Vemos a garagem de ônibus da linha 70, na Rua
Marquês de Abrantes nº 178.
Neste endereço ficava também a MOTORBRAZ,
telefone 26-9494, onde era possível fazer em seu automóvel uma aplicação de “Undercoating”,
uma composição à base de borracha e amianto micropulverizada, que se aplica uma
única vez e para sempre, em camada de 3 milímetros de espessura, ao chassis,
paralamas, capot do motor, malas, portas, teto e assoalho dos automóveis para
proteção eterna e absoluta contra ferrugem, barulhos, grilhos, maresia,
infiltração de pó e desapertos.
No processo de emborrachamento eram incluídos os
seguintes serviços: lavagem por processo químico a vapor do chassi, paralamas,
parte externa do motor, etc. Mobilubrificação, reaperto geral do chassi,
emborrachamento, limpeza interna com aspirador especial, lavagem da carroçaria
a “shampoo”.
Os especialistas poderão dizer se isto é falso
ou verdadeiro.
E que prédio é aquele ali atrás?
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Interessantes os dois Fiat 500, do modelo pré-guerra, que ficou em produção até 1948. O outro carro é um Ford 1935 ou 36. Os ônibus parecem anos 50. Quanto ao Underseal, era essa a marca do produto apregoado, nunca vi, ou experimentei. Mas lembro das propagandas nas revistas, especialmente nas Seleções. O Biscoito Molhado vai viajar até meados de maio, mas vai acompanhar tanto quanto possível.
ResponderExcluirNão conhecia esse método antiferrugem,mas tive vários Fiat mille,e a concessionaria pulverizava o chassis do carro,contra a corrosão , com a garantia de 4 anos desde que você levasse o carro todo ano pra pulverização. Não sabia da existência dessa garagem.
ResponderExcluirQue linha fazia o ônibus 70? Lembro do 64, que fazia a Leopoldina-Leblon, do 12, General Osório, do 109, Malvino Reis, do 25, Jacaré-Ipanema, do 110, acho que E.Ferro-Ipanema. A lista completa pode ser achada em algum site?
ResponderExcluirQuanto a estas coisas para os automóveis é um mercado imenso. Quantas realmente funcionam? Já li que pulverizar a parte de baixo do carro é contra-indicado. Aditivos para isto ou aquilo sempre me pareceram picaretagem.
Boa viagem para o Biscoito Molhado.
O visual da garagem não era nada chamativo para clientes.
ResponderExcluirOs dois carrinhos eram Citroen?
A região ainda tem construções antigas, mas pela internet não consegui achar nada parecido com o casarão mostrado nesse ângulo da foto.
O Underseal existe também em latas de 1/4 de galão e pode ser aplicado com pincel ou "brocha". Tive um fusca nos anos 80 que teve o fundo e as caixas de ar pinceladas. O resultado foi satisfatório, já que o grande problema do fusca e da Brasília era a junção do assoalho e das caixas de ar.
ResponderExcluirAcrescento ainda que esse expediente de esborrachar partes de veículos ainda é utilizado em regiões mais carentes, já que é grande a profusão de veículos antigos como fuscas, Brasílias, T.Ls, e outros. Basta andar pela baixada fluminense, São Gonçalo, e é claro, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Curicica, Alqueire, Campo Grande, Santa Cruz, e toda a área atendida pelo B.R.T...
ExcluirEmborrachar
ExcluirEste método deveria ser uma espécie de Ziebart da época,mas nunca ouvira falar e em Vix sempre foi necessária uma proteção aos autos em função da maresia mais presente.O prédio lá no fundo sei que de longe parece ser muito bom para um templo da minha igreja,sem tarja verde,é claro.
ResponderExcluirAo Biscoito uma boa viagem e grandes observações sobre os autos.
Bom dia.
ResponderExcluirHoje o tema me é completamente estranho. Já apareceu o especialista no tema e em breve o "especialista" também o fará, isso se o comentário não estiver esperando aprovação.
Prefiro falar de outros temas, como o ocorrido ontem em Madrid. Alguns comentaristas da ESPN têm uma teoria interessante. Com a eliminação do Barcelona na véspera, estava ficando perigoso para os negócios uma provável prorrogação envolvendo o Real Madrid. Imagina semifinal de Championship sem Messi E CR7... Já basta sem um deles.
Não digo que não teria sido pênalti, mas o juiz daria nas mesmas circunstâncias na outra área?
Champions... Corretor automático.
ExcluirOnde houver crentes eu estou presente com a minha marca avassaladora.
ExcluirBom Dia! Os ônibus são dos anos 40. Aqui vemos dois chassis diferentes.Até 1962,quando uma empresa acabava ou a linha era abandonada, o numero podia ser usado por outra empresa na mesma ou em outra linha,mesmo sendo em outro itinerário ou destino.No caso desta linha 70,em varias épocas foi operada por empresas diferentes,e teve ponto final e destinos bem diferentes das linhas que as antecederam com o mesmo numero. na Tijuca, na E.de Ferro,S.Cristóvão e Bonsucesso.
ResponderExcluirNo jogo de ontem, o lance final e decisivo do jogo, pode dar inúmeras interpretações, se olharmos pela visão dos juízes brasileiros a grande maioria deles pelo menos 90% marcaria pênalti, já na Europa talvez 50% deles não marcasse aquele pênalti. Porém vimos ontem mais uma vez, o CR7 sendo decisivo na hora H. Bem que o sorteio poderia ajudar nestas semifinais, Real Madri X Bayern seria um jogo para dar grandes emoções, já a outra semifinal entre Roma X Liverpool, serviria para dar a oportunidade a uma mudança das equipes que ultimamente frequentam as finais desta Copa. Para mim, gostaria muito de ouvir a música Hey Jude ao término do jogo final.
