Os novos bondes de Santa Teresa têm estribos retráteis e aquela barra de madeira correndo dentro dos balaústres vista na foto 1. O furgão tem todo o jeitão dos Dodge dos anos 30, como na foto 2. Nesta, além do furgão, vemos um Ford Prefect até 1948 (mordido na traseira) e um Standard Vanguard até 1949, ainda sem as saias das rodas traseiras que caraterizam o modelo 1950. Na foto de baixo, um Ford 55-56, fácil de ver porque é o único mais moderno e define a data mais cedo da fotografia. Além dele, um táxi Chevrolet 52 com enorme proteção de parachoques - de frente - e um Mopar 47-48 de traseira. À frente do Ford, um Mercury 49 escuro mostra sua vigia traseira tripartida.
O conhecimento do biscoitomolhado é impressionante. O bonde 60 segundo aprendi com o Hélio é o Muda-Marquês de Abrantes mas não tenho idéia de que rua é esta. Este cruzamento da segunda foto é local conhecido e já vi por aqui uma fotografia no outro sentido com o bonde de frente.
Plinio, obrigado, mas tenho treino diário com umas feras do www.imcdb.org. Não há espírito de competição, mas fico de queixo caído com o que leio por lá. Sou um principiante...
A primeira foto PODE ser na região da Praça da Bandeira ou Tijuca mas não posso afirmar, já que a foto é anterior a 1941 e os imóveis do entorno podem ter sido demolidos, não deixando referências. A segunda foto é efetivamente na esquina da rua Barão de Mesquita, com o bonde entrando na rua São Francisco Xavier. A terceira é na Machado Coelho e o bonde está se dirigindo á Presidente Vargas. Fora da foto e à direita ficava a Travessa Guedes, já mencionada por mim no SDR. Apesar de não constar como "itinerário oficial" da linha 60, a presença desse bonde na Machado Coelho pode ser explicada como muitos outros devido a uma mudança provisória de itinerário, tantas vezes ocorrida, principalmente na época próxima da desativação.
Sinceramente não me recordo da foto um.As outras lembro bem das publicações e todas são muito boas.Gostei da citação " mordido na traseira" pelo Biscoito e o Ford da segunda foto é de fato diferenciado.Este Chevrolet devia ser um "beberrão" costumaz...
A região da Praça da Bandeira sofreu muitas transformações nos anos 60 com a abertura da Radial Oeste, transformações que resultaram no arrasamento de várias ruas. A Teixeira Soares, a Paraíba, e a Senador Furtado tiveram tráfego de bondes, mas acho difícil que seja uma delas. Pode ser em qualquer lugar.
Bom Dia! Na foto 3 o ônibus da linha Rio Comprido-São Salvador já está com numeração de 5 algarismos,e o bonde ainda não está "enfeitado"pela CTC. Por isso acho que deve ser início de 1962.
Bom dia a todos. Os bondes são sempre uma saudade guardada na memória de quem teve o prazer de um dia ter viajado em um deles, fonte de histórias memoráveis, transporte mais amado do Carioca, eu tinha todos os defeitos e virtudes do nosso povo, o meio de transporte com a cara da cidade, aquele que nos permitia admirar a cidade em todo o seu esplendor, tornando a cidade ainda mais maravilhosa.
A primeira foto eu não consegui descobrir o local. Na terceira foto aparece ao fundo o bonde 82 Meyer, em cujo trajeto a Machado Coelho não fazia parte, já que após sair do Largo do Estácio ele descia a Joaquim Palhares e daí Praça da Bandeira. Percebe-se que ambas as linhas tiverem seus trajetos alterados. Certamente os bondes chegariam à Praça da Bandeira através da Machado Coelho. Seriam obras na Joaquim Palhares?
Primeira foto: data de 26/02/1956, bonde 1713, provavelmente na esquina das ruas Amapá e Senador Furtado (ou imediações).
Segunda foto: data 04/09/1956, bonde 1750 vindo pela rua Barão de Mesquita e dobrando na São Francisco Xavier.
Terceira foto: data desconhecida, bonde 1764, linha 60 - Muda x Marquês de Abrantes, na rua Machado Coelho descendo em direção à Presidente Vargas, por algum motivo desviado de seu trajeto normal.
Como eu havia mencionado no comentário das 9:06, a abertura da Radial Oeste arrassou grande parte do arruamento da região. Achei que seria improvável a Senador Furtado mas se o Hélio afirmou que poderia ser, "tiro o meu chapéu ". Quanto à rua Amapá, ela só existe "no papel", já que ela compreendia originalmente a parte da atual General Canabarro em direção ao cruzamento com a Avenida Maracanã e parte da pista de rolamento da Radial Oeste até chegar à estação do Metrô. A Senador Furtado foi literalmente "cortada", já que seu traçado em diagonal se juntava ao da Rua Amapá. Certamente é esse o trecho que aparece na primeira foto. Sem o Hélio Ribeiro, duvido que a foto fosse identificada, já que o trecho é desaparecido e só quem na memória poderia identifica-lo.
