Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

BOTAFOGO

Nesta fotografia, da década de 70, do acervo do desaparecido JBAN, vemos uma bela casa, que já não existe, na esquina da Rua Voluntários da Pátria (antiga Rua Nova de São Joaquim) com a Rua Dona Mariana (que durante algum tempo chamou-se Rua Urbano Santos). Sua irmã gêmea ainda existe do outro lado da rua, embora bastante descaracterizada.
A Rua Dona Mariana, passagem obrigatória para a minha ida diária ao Colégio Santo Inácio, até a década de 70 era recheada de palacetes belíssimos, alguns poucos ainda existentes. A Rua Voluntários da Pátria, uma das mais caóticas da Zona Sul, nunca me agradou.
E não podíamos encerrar o ano sem um comentário do ilustríssimo Professor Pintáfona:
 “Insuspeito Patriota Guanabarino, Protetor Voluntário da Cultura, Inaciano e Mariano Esculápio Montenegrino, Fotográfico, Fotogênico e Fotofóbico Dr. D´,
Tomando proveito da fresca brisa invernal que adentra a Baía e sopra sobre a Sebastiana urbe, sento-me à janela, em meu simples escriptório para dedicar-me ao prazeroso navegar pelo informático éter e deleitar-me com o saber emanado de seu vívido sítio internético de convívio virtual, principal bastião da cultura cidadã e baluarte da iconografia carioca.
Uno-me aos seus incontáveis discípulos para sorver o néctar da cultura aqui exsudado e confortar o combalido espírito com o maná ofertado pelos deuses do conhecimento.
Ave D´ ! Os que vão aprender te saúdam !
Douto facultativo, a imagem que se descortina em meu écran electrónico, apraz-me sobremaneira e adentra a minha retina como o bálsamo sobre a ferida do bravo gladiador. Ainda petiz, mal saído dos cueiros, saía eu em caleça, pelas sombreadas ruas do bairro de Botafogo, acompanhado de minha querida mãe, Sra. Hermengarda Pintáfona e de meu saudoso e pranteado progenitor, o Coronel Pintáfona, herói da Guerra do Paraguai, captor do solerte Solano Lopez, amigo pessoal de Osório e do nosso eterno Imperador Pedro II.
Íamos em visita a alguns amigos que viviam em uma belíssima mansão à Rua de São Clemente, à sombra do Morro do Corcovado. Como me eram prazerosos esses felizes passeios ! Apesar de meus genitores estarem há decênios em companhia do Pai Eterno, sinto a falta deles como se hoje houvessem partido para o Reino dos Céus. Saudades...
Não fora os laços que me prendem à Mansão Pintáfona, sita à Rua da Pedreira da Candelária, há muito teria me mudado para o verdejante vale de Botafogo. Além das vantagens da proximidade com a natureza e da ventilação permanente advinda da enseada de mesmo nome, o local fica próximo da Praia de Sacopenapam, local ainda ignoto e selvagem, que é o último refúgio da Anta Copacabanensis, animália misteriosa e arisca, que é foco de vários compêndios de minha autoria.
No momento encontro-me em meio a um estudo que busca analisar os estranhos hábitos da besta-fera, entre eles a sua atracção por beberagens alcoólicas destiladas e por objetos de coloração rosácea. Sacopenapam é um ecossistema em separado com ocorrência freqüente de animais não encontrados em outras partes de nossas matas. Entre eles destaco a já citada Anta, o Boto Ipanemensis, que tem a sua origem comprovada em Sacopanapam, o Panda Clarensis Peixotus, o Mico Tuminelus Alcazarensis e a Capivara Tijucanensis, que vez por outra atravessa a Serra da Carioca e vai pastar nos abundantes campos de gramíneas da região. Caro Confrade, Sacopenapam e sua estranha fauna é trabalho para toda uma vida!
 Contrariado, despeço-me do culto amigo. Minha espevitada assistente, a desassossegada Mme. Simmons, avisa-me que uma refeição ligeira foi servida no alpendre. Um copo de leite achocolatado e sequilhos aguardam a minha presença.
 Despeço-me Avarandado, Arborizado e Assobradado.
 Seu Criado, Dr. Hermelindo Pintáfona"

24 comentários:

  1. No lugar das mansões surgiram arranha-céus que levaram a centenas de pessoas no mesmo espaço em que moravam dez ou vinte. Lembro com saudade das mansões de Botafogo das quais restaram umas poucas.
    Boa ideia terminar o ano com um pronunciamento do professor Pintáfona, figura que faz falta no SDR.

    ResponderExcluir
  2. Se a Simmons era espevitada, deveria ser Mlle.

    ResponderExcluir
  3. Aí sim,um belo templo.Daria para conseguir um sócio com milagres caseiros.Bom de papo e bom de grana.
    Gostei das referências ao Esculapio especialmente fotofobico...

    ResponderExcluir
  4. Ainda existem exemplares dessas mansões na cidade. Raras, é verdade, mas é o progresso. Pouca gente percebeu mas há décadas o "comunismo" já era realidade no Rio de Janeiro desde que casarões desse tipo foram usados como "casas de cômodos". Em um espaço onde outrora viviam famílias abastadas, diversas famílias numerosas passaram a dividir não só os quartos como os poucos banheiros. Sim, pois apesar das dimensões generosas esse tipo de construção possuía no máximo um grande banheiro e um pequeno para os serviçais. Existe na Tijuca a Travessa Cruz, rua sem saída próximo ao Largo da Segunda Feira onde ainda existem algumas casas de cômodos "em funcionamento", tal como eu conheci quando garoto. Meu pai e meu avô sempre diziam que aquilo "era igual à Rússia". Ele contava também sobre um "exemplar" desse tipo que havia na rua Visconde de Abaeté 51 em Vila Isabel. Segundo ele, a "Rádio Patrulha" era chamada diariamente para conter brigas e agressões. Voltando ao Século XXI, eu imagino se um desses indivíduos "doutrinados" pela esquerda que se espraiam na sociedade e nas redes sociais, conhecessem a realidade de uma "casa de cômodos". Duvido que continuassem com esse "torpe desvario" norteando suas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Botafogo sofreu do mesmo mal de Copacabana,foi totalmente descaracterizado , pela ganancia imobiliária. Era chamado de bairro aristocrático , onde morou meu avô materno Luiz de Yparraguirre à Rua São Clemente.

