Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2018

SUPERMERCADO IDEAL


 
Em 20 de dezembro de 1972 ocorreu o desabamento do Supermercado Ideal, em Pilares, à Avenida Suburbana nº 6523. Toda a estrutura metálica do estabelecimento, inaugurado menos de dois meses antes, em 11/11/1972, ruiu inesperadamente.
Eram as 9h45 da manhã, com 156 funcionários em seu interior e dezenas de fregueses espalhados pela área de 2500 metros quadrados. Morreram 14 pessoas e 114 ficaram feridas.
As autoridades foram unânimes em declarar que o defeito foi da construção. Os peritos chegaram à conclusão ter o desabamento ocorrido em virtude do esmagamento das colunas centrais do subsolo, correspondentes às duas primeiras fileiras paralelas à Avenida Suburbana, sendo que a capacidade da carga dos pilares centrais do subsolo era inferior ao carregamento que deveriam suportar.
Em 1973 o arquiteto responsável foi condenado a 2 anos de prisão, sendo beneficiado por “sursis”.
Fonte: reportagens e fotos do Correio da Manhã.

19 comentários:

  1. De erro em erro chega-se a absurdos como o da ciclovia, mesmo sendo o número de vítimas menor, nada justifica a falta de acompanhamento e fiscalização. Mesmo em complexas estruturas empresariais os absurdos acontecem, como foi o caso da plataforma P-36, afundada com vítimas devido a erros de engenharia.
    Já errei em conta como estagiário de engenharia, mas fui corrigido porque havia uma verificação obrigatória por outro engenheiro mais experiente.
    Nada desagrada mais do que um erro profissional.
    Na foto de cima aparece um raro Jeep 101, de 4 portas, provavelmente da redação de um dos jornais.

    ResponderExcluir
  2. 2 anos com sursis? Foi no STF?

    ResponderExcluir
  3. Esses fatos sempre foram recorrentes no Brasil pelo fato de que as punições para seus autores são pífias e tardias. Com o passar do tempo e com o aparecimento de novos dispositivos e normas legais, a impunidade aumentou. Obras mal executadas, materiais de má qualidade, superfaturamento, e obviamente corrupção política. Em países sérios, as penas são duríssimas e inibem ad ações para que os fatos se repitam. Em 1998 ocorreu a tragédia do Palace II e a punição ao responsável pela empresa encarregada da obra demorou ainda mais devido ao fato de o mesmo ser um político. Fatos com o desabamento do Elevado Paulo de Frontin em 1971 mostram que a suspeita de corrupção pode estar presente até no tempo do governo militar. Mas seja qual for a época, o problema mesmo é o DNA do brasileiro, que na maioria dos casos é de péssima qualidade e com a impunidade gerada pela frouxidão das leis, a situação é calamitosa. Vejam o exemplo do ato praticado por três brasileiros na Rússia, onde em vídeo, induzem três jovens russas a repetirem palavras depreciativas. Muitos poderiam dizer que é "coisa de caucasiano", mas esse conduta deplorável está entranhada em todos os tipos étnicos que compõem o povo brasileiro...

    ResponderExcluir
  4. Já tinha esquecido da existência dessa rede de supermercados Ideal, mas o desabamento é inesquecível e foi um ano após o do elevado da Paulo de Frontin. E justamente nos dias de maior volume de compras para a ceia e o almoço do dia de Natal, o que explica a grande quantidade de gente.
    A parte dos fundos era em estrutura de concreto e ficou preservada. Não é possível ver se era a continuação do salão do supermercado ou o seu depósito de estoque.
    Aparentemente muitos civis tentando ajudar, acho que hoje isso não seria permitido depois da chegada dos bombeiros.
    Impressionante a quantidade de Veraneios, mas o similar da marca Ford também não ficou tão atrás.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.

    Muito provavelmente a obra foi feita às pressas para poder ser inaugurada antes do Natal. Pode ter havido erro de projeto mas também não pode ser descartada a economia no material, como no Palace II.

    Geralmente inauguram supermercados nessa época.

    Para o arquiteto ter se livrado tão rápido deveria ter "QI".

    Em 1973 o STF já estava funcionando?

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Mesmo com isolamento não foi difícil chegar bem próximo.

    ResponderExcluir
  7. O STF existe desde sempre, mas seus membros eram escolhidos entre a "fina flor" do ambiente jurídico da época, diferente dos atuais membros, escolhidos dentre "a nata" do crime organizado. "Alphonse Capone, Frank Nitti, Bomber Belcastro, John Dillinger, e muitos outros, morreriam de inveja do STF brasileiro...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. No Brasil nada é tratado seriamente, isso tem me deixado cada dia mais revoltado, a impunidade hoje é garantida pelo STJ, não se cobra responsabilidade dos faltosos, as principais instituições de justiça, estão apinhadas de corruptos, e há um código de ética dos advogados em não apontarem os juízes corruptos, tanto em interesse próprio, quanto em não serem perseguidos por esta máfia. A sociedade também é conivente, pois protege muito mais o criminoso do que os membros dos órgãos de polícia, ou seja protege quem os rouba e assassina, do que os policiais que colocam a vida em risco para proteger o cidadão (há os crimes destas categorias, o que os torna tão criminosos, como os da outra parte) . Hoje os desabamentos são até mais frequentes do antigamente, alguns até com números de mortes iguais a este, porém devido a frequência são menos divulgados ou explorados pela mídia.

    ResponderExcluir
  9. Mercados como o Ideal, o Rainha, o Mundial, e o Sendas, eram típicos de subúrbios da Cidade e de cidades do antigo "estado do Rio". Não tinham sofisticação, só vendiam a dinheiro, e tinham preços bem competitivos. Hoje em dia muitos desses mercados vendem através de cartões de crédito ou cheques pré datados.

    ResponderExcluir
  10. Eu na época tinha 18 anos e morava na rua fernão cardim, minha mãe queria que fosse no Ideal o mais rápido possível. Eu teimei com ela e disse que iria só depois de tomar o café; quase apanhei e foi minha teimosia e Deus que salvou minha vida. Tomei o café e fui, atravessei o viaduto e parei perto de um bar enfrente ao mercado esperando o sinal fechar para atravessar e eis que derrepente a Av. Suburbana estava totalmente tomada de vidro no chão. Fiquei paralisado e em choque sem mover um unico passo e só voltei á mim quando uma colega chehou e me abraçou e disse que minha mãe estava desesperada pensando que eu estava debaixo dos emcombros...Deus não quis que eu morresse naquele dia. Quando vi o que tinha acontecido tremi meu corpo todo e não tinha noção que Deus nos livra de momentos terríveis de acordo com sua vontade. Grato demais há Deus por esse livramento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ganhou uma nova data de nascimento!! Deus é maior!

      Excluir
    2. Onde se localizava este Ideal? Morei em frente a filial da rua Leopoldina Rêgo,onde hoje é o Extra, inaugurada em 1972.

      Excluir
  11. Este supermercado funcionava na Av Suburbana (atualmente av Dom Helder Camara) proximo ao North Shopping. Vocês sabiam que naquela época o Rio de Janeiro ficava no Estado da Guanabara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim estado da Guanabara general Médici estava na presidência

      Excluir
  12. Se não me engano não era o Supermercado Ideal e sim Supermercado Disco.
    Na Época meu pai trabalhava na Abolição e eu sempre ia com ele pro trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o supermercado Ideal de Pilares, posteriormente SENDAS e hoje lá funciona uma agência de automóveis. Perdi uma amiga de infância no desabamento do Ideal. Ela tinha por volta de 10 anos na época.

      Excluir