Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de junho de 2018

REBOUÇAS NO COSME VELHO




 
Inaugurado em 1967 o Túnel Rebouças mudou completamente a ligação entre as zonas Norte e Sul do Rio. Além de facilitar o trânsito e encurtar tremendamente o tempo de deslocamento, transformou o Rio Comprido (na região da Av. Paulo de Frontin) de um bairro bucólico e com mansões, num lugar inóspito com o viaduto “acabando” com o seu entorno.
Na região do Cosme Velho também ocorreu o mesmo, transformando toda a região, até Laranjeiras, numa rua sempre engarrafada e expondo as lindas mansões à especulação imobiliária.
Quando o túnel foi inaugurado havia apenas uma pista liberada em cada sentido, a outra ficava bloqueada por cavaletes. Não havia iluminação e até os acessos eram em número bem menor do que hoje no lado da Lagoa (para quem vinha pela Borges de Medeiros havia que fazer o retorno lá na esquina da Fonte da Saudade com Epitácio Pessoa).
Havia uma placa que alertava: "Zona de Perigo. Em caso de acidente a retirada dos veículos acidentados será imediata. Perícia a posteriori". 
Conta o Candeias que “Durante a campanha para o governo da Guanabara em 1965, Lacerda abriu o Rebouças por um dia no sentido Zona Sul, acho que em um sábado. Fui com meu primo de carona a bordo da Vemaguete de seu sogro. O motor morreu na Paulo de Frontin no meio de um engarrafamento, mas pegou alguns minutos depois. As pessoas ganhavam um impresso com dizeres tipo “Eu Atravessei o Túnel Rebouças”. Perdi o meu em uma de minhas muitas mudanças.
O Decourt tem uma série excelente sobre o Rebouças em:
 
A primeira foto é de “O Cruzeiro” e foi garimpada pelo Gustavo Lemos. As demais são do acervo do Correio da Manhã. Todas são do trecho entre as duas seções do túnel, no Cosme Velho.

16 comentários:

  1. Já em 1967, quando eu tinha 9 anos de idade, eu e minha mãe eventualmente atravessávamos o Rebouças num táxi, para consultas médicas no então Hospital dos Bancários.
    Depois de tanto esforço, não só na construção de túneis, como várias outras obras de grande vulto, o Lacerda deve ter "entrado em parafuso" quando não elegeu seu candidato Flexa Ribeiro.
    Na terceira foto o ônibus pode ser o da linha Penha-Cosme Velho.

    ResponderExcluir
  2. Lembro bem dessa "carreata" no túnel Rebouças e o aspecto do túnel era grotesco, já que não havia iluminação nem qualquer acabamento. A velocidade era mínima. A bem da verdade, mesmo após a inauguração, ocorrida dois anos depois, o acabamento das galerias só foi concluído em meados dos anos 70. Naquele tempo ainda sem o Elevado, era uma viagem tranquila. FF. Ontem foi um dia funesto para a segurança publica, quando dois policiais foram mortos, além de dois feridos. Eu estava na rua Maxwell no Andaraí quando recebi a informação de que na rua Ferreira Pontes um policial civil sofreu uma tentativa de roubo e levou seis tiros. Como eu tinha passado no local cinco minutos antes, acabei retornando ao local, que virou uma praça de guerra. Acompanhei o trabalho do perito e foram recolhidos no local 29 cápsulas de calibres diversos. As marcas da violência deveriam ser vistas pelos defensores de "direitos humanos", "esquerdopatas", adeptos de ideologias políticas de viés comunista, pelos que gostam de demonizar as ações policiais, e "canonizar" moradores de favelas, que se dispusessem a fazer um "tour" dentro dessas favelas que tanto defende e visse a realidade desses "paraísos", onde a quantidade de bandidos é assustadora. Garanto que depois do "passeio", (e de trocar as calças), seus conceitos seriam bem diferentes...

    ResponderExcluir
  3. O bairro mais prejudicado nessa história foi sem duvida alguma o Rio Comprido,nunca mais se recuperou.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.

