Total de visualizações de página

sábado, 30 de junho de 2018

CAMPO DO COLÉGIO SANTO INÁCIO




 
As três primeiras fotos mostram o antigo “campo grande” do Colégio Santo Inácio.
Ocupado em todos os recreios com disputados jogos de 1ª e 2ª divisão, aos domingos era palco do "Campeonato Dominical de Futebol”.
Até meados da década de 60 os domingos eram complicados para os alunos do colégio. Havia missa obrigatória, que começava às 8 horas, para os alunos do Admissão ao 4º ano do Ginásio. Tínhamos uma caderneta especial, diferente da caderneta diária, que era carimbada com a frequência.
 Após a missa havia o que mais aguardávamos: o futebol dominical, com jogos em que eram distribuídas camisas de times de futebol. Numa época em que poucos tinham a camisa do próprio time, era um "orgulho" poder jogar uniformizado. Ainda mais se nos cabia usar um dos uniformes das seleções do próprio colégio.
Destes, os mais admirados eram o grená com gola branca e o branco com gola grená, com o escudo do colégio.
O grande acontecimento era quando havia jogo "contra", com a seleção do colégio enfrentando outros colégios. Algumas vezes a seleção do colégio jogava contra times juvenis dos grandes clubes (inesquecível, numa ocasião, foi a visita dos juvenis do Bangu, na época treinados pelo grande Domingos da Guia, que a todos cativou).
Outra vez, foi quando o time da ADEG (depois SUDERJ), foi lá jogar. Veteranos como Castilho, Nilton Santos, Tomé, Telê, Pampolini, Cacá e Neivaldo enfrentaram o timaço do colégio, com Pacheco, Seixas, Pontes; Noé, Pinto, Mauricio; Nico, Paulinho, Zagari (eram nove contra nove). Invicto há anos - não deu nem para a saída: ADEG 7 x 1 Santo Inácio. Aí tivemos a lição prática de que excelentes amadores não chegam aos pés de profissionais, mesmo aposentados.
A última foto mostra a reforma do campo, inaugurada ano passado, substituindo o antigo. Parece um pouco menor que o anterior.

18 comentários:

  1. Durante certa época este antigo campo recebeu também partidas do Campeonato Carioca de Autobol, "futebol" jogado com uma bola enorme. Os "jogadores" pilotavam carros. Lembro que quem organizava era o médico Mario Tourinho. Havia partidas também no campo do América na Campos Sales e, acho, no campo da Portuguesa.

    ResponderExcluir
  2. Lembro do "Autobol" na Ilha do Governador, isso em 1972 ou 1973, mas não dessa atividade no Campo do América na Campos Sales. Esse campo foi desativado em 1962, quando o clube comprou o terreno da rua Barão de São Francisco onde funcionava o campo do Andaray. A partir daí o estádio do Engenho Velho ficou completamente abandonado. FF. Descobri em meu acervo de fotos uma página de O Globo de 1965 onde consta o histórico dos jogadores campeões daquelê ano, além da foto do grupo no Maracanã. Vou mandar para o "gerente". Vai gostar.

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto o time da Adeg tinha por base o Botafogo.Perder de 7 a 1 não ficou feio,pois algum tempo depois outra seleção levou balaiada igual.
    Outros tempos...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Já sou vovô, nasceu no final da noite de ontem o Henrique, mais novo integrante da torcida botafoguense. Saudades dos campos de pelada de terra, principalmente do Aterro onde joguei semanalmente durante toda a minha adolescência, neles nasceram os grandes craques do futebol brasileiro. Quanto a afirmação sobre times de amadores não serem páreo para bons times de profissionais, conheço uma outra versão. O time do Surpresa formado exclusivamente por ex-jogadores do Flamengo, dos quais me lembro, Ari (goleiro), Jordan, Jadir, Silva Batuta, Dida, Nelsinho, um timaço, vinha de um bi campeonato da série de veteranos do Jornal do Sports. E foram eliminados pelo time de veteranos do Catedral(único ano que disputou o torneio do JS) este time era formado pelos melhores jogadores dos times V.M., Real e Flamenguinho, que jogavam no campo da Av. Chile, o local deste campo ficava onde exatamente foi construída a nova Catedral, por isso a razão do nome do time. Lembro de alguns jogadores deste time, que só não foram profissionais porque muitos já tinham boas profissões na época. Alguns nomes do time do Catedral que me lembro, Gilberto (lat.dir.) Haroldo (central) - o Itamar que foi profissional no Flamengo era eterno reserva dele no Flamenguinho, Racha (lat.esq.) Djalma e Moacir no meio campo, me esqueço no momento do nome do cracaço deste time que jogava do meio para frente e o Germano de centro avante. Se não me falha a memória foi Catedral 4x1 Surpresa, foi a primeira derrota do time do Surpresa, que jamais havia perdido uma partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Lino, extensivos à vovó e pais. Curta muito o Henrique. Ser avô é uma das boas coisas da vida.

      Excluir
    2. Parabéns, Lino! Propague a cidadania portuguesa aos filhos e destes aos netos. Podem viver e trabalhar em qualquer país da comunidade europeia. Apesar de ser bisneto de portugueses estou correndo atrás disto.

