Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2018

BARRINHA

 
“Sorria, você está na Barra!”
 
Hoje temos uma foto da Barrinha em 1972, com destaque para o restaurante La Violetera da Barra da Tijuca que há décadas está por lá e para o caminhãozinho da Fink. O local é a Praça Desembargador Araújo Jorge. Por aí ficam a 16ª DP e o Bar do Oswaldo. Talvez a Barrinha e o Jardim Oceânico sejam o que de melhor há na Barra, aquele estranho bairro da cidade que provoca tantas polêmicas.
 
Tudo depende de carro, o transporte é ruim, o metrô mal alcança a Barra, gigantescos condomínios por toda parte, um jeito diferente de viver, onde muitos pensam estar em Miami. As lagoas onde se devolveriam polos náuticos e marinas se transformaram em cloacas.
 
Tudo bem diferentes do que dizia o Plano Piloto de Urbanização para a Barra, de 1969: "Começa a erguer-se na Baixada de Jacarepaguá a mais bela cidade oceânica do mundo. O Rio do futuro nasce com filosofia própria, planejado, medido, calculado, imposição e consequência do Anel Rodoviário e das obras do DER na região. Traz, também, no seu bojo conceito nosso de que tal planejamento não poderia resultar do raciocínio frio de computadores. Daí a presença de Lucio Costa. Dele, a idéia, a formulação, o equacionamento. Trouxemos Lucio Costa com a certeza de que o seu gênio criaria um Rio mais humano, aliando a beleza selvagem da Baixada às necessidades e ao progresso da cidade que explodirá nos próximos 30 anos. Foi uma verdadeira conspiração de esclarecimento de Governo, na qual também participaram decisivamente o Eng. Segadas Vianna, o jornalista Luiz Alberto Bahia e o Prof. Rodrigo de Mello Franco. Ao Governador Negrão de Lima coube o toque soberano. Acolheu a idéia, deu-lhe asas. Começou então a surgir a cidade com que ele sonhava para a população desde os primeiros dias de seu Governo. É a transformação em realidade do sonho da "Cidade Maravilhosa".”
 
Nosso saudoso AG era radical: “O símbolo disso tudo é aquela estátua da liberdade erigida em frente ao shopping: um monumento ao mau gosto, ao “macaquismo de imitação” e à vaidade que só a classe “merdia” sabe ter com proficiência. Vou muito pouco à Barra e, quando vou, me sinto parte de um projeto que alguém jogou na lata do lixo numa empresa de arquitetura dos anos 50. Aí, alguém foi na lata, pegou aqueles papéis, passou a mão por cima alisando como um ferro de engomar e pau na máquina. E ficou essa mistureba de estilos, tendências, formas, todas com uma só característica: tremenda cafonice.”
 
Quem frequentou aquela Barra antiga, quase deserta, com boates e bares discretos, praias e lagoas limpas, sente uma imensa saudade. Do Tarantella, do Farol da Barra, do Sobre as Ondas, do Convés, do Bar dos Pescadores, do Dina Bar. E das boates como a Flamingo e a Macumba (havia uma chamada Calypso?), onde se bebia Cuba-Libre ou Hi-Fi, comendo pipoca ou amendoim salgadíssimos (para dar sede e aumentar o consumo de bebidas).
 
Chegava-se lá, vindo da Zona Sul, pela Estrada do Joá com destino aos inúmeros motéis da região. Quem frequentou o Barra Tourist, o Serramar, o Hollywood, o Cha-Cha-Cha, o Playboy, o ótimo Mayflower, o Orly, o Socorpios, o barato Tokyo, o Seven to Seven?
E você, acha a Barra da Tijuca o máximo ou não?

19 comentários:

  1. Também acho a Barra uma suprema cafonice e, durante anos, evitei passar por lá. Com a chegada do Metrô, o trânsito melhorou muito e, de posse de um vale idoso, vou até Jardim Oceânico e baldeio para um Bus não-sei-o-que, que me leva às duas únicas estações que conheço, a Parque das Rosas, em frente ao Village Mall, onde há reunião anual de carros antigos e de antigos alunos do Colégio Militar, e a Bosque Marapendi, do Cittá América, onde tem reunião mensal de automóveis antigos. Que as estações do BRT tenham nome, tudo bem, mas deveriam ter um número também, o que evitaria muitos enganos.
    Os bondes também não tinham número até um dia de 1941, quando um luminar verdadeiro fez a luz. Quem sabe, em 2041, aparece um luminar por lá?

