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terça-feira, 27 de março de 2018

TRAVESSIA RIO-NITERÓI


 
Antes da inauguração da Ponte Rio-Niterói, na década de 1970, os carros cruzavam a Baía da Guanabara em barcas. Em feriados e fins-de-semana, nos horários de pico, formavam-se filas quilométricas, com algumas horas de espera. A alternativa era fazer a volta por terra por Magé, percurso longo e desconfortável.
Quem não lembra de como ficava todo mundo parado esperando na Praça XV ou do outro lado na volta? A única coisa boa era que, junto com os amigos, havia a possibilidade de ficar paquerando as meninas dos outros carros.
Durante um período após a inauguração da ponte o serviço de balsas ainda ficou na ativa.
A primeira foto, do início dos anos 70, é muito conhecida na Internet (foi publicada originalmente no “Saudades do Rio” em 2007) e é de autoria de meu amigo Manolo, o feliz proprietário do Corcel marron.
A segunda foto, de meados dos anos 60, é do acervo da Nalu. Mostra o valente Fiat 1100 da tia dela, em meados dos anos 1960. Segundo a Nalu o destino era Araruama e o carro provavelmente é 1947/1948, por aí.

29 comentários:

  1. A foto da balsa é de fato bem divulgada na net e hoje o Biscoito pode descansar,pois os carros são de domínio público. Na outra imagem a Nalu deveria ser estar cercada de implicante Peraltas e Garotinhos na figura de primos e assemelhados.

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  2. Para mim, foi muito agradável saber a origem das fotos, conhecia a primeira, da linha da VALDA. A segunda é da então STBG, ex-Cantareira, e mostra o Fiat 1100, um Fusca 1961 e um Simca Chambord, também do começo dos anos 60. O caminhão é um Mercedes-Benz LP 321, que fez história no Brasil. Interessante, entretanto, era o Fiat. Suas portas abriam em sentido oposto e, de forma semelhante às portas traseiras da Kombi antiga, não se apoiavam em uma coluna central, abrindo todo o vão. Naturalmente, era necessário fechar primeiro a porta traseira, com ferrolhos em cima e embaixo, para se poder trancar a dianteira.

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  3. A única coisa boa da fila do lado de Niteroi era poder beber o Mineirinho.

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  4. Sensacionais as fotos, tanto a do seu amigo Manolo que circula há tempos na internet, quanto a da tia da tia Nalu. Tia da tia tem algum nome especial?
    As filas para a balsa de carros eram um suplício. Valiam a pena pelo que se encontrava do outro lado da poça tal como uma Búzios que era um Paraíso. Acho que a última vez que peguei a balsa foi em 1971 ou 1972 para ir a Vitória visitar uns amigos.

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  5. Era a alternativa mais viável para ir para a região dos lagos. Era necessário ter muita paciência, visto que era um verdadeiro "programa de Índio" essa travessia. A sorte é que na época das fotos não havia violência e a região de Niterói e São Gonçalo era das mais sossegadas. FF. Operação das forças armadas no momento fechou a Grajaú Jacarepaguá e toda a região do Lins está sendo vasculhada. Isso mostra que também a região de "Vila Isabel, Grajaú, Engenho Novo, e adjacências", também sofre com a violência.

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  6. Na segunda foto temos a Bi/Tia,Plinio que devia ser muito corajosa ao enfrentar a estrada com uma galerinha.O Fiat é antológico e as malas amarradas nada mais que um grande ...espanto!!!
    Em 71 ou 72 o Plinio fez um bom programa,com parada em Guarapari e/ou Meaipe.Na época Vix ainda tinha muito a crescer.

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    1. Não sei se o Plinio foi a Meaípe, mas eu passei dias ótimos por lá. Chegava cedo na praia, encomendava o almoço num restaurante simples de lá, marcava a hora e ía almoçar por volta das 13 horas frutos do mar e peixes. Com umas boas cervejas. Era tudo de bom. E ainda havia uma menina chamada Elisabetta, se a memória não me falha tanto tempo depois.

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  7. Bom dia.

    Minha opinião é de que deveriam ter continuado com o serviço de balsas, pelo menos em ocasiões extraordinárias. Mas hoje seria inviável depois das últimas intervenções na região da Praça XV.

    Qual outro ponto do centro poderia hoje servir de partida para as balsas?

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  8. O biscoito podia fazer uma parada hoje lá no site do André. A postagem está para ele...

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  9. Bom Dia! Como já comentei da outra vez,tinha preferencia pela Valda por que era mais rápida,mais barata,tinham 5 barcas operando (a STBG) eram só 4. e o desembarque era na Ponta D'areia longe da muvuca do centro de Niterói.

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    1. Mais uma que aprendo aqui, não sabia que tinha opção de empresa e de local para desembarque em Niterói.

