O
Reinaldo Elias, do “Colorizando o Passado”, tem feito verdadeiras obras de arte
com fotos antigas como esta de hoje.
Vemos
o belíssimo Real Gabinete Português de Leitura, em foto de 1895, de Marc
Ferrez.
Situado
na Rua Luís de Camões (antiga Rua da Lampadosa) nº 30, é um prédio estilo
neo-manoelino, que se caracteriza pela exuberância plástica, o naturalismo, a
robustez, a dinâmica de curvas e o recurso a motivos inspirados na flora
marítima e na náutica da época dos Descobrimentos.
Visitar suas suntuosas instalações é um ótimo programa no Rio de
Janeiro. Muitas vezes temos coisas interessantes na nossa cidade que
desconhecemos ou não damos o devido valor. Abriga uma biblioteca das melhores
do mundo, Centro Cultural, inclusive com recursos multimídia.
Reparem que não havia o "Real" no título do frontão. O título
"Real" só foi outorgado pelo Rei de Portugal em 1906. O interessante
é que Portugal tornou-se república em 1910, mas o título ficou. O Real Gabinete
é a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal.
O prédio está
bem conservado, tanto em suas fachadas quanto em seu interior, mas é lastimável
que o largo em frente seja ocupado por moradores de rua, principalmente durante
a noite.
Este local é um tesouro muito pouco conhecido dos cariocas. O único cuidado é se você é alérgico, pois quando fui havia muito pó por lá. Já o entorno é pessimamente frequentado.
ResponderExcluirSensacional a colorização do Elias. Ainda não conheço o espaço,o que farei em breve.
ResponderExcluirFaltou dizer que o local foi devastado com demolições inúteis e que servem apenas servir de valhacouto de crackudos e marginais "de rua". Um prédio que é uma joia encravada em uma área semi-degradada. Não entendi a razão daquelas demolições.
ResponderExcluirO Elias se superou...
ResponderExcluirBom Dia ! Nos anos 50/60 fui algumas vezes nesta rua, em uma oficina chamada " Lopes das Chaves". Hoje não se faz mais cofres de ferro,esta firma não deve mais existir.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirNunca entrei (culpa minha!), mas passei várias vezes em frente.
Realmente o Reinaldo Elias tem feito ótimas colorizações e mantido o legado do conde e do Nickolas (que ultimamente parece ter se especializado em remasterizações). De chato, a marca d'água obrigatória para identificar o autor, evitando na maioria das vezes a utilização sem os devidos créditos.
FF: ontem à noite morreu aos 93 anos a atriz Eloísa Mafalda, a Pombinha Abelha do Roque Santeiro, a primeira Dona Nenê da Grande Família e a Gioconda Pontes de Pedra Sobre Pedra, entre outros papéis marcantes...
ResponderExcluirEloisa Mafalda foi uma das protagonistas da mais longa novela exibida pela Globo: A grande mentira, de 1968. Inicialmente com Cláudio Marzo e Miriam Pérsia, a trama mudava os protagonistas e os principais personagens ao longo da trama. Contava ainda com o canastrão Hélio Souto, Neuza Amaral, Gilberto Martinho, e outros. Um dramalhão italiano que durou dois anos. Um saco!
Excluir2 anos? Novela que não acaba hoje é chamada de "soap opera".
ExcluirMuitos pensam que se trata de uma igreja .... e chegam a fazer o sinal da Cruz !
ResponderExcluirO que seria o comércio ("reiro") à esquerda?
ResponderExcluirO comercio é tintureiro.
ResponderExcluirÀ direita há os charreteiros, jornaleiro e até camelô (o preferido da Tya).
ExcluirPelo GSV pode-se "entrar" no gabinete:
ResponderExcluirhttps://goo.gl/maps/JFaX5umvriJ2
Nada mais que obrigação vencer A Meleca e garantir a classificação mas não vai longe com o que vem jogando.Colocar o Lucas Paquetá onde colocou é matar o time e ficar sem municiar os caras da frente que também não dizem o que estão fazendo pois não finalizam.O meio campo está esburacado e vamos sentir falta do Marcio Araujo observando que Diego está meia boca e não deve jogar com Everton Ribeiro.O Vinicius Jr. já pode ir embora pois quer aparecer sozinho e não joga a bola para o Ceifador que ainda não estreiou.Os laterais continuam fazendo jogos irregulares sem definição de papel e assim não vamos passar da outra fase.Tá muito ruim o que se vê a cada jogo.
ResponderExcluirTécnico fraco, laterais limitados, um vácuo no meio campo, um centroavante pífio. O time está desorganizado. Não irá longe assim.
ExcluirPeço licença ao gerente do espaço para recomendar a leitura de duas colunas (artigos) do Globo de hoje. A do Veríssimo e a do Carlos Alberto Sardemberg, este longe de ser um "esquerdopata".
ResponderExcluirAlém da participação do Decourt nas cartas dos leitores.
Perfeito, Augusto. Duas opiniões, uma de esquerda e outra de direita, que merecem ser lidas e meditadas.
ResponderExcluirBolsonaro chega a ser uma figura de folclore.Um verdadeiro espanto.Mas não está aí por acaso.É fruto da incompetência e da mixórdia que foi instalada no país através de falsos profetas e verdadeiros bandalhas da nação.É lamentável que se fale num retrocesso tão grande,mas é preciso ver quem são os verdadeiro responsáveis por este estágio de coisas.Se a gente olhar um pouco para nossos representantes na certa vamos encontrar algumas respostas.O Brasil está muito doente.E não é de agora.
ResponderExcluirE o interessante é que dessa fase nebulosa no Brasil o maniqueísmo esquerda x direita criou várias situações curiosas. Uma delas é o macarthismo tupiniquim, mais uma invenção do pródigo brasileiro. Qualquer coisa hoje em dia que remeta a direitos sociais e humanos é coisa "de esquerda". Não deveria ser interesse de todos?
ResponderExcluirÉ claro que deveria, mas a cegueira e o ódio são maiores. Tornou-se quase impossível dialogar. O outro que pensa diferente é inimigo.
ExcluirA França Antártica teria sido uma alternativa bastante viável, porém optou-se por uma "África esmaecida". A verdade é que o progresso moral e intelectual só é pleno quando o povo é receptivo à essa condição. No mundo conhecido só existe uma grande nação de dimensões continentais que chegou ao primeiro mundo pacificamente e sem maiores problemas: O Canadá! Todos os outros desse jaez passaram por gravíssimos problemas e grandes tragédias naturais e pessoais, onde muitas vezes houve sangue derramado. Com o Brasil não será diferente...
ResponderExcluir