Total de visualizações de página

domingo, 24 de dezembro de 2017

FELIZ NATAL




 
O “Saudades do Rio”, com estas fotos, deseja a todos os que por aqui passam um bom Natal, com muita paz e tranquilidade.
No postal da Praça Paris, na década de 1950, vemos a tradicional e bela iluminação da Mesbla. A esteira de luz que saía do alto da torre do relógio era uma atração para todos.
Que a inocência e a alegria da menina com o Papai Noel sirvam de inspiração para este dia.
A terceira foto foi enviada pela prezada NALU: "Esta foto é do presépio que meu tio Helvecio armava na casa dele todos os Natais. O efeito de pedra molhada era obtido com um tipo de papel tratado com pó de minério (eu acho) que chamavam de "serra".  Era a atração da família e quando eu, ainda bem pequena, morei fora do Brasil, ele enviou a foto pelos Correios para nós".
E para os que ainda não fizeram suas compras de Natal, a Sears estará aberta hoje até tarde.

16 comentários:

  1. Meu comentário é voltado para que o espírito de Natal esteja no coração de todos, despindo-se de ódios , rancores, e de sentimentos mesquinhos, lembrando que as Lei do amor e do perdão são as principais forças que regem o Universo. Um Feliz Natal para todos.

    ResponderExcluir
  2. Cometa da Mesbla, Papai Noel da mesma, com foto e presépios variados e ir à Sears, tudo isso fez parte do pacote de inocência da minha geração. Me lembro de um carro de corrida a pedal na Mesbla, lindo, com freio de mão externo, mas eu já era grandinho. Hoje valeria uma fortuna.

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto é de fato da época em que os anúncios em néon ainda não dominavam a região da foto. Depois, durante vários anos, passou a ser uma referência para os que vinham pelo Aterro em direção ao Centro. No desaparecido restaurante/churrascaria Roda Viva, na Praia Vermelha, havia um painel que retratava essa imagem com os anúncios. Quanto ao Natal desde que a mais tenra infância que minha família tem o hábito da montagem de enfeites natalinos e um presépio que hoje deve comemorar pelo menos 65 anos de existência.

    Agradeço os votos e retribuo, estendendo a todos os comentaristas.

    ResponderExcluir
  4. Todas as fotos trazem lembranças da infância e adolescência.
    Esta semana recebi uma mensagem com o título:
    FOUR STAGES OF LIFE:
    1) You believe in Santa Claus.
    2) You don´t believe in Santa Claus.
    3) You are Santa Claus.
    4) You look like Santa Claus.

    Pois é!

    ResponderExcluir
  5. Boas lembranças. Antes de completar 10 anos estive no Rio entre o Natal e Ano Novo e pude ver alguma coisa da decoração da Sears e Mesbla.Para os olhos de um garoto do interior era mais que fantástico. Hoje imagino,foi embora o encanto.Bom Natal para todos.

    ResponderExcluir
  6. Que o Menino que nasce neste e em todos os Natais, traga esperança para nós. Que essa paz que desejamos uns aos outros permaneça em nossos corações o ano inteiro, todos os anos.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  7. Um Feliz Natal a todos,
    Jaime Moraes

    ResponderExcluir
  8. Aproveitando véspera de Natal para mandar recado para dirigentes do Flamengo que estão perdendo tempo e deixando a banda passar.Já devia estar com multa coisa resolvida como a permanência do Rueda que parece ter acertado com a seleção chilena.Tá então na hora de acertar com o Carpegiani que parece melhor opção e se identifica com o clube e preparar aquela barca que já devia ter partido.Vamos ter que aturar Muralha,Rodolpho,Vaz,Marcio Araújo,Trauco,Gabriel,Geuvânio,Mancuello,W.Ribeiro e outros que não mostram serviço?Muita grana e nenhum retorno e tem ainda a pendencia do Guerrero.Ficar comendo rabanada não vai representar títulos na Gávea e estamos precisando rapidinho.

    ResponderExcluir
  9. Frei Henrique Boaventura24 de dezembro de 2017 às 11:12

    Caríssimo Dr. D´, não poderia deixar de enviar daqui do Norte os meus votos de Feliz Natal a todos os amigos do Saudades do Rio. Continuo com a obra do Senhor por este lado esquecido do Brasil. Recomendações ao JBAN, ao Conde di Lido, a meu querido FlavioM, ao Tumminelli, ao Decourt, ao Celsão, à Evelyn, à Nalu, à Alcyone, à Nana, à Karina, à Giseli Loira, ao Menezes, ao Belletti, ao menino Rafael, ao Candeias, ao Lavra, tia Lu e tia Denise, ao JRO, à Dra. Psicóloga, ao Derani, ao Silva, ao Fidelino, ao Patricio, à Milu, ao Lino, Joel, João Carlos, à Cristina, aos Gustavos, ao Antolog, ao Colaborador Anônimo, ao Plinio, ao Bouhid, ao PGomes, ao Galeno, ao Wagner, ao Rochacampos, à Valéria, ao Paser, ao Mauroxará, ao PGomes, ao Mauro AZ, ao Docastelo, ao Almirante, à pequenina Anita que já deve estar uma moça e todos os outros que porventura tenha esquecido de citar, além de muitos dos atuais comentaristas que não conheço. Grande saudade do Richard, do AG e do Etiel. Que o Senhor esteja com todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Frei Boaventura, que a paz do senhor esteja em sua mesa na data de hoje. O Time e grande mas todos deixaram saudades. Aqui no Nordeste(Massapê) celebramos com a imensa família ao som de repentistas exaltando a data. Aqui não temos Trenó com Renas mas sim carroças com jegues levando presentes as comunidades mais afastadas mas com o mesmo amor do Velhinho.

      Excluir
  10. Bom dia a todos. Passando pelo SDR hoje, para desejar ao gerente Dr. Luiz D' e a todos os comentaristas que diariamente assinam ponto neste fotoblog, memória da nossa Cidade Maravilhosa. Desejo um Feliz Natal em companhia de vossos familiares, que a alegria, a esperança, a felicidade e o amor reine em todos os lares.

    ResponderExcluir
  11. O Frei tem um arquivo implacável ou uma memória que é um espanto!!! Lembranças de gente papa fina que infelizmente migrou para outras paragens ou simplemente saiu de circulação.Lembrança ainda daqueles que já não estão entre nós,com pesar.Um abraço para ele e para todos do pedaço.

    ResponderExcluir
  12.    Lembro que armávamos o presépio quando éramos crianças. Muito daquelas épocas acabou. Atualmente todos estão mais bem informados de tudo. Acabou a inocência.

        Mesmo assim: Um feliz natal a todos!

    ResponderExcluir
  13. Tia Nalu,generosa,me enviou dois presentes.Não sei qual o melhor,a palmatória ou o retrato do do sapo.

    ResponderExcluir