|
O
“Saudades do Rio”, com estas fotos, deseja a todos os que por aqui passam um bom
Natal, com muita paz e tranquilidade.
No
postal da Praça Paris, na década de 1950, vemos a tradicional e bela iluminação
da Mesbla. A esteira de luz que saía do alto da torre do relógio era uma
atração para todos.
Que
a inocência e a alegria da menina com o Papai Noel sirvam de inspiração para
este dia.
A
terceira foto foi enviada pela prezada NALU: "Esta foto é do presépio que
meu tio Helvecio armava na casa dele todos os Natais. O efeito de pedra molhada
era obtido com um tipo de papel tratado com pó de minério (eu acho) que
chamavam de "serra". Era a
atração da família e quando eu, ainda bem pequena, morei fora do Brasil, ele
enviou a foto pelos Correios para nós".
E
para os que ainda não fizeram suas compras de Natal, a Sears estará aberta hoje
até tarde.
|
Meu comentário é voltado para que o espírito de Natal esteja no coração de todos, despindo-se de ódios , rancores, e de sentimentos mesquinhos, lembrando que as Lei do amor e do perdão são as principais forças que regem o Universo. Um Feliz Natal para todos.
ResponderExcluirCometa da Mesbla, Papai Noel da mesma, com foto e presépios variados e ir à Sears, tudo isso fez parte do pacote de inocência da minha geração. Me lembro de um carro de corrida a pedal na Mesbla, lindo, com freio de mão externo, mas eu já era grandinho. Hoje valeria uma fortuna.
ResponderExcluirA primeira foto é de fato da época em que os anúncios em néon ainda não dominavam a região da foto. Depois, durante vários anos, passou a ser uma referência para os que vinham pelo Aterro em direção ao Centro. No desaparecido restaurante/churrascaria Roda Viva, na Praia Vermelha, havia um painel que retratava essa imagem com os anúncios. Quanto ao Natal desde que a mais tenra infância que minha família tem o hábito da montagem de enfeites natalinos e um presépio que hoje deve comemorar pelo menos 65 anos de existência.
ResponderExcluirAgradeço os votos e retribuo, estendendo a todos os comentaristas.
Todas as fotos trazem lembranças da infância e adolescência.
ResponderExcluirEsta semana recebi uma mensagem com o título:
FOUR STAGES OF LIFE:
1) You believe in Santa Claus.
2) You don´t believe in Santa Claus.
3) You are Santa Claus.
4) You look like Santa Claus.
Pois é!
Boas lembranças. Antes de completar 10 anos estive no Rio entre o Natal e Ano Novo e pude ver alguma coisa da decoração da Sears e Mesbla.Para os olhos de um garoto do interior era mais que fantástico. Hoje imagino,foi embora o encanto.Bom Natal para todos.
ResponderExcluirQue o Menino que nasce neste e em todos os Natais, traga esperança para nós. Que essa paz que desejamos uns aos outros permaneça em nossos corações o ano inteiro, todos os anos.
ResponderExcluirFeliz Natal.
Um Feliz Natal a todos,
ResponderExcluirJaime Moraes
Aproveitando véspera de Natal para mandar recado para dirigentes do Flamengo que estão perdendo tempo e deixando a banda passar.Já devia estar com multa coisa resolvida como a permanência do Rueda que parece ter acertado com a seleção chilena.Tá então na hora de acertar com o Carpegiani que parece melhor opção e se identifica com o clube e preparar aquela barca que já devia ter partido.Vamos ter que aturar Muralha,Rodolpho,Vaz,Marcio Araújo,Trauco,Gabriel,Geuvânio,Mancuello,W.Ribeiro e outros que não mostram serviço?Muita grana e nenhum retorno e tem ainda a pendencia do Guerrero.Ficar comendo rabanada não vai representar títulos na Gávea e estamos precisando rapidinho.
ResponderExcluirCaríssimo Dr. D´, não poderia deixar de enviar daqui do Norte os meus votos de Feliz Natal a todos os amigos do Saudades do Rio. Continuo com a obra do Senhor por este lado esquecido do Brasil. Recomendações ao JBAN, ao Conde di Lido, a meu querido FlavioM, ao Tumminelli, ao Decourt, ao Celsão, à Evelyn, à Nalu, à Alcyone, à Nana, à Karina, à Giseli Loira, ao Menezes, ao Belletti, ao menino Rafael, ao Candeias, ao Lavra, tia Lu e tia Denise, ao JRO, à Dra. Psicóloga, ao Derani, ao Silva, ao Fidelino, ao Patricio, à Milu, ao Lino, Joel, João Carlos, à Cristina, aos Gustavos, ao Antolog, ao Colaborador Anônimo, ao Plinio, ao Bouhid, ao PGomes, ao Galeno, ao Wagner, ao Rochacampos, à Valéria, ao Paser, ao Mauroxará, ao PGomes, ao Mauro AZ, ao Docastelo, ao Almirante, à pequenina Anita que já deve estar uma moça e todos os outros que porventura tenha esquecido de citar, além de muitos dos atuais comentaristas que não conheço. Grande saudade do Richard, do AG e do Etiel. Que o Senhor esteja com todos vocês.