    Abrir obra incompleta em período eleitoral não é de hoje... O CM fez o mesmo em 1996 com a Linha Amarela e o pupilo deste fez a mesma coisa em 2012 e 2016.

    Fui testemunha por mais de dez anos do que o Rebouças e principalmente o elevado fizeram com o Rio Comprido.

    FF: a chapa esquentou no morro das Macacos, com direito a policial baleado e túnel fechado, e o bicho está pegando no Chapadão.

    Ontem arrastão no Grajaú / Andaraí... Não está fácil para ninguém. Mas o que importa é que o Brasil se classificou e a Alemanha reforçou a praga da Copa das Confederações e dos últimos campeões mundiais. Teremos um feriadão disfarçado com o jogo do Brasil na segunda, às 11 da manhã.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. É impressionante como a 60 anos atrás se fez os tuneis Sta. Barbara e o Rebolças com o sentido de melhoras o trânsito e a movimentação entre a zona norte e a zona sul. Já quanto as linhas do nosso metrô, o mesmo é uma rabiola contornando toda a cidade como antigamente para interligar a zona norte com a zona sul, sendo que o nosso metrô é único do mundo com cruzamento de linhas e sinal. Será que algum "cego" da engenharia de tráfego do governo, poderia enxergar que para melhorar a mobilidade urbana seria necessário fazer linhas cortando o atual percurso com estações de baldeação entre estas linhas. Mas acredito que estas linhas não seriam rentávei$$$$$$$ para os nossos políticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino Coelho, a estação da Gávea, se concluída, e mais 300 metros de perfuração na rocha, teríamos a conexão com a estação Uruguai. Seria uma linha circular de inestimável valia. Mas certamente os "narcopoliticos" da Alerj e a turma da Fetransport não iriam permitir. FF Até o momento não houve manifestações da "esquerda", nem dos direitos humanos, nem de "narcopoliticos" , nem de Crivella, em razão das mortes de policiais desde ontem. Certamente estão na ressaca do jogo no Brasil. Granadas explodiram em Vila Isabel lançadas contra policiais militares. O Bope entrou no circuito e "caucasianos" irão a obito. Vamos aguardar.

      Excluir
  6. Alguém sempre prejudicado em nome do progresso. É assim que a banda toca.A questão da segurança no Rio é um espanto e ao que indica muita gente não tem interesses em resolver.Em qualquer tipo de ação,alguma vantagem para alguém.Desde o traficante até o político.
    FF: O Japão deu os cartões...Será que a Colombia vai ter caixa?Me pareceu meio devagar. E o Tite vai para o caderninho do Lino ou já está lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre escrevi ontem antes do jogo. Incorporando o saudoso João Saldanha, numa crônica sobre a atual seleção brasileira.
      Meus amigos que seleção brasileira é essa! No primeiro jogo, o menino mimado Neymar, trouxe do Brasil duas bichonas cabelereiros para fazer aquele penteado ridículo, que mais parecia com um topete de um faisão de fantasia do Clóvis Bornay, mostrando que não estava focado no objetivo principal que era o jogo, durante o jogo parecia o dono da bola, prendia a bola para tentar jogadas individuais em locais do campo, em que nem Garrincha, Pelé, Maradona e o Messi juntos, conseguiriam criar uma jogada que viesse resultar em gol, principalmente quando se virava para o próprio campo de defesa do Brasil. No segundo jogo, depois de nova atuação apagada, ao terminar o jogo, ficou a chorar em campo, como se fosse uma bichona abandonada pelo macho. E o técnico Titi, este mais parece aqueles palestrantes de teorias motivacionais, falando todas aquelas abobrinhas que todos falam para defender uns trocados, porém na prática não teve autoridade de repreender o menino mimado Neymar, das babaquices que ele fez em campo, e o pior ainda veio defende-lo do papelão de ter chorado ao final do jogo. No meu tempo de técnico da seleção brasileira, eu convoquei 22 feras, tudo macho, com cara de macho, que entravam em campo já com cara de mal para intimidar o adversário, bastava ver as caras do Carlos Alberto, Brito, Everaldo, Piazza e todos os demais jogadores, ninguém era bonitinho, muito menos afrescalhado com cabelinho cortado a moda favelado, sobrancelhas aparadas que nem os pederastas que andam pela Cinelândia. Agora se perderem hoje e forem desclassificados, todos eles entrarão no avião e voltarão para Europa, ficarão bem escondidinhos aguardando o início da nova temporada Europeia, já os que jogam na China, bem estes nem precisam se esconder, bastam ir para lá e já estarão esquecidos pela própria natureza. Bom dia e até amanhã meus amigos.
      PS. Como era bom antigamente antes desta babaquice de politicamente correto.

