Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de setembro de 2018

BARRA DA TIJUCA





 
Sorria, você está na Barra!
 
Assim consta no cartaz que se vê ao chegar à Barra da Tijuca.
 
As fotos, bem do início dos anos 70, não permitiam supor que em tão pouco tempo a Barra da Tijuca fosse invadida por condomínios com prédios gigantescos, gerando um estilo de vida peculiar, diferente do resto do Rio de Janeiro.
 
Com quase a obrigatoriedade do uso de automóveis, com poucas exceções como a região do Jardim Oceânico, procura-se imitar um tipo de vida americanizado, com até uma, na minha opinião, ridícula cópia da Estátua da Liberdade.
 
O assunto é altamente polêmico, mas prefiro o estilo de vida do "velho" Rio, que acho mais humanizado.

16 comentários:

  1. Com o metrô e o BRT até passei a ir com alguma frequência a endereços na Barra. Sempre na reta da estrada. Gostaria que as estações do BRT tivessem um número, para que fosse mais fácil saber a hora de saltar, mas seria pedir demais às ideias do "nervosinho", que se avizinha ser o novo governador. Esse é o tipo do cara trabalhador que não troca calor. Ou melhor, troca só com os amiguinhos.
    Não me sinto bem na Barra, pudera, vivendo em Santa Teresa, já tropeço em Copacabana. É horrível caminhar na avenida, com entradas e saídas de garagem a cada 100 metros. Dá é medo, caio fora rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir à Barra da Tijuca atualmente é uma "África" em todos os sentidos. Com pequenas exceções, não existe um "comércio de bairro" que atenda às pequenas necessidades dos moradores. Os shoppings são apenas grandes ilhas de civilização em meio a um "mar de incertezas". A existência do chamado BRT trouxe muito mais problemas do que avanços, já que levou para a região um enorme "estuário de problemas" como um fluxo de pessoas incompatível com as características até então invejáveis da região. Moradores dos mais remotos grotões da zona oeste e da baixada fluminense em sua maioria despidos de requisitos mínimos de civilidade, estão gradativamente transformando a região em uma espécie de "Miami de Madureira". O resultado "é visível à olho nu"...

      Excluir
  2. Bem: Já falamos muito sobre a barra e o que ela se tornou.
    Lembro-me quando ela pertencia aos Tijucanos que eram gozados pelo pessoal da zona sul,mas era uma praia espetacular: Selvagem limpa ampla como nenhuma outra do Rio.
    Precisava de carro sem dúvida mas valia muito a pena.
    ìa com o meu fusca vinho 1,3 litros com 40 cv (aliás como os motores de 1 litro evoluiram ) boa pavimentação pouco transito enfim um paraiso. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  3. Que saudade desse tempo! A Barra da Tijuca era um refúgio para os moradores da Tijuca. Isso fez com que muitos resolvessem morar lá e deu no que deu. Mesmo no século XXI e com a construção de vias expressas, Metrô, e "modais integrados" com os bairros limítrofes, as questões do transporte público e da segurança estão longe de serem resolvidas. A última foto mostra que há muito tempo a região é frequentada por integrantes do P.T & congêneres...

    ResponderExcluir
  4. "Bom dia".

    A Barra da Tijuca foi uma das principais vítimas do rodoviarismo que imperou no pais desde o final dos anos 50. Só recentemente ganhou acesso por trilhos, mas a um custo astronômico. E mesmo assim no "começo" do bairro.

    A terceira foto é emblemática e mostra os correligionários da cavalgadura misógina e racista internada no veterinário, quer dizer, hospital de SP.

    ResponderExcluir
  5. Conheço muito pouco a Barra da Tijuca e confesso que atualmente não me sinto "em casa" por lá. Aparentemente o Jardim Oceânico é o melhor trecho.
    Na foto 4 a ponte foi acrescentada ou retocada pelo fotógrafo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Barra que foi da Tijuca, infelizmente toda esta região teve o seu projeto de urbanização elaborado pelo Arquiteto mais idiota e idolatrado que o Brasil já teve. Acho que os Deuses também tem a minha opinião, pois nos livraram dos prédios redondos do projeto Athaíde de Ville, seriam mais de 100 deles, só um foi finalizado e existem dois não terminados esperando a boa vontade da Prefeitura implodí-los. Seria uma região que teria tudo para revitalizar e modernizar a cidade do Rio de Janeiro, foi destruída pela cobiça da construção civil(torço sempre para que elas não durem mais de 10 anos e que venham a falir) e a corrupção dos nossos políticos (torço para morrerem enforcados). Esta região deveria ter sido projetada, prevendo previamente a construção de uma rede de saneamento própria, com tratamento de esgotos, águas pluviais, abastecimento de água potável, preservação dos rios e lagoas, rede interna de transporte público (ônibus ou mini ônibus) e de interligação com os demais bairros da cidade (metrô e VLT). Bairros planejados sem mega condomínios, mega supermercados, mega shoppings centers, bairros com construções de vários padrões visando atender a todas as classes sociais, as edificações não poderiam ter mais de 12 pavimentos e na orla não poderiam ter mais de 4 pavimentos, a elevação da cota de construção se elevaria para as quadras a medida que se afastassem da faixa litorânea. Espera aí Lino, se isso acontecesse no Brasil, aqui seria a Alemanha, Inglaterra, não seria o Brasil, acorda acho que você ainda está sonhando.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto do estilo de vida da Barra,mas é um.local bem descolado.

    ResponderExcluir
  8. O plano de Lucio Costa foi totalmente desvirtuado por intere$$e$.

    ResponderExcluir
  9. A Barra nunca teve nada a ver com a Tijuca (bairro). A expressão barra vem do caminho marítimo entre as Ilhas Tijucas e o litoral da região.

    ResponderExcluir
  10. Depois de mais um pesquisa, fica cada vez mais certa a previsão de minha bola de cristal: um paulista será eleito presidente do Brasil. Índice de 95% de acerto e 3% de margem de erro por conta da acriana.
    A julgar por alguns comentários, o páreo final será no Jockey Club.

    ResponderExcluir
  11. Essa igreja é católica? Perde feio para as evangélicas.Só a Universal tem algumas.O Malafaia,o Romildo Soares, e algumas menores estão faturando alto.Tem que botar na Barra um padre forte e carismático.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Gustavo. Realmente a Barra nunca teve nada com a Tijuca apenas era a praia preferida pelos Tijucanos. A Tijuca é um bairro único.

    ResponderExcluir
  13. Poxa Gustavo você me tirou um peso da consciência em saber que a Barra da Tijuca, jamais pertenceu ao bairro da Tijuca. Como bom Tijucano, me sentia como aquele Pai que deixou uma grande herança para os filhos e estes em pouco tempo destruíram tudo. Passei quase umas 2 décadas sem ir a Barra, mas agora meu filho está morando lá em virtude da sua empresa ser neste bairro, porém com o nascimento do meu neto, estou indo praticamente toda semana ao bairro. Só pode ter sido castigo, pois sempre dizia que não ia a Barra, porque não havia perdido nada lá. KKKKKK

    ResponderExcluir
  14. Boa noite ! Não me lembrava que quando a auto-estrada Lagoa-Barra foi terminada, no final da década de 60, que a Barra ainda era tão pouco habitada como mostra a foto 4...

    ResponderExcluir
  15. A Barra era tão deserta nos anos 60 que o protótipo Carcará, com motor Vemag 1.1, bateu o recorde brasileiro de velocidade a 212km/h na "Rio-Santos", atual Av. das Américas, acho que em 66.

    ResponderExcluir