ResponderExcluirSe o jogo fosse em Turim o juiz daria pênalti?
ResponderExcluirO lance foi duvidoso. Tenho a impressão que o Vásquez já estava caindo quando o Benatia chegou e houve o contato.
Ano passado numa mesma quarta de final o Real Madri também foi beneficiado contra o Bayern conforme disse ontem.
Se o Real Madri, o Barcelona e o Sevilha fossem eliminados nesta fase os espanhóis iriam à loucura. Por outro lado seria o renascimento do futebol italiano dada a façanha da Roma anteontem.
Nos dias de hoje é impossível não ter o árbitro de vídeo em todos os jogos importantes.
Mas não compreendo como um time pode levar 3x0 em casa e uma semana depois fazer 3x0 até quase o final. Acomodação de quem ganhou a primeira partida?
O Barcelona, então, esteve irreconhecível. Teve menos de 50% de posse de bola no jogo com a Roma, quando habitualmente tem mais de 65%.
A grande tacada do Real vai acontecer dentro de dois anos quando o CR7 aposentar e vingar a grande estrela do Vinicius Junior.KKKKKK
ResponderExcluirNa década de 1940 era a "garage" da Viação Victória, que operava a Linha 70 (Estrada de Ferro-Leblon). Em 1950 a empresa foi vendida para a Copanorte Ônibus.
ResponderExcluirNão sei hoje em dia, mas na década de 1950 as garagens dos ônibus era todas a mesma bagunça e falta de limpeza. Muitas vezes os ônibus adentravam nas garagens, repletos de passageiros para reabastecimento ou até mesmo pequenos reparos. Como se diz atualmente... era um Zorra Total...
ResponderExcluirEsses carrinhos eram conhecidos no Rio como Fiat Pulga.
ResponderExcluirSempre no "fora de foco" eu procuro noticiar fatos referentes à segurança pública, já que eu tenho algumas redes de zap oriundas de órgãos pertinentes. NÃo se trata de qualquer tipo de animosidade ou picuinha mas apenas fatos. Agora mesmo eu recebi um áudio e um vídeo dando conta de um arrastão na estrada dos Bandeirantes em frente a estação do BRT de Curicica, praticado por diversos homens armados com fuzis. Quem estiver interessado é só pedir que eu envio...
ResponderExcluirEu tive uma Brasília que o fundo "caiu". Isso em 1983. Os carros eram uma porcaria, a lataria em menos de um ano já apresentava sinais de corrosão. O mais engraçado é que o povo daqui do Rio dizia que os corroíam mais aqui por causa da proximidade com a salinidade do mar, brasileiro eternamente tentando explicar a sua imbecilidade. Os carros a partir do final da década de 1990 enfim melhoraram a lata, algo de importante certamente foi realizado lá na CSN. Meu irmão tem um Palio 1987 que não tem um ponto qualquer de ferrugem, e olha, Joel, que praticamente, tirando algumas viagens, ele só trafegou no perímetro do Valqueire à Campo Grande... rs rs
ResponderExcluirWagner Bahia, em 1991 eu fui à Guarapari com um Brasília 79, apesar de possuir uma Fiat Uno, mas sabendo das estradas vicinais e das serras que eu trefegaria, optei pela Brasília. Digo que não poderia fazer escolha melhor. O carro era muito resistente e uma Uno não aguentaria "o tranco". Daí esse tipo de carro seja "tão popular em certas regiões" do Rio, apesar de alguns deles tenham mais de 40 anos. Quando eu tinha 4 anos, minha mãe lecionava na escola "Prof. Augusto Cony no largo do Tanque, e costumava me levar com ela. Me lembro bem daquelas ruas mal calçadas, pioradas ainda devido as trilhos de bonde. Apesar da quantidade de "jamantas" estrangeiras, só os fuscas davam conta do recado. Talvez por isso existam ainda tantos fuscas na região e "adjacências"...
ExcluirDigo, Palio 1997
ResponderExcluirWagner,Brasilia cair o fundo é pouco.Geralmente em se tratando de Brasilia cai tudo,especialmente o meu humor.Um espanto!!!!
ResponderExcluirRealmente, Wagner Bahia : A partir do lançamento da linha "Uno" a qualidade das carrocerias mudou totalmente de patamar.
ResponderExcluirChegava-se ao absurdo de que em plena garantia a ferrugem já dava sinais de vida, como foi o caso de uma Belina 1979.
O "especialista" se esborrachou mais cedo tentando novamente diminuir regiões do estado por simples birra ou algo mais patológico.
ResponderExcluirMais tarde deu informações equivocadas sobre arrastão em Curicica. O ocorrido foi uma tentativa de roubo de carga de cigarros em outro ponto de Jacarepaguá e a polícia foi acionada em Curicica e conseguiu, veja só!, prender parte da quadrilha.
O link para a matéria: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/04/5530799-pm-impede-roubo-de-carga-e-liberta-motorista-refem-na-zona-oeste.html
O "especialista" poderia ter citado, por exemplo, a mulher esfaqueada em Shopping na Tijuca...
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/04/5530850-mulher-e-esfaqueada-em-shopping-na-tijuca.html