      Excluir
  7. A banalização das mortes de policiais e a omissão total dos governantes são estarrecedoras. E o silêncio dos militares encarregados da Segurança no Rio também.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não me convenceu.Melhorou um pouco e ganhou sem maiores traumas,mas está longe de jogar o futebol que dizem que jogam.Continuo vendo uma seleção sem ímpeto e determinação de quem precisa e quer ganhar. Os jogadores parecem auto suficientes e a comissão técnica e grande parte da imprensa fazendo o mesmo jogo e sempre venerando os caras.As oitavas estão aí e vou continuar cornetando se não fizerem o ABC.

    Aqui pela Terra o Flamengo parece que trouxe mais um gringo para o ataque e o Ceifador parece continuar em baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador Esportivo, o verdadeiro28 de junho de 2018 às 18:20

      Vamos ver se é melhorzinho que o Berrio e o Marlos.

      Excluir
  9. A Bélgica veio parar no lado "de cá" da chave, podendo ser o adversário brasileiro das quartas, caso passemos pelos mexicanos. Do "outro lado", Espanha e Inglaterra de campeões mundiais e esta pegando a Colômbia nas oitavas.

    Resumindo, das 16 sobreviventes, 10 européias, 4 sul-americanas, uma asiática e uma norte americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador Esportivo, o verdadeiro28 de junho de 2018 às 18:22

      Só tem a Espanha do outro lado. E um pouquinho a Croácia. O resto é zero.

      Excluir
  10. Apesar de toda a violência, o destaque principal de hoje da imprensa é a Copa. N'O Dia até o pagamento do PIS teve letras maiores que o do caso dos policiais mortos. Ocorrências que estão desgastando junto ao povo a Intervenção Militar e o secretário de segurança, que não apareceram hoje, mas o governo federal e seus aliados devem estar comemorando o quase sumiço no noticiário de suas mazelas e incompetência.
    Quanto ao "craque" midiático da seleção, é tudo uma questão de marketing. Quando o papai percebeu que as críticas ao seu pimpolho poderiam prejudicar as vendas (da imagem) do jogador, deu um jeito de arranjar um acordo de paz com a campeã de audiência e diminuir o estrago. Pediu até para os amigos do seu Júnior pararem com a ironia com o Papagaio Global. Esses amigos, a irmã e a namorada também faturam no marketing como satélite do camisa 10 da seleção brasileira, que até começou a jogar com mais vontade depois do ocorrido.
    Como se vê, é tudo uma questão de negócios e futebol de verdade só se a falta dele atrapalhar os contratos fora das quatro linhas.
    Mas o jogador não é o único culpado, afinal a carreira pode acabar a qualquer momento com uma solada no joelho, por exemplo. A mídia, dos jornais sérios às revistas de fofocas, impresso ou internético, colocaram o rapaz lá num patamar bem acima do que realmente ele aguenta, em termos de responsabilidade dentro de campo (coisas como jogar a bola com força no chão em rebeldia contra o juiz ou amarelar o resto do jogo quando leva um "beliscão" no calcanhar mostram isso).
    Porém ele ainda tem os jogos de mata-mata, quando os verdadeiros craques mostram a que vieram, a partir de segunda feira, e mais uma ou duas Copas para provar o porque de toda essa fama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário e eu também penso desta forma>já assinei embaixo.

      Excluir
  11. Eu tenho esse impresso original da época com os dizeres " eu atravessei o túnel Rebouças ". Um antigo cliente de táxi me deu.

    ResponderExcluir