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  10. A Ponta D'areia é uma espécie de "São Cristóvão de Niterói" e era a porta de entrada dos subúrbios de lá. Quem morasse e trabalhasse em Niterói era bem servido de transporte público, já que a rede de bondes , ônibus eletricos, e convencionais era bem razoável. Não sou o ucraniano, mas conheci Niterói em 1960 quando estagiava em um escritório de advocacia no Centro.

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  11. O pai da sumida comentarista Evelyn faleceu hoje.

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    1. A Evelyn faz falta por aqui. Um abraço para ela. Hoje o dia está ruim, pois faleceu também um companheiro de tênis.

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    2. Luiz, agradeço! Está muito difícil, chorando muito...

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  12. A barca era tão estável que o caminhão lotado de sacas de batata pode ficar na lateral e na "linha de fundo".
    Tem um carro com pinta de importado, branco com teto preto, atrás daquele pessoal sentado à direita. Deve ser um daqueles com "rabo de peixe", na época já um veterano.

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    1. Localizei o carro, mas não consegui identificar. Parece um Chevrolet, ou Ford, entre 55 e 58.

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  13. FF Hoje começou uma rotina que há décadas não se via: patrulhas da P.E estão patrulhado as ruas em diversos pontos do centro, da Zona Norte, e da Zona Sul. Os "bons tempos" estão voltando?

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  14. Mais um FF: Mais uma matéria tendenciosa de O Globo, de autoria de um professor de história de viés esquerdista na pág.14, comparando a morte do suposto estudante Edson Luís, na verdade um garçom, ocorrida em 28 de Março de 1968 no Calabouço, com a da vereadora Marielle Franco. Comparação esdrúxula e descabida de situações completamente diferentes e que tem o objetivo de claro de desqualificar as forças de segurança. Existe um comentarista "neste sítio" e que está desaparecido que é profundo conhecedor do assunto e que pode ser mais abrangente e detalhar o fato...

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  15. Típica postagem para levar as viúvas de antanho ao nirvana já que representa o maior dos atrasos e da falta de comodidade e dinâmica que vieram com a modernidade da ponte Rio Niterói verdadeira obra de arte da engenharia moderna e retrato do desenvolvimento.13 quilômetros de modernidade ao contrário das balsas arcaicas que levavam quase duas horas para cumprir seu trajeto deixando os proprietários de carros ao relento e tomando fumaça nas ventas ou ainda rodando 100 quilômetros por Magé.Na inauguração em 4 de Março de 74 era a segunda maior ponte do mundo e um orgulho para os brasileiros.Hoje passam por ela mais de cem mil veículos enquanto no adorado tempo da balsas tudo era no conta gotas com 50 carros por viagem..E tem muita gente com saudades daquelas tralhas aquáticas.Só podem ser adeptos da Glostora e do Biotônico Fontoura.
    Em tempo- Vi que muitos comentaristas andaram clamando pela minha presença especialmente nas postagens das vedetes e mantive o silêncio pois não gosto de confundir as coisas e sinceramente teria que fazer algumas comparações que poderiam melindrar aquelas moças que acredito que poucas estejam entre nós.Teria que falar da modernidade dos tratamentos médicos-odontológicos-estéticos da revolução do mercado da cosmetologia com seus hidratantes,shampoos ,sabonetes e cremes e uma centena de outros avanços do mercado da beleza e seria covardia lembrar do sabonete Phebo,da Colonia de Alfazema e dos absorventes da época. Teria que falar de outras dificuldades daquelas moças e comparar com o mundo de hoje e com as belezas que encontramos diariamente.E teria ainda é questão de gênero para abordar o que poderia levar a outras discussões.Só quero lembrar que continuo sendo Do Contra.

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    1. B.noite,Então eu nasci na baia da Guanabara mais diretamente na ilha da conceição,eu acompanhei toda essa super obra ela foi super útil mesmo só que depois da sua inauguração a nossa linda baia foi totalmente destruída eu sei ,eu comi os peixes siris azulões, camarões, mais agora é um grande esgoto a céu aberto ok

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  16. Boa tarde ! Se não me engano, havia um modelo da Simca que era parecidíssimo com esse Fiat 1.100 da segunda foto...

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    1. WHM, a Simca produzia alguns modelos Fiat sob licença. O Fiat 1100 era o Simca 8 e o Fiat 500 era o Simca 6. Os números correspondem aos cavalos fiscais franceses. Depois a Simca lançou a série Aronde e deixou de produzir sob licença. Mas a semelhança entre os Aronde e o Fiat 1400 era bem grande, não no estilo, mas na concepção.

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    2. Muito obrigado pela informação, Bis !

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  17. No lugar de uma junta universal ( Cruzeta), o eixo cardã dos Simca 8 era acoplado com juntas de borracha e lona. E diziam que os carros antigos é que eram bons...

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  18. Qual foi o ano em que parou a circulação das balsas que transportavam veículos?

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