    ResponderExcluir
  6. Aproveito para desejar à todos um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!

    Os textos do Prof. Pintáfona são para lá de saborosos.

    ResponderExcluir
  8. Alguém comentou aqui e agora foi aprovado o novo Código de obras que permite a construção de imóveis com 25 metros.Deve ser o famoso quarto e janela.E de acordo com o local o numero de vagas para garagem é diminuto.Não seria um espanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário foi meu. Agora vamos regredir socialmente. Percebe-se que existe claramente um viés comunista nesse projeto.

      Excluir
  9. Bom dia a todos. Depois deste belo texto do Prof. Pintafora, ainda se vê, (coisa rara nestes dias) vida inteligente e bom humor. Quanto ao bairro de Botafogo, assim como o meu time Botafogo, sofrem de mudanças degenerativas graves, só lhes restam as glórias do passado. Pelo menos por isso, ainda são lembrados nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  10. Botafogo ainda tem muita construção conservada, porém cada vez menos.
    Os textos do Dr. Pintáfona são sempre interessantes.
    A fotofobia seria o medo da luz ou a aversão aos "holofotes", no sentido de não gostar de aparecer para a galera?

    ResponderExcluir
  11. Cortiços, casas de cômodos, favelas, lotamentos irregulares e invasão de imóveis abandonados. Se existem espertos se aproveitando disso é porque sempre tivemos desesperados sem lugar para morar de acordo com suas posses.
    Políticas como a de Conjuntos habitacionais com o IAPI e similares, BNH e Minha Casa, Minha Vida sempre foram interrompidas ou incompletas nas mudanças de governo.
    Conjuntos como Cidade de Deus (dará) e Vila Kennedy entre outros, desde o início da entrega de chaves lá década de 60 são exemplos do descaso.
    Como se diz no meio industrial, "peão" e sua família de barriga vazia (e ao relento, acrescento), não tem ideologia e ninguém segura.

    ResponderExcluir
  12. Essa primeira casa "escafedeu-se" mas a segunda e terceira que são geminadas ainda permanecem lá. Seria uma excelente sede para a Calango que em tempos de 40C no Rio está até o pescoço de chamadas. Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,resta saber se a Calango fica a mercê de alguma tarja.Duvido...No máximo débito ou crédito como no posto Ipiranga.Deve ter sim,boas ligações com o gestor do Inferno para mandar este calorão para cima de nosotros....

      Excluir
  13. Há cerca de três anos havia "neste sítio" um comentarista de nome Eduardo que vivia dizendo que estávamos "ameaçados" por uma dominação comunista. O homem acabou sendo "enxotado" do blog, já que era tido como "maluco". Hoje em dia percebe-se que o homem tinha uma certa razão, já que há indícios de que as coisas encaminhavam-se para tal. Depois de viver um período de "esplendor", o Rio de Janeiro se viu assaltado por gigantescas quadrilhas a partir de 1983, quadrilhas essas instaladas nos quatro poderes e que tem o objetivo de reduzir o Rio à miséria moral, intelectual, e financeira. Imóveis de 25 m2 em 2019 são absurdos sob qualquer pretexto, sejam na zona sul, zona norte, no subúrbio, e até na depauperada e carente área do BRT.

    ResponderExcluir
  14. É interessante dizer aqui que muito se acredita que cortiço, cabeça de porco, e favelas, são fenômenos apenas do RJ.
    Na verdade, essa é uma afirmação preconceituosa.
    É diferente dizer que o Carioca e o Fluminense cultuam desse tipo de coisa por comodismo, pilantragem, corrupção, e criminalidade.
    Mas daí achar que é algo específico do RJ, está errado.
    Há muito tempo disse isso aqui, nesse site.
    Assim como eu, muitos criticam dos favelados, e é bem verdade porque além de causar toda uma desagregação social e aumento da criminalidade, há nesses metiês, muita coisa de errado e execrável.
    Por outro lado, é aquela velha estória. Se está servindo para mim, deixa quieto.
    Aonde buscaríamos mão de obra barata para ser lançada no comércio de uma maneira em geral?
    Resposta: Nas favelas e cortiços.
    Aonde buscaríamos mão de obra para fazer faxina nos edifícios espalhados pela cidade, especialmente na Região Central, na Zona Sul, e na Barra?
    Resposta: Nesses ambientes execráveis chamado favela e cortiço.
    Aonde buscaríamos para mão de obra barata para trabalhar em serviço braçal na construção civil?
    Resposta: O mesmo que as outras (Favela e Cortiço).
    Infelizmente são os dois lados da moeda.
    Ganha-se por um lado e perde-se por outro.
    O grande problema foi deixar ao relento toda essa área nas mãos de oportunistas, comunistas, e criminosos, inclusive das seitas de cunho evangélica. Deu no que deu.
    Ainda sou adepto da teoria que rico e pobre não podem ter filhos.
    O primeiro porque não tem tempo para educar porque só pensa em ganhar dinheiro, entregando as crias para babás, governantas, empregados, e outros do gênero.
    O segundo não tem nem direito o que comer e onde morar, e não deveria sequer casar, quanto mais em