    ResponderExcluir
  2. O AG de radical não tinha nada,estava certíssimo na sua analise.
    A Barra era a praia dos Tijucanos e seu playground,nada se comparava a ela,bela sossegada segura saudável. Popularizou danou.

    ResponderExcluir
  3. Eram "outros tempos". Na época da foto a Barra era um local onde~os tijucanos AINDA não tinham escolhido o local para moradia. Nessa época o acesso era pela sinuosa estrada do Joá, estrada de Furnas, e estrada de Jacarepaguá, onde Rio das Pedras, a "Pisa Brasileira", era ainda um pesadelo distante. A 16ª D.P, atualmente no local, na época da foto ficava do outro lado do canal na General Ivan Raposo, onde funciona atualmente a D.Homicídios. Foi somente no final de 1972 foi inaugurada a Auto Estrada Lagoa Barra. Em 1972 era possível "dar uns amassos" dentro do carro em muitos pontos da Barra {embora eu não tivesse idade para tal} sem ser assaltado ou sequestrado, já que estávamos "no auge" do governo Médici...

    ResponderExcluir
  4. Acho que boa parte dos que moram lá, novos-ricos, a bordo de suas SUVs, adoram o estilo de vida de lá. Me parece uma cafonice geral. Na maioria dos lugares da Barra não há ninguém pelas ruas algo que na minha opinião humaniza um bairro. Perderam-se muitas oportunidades de melhorar o transporte público por lá. A crônica falta de infraestrutura é outro ponto a se lamentar.
    Para os mais velhos a lembrança dos bares, boates, restaurantes, motéis, traz uma boa recordação dos tempos da juventude.

    ResponderExcluir
  5. Já fiz uma mudança pela Fink e visitei as instalações desta empresa em Jacarepaguá. É uma companhia de primeira qualidade. As batidas do Osvaldo foram uma novidade na época e eram um grande programa naqueles tempos em que não havia Lei Seca.

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia vou a Barra uma vez ao ano pra almoçar com minha afilhada que infelizmente mudou para lá por razões econômicas .
    Nascida e criada em Ipanema comprou com o maridão um apartamento na planta,na época bem mais barato do que Ipanema. Ainda não fiz essa viajem que o biscoito fez, geralmente vou de carro ou taxi até o Rio Design Barra onde almoçamos pois é um shopping sossegado e com bons restaurantes.

    ResponderExcluir
  7. Pela segunda vez em dois dias meu comentário não foi publicado...������

    ResponderExcluir
  8. Bom dia.

    A Barra sofreu com o tipo de expansão desordenada vigente nas décadas de 60 e 70, baseadas no automóvel, o tal do "rodoviarismo". Contribuiu também os sucessivos atrasos na expansão do metrô.

    Sobre a arquitetura "miamista", só posso lamentar, mas hoje quase tudo é caixote de vidro.

    ResponderExcluir
  9. O "boom" do crescimento da Barra é uma amostra do retrato social que vemos em todos os níveis e locais no Brasil: o cidadão recém abastado financeiramente que se afasta da "gentalha" e vai viver enclausurado em seus condomínios com os seus pares. Por essa visão egoísta e provinciana imagina-se a cabeça desse indivíduo, cujos gostos remetem às suas origens varzianas, a qual a estátua da liberdade é o exemplar icônico.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia! A Barra cresceu bastante,já chegou a Jacarepaguá. Mas ainda é o sonho de consumo de muita gente. Semana passada quando fui ao SESC vi um corajoso jacaré de porte médio na beira do canal.

    ResponderExcluir
  11. No final dos anos 70 e começo dos 80 minhas idas ao Rio sempre incluíam a Barra,para a diversão de um modo geral especialmente com bares que ofereciam ambiente bem agradável e descontraído.Gostava muito.A coisa mudou não só no local,mas também com hábitos e costumes,pois a Lei Seca inibiu as conversas regadas a chope.O interessante é que jamais senti sinais de insegurança.Mas como dizem aqui,"eram outros tempos"...
    FF: Quero saber se este time do Flamengo vai jogar bola algum dia. É o terceiro treinador e continua o mesmo.Um espanto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Renato, até os anos 80 era possível namorar e até mesmo "dar umazinha" dentro do carro em qualquer rua ou estacionamento público na Barra se qualquer problema. No estacionamento de Cavaco, do Maracujina, da Miami Cite, do Casino Royale, do Costa Brava, e muitos mais, era possível "se divertir". Nunca tive qualquer problema com relação a segurança. Mas na atualidade só um louco fará isso, a não ser que confie muito nesse Deus

      Excluir
    2. Para realizar tal façanha hoje em dia,tem que ser dizimista da minha igreja ou acreditar que vai ressuscitar no domingo!!!

