Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

REGATA NA LAGOA



 
Regata, em 1935, na Lagoa Rodrigo de Freitas com barcos perto de onde hoje está a Hípica. Provavelmente o público deveria estar ou na linha de partida ou na de chegada. Anteriormente as regatas eram na Baía de Guanabara, mas depois foram para a Lagoa.
Não sei se é esta da foto, mas houve uma organizada pela Liga Carioca de Remo, sob o patrocínio do Grupo de Regatas Gragoatá, com o seguinte programa:
1) Prova Alberto de Mendonça – 1000 metros, principiantes, yoles a 8 remos.
2) Prova Cel. José Ferreira de Aguiar – 1000 metros, novíssimos, single scull trincado.
3) Prova Clodoaldo Guimarães – 1000 metros, novíssimos, outriggers a 4 com patrão.
4) Prova Paulo Kastrup – 1000 metros, novíssimos, double scull trincado.
5) Prova Dr. Arnaldo Guinle – 2000 metros, juniors, outriggers a 8 remos com patrão.
6) Prova Liga Carioca de Remo – 2000 metros, juniors, double scull.
7) Prova Clássica Comte. Midosi – 2000 metros, juniors, outriggers a 4 com patrão.
8) Prova Adalberto Parreiras – 2000 metros, novíssimos, outriggers a 8 remos.
9) Prova Jorge Goulart – 2000 metros, seniors, outriggers a 2 remos com patrão.
10) Prova Clássica Prefeitura Municipal – 2000 metros, seniors, outriggers a 4 remos sem patrão.
 
Contava o pranteado General Miranda que “embora muitas vezes os prognósticos soffressem desmentido quasi que completo ás predilecções dos “sabidos”, sempre por occasião dos certamens náuticos, dois candidatos ao posto de vencedor colectivo apparecem em primeio plano: Vasco e Flamengo.
 
Os dois grandes clubs amphybios sempre eram os favoritos. Innegavelmente os adversários tambem tinham seus valores e ás vezes conseguiam dar um quináo na justa pretensão dos “grandes”. Eram o Guanabara, o Natação e o Internacional os que formavam um bloco disposto a derrubar os “castellos” daquelles, procurando desmentir o que se dizia “que a victoria collectiva do certâmen seria decidida com as victorias isoladas dos demais concorrentes, alguns dos quaes tinham guarnições em condições de vencer”.
 
Na Lagoa ainda havia os clubes de regatas Botafogo, Lages, Piraquê (não era o Clube Naval) e o Jardinense.
 
As duas últimas fotos mostram panorâmicas da Lagoa na época da primeira foto.

17 comentários:

  1. A primeira foto foi enviada pelo prezado GMA.

    ResponderExcluir
  2. O remo já foi um dos três esportes mais populares do Rio. Acompanhei muitas regatas na Lagoa desde o final dos anos 50.
    O capricho na vestimenta das mulheres era impressionante.

    ResponderExcluir
  3. Naquele tempo o remo era um esporte cultuado entre a elite. Era como o futebol no início do Século XX. Nunca tive interesse nesse esporte.FF Estamos a praticamente dez dias das eleições e a expectativa é grande. Não será um período tranquilo e a violência pode ser a tônica, ainda mais porque ad estruturas do poder estão parcialmente aparelhadas e o "jogo de cartas marcadas" que vem acontecendo há dezesseis anos pode acabar. Estamos à beira de um "Armageddon". A situação é muito mais séria do que a maioria pensa.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Remadores todos nós somos. Atualmente estamos remando em águas agitadas,mas nosso barco tem patrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse barco está prestes a naufragar mas o Brasil se sairá bem. O Brasil deveria copiar o exemplo dos EUA, onde existem "duas direitas", nenhuma esquerda, e a fantástica quantidade de apenas DOIS partidos políticos. Não existe dinheiro público nas campanhas eleitorais nem tampouco o voto é obrigatório, e em dia de eleição nem é feriado. E dá certo. Mas com um nível social e moral como o do Brasil, fica difícil qualquer tipo de diálogo.

      Excluir
  5. Bom dia a todos. O remo é um esporte completo para o desenvolvimento físico de um atleta, hoje o esporte anda bastante em baixa, visto que os treinos são normalmente nas primeiras horas da manhã, dificultando que alguns atletas possam praticar o esporte devido normalmente neste horário se dirigindo para a escola ou a universidade. A falta de incentivo para a pratica de esportes olímpicos no Brasil é uma política de estado. A melhor forma de se desenvolver o esporte é através da prática nas escolas e universidades, a maior potência olímpica do mundo os USA o fazem com grande competência e sem grandes ajudas governamentais. Aqui sempre destruímos aquilo de bom que existe, acabamos como os jogos da primavera, que era a competição intercolegial no ensino médio e com os jogos Universitários, esta em nível estadual e nacional. Com isso deixamos de formar atletas e passamos a formar bandidos.