      Excluir
  5. Acabei de lembrar do nome do cracaço do Time, era o Janjão já falecido (era delegado da polícia federal), certa vez num encontro da velha guarda, o falecido Danilo Alvin disse que o Janjão jogaria em qualquer time do Brasil, inclusive na Seleção Brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Campos oficiais de futebol em cidades grandes estão sumindo. Nos lugarejos do interior, assim como uma boa igreja católica e estação de trem desativada, sempre tem aquele campo de futebol para os confrontos de domingo.
    No juvenil do Bangu do final dos anos 50 e em 1960 tinha o Ademir da Guia, que entre outros chegou a ter o Domingos como seu técnico, segundo reportagem no link abaixo:
    http://tinyurl.com/ybxhzrqg

    ResponderExcluir
  7. As "peladas" nos campos de subúrbio são inviáveis nos dias de hoje. O motivo? Falta de segurança. As favelas são dominadas por traficantes armados e não se pode entrar inadvertidamente sem graves consequências. As favelas são divididas por facções. De os peladeiros pertencerem a favelas diferentes podem ser mortos. Infelizmente o tempo vivido por muitos de nós não volta mais. O Lino Coelho jogou bola no Astória e no Minerva. Se fosse hoje em dia já estaria morto, já que as favelas do Catumbi são de facções diversas. Na Penha, Ramos, e na Maré, também é assim.

    ResponderExcluir
  8. Lino,parabéns a vc e a todos os familiares.Que o Henrique tenha muita saúde e possa marcar muitos gols pela vida.
    O Papa Francisco parece estar ajudando a Argentina.O Di Maria acertou um chute que vai levar 10 anos para conseguir outro.

    ResponderExcluir
  9. Vamos ser realistas:a Argentina foi além do que merecia.No jogo de hoje a França por alguns momentos deixou de se impor.Se apertasse de fato o gatilho mandaria os portenhos para outro mundo.No final venceo o melhor.E o Brasil que fique de olho aberto...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde.

    A Argentina e Messi infelizmente estão arrumando as malas, mas já fizeram hora extra na Copa. Até o momento o gajo também está seguindo pelo mesmo caminho. A Cisplatina vai vencendo...

    Há pouco mais de dois anos o estádio do bairro foi abaixo por estar no caminho do "legado olímpico". Mas o proprietário não ficou triste com a indenização... Ainda estava em atividade, com jogos da segundona estadual ou cenário de novela.

    ResponderExcluir
  11. Observador Esportivo, o verdadeiro30 de junho de 2018 às 17:19

    Mbappe é um fenômeno, difícil de ser contido. Mas a falta de camisa quase complicou a França no final.
    Como deve ser frustrante para o Messi e para o CR jogar em dois times tão fracos. Uma pena para a Copa do Mundo estes dois cracaços não terem parceiros nos próprios times para ajuda-los.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente?Já foi tarde e não passou do que merecia e o placar de hoje é mentiroso pois a França tirou o pé do acelerador.O Messi mostrou que é mesmo jogador de clube e em copa do mundo não fez nada de relevante.Portugal até que merecia melhor desfecho pelo que jogou hoje mas o Uruguai tá indo bem e só não pode lembrar daqueles 4 a 1 que levou do Brasil nas eliminatórias e este time brasileiro precisa entrar nos eixos para não votar mais cedo com o Tite falando do sexo dos anjos a cada entrevista e colocando o futebol em outra galáxia que só ele consegue enxergar.A corneta vai estar cada vez mais potente.

    ResponderExcluir
  13. A seleção campeã e a vice de 2014 já estão fora. A terceira colocada nem foi. Entre os semi-finalistas da última Copa resta a quarta colocada (xiiii!). Porém nada apaga o 7x1, a na ser se devolver a goleada na casa deles, em jogo oficial de profissionais.
    Lamento por Messi e principalmente por Cristiano Ronaldo, que na próxima Copa, que será em dezembro de 2022, e portanto terá quase 38 anos, ou seja, ficou complicado para ele e para a seleção portuguesa, que pode entrar numa entre safra duradoura. Mas esperamos que não seja como aconteceu entre 1966 e 1986.

    ResponderExcluir
  14. boas lembranças do campão e das adjacências, o campo da 2ª divisão e o da Fusa (futebol de salão). Saído de pequeno colégio, Curso Infantil, com 8 alunos no 4º ano primário, levei um susto com os 280 do admissão (7 turmas de 40) e a chamada por número. sou o mais velho e não tinha ninguém para me contar o mundo real. Mas fiz boas amizades e guardo boas lembranças do CI

    ResponderExcluir
  15. Pode ser que o Brasil vença o México, embora possa acontecer uma vitória do país de Pancho Villa. Mas o caminho, caso o Brasil vença, será enfrentar a Bélgica. E aí acho difícil que o Brasil saia vitorioso. As razões são sobejamente conhecidas. Merece? Não. Poroque o povo não merece, já que vive uma das piores fases de sua história. Acho uma insanidade um país que tem 14 milhões de desempregados, é o maior consumidor de drogas do mundo , tem o maior número de homicídios do planeta, é o país mais corrupto de que se tem notícia, e o número de analfabetos supera o de nações africanas. Supera inclusive a Hiena, que só se alimenta de carniça, faz sexo uma vez por ano, e vive rindo. Rindo de de que?

    ResponderExcluir