      Excluir
  12. Gente bonita,gente descolada e com muita grana uma arquitetura futurista e tudo que existe de bom em desenvolvimento com modernidade e logística bem equacionada.O maior centro financeiro e ainda excelente rede hoteleira e rede de gastronomia com centros comerciais luxuosos que nada ficam a dever as grandes cidades do mundo e com condomínios independentes e de excelente gosto e primeira linha.Maior rede de supermercados e lojas de departamentos tudo fácil para o morador que está num verdadeiro pais dentro da cidade,ou seja essa é a Barra disparado o melhor bairro do Rio de Janeiro para desespero destas viúvas que como não podem ter o privilegio de desfrutar da mesma ficam a criticá-la.Ora é o local de maior desenvolvimento com uma população produtiva e que cresce a cada ano felizmente.Não é como Copacabana só para dar exemplo que regride a cada dia e virou um verdadeiro museu a céu aberto ou o centro que está cada dia a bancarrota,passando por Flamengo e Botafogo e pode botar Jardim Botânico e adjacências .Mas as viúvas teimam em não admitir o que é bom,o moderno o bom gosto a grana e até em razão disso vivem a implicar com Sampa e falam de Miami mas adoram dar uma girada em Fort Lauderdale.O administrador do fotoblog também está incluído na má vontade com a Big Barra não só pela pergunta ao final do texto como também pela postagem com uma fotografia ruim para a dimensão do local.Acredito até que esteja fazendo uma grande provocação e mais uma vez sou obrigado a lembrar que continuo Do Contra.Sou a favor da Barra que é o máximo e Do Contra aqui neste pedaço.

    ResponderExcluir
  13. Galera,manda trazer de volta o Vaz,o Gabriel,o Muralha ,o Marcio Araújo e aquelas figuras do ano passado que junto ao Zé Ricardo pelo menos ganharam o carioquinha que pode não valer nada mas evita zuação.Este time não joga nada na hora de decidir e estas figuras chamadas de estrelas são verdadeiros chupa sangues e pelo que recebem do clube eram para dar um show a cada semana.E ontem ainda contaram com o Carpegiani dando uma de Pardal e inventando moda ao colocar Arão em campo e jogar Everton como lateral.Um desastre o que só veio configurar que o time não vinha bem com jogadores achando que são os reis e na verdade a produção é zero.O Vinicius é uma nova edição do Negueba e o Real vai ver a fria em que entrou.O Paquetá está com uma mascara boa para baile de carnaval e o Diego está pra lá de Bagdá e mesmo o tal do Dourado ainda está nas Laranjeiras.O novo goleiro deve ter feito estágio com Muralha e do Pará e Geuvânio me recuso a falar.Tõ injuriado mais uma vez e a diretoria tem que fazer uma limpa a começar pelo tal Caetano.Tô injuriado.

    ResponderExcluir
  14. O futebol carioca não passa de um "acordo de facções" que buscam arrecadar o máximo mantendo um suposto equilíbrio entre os quatro grandes. Tudo armado e posso apostar que o campeão carioca será o Botafogo.

    ResponderExcluir
  15. Ao Corneteiro cabe informar que a turma toda dançou lá na Gávea com o Caetano encabeçando a lista mais o Carpegiani e mesmo Mozer.A crise está instalada depois do vexame do Campeonato Carioca.

    ResponderExcluir
  16. É bom o pastor ficar atento pois a lista de favoritos para o lugar do PCC inclui Dunga, Pofexô e Dorival. Não lembro se o O.O. está na lista. Ou o irmão dele...

    ResponderExcluir
  17. ...Saudades do tempo que Meu Pai nos levava a praia do canal (década de 60) Gostaria muito de ver fotos dessa praia que marcou a Minha infância pois, recentemente, Estive lá e daquela época não tem mais quase nada, a praia parece ter acabado...

    ResponderExcluir