As
fotos de hoje mostram os últimos tempos dos bondes da Zona Sul, seja a última
viagem do bonde 21, da linha “Circular” em março de 63 no Túnel Velho, seja do
último bonde da linha 1, “Avenida”.
Meio
século de serviços e poucos dias para destruição: os bondes foram sendo
substituídos pelos ônibus elétricos e levados para a sua última morada: o
vazadouro de lixo do Caju. Ali eram despojados das guarnições de metais, motores
e fios, passando a alimentar o comércio ilegal do "ferro velho".
Transformaram-se em carcaças da noite para o dia. Prejuízo incalculável.
Os
primeiros bondes depositados no vazadouro de lixo, por falta de vigilância,
foram alvo da cobiça dos larápios, pelo alto valor dos metais existentes nas
guarnições e os próprios motores.
Os
encarregados da remoção dos bondes estenderam linhas em dois sentidos, sobre o
aterro do vazadouro, empregando trilhos novos. O trabalho de recolhimentos dos
velhos bondes levou vários dias.
Ante
o vulto do roubo de peças, as autoridades da JAP (Junta Administrativa
Provisória da Ferro-Carril do Jardim Botânico) determinaram que motorneiros e
condutores, num total de 19 e atualmente sem função, ficarão encarregados da
vigilância dos bondes recolhidos.
A
JAP informava em 1963 que ainda não tinha qualquer solução sobre os destinos dos bondes.
E
não se esqueça que tudo sobre os bondes do Rio está lá no “site” do Helio
Ribeiro: http://www.bondesrio.com/
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Bom Dia! Bondes,aposto que os comentários de hoje serão mais de 20
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirA pressa do Lacerda em erradicar os bondes do Rio foi, no mínimo, suspeita. Os trólebus duraram cerca de cinco anos e foram mais um exemplo de falta de continuidade política.
Na época não sei o devido valor à desativação dos bondes. Achei que os ônibus elétricos seriam um avanço.
ResponderExcluirApenas para corrigir o "gerente", a última viagem do "circular" Avenida ocorreu em 21 de Maio de 1963. A data "oficial" da extinção dos bondes da zona sul é a de Primeiro de Março mas a primeira linha foi a da Praia Vermelha, 03 de Setembro de 1962 e as cinco linhas que circulavam pela Gávea e Jardim Botânico o fizeram pela última vez em 21 de Maio de 1963. Deve ter sido curioso esse período "hibrido" em que os dois sistemas conviveram na zona sul. Entre Setembro de 1962 e Março de 1963 os bondes que se dirigiam à zona sul seguiam pelo Túnel Velho, já que pelo Túnel Novo seguiam os Trolley-bus até as imediações da Praça Serzedêlo Correa. Mas sinceramente não imagino como entre Primeiro de Março e 21 de Maio de 63 o Avenida possa ter circulado pela região de Copacabana e Ipanema o bonde da linha 21, já que os cabos de sustentação de energia dos Trolley-bus já estavam instalados na Visconde de Pirajá e N.Sª de Copacabana. Com a "palavra" os comentaristas mais antigos que moravam na zona sul...
ResponderExcluirO texto original não ficou claro. Qual era o trajeto do bonde Avenida. Não passava nem em Copacabana, nem em Ipanema.
ExcluirFaltou o ponto de interrogação. Qual era o trajeto do bonde Avenida?
ExcluirVinha do Leblon através da Bartolomeu Mitre, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá, Av. Copacabana, Siqueira Campos, Real Grandeza, General Polidoro, Rua da Passagem, Praia de Botafogo, e voltando pela São Clemente, Humaitá, etc...Durante dois meses entre Março e Maio trafegou por ruas onde os Trolley-bus já circulavam. Gostaria de ver uma foto com os dois sistemas em operação...
ExcluirCom o final da concessão de Cia Jardim Botânico em 1960, a Junta de Administração provisória funcionou até 1963. Em 31 de Dezembro de 1963 foi criada a C.T.C, que passou a administrar também os bondes da zona norte e que foram operados pela Light até essa data. Foi o tempo das "linhas provisórias"...
ResponderExcluirAs investidas dos amigos do alheio em relação as velhas unidades deveria ser bem previsível,pois os metais eram fartos e também
ResponderExcluiralgumas peças que devem ido direto para antiquários,como relógios,marcadores e assemelhados.Não entendi bem a bandeira que aparece a direita da foto 2....
Na foto 4 o reclame é bem sugestivo para o momento com o grande ídolo precisando de poções camaradas do produto.
FF:Pelo sim pelo não o Joel acabou acertando quem seria a campeão carioca.
Vai ver a bandeira americana tem a ver com o envio de alguns bondes desativados para os EUA.
ExcluirPara complementar, esses bondes ficaram cerca de dois anos encostados no Caju. Até que em Janeiro de 1965 começaram a incendiar-los e desmonta-los criminosamente. Eu tenho inclusive fotos desse absurdo.
ResponderExcluirNa época, eu fui até o depósito do Caju ver os bondes. Fiquei matutando como eu iria entrar lá, porque havia uma guarita com cancela. Aí vi que estava havendo uma partida de futebol num campo à esquerda de onde estavam os bondes. Na cara de pau, entrei como se fosse ver a partida. Uma vez lá dentro, passei pela cerca que circundava os bondes e perambulei entre e por dentro deles, durante bom tempo.
ResponderExcluirNo domingo seguinte, fiz a mesma coisa, porém logo no início um vigia me viu e me alertou para sair dali porque eu poderia ser confundido com ladrão e levar um tiro de espingarda. Foi uma pena.
Fiz tudo isso por causa da minha coleção de números de ordem de bondes, e meu ponto fraco eram justamente os da Zona Sul. Como eu morava na Tijuca e minha coleção iniciara em agosto de 1962, naquele pouco tempo até a extinção dos bondes da Zona Sul eu não tivera muitas oportunidades de colecionar os números deles.
Somente quem viveu nesda epoca e desfrutou desse meio de transporte sabe da importância dos bondes para a cidade maravilhosa.Insubistituivel até hoje.
ResponderExcluirComo o Caju mudou muito e nem mesmo tem um campo de futebol com aquele que aparece na foto, fica muito difícil a localização exata do ex-cemitério dos bondes.
ResponderExcluirNa foto 2, a laje acima do bonde era do Tabuleiro da Baiana.
Vou chutar: um Impala e um Austin na foto 4?
O Caju hoje em dia é um local perigosíssimo e inviável de ser visitado. É uma espécie de Somália, onde quadrilhas de traficantes destruíram a região. Até o stand de tiro da Polícia Civil foi transferido de lá. Há pouco tempo um "bonde" de traficantes "bateu de frente" com uma patrulha do E.B próximo ao cemitério. O resultado final foram 3 bandidos mortos, 3 fuzis apreendidos, além de pistolas e granadas. Hoje em dia não dá nem para ir a enterro...
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