Total de visualizações de página

sábado, 27 de janeiro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: TELEX E TELETIPO


 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. Vemos um aparelho de telex e um escritório de teletipos.
Quando o telex foi apresentado a propaganda dizia que “uma empresa depende fundamentalmente de um eficiente sistema de comunicação para operar, competir e prosperar. O telex é uma comunicação instantânea, precisa, direta e objetiva.”
O teletipo é uma máquina de escrever eletromecânica para transmissão de dados.
Os dois aparelhos ficaram obsoletos com a brutal evolução da tecnologia nos últimos tempos. Já não vemos, praticamente, o uso de telegramas, substituídos pelos e-mails, pelos Whatsapps, pelo Facetime, pelo Skype e tantos outros aplicativos.

19 comentários:

  1. Tive vários aparelhos de telex. Estragavam muito, até eu comprar um Siemens de disco que durou até o fax entrar de vez. Durante os anos 80, um fax custava dois mil dólares e era caçado pelos fiscais da Receita Federal. Tive um apreendido, pois comprara por uns 600 dolares de um amigo. Essa ganância em cobrar impostos e, ou, proteção aos empresários nacionais provou ser uma condução ao atraso. Nem os empresários melhoram e nem o país avança e a sonegação se impõe. Paisinho complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse atraso era um entrave ao desenvolvimento do Brasil. Todos os eletrônicos importados eram adquiridos a peso de ouro, graças à extorsivas tarifas de importação e uma carga tributaria africana. As barreiras alfandegárias desapareceram mas a carga tributária continua extorsiva. Nunca me interessei por aparelhos de Fax, mas secretárias importadas eu tive várias. O Dieckmann foi modesto e educado ao afirmar que aqui é um "paizinho complicado", pois na verdade é um "país de M".

      Excluir
  2. Minha geração viu coisas que pareciam impossíveis. Aquele relógio do Dick Tracy virou realidade. As viagens do Flash Gordon aconteceram. O mimeógrafo a álcool virou impressora 3D. Falar de um celular, ao vivo e a cores, vendo e ouvindo uma pessoa no Japão, com alta qualidade e de graça, anos atrás parecia utopia. Ter à disposição 200 canais de TV em HD, comparado aos dois canais em P&B com chuviscos, com controle de vertical e horizontal, é outro exemplo.
    E apesar disso tudo o mundo não melhorou muito como um todo, haja vista o que acontece no Rio de hoje.

    ResponderExcluir
  3. No final dos anos '70, quando procurava instalações para montar minha empresa de representação de produtos de informática, encontrei uma sala no prédio modernoso que fica na Av. Rio Branco, ao lado do Clube Militar (não lembro o nome do edifício). A sala estava impecável e equipada com o que havia de mais moderno na época, inclusive um aparelho de telex estalando de novo. Um dos membros da minha equipe sabia operar o aparelho e fez uma demonstração para teste. Na ocasião achei interessante o uso da fita na qual se podia imprimir uma mensagem para posterior transmissão. Apesar de tudo preferi alugar um imóvel na Av. Beira Mar, mais barato e próximo da minha residência.

    Com relação ao comentário do biscoito, com o qual concordo, aqui vai um registro/testemunho de fatos que podem ter originado um dos maiores erros na condução da política de implantação da informática no país. Em 1979 participei de uma reunião em Brasília no escritório de campanha do então candidato único à Presidência da República João Batista Figueiredo. Estavam presentes executivos de empresas ligadas à informática, a COBRA, como fabricante de mini computadores, sistemas, como a Honeywell Bull, além de outras, e de suprimentos, dessas algumas por mim representadas. O objetivo era sensibilizar o candidato sobre as deficiências e problemas do setor, discorrendo sobre os futuros planos de desenvolvimento e projetos de nacionalização. No encerramento da apresentação, e após as palavras finais do candidato, um descendente de japoneses, e que passou toda a reunião silente, teve a "brilhante" ideia de acrescentar um comentário final e enfatizou o aspecto de segurança nacional das propostas. Na ocasião lembro de ter notado o efeito desse comentário final no semblante do General Figueiredo, não fosse ele oriundo da chefia do famigerado SNI, o "monstro", segundo o próprio criador, Golbery da Costa e Silva. Pois bem, no ano seguinte foi criada a famosa SEI - Secretaria Especial de Informática que tratou de criar todos os óbices para importação de produtos ligados à informática sob o pretexto de proteger a produção de produtos nacionais, ou nacionalizados. Deu no que deu. O atraso tecnológico foi inevitável. Mera coincidência?

    ResponderExcluir
  4. Bem.....telegramas via Western, !a chamada deve ser completada em 6 horas" (para EUA ou mesmo Argentina), collect call, e muito mais. É a aceleração do tempo historico. Até o tempo de duração d euma geração foi encurtado. Esse ano mandei uns cartões de Natal pelo Correio. Causaram grande surpresa.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Poderemos incluir em breve a esta postagem o fax...

    Há alguns anos todos os computadores de mesa, outro artigo em extinção, vinham com placa de fax-modem com a "espantosa" velocidade de 56kbps... Hoje alguém ainda usa isso?

    Recentemente ao remexer nas coisas do meu irmão, achei um cartão de memória com a "incrível" capacidade de 16MB... Sem contar disquetes de 720kB ou 1,44MB. Hoje os pen drivers chegam a mais de 100GB de capacidade, quase chegando a um HD externo...

