendeu quase em cima da linha, praticamente no chão).

      Excluir
  28. Achei uma injustiça a derrota da Áustria, jogou muito melhor mas perdeu o jogo. Em tudo me lembrou o jogo Brasil X Itália na Copa de 1982, os gols da Turquia em bobeiras da defesa da Áustria como o Brasil, até mesmo a defesa do Zoff ao final do jogo na cabeçada do Oscar, foi igual a defesa de hoje do goleiro da Turquia.
    Daqui a pouco Brasil x Colômbia, se não der zebra novamente a Colômbia vai dar outro vareio de bola no Brasil, igual no jogo das eliminatórias.

    ResponderExcluir
  29. 35' do primeiro tempo e o time brasileiro não consegue sair jogando; a bola não chega nos " homens de frente", erramos passes demais.

    ResponderExcluir
  30. 35' agora do segundo tempo e nada mudou, até piorou.
    Sem jogadas e sem inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 25' e não 35.
      Mas não vai fazer diferença não . Faltam ideias, falta inspiração.

      Excluir
  31. Não conseguimos criar nada no ataque até agora.

    ResponderExcluir
  32. A seleção colombiana jogou melhor e criou mais oportunidades.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  33. Brasil x Uruguai. Vou torcer para o Brasil a fim de os 4 uruguaios voltarem para o Fla.

    ResponderExcluir
  34. Tem alguns quase intocáveis na seleção. Sábado vai ser um vareio do Uruguai. Os torcedores do Flamengo vão ter que esperar mais pelo retorno dos seus jogadores. O mesmo com os tricolores com o "seu" colombiano.

    Será que o Endrick começa jogando no lugar do suspenso Vinicius Jr?

    ResponderExcluir
  35. Desconheço qualquer "seleção brasileira'. O que existe é um punhado de jogadores medianos que atuam na Europa cujos direitos federativos pertencem a empresários, e que devido a um conluio entre tais empresários, CBF, e Rede Globo, tiveram uma valorização absurda devido ao fato de serem convocados para a seleção brasileira. Com tal arranjo, só o Brasil perde.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Saudosistas. Triste ver um bando de jogadores sem a menor qualidade vestindo a camisa da outrora gloriosa Seleção Brasileira. Do goleiro ao ponta esquerda, um monte de bambaias, burro fui eu que fiquei acordado vendo aquela vergonha.
    E acredito que a Colômbia só não ganhou o jogo porque não quis.

    ResponderExcluir