Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2018

GLÓRIA



 
As fotos de hoje foram enviadas há algum tempo pelo prezado WHM e acho que ainda não foram publicadas no “Saudades do Rio”.
Algumas foram tiradas em 1933 a partir da pensão D.Amélia, que existia na Rua Santo Amaro, onde os pais dele moraram, pouco depois de terem vindo de Porto Alegre para o Rio.
Os conhecedores da região poderão dar mais informações.

13 comentários:

  1. O bairro está "desgastado" com o excesso de pessoas. Os velhos casarões, muitos depauperados, tem como a maioria de seus "clientes", moradores oriundos do nordeste. Aos Domingos existe uma feira na região que parece uma sucursal daquela que existe n Campo de São Cristóvão. É difícil encontrar um imóvel moderno. São sempre apartamentos antigos e sem garagem. Há cerca de dois anos eu acompanhei minha mãe em um "bingo clandestino" que ficava em um desses casarões da Santo Amaro e pude verificar o péssimo estado do interior do imóvel. Ao circular pela região, tem-se a impressão de estar em alguma "metrópole" nordestina, "num sabi?"

    ResponderExcluir
  2. A primeira foto mostra a pedreira do morro Nova Cintra, um local bem explosivo atualmente. As outras duas são da parte baixa da Santo Amaro e, na última, os pavilhões da Beneficência Portuguesa se impõem, bem como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Benjamin Constant. O torreão que se destaca contra o mar, bem no largo da Glória, ainda não sei o que é, mas vou tentar achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ! Que torreão, Bis ? Na segunda foto, bem à direita, podemos ver a Igreja da Glória ? Já na primeira foto, uma seta (feita à mão) indica a pensão onde meus pais se hospedaram...

      Excluir
    2. Não sei se é torreão. Olhando a baía, há uma construção que sobressai, com um pitoco no telhado. É a única construção aparente sobre a água, além da Igreja.

      Excluir
    3. É, inicialmente, pensei que fôsse a Fortaleza da Lage. Mas acho que não é...

      Excluir
    4. Seriam as obras da Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, que foi inaugurada em 1938, ou, ainda eram as instalações da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon, que precedeu a Escola Naval. Lembrando ainda que as obras do Aeroporto Santos Dumont começaram em 1934 e a inauguração do mesmo foi em 1936.

      Excluir
  3. Bom dia.

    Chuva, chuva, chuva e mais chuva... A perspectiva é de que não mude até sábado. Será que a estreia brasileira será debaixo d'água (aqui)?

    Conheço muito pouco da região da Glória. Só de passagem ou em poucas idas ao memorial do "Cabeção".

    ResponderExcluir
  4. Hoje o Biscoito dá ótimas informações não automotivas. É que conheço pouco esta região,mas não faz tempo que alguém relatou que viu um antigo imóvel na região totalmente reformado e que ficou show,valendo muito na relação custo/benefício.
    Já passei pela feira citada pelo Joel,mas não deu para notar a sua "essência"...
    Começa hoje a Copa do Mundo e pelo que está acordado com a realização do evento entre dois ou três países,fica caracterizada cada vez mais a goela grande dos organizadores.Agora virou um grande negócio de vez....

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe tem 83 anos mas tem agilidade, independência, e aparência de 60 e além disso gosta de frequentar os inúmeros "bingos clandestinos" que existem no Rio. Em uma dessas idas eu fui busca-la no casarão da Santo Amaro citado no comentário anterior. Também ali ao lado, na rua Joaquim Silva, existe um outro bingo funcionando em um casarão "caindo aos pedaços". E para não me estender demais no campo da "contravenção penal", um outro casarão nas mesmas condições abriga mais um bingo, este na rua Sacadura Cabral. Como se vê, a atividade econômica naquela região vai muito além das "feiras chinfrins", da "saliência", e da "viadagem"...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Obiscoitomolhado já identificou muito bem os locais, na segunda ainda vemos a Igreja da Gloria no centro a direita, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, foi onde fui batizado, estas imagens ainda permanecem gravadas na minha memória, pois quando nasci meus pais moravam na Rua Santa Cristina, que começa na R. do Fialho, um pequena rua que liga as ruas Sto Amaro e Benjamin Constant.

    ResponderExcluir
  7. Comentário do Raul Felix14 de junho de 2018 às 11:47

    A primeira foto foi tirada do alto da escadaria da Rua do Fialho, junto à esquina com a Rua Cândido Mendes e nela está indicada com uma seta uma casa, localizada na Rua de Santo Amaro, próximo aos pontos de onde as outras duas fotos foram feitas.

    Boa parte dos casarões que nela aparecem ainda existe está no lado esquerdo da subida da Rua de Santa Cristina.

    ResponderExcluir
  8. A partir de hoje vou começar a cornetar em verde amarelo e vou ver o que estes mascarados vão arrumar lá na Russia.Tem muito jogador de salto alto pois dinheiro mesmo não precisam mais e agora é só uma questão de ego.Este tal Neymar deveria estar como carro chefe de qualquer bloco do Rio de Janeiro tamanha sua mascara e sua soberba. É bom ficar mais pianinho e não ficar dando uma de dono da bola.Olha que o castigo já pegou o mascarado 2 irmão do Zorro aquele moço chamado Daniel Alves.
    E na despedida do Brasileirão primeira parte o Flamengo até que deu conta do chá mas o Palmeiras também tem rodinhas e vocação para mala.No final aquela porradaria de um lado e outro perante um juiz bundão e que tem ser banido das arbitragem.Eu também corneto o apito.

    ResponderExcluir
  9. E depois tem técnico por aqui no Brasil, dizendo que não tem mais bobo no futebol. Tem bobo sim, o jogo de hoje mostrou mais uma vez que tem bobo no futebol, e como sempre nesta Copa tem 4 ou 5 protagonistas para disputar o título, 5 pretendentes a surpresa do campeonato, o resto é tudo bobo, ou melhor baba, estão lá como meros figurantes. Agora figo imaginando em 2026 com 48 seleções, só vai aumentar o número de bobos e babas, o número de reais pretendentes ao título vai continuar o mesmo e o de surpresas pode até diminuir, visto que muitas que hoje aparecem como pretendentes a surpresas nesta Copa, na próxima talvez já não sejam, devem voltar ao seu local de origem, ou seja babas.

    ResponderExcluir