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terça-feira, 12 de junho de 2018

BONDES



 
São "figurinhas repetidas"?
 
1) Imediações da Praça da Bandeira?
 
2) Rua São Francisco Xavier esquina de Barão de Mesquita, em frente ao Colégio Militar.
 
3) Esta não lembro o local, deixando para os especialistas.

12 comentários:

  1. Os novos bondes de Santa Teresa têm estribos retráteis e aquela barra de madeira correndo dentro dos balaústres vista na foto 1. O furgão tem todo o jeitão dos Dodge dos anos 30, como na foto 2. Nesta, além do furgão, vemos um Ford Prefect até 1948 (mordido na traseira) e um Standard Vanguard até 1949, ainda sem as saias das rodas traseiras que caraterizam o modelo 1950.
    Na foto de baixo, um Ford 55-56, fácil de ver porque é o único mais moderno e define a data mais cedo da fotografia. Além dele, um táxi Chevrolet 52 com enorme proteção de parachoques - de frente - e um Mopar 47-48 de traseira. À frente do Ford, um Mercury 49 escuro mostra sua vigia traseira tripartida.

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  2. O conhecimento do biscoitomolhado é impressionante.
    O bonde 60 segundo aprendi com o Hélio é o Muda-Marquês de Abrantes mas não tenho idéia de que rua é esta.
    Este cruzamento da segunda foto é local conhecido e já vi por aqui uma fotografia no outro sentido com o bonde de frente.

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    1. Plinio, obrigado, mas tenho treino diário com umas feras do www.imcdb.org. Não há espírito de competição, mas fico de queixo caído com o que leio por lá. Sou um principiante...

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  3. A primeira foto PODE ser na região da Praça da Bandeira ou Tijuca mas não posso afirmar, já que a foto é anterior a 1941 e os imóveis do entorno podem ter sido demolidos, não deixando referências. A segunda foto é efetivamente na esquina da rua Barão de Mesquita, com o bonde entrando na rua São Francisco Xavier. A terceira é na Machado Coelho e o bonde está se dirigindo á Presidente Vargas. Fora da foto e à direita ficava a Travessa Guedes, já mencionada por mim no SDR. Apesar de não constar como "itinerário oficial" da linha 60, a presença desse bonde na Machado Coelho pode ser explicada como muitos outros devido a uma mudança provisória de itinerário, tantas vezes ocorrida, principalmente na época próxima da desativação.

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  4. Sinceramente não me recordo da foto um.As outras lembro bem das publicações e todas são muito boas.Gostei da citação " mordido na traseira" pelo Biscoito e o Ford da segunda foto é de fato diferenciado.Este Chevrolet devia ser um "beberrão" costumaz...

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  5. A região da Praça da Bandeira sofreu muitas transformações nos anos 60 com a abertura da Radial Oeste, transformações que resultaram no arrasamento de várias ruas. A Teixeira Soares, a Paraíba, e a Senador Furtado tiveram tráfego de bondes, mas acho difícil que seja uma delas. Pode ser em qualquer lugar.

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  6. Bom Dia! Na foto 3 o ônibus da linha Rio Comprido-São Salvador já está com numeração de 5 algarismos,e o bonde ainda não está "enfeitado"pela CTC. Por isso acho que deve ser início de 1962.

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  7. Bom dia a todos. Os bondes são sempre uma saudade guardada na memória de quem teve o prazer de um dia ter viajado em um deles, fonte de histórias memoráveis, transporte mais amado do Carioca, eu tinha todos os defeitos e virtudes do nosso povo, o meio de transporte com a cara da cidade, aquele que nos permitia admirar a cidade em todo o seu esplendor, tornando a cidade ainda mais maravilhosa.

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  8. Esse onibus ao qual o Mauro se refere segundo o biscoito era na cor verde .

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  9. A primeira foto eu não consegui descobrir o local. Na terceira foto aparece ao fundo o bonde 82 Meyer, em cujo trajeto a Machado Coelho não fazia parte, já que após sair do Largo do Estácio ele descia a Joaquim Palhares e daí Praça da Bandeira. Percebe-se que ambas as linhas tiverem seus trajetos alterados. Certamente os bondes chegariam à Praça da Bandeira através da Machado Coelho. Seriam obras na Joaquim Palhares?

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  10. Primeira foto: data de 26/02/1956, bonde 1713, provavelmente na esquina das ruas Amapá e Senador Furtado (ou imediações).

    Segunda foto: data 04/09/1956, bonde 1750 vindo pela rua Barão de Mesquita e dobrando na São Francisco Xavier.

    Terceira foto: data desconhecida, bonde 1764, linha 60 - Muda x Marquês de Abrantes, na rua Machado Coelho descendo em direção à Presidente Vargas, por algum motivo desviado de seu trajeto normal.

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  11. Como eu havia mencionado no comentário das 9:06, a abertura da Radial Oeste arrassou grande parte do arruamento da região. Achei que seria improvável a Senador Furtado mas se o Hélio afirmou que poderia ser, "tiro o meu chapéu ". Quanto à rua Amapá, ela só existe "no papel", já que ela compreendia originalmente a parte da atual General Canabarro em direção ao cruzamento com a Avenida Maracanã e parte da pista de rolamento da Radial Oeste até chegar à estação do Metrô. A Senador Furtado foi literalmente "cortada", já que seu traçado em diagonal se juntava ao da Rua Amapá. Certamente é esse o trecho que aparece na primeira foto. Sem o Hélio Ribeiro, duvido que a foto fosse identificada, já que o trecho é desaparecido e só quem na memória poderia identifica-lo.

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