Os novos bondes de Santa Teresa têm estribos retráteis e aquela barra de madeira correndo dentro dos balaústres vista na foto 1. O furgão tem todo o jeitão dos Dodge dos anos 30, como na foto 2. Nesta, além do furgão, vemos um Ford Prefect até 1948 (mordido na traseira) e um Standard Vanguard até 1949, ainda sem as saias das rodas traseiras que caraterizam o modelo 1950.
ResponderExcluirNa foto de baixo, um Ford 55-56, fácil de ver porque é o único mais moderno e define a data mais cedo da fotografia. Além dele, um táxi Chevrolet 52 com enorme proteção de parachoques - de frente - e um Mopar 47-48 de traseira. À frente do Ford, um Mercury 49 escuro mostra sua vigia traseira tripartida.
O conhecimento do biscoitomolhado é impressionante.
ResponderExcluirO bonde 60 segundo aprendi com o Hélio é o Muda-Marquês de Abrantes mas não tenho idéia de que rua é esta.
Este cruzamento da segunda foto é local conhecido e já vi por aqui uma fotografia no outro sentido com o bonde de frente.
Plinio, obrigado, mas tenho treino diário com umas feras do www.imcdb.org. Não há espírito de competição, mas fico de queixo caído com o que leio por lá. Sou um principiante...
ExcluirA primeira foto PODE ser na região da Praça da Bandeira ou Tijuca mas não posso afirmar, já que a foto é anterior a 1941 e os imóveis do entorno podem ter sido demolidos, não deixando referências. A segunda foto é efetivamente na esquina da rua Barão de Mesquita, com o bonde entrando na rua São Francisco Xavier. A terceira é na Machado Coelho e o bonde está se dirigindo á Presidente Vargas. Fora da foto e à direita ficava a Travessa Guedes, já mencionada por mim no SDR. Apesar de não constar como "itinerário oficial" da linha 60, a presença desse bonde na Machado Coelho pode ser explicada como muitos outros devido a uma mudança provisória de itinerário, tantas vezes ocorrida, principalmente na época próxima da desativação.
ResponderExcluirSinceramente não me recordo da foto um.As outras lembro bem das publicações e todas são muito boas.Gostei da citação " mordido na traseira" pelo Biscoito e o Ford da segunda foto é de fato diferenciado.Este Chevrolet devia ser um "beberrão" costumaz...
ResponderExcluirA região da Praça da Bandeira sofreu muitas transformações nos anos 60 com a abertura da Radial Oeste, transformações que resultaram no arrasamento de várias ruas. A Teixeira Soares, a Paraíba, e a Senador Furtado tiveram tráfego de bondes, mas acho difícil que seja uma delas. Pode ser em qualquer lugar.
ResponderExcluirBom Dia! Na foto 3 o ônibus da linha Rio Comprido-São Salvador já está com numeração de 5 algarismos,e o bonde ainda não está "enfeitado"pela CTC. Por isso acho que deve ser início de 1962.
ResponderExcluirBom dia a todos. Os bondes são sempre uma saudade guardada na memória de quem teve o prazer de um dia ter viajado em um deles, fonte de histórias memoráveis, transporte mais amado do Carioca, eu tinha todos os defeitos e virtudes do nosso povo, o meio de transporte com a cara da cidade, aquele que nos permitia admirar a cidade em todo o seu esplendor, tornando a cidade ainda mais maravilhosa.
ResponderExcluirEsse onibus ao qual o Mauro se refere segundo o biscoito era na cor verde .
ResponderExcluirA primeira foto eu não consegui descobrir o local. Na terceira foto aparece ao fundo o bonde 82 Meyer, em cujo trajeto a Machado Coelho não fazia parte, já que após sair do Largo do Estácio ele descia a Joaquim Palhares e daí Praça da Bandeira. Percebe-se que ambas as linhas tiverem seus trajetos alterados. Certamente os bondes chegariam à Praça da Bandeira através da Machado Coelho. Seriam obras na Joaquim Palhares?
ResponderExcluirPrimeira foto: data de 26/02/1956, bonde 1713, provavelmente na esquina das ruas Amapá e Senador Furtado (ou imediações).
ResponderExcluirSegunda foto: data 04/09/1956, bonde 1750 vindo pela rua Barão de Mesquita e dobrando na São Francisco Xavier.
Terceira foto: data desconhecida, bonde 1764, linha 60 - Muda x Marquês de Abrantes, na rua Machado Coelho descendo em direção à Presidente Vargas, por algum motivo desviado de seu trajeto normal.
Como eu havia mencionado no comentário das 9:06, a abertura da Radial Oeste arrassou grande parte do arruamento da região. Achei que seria improvável a Senador Furtado mas se o Hélio afirmou que poderia ser, "tiro o meu chapéu ". Quanto à rua Amapá, ela só existe "no papel", já que ela compreendia originalmente a parte da atual General Canabarro em direção ao cruzamento com a Avenida Maracanã e parte da pista de rolamento da Radial Oeste até chegar à estação do Metrô. A Senador Furtado foi literalmente "cortada", já que seu traçado em diagonal se juntava ao da Rua Amapá. Certamente é esse o trecho que aparece na primeira foto. Sem o Hélio Ribeiro, duvido que a foto fosse identificada, já que o trecho é desaparecido e só quem na memória poderia identifica-lo.
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