    PS. O desaparecido JBAN, que aparece na primeira foto segurando o remo, até hoje ainda continua praticando remo todas as manhãs na Lagoa. É atleta Senior da Equipe do BFR.

    ResponderExcluir
  6. Lino Santos é o Lino Coelho?

    ResponderExcluir
  7. O remo,de fato,perdeu muito da sua intensidade nos últimos anos.Em Vix a coisa anda limitada e já não reúne grande público como nos anosb50/60/70.Vários fatores contribuíram para a queda e a falta de incentivo parece a maior.Sem bons patrocinadores fica difícil.
    Boas fotos,mas acho que o JBAN está remando em outras águas..

    ResponderExcluir
  8. E pensar que assisti regatas em 1970 com o Estádio de Remo cheio.
    Também em destaque nas fotos o hipódromo do Jockey Club do Brasil.
    Nenhum sinal das obras do estádio do C.R. Flamengo, o que realmente data as fotos até o ano de 1935, eu imagino.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ! Que tal, os entendidos no assunto, nos darem uma mini-aula sôbre o tema ? Nos explicando, por exemplo, quais as competições possíveis, tipo um remador, dois, quatro, oito, etc. com e sem patrão ? Nos explicando termos como mencionados na postagem, tipo, yoles, single scull, double scull trincado, outriggers, etc. ?
    Meu pai foi remador quando jovem e foi voga de uma guarnição não sei se de 4 ou de 8 remadores. Quer dizer, ele entendia do assunto, mas, eu, só tenho uma vaguíssima idéia a respeito, tipo memória de computador lusitano (com todo o respeito).

    ResponderExcluir
  10. Os tipos de barcos oficiais utilizados são constituídos por 1, 2, 4 ou 8 remadores podendo as tripulações de 2 e 4 remadores de ponta (um remo por cada atleta) ter ou não timoneiro, enquanto o shell de 8 (8 remadores com um remo cada) tem obrigatoriamente timoneiro.
    As tripulações de 2 e 4 remadores com um par de remos cada designa-se por double-scull e quadri-scull, respectivamente. A designação generalista para as tripulações com um par de remos por atleta é remo de parelhos. Inclui o skiff (apenas um remador).

    O quadri-scull é controlado em termos de rumo através de um leme de pé, enquanto o skiff o double-scull é controlado com uma diferença de pressão entre o remo de bombordo e estibordo.

    Os remadores a nível competitivo são distinguidos entre ligeiros e pesados. Os remadores ligeiros masculinos e femininos tem o seu máximo peso restrito a 72.5 Kg e 59 Kg respectivamente.

    Há categorias como Iniciantes, Juniores, Adultos, Seniores.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado ! Valeu a aula, Remador !

    ResponderExcluir
  12. Teria este remador a alcunha de JBAN?

    ResponderExcluir
  13. Agora temos a aula solicitada pelo WHM, que foi útil para mim. Quanto às fotos, a terceira é excelente e mostra algo que não imaginava. Após a ilha do futuro Piraquê, a continuação da Borges de Medeiros é hoje uma rua interna do Jóquei. Uma grande área à esquerda dela foi aterrada e incorporada ao clube. Acho que só nos anos 60 construíram a atual continuação da Borges de Medeiros, conhecida na época como Belém-Brasília (era uma reta sem tráfego algum...).

    ResponderExcluir
  14. Hoje é dia de sofrimento. Possível adeus.O Mosquito contiUma inventando e de repente trocou os laterais no seis por meia dúziaViva a corneta.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria muito de ter vivivdo nessa época do Rio de Janeiro. Vejam só as imediações do Joquei como eram, praticamente, desabitadas (fotos 2 e 3). Maravilha ! O Leblon era quase que um deserto...

    ResponderExcluir
  16. ...Ver coisas assim causam até algum impacto!
    A lagoa sempre cativa/por mais que tenha problemas.
    Alias gostaria de ver mais dados sobre tal (fotos, informações).
    Olhando fotos do famigerado PIRAQUE - como mudou desde quando frequentava; principalmente as PISCINAS.

    ResponderExcluir