ResponderExcluirPrezado Frei Boaventura, que a paz do senhor esteja em sua mesa na data de hoje. O Time e grande mas todos deixaram saudades. Aqui no Nordeste(Massapê) celebramos com a imensa família ao som de repentistas exaltando a data. Aqui não temos Trenó com Renas mas sim carroças com jegues levando presentes as comunidades mais afastadas mas com o mesmo amor do Velhinho.
ExcluirBom dia a todos. Passando pelo SDR hoje, para desejar ao gerente Dr. Luiz D' e a todos os comentaristas que diariamente assinam ponto neste fotoblog, memória da nossa Cidade Maravilhosa. Desejo um Feliz Natal em companhia de vossos familiares, que a alegria, a esperança, a felicidade e o amor reine em todos os lares.
ResponderExcluirO Frei tem um arquivo implacável ou uma memória que é um espanto!!! Lembranças de gente papa fina que infelizmente migrou para outras paragens ou simplemente saiu de circulação.Lembrança ainda daqueles que já não estão entre nós,com pesar.Um abraço para ele e para todos do pedaço.
ResponderExcluirFeliz Natal, Belletti!
ExcluirLembro que armávamos o presépio quando éramos crianças. Muito daquelas épocas acabou. Atualmente todos estão mais bem informados de tudo. Acabou a inocência.
ResponderExcluirMesmo assim: Um feliz natal a todos!
Tia Nalu,generosa,me enviou dois presentes.Não sei qual o melhor,a palmatória ou o retrato do do sapo.
ResponderExcluirÓtimas lembranças
ResponderExcluirFeliz Natal Dr. D', comentaristas e demais leitores.
ResponderExcluirAproveitarei a sugestão e darei uma passada na Sears para as compras de última hora.
Bom dia. Tenho postais de crianças no colo do "Papai Noel" da Mesbla ou da Sears. Algumas completamente à vontade e outras totalmente constrangidas, tentando sair da "cilada".
ResponderExcluirDeu saudade ao ler tantos nomes queridos no comentário do Frei Boaventura.
ResponderExcluirTive o prazer de encontrar alguns neste dezembro.
Um Feliz Natal a todos.
Um Feliz Natal para toda a comunidade do SdR.
ResponderExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirUm dia de paz neste Natal de 2025. Que possamos receber e ser recebidos pelos nossos amados familiares. Que tenhamos a lembrança viva daqueles que já partiram e dar as boas vindas à todos que estão embarcando nessa jornada maravilhosa, chamada VIDA.
A todos uma excelente noite de Natal!🎅
Bom Natal para todos.
ResponderExcluirSem exageros nos comes e bebes.
Gostaria de uma taça de vinho, espero que o calor não atrapalhe.
Notícia triste: o Joel Almeida morreu há três dias, durante um procedimento cirúrgico.
ResponderExcluirQue notícia triste!!!
ResponderExcluirNossa...
ResponderExcluirApesar das diferenças em quase todos os assuntos, era inegável o conhecimento em temas como bondes e alguns pontos da cidade.
Só resta desejar, na medida do possível, um Natal abençoado com
ResponderExcluirPaz
Saúde e
Grandeza de espírito.
Notícia ruim mesmo.
ResponderExcluirUm dos mais assíduos e antigos comentaristas.
Etiel, Belletti, Richard, Derani, são exemplos de como o tempo passa.
Esteve no chope do Degrau. Polêmico como sempre.
Boa noite a todos. FELIZ NATAL. Passando pelo SDR hoje, para desejar ao gerente Dr. Luiz D' e a todos os comentaristas que diariamente assinam ponto neste fotoblog, memória da nossa Cidade Maravilhosa. Desejo um Feliz Natal em companhia de vossos familiares, que a alegria, a esperança, a felicidade e o amor reine em todos os lares.
ResponderExcluirRapaz, que notícia triste!
ResponderExcluirO Joel, embora polêmico, tinha conhecimento de sobra em vários assuntos do Rio Antigo. Como diz o ditado "basta estar vivo...". Que Deus o ilumine!
Essa notícia não deixa de ser um choque. As divergências eram muitas e bem sérias, mas isso era inesperado, pois não lembro de comentários sobre sua saúde.
ResponderExcluirSe não me engano ele estava com 67, a minha idade.