Na
primeira foto, de 1954, vemos o “Posto de Gasolina Barão de São Felix” repleto
de lotações.
A
segunda foto, mostra a Avenida Pasteur em obras, tendo ao fundo o posto de
gasolina que foi da bandeira Anglo-Americana, depois da Shell e atualmente é da
BR. À direita podemos ver os trilhos por onde passava o bonde 4 – Praia Vermelha.
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A foto do posto de gasolina foi tirada bem cedo, os lotações ainda estão lá e a sombra está marcando 7 horas, ou menos. Esses lotações feiosos de cara chata são Steyr Diesel, um ensinamento que me foi passado há um mês. Os demais são Chevrolet 1948, Boca-de-Sapo, e o furgão também. O caminhão da Texaco é um Mack e nesse tempo, os caminhões tanque ostentavam a bandeira da companhia e eram aerodinamicamente desenhados, uma beleza.
ResponderExcluirNa foto do Oldsmobile, 1952, vemos no posto, então Shell, um Hudson 1941-47 e um Peugeot 203, dos primeiros, 1948-53, vidro pequeno.
Os postos estáo há anos desaparecendo da cidade. Na zona Sul o principal motivo é o baixo retorno que inviabiliza os postos com pequeno movimento, é melhor vender para uma construtora e ficar com um ou dois apartamentos. Mas isso não causa transtornos, mesmo com uma frota dez vezes maior. Qual o motivo? Carros praticamente sem manutenção, dispensando a maioria dos boxes de lubrificação? Menor consumo, precisando reabastecer com menor freqüência?
ResponderExcluirConta a lenda que posto lotado é bom sinal. Já comprovei isso na
ResponderExcluirprática quando eu viajava muito para o sul do país especialmente para Curitiba visitar os parentes e parava sempre nos postos mais cheios tanto para abastecer e comer alguma coisa. Depois do advento dos ¨Graal¨ houve uma expansão dos restaurantes.
Bom dia a todos. Bela foto esta do posto de gasolina onde os ônibus estão abastecendo, ao fundo do posto vê-se as construções do morro da Conceição. Mestre Mauroxará se aparecer hoje pode dar uma aula sobre o local, os ônibus e as linhas que ali abasteciam. Feliz Ano Novo para todos. Hoje começa o ano de 2018 no Brasil, e pelo visto no RJ com bastante movimentação.
ResponderExcluirAbastecer em posto da zona sul é problemático por várias razões, sendo a principal delas o preço do combustível sempre muito alto, agravado ainda pela falta de concorrência. Box de lubrificação? Só na zona oeste, subúrbios, e baixada, onde existem carros muito antigos como fuscas, Brasílias Chevettes, etc.
ResponderExcluirConversando com um ex proprietário de postos de combustíveis fui informado que a diminuição dos serviços automotivos foi apenas um dos motivos de redução no interesse nesse tipo de negócio. O mais importante foi a pressão exercida pela Petrobrás para que fosse adotada essa bandeira nacional. A margem de lucro na venda de combustíveis é considerada baixa e a imposição de resultados na comercialização de derivados de petróleo só piorou a situação. A solução foi a instalação das conhecidas lojas de conveniência e a redução da margem de lucro resultou em práticas fraudulentas.
ResponderExcluirÉ curiosa a constatação de que nos dias atuais uma operação de investigação do porte da Lava-Jato começou com um procedimento de apuração de um ilícito de evasão de divisas em um simples posto de combustível em Brasília, o Posto da Torre. Mais tarde foram descobertas as operações fraudulentas dos postos de Curitiba, adotando-se o nome de Operação Lava-Jato.
Bom dia! Com a permissão do Biscoito Molhado, o posto hoje ainda está lá, e foi local de "rendição"de varias empresas e também de individuais. As 7 horas da manhã todos os carros já estavam na linha e muitos deles já indo "buscar a segunda viagem".o lado esquerdo da foto fica na direção do prédio da Central do Brasil, a sombra que vemos deve ser por volta das 14 horas. A presença do furgão que deve estar sendo dirigido pelo inspetor responsável pela rendição (troca de motoristas) e encarregado de levar a féria do primeiro turno para a sede da empresa,que não é neste posto. Os Lotações cara chata são chassis FK (Ford Alemão a óleo) e em cima deles está uma carroceria Metropolitana de 19 lugares.
ResponderExcluir"Eram outros tempos". Se fosse hoje em dia, bandidos do morro da Providência "fariam a festa" e não sobrariam nem as fichas coloridas. Fora de foco: tive acesso a um vídeo de 1953 mostrando um "tour" na Rua Pinto de Azevedo. Fiquei impressionado com a "pujança" do local. Vou tentar baixa-lo.
ExcluirAo que parece a relação custo/margem de lucro com posto de gasolina diminuiu bastante e empresários preferem outros investimentos.No passado parecia ser um bom negócio.N]ao tenho idéia efetiva do que realmente acontece,mas a oferta diminuiu bastante.
ResponderExcluirMuito interessante a foto dos lotações e fiquei curioso em relação ao Barão de São Felix...
Boa tarde a todos.
ResponderExcluirDeixo os veículos com os especialistas. Mas fiquei mesmo chocado com a descoberta de que no centro e zona sul não existem mais carros como fuscas, por exemplo, exclusivos de plagas mais selvagens...
Até existem sim, mas em quantidades que não compensam o investimento. Aqueles boxes de lubrificação tão comuns em outros tempos, foram desativados na maioria dos postos. Já em lugares "mais selvagens" como Curicica, Cidade de Deus, Boiuna, Taquara, Realengo, Bangu e adjacências, a incidência de fuscas e Chevettes é bem maior...
ResponderExcluirTinha um fusca 71 desde zero. Um dia, um oprimido cidadão,vitima da sociedade, resolveu leva-lo. Atualmente tenho que me contentar com um Passat LS ano 78. Está inteirinho,funciona tudo.
ResponderExcluirFrequento um botequim de um português em Realengo; Armazém Santo Antônio. O dono é uma figura; o protótipo de um Luso brasileiro: vascaíno até a medula, sempre com porções de tremoços e copa-lombo, acompanhados de doses de "vagaceiras" e "barrigudas" geladas. Ele diz que é mais "vrasileiro" que muitos que lá aparecem, pois chegou aqui em 1952. E, como ele, muitas figuras lá aparecem. Tem um "patrício" que sempre aparece com um fusca diferente; dizem que tem uma coleção. Os carros são impecáveis.
ResponderExcluirAh, a tempo: o local não tem nada de selvagem!
Se passar devagar na Rio Petrópolis veio ver fusca e Brasília de todas as cores e idades. São Gonçalo também, Nova Friburgo e Petrópolis idem.
ResponderExcluirTem lugar selvagem sem fuscas, Brasílias e Chevettes. Aliás, qual lugar hoje não é selvagem? Grajaú? Engenho Novo?
ResponderExcluirSelvagem é a maresia que destrói as carrocerias.
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