    ResponderExcluir
  6. Os teletipos da TV Globo, que colocavam o jornalismo em contato com o mundo, ficavam em uma sala do térreo. Era uma barulheira infernal das máquinas escrevendo os textos.
    Hoje em dia reina o silêncio.Porém as más notícias parece que aumentaram de volume...

    ResponderExcluir
  7. Realmente só se pode classificar como um espanto a Receita Federal ficar monitorando estas bobagens.Parece que melhoramos neste ponto.A primeira vez que vi um telex funcionar foi outro espanto.Durante os anos 70 tive que fazer uso quase frequente do mecanismo e usava um aparelho instalado nos Correios.Os operadores eram o saudoso Odilon e o Ronilson, do qual não tive mais notícias. Apesar das dificuldades, bons tempos...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Alguém que devia ter um tempo ocioso, desenvolveu uma sequência de letras, números e caracteres que ao teclar criava letras na fita do Telex, assim era possível escrever nomes, palavras e frases. Sempre escondido do patrão, é claro!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ! Quando trabalhei no Aeroporto do Galeão (o velho, é claro !) de 1963 a 1966, usei muito o teletipo, para receber e enviar mensagens relativas ao balanceamento dos aviões da companhia aérea em que trabalhei. Lembrando disso hoje, parecia que nos encontrávamos ainda na idade da pedra.
    Meu pai, que nasceu em 1905 e faleceu em 2009 é que presenciou muita coisa na vida, tais como: Viu o Cometa Halley duas vezes; comentava sôbre uns cubos que existiam quando ainda era criança. Esse cubos, de dejetos, ficavam nas casas e, uma vez cheios, eram recolhidos e devidamente substituídos por outros (vazios obviamente) pela prefeitura;
    Conheceu a iluminação a gás existente no Rio de Janeiro; Participou da introdução da aviação comercial no Brasil; Presenciou o lançamento da televisão em nosso país; o lançamento do primeiro satélite artificial não tripulado e posteriormente do tripulado; o início dos computadores em nosso páis e muita coisa mais.
    F.F.: Carta de Joel Almeida no Globo de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li ainda O Globo mas o artigo é pertinente ao que muitas vezes postei aqui: o "Câncer favela".

      Excluir
  10. Boa tarde a todos!
    Volta e meia o Repórter Esso da TV acrescentava à notícia: "Radiofoto UPI", enquanto aparecia uma imagem cheia de risquinhos horizontais. Já era quase o fax (transmissão de pontos -claros e escuros- linha a linha), que teve seu efêmero momento de glória nos anos 80/90.
    O Fotolog do Candeias mostrou, há tempos, um disquete dos grandes, uns 20 X 20 cm, do acervo do Museu Eraldo etc. etc..

    ResponderExcluir
  11. Só vi a fita ser usada em mensagens iguais para vários endereçados. Para um só a operadora teclava direto, poisd era boa datilógrafa.
    Está meio escuro, mas o cidadão em pé e de terno tinha topete e bigode parecidos com os do Adolf.
    Docastelo, oficialmente o Figueiredo não foi candidato único, o MDB lançou o Gal. Euler Bentes com Paulo Brossard para vice, e o colégio eleitoral votou em 15/10/1978. Mas é natural o esquecimento, além de de ter sido uma candidatura com chances zero, eram os últimos dias de AI-5 e o noticiário, principalmente na TV, não falava muito na oposição. A verdadeira oposição (interna), mais à direita, foi o Gal. Silvio Frota, porém logo o Velho General, visto no SDR em retratinho 3x4, e o Golbery eliminaram o "fogo amigo" e garantiram o bom andamento da abertura lenta e gradual, apesar dos "radicais, porém sinceros".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, agradeço seu registro mas não esqueci do fato. Se você reler o texto vai observar que fiz questão de escrever "do ENTÃO candidato único" pois até aquele momento o Euler Bentes ainda não havia apresentado oficialmente sua candidatura e o Figueiredo já estava "em campanha". Relembrando esses fatos só nos resta achar no mínimo curiosa essa situação que fazia a alegria dos chargistas da época.

      Excluir
  12. Muitas coisas estranhas aconteceram nos últimos tempos da ditadura militar. Muitos que hoje são tidos como ferrenhos defensores do "estado de direito", tiveram seus momentos de "flirt" com os militares, à espera de garantir um bom negócio. Zé Trindade já dizia: "O que é a natureza"....

    ResponderExcluir
  13. Dary bonomi avanzi
    Eu operei em 1958 a 1973 com transmissão em código morse .
    Em 1963 lembro me quando recebi via UPI
    O assassinato de John jennedy.

    ResponderExcluir
  14. OLá, procuro um aparelho de teletipo para realizar um experiência eletrônica. Desde já agradeço se alguém me informar onde posso comprar um em bom estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma máquina Teletipo que eu usava, com um baudot por volta dos anos 80. como impressora de um micro computador CP500 Prológica. Era uma coisa barulhenta, porém na época era uma novidade. Contato 73 9 8836-7718 e-mail lindoval@ig.com.br

      Excluir
  15. Se alguém tiver um aparelho TELEX tenho interesse. Estamos fazendo uns testes. me contatem Obrigado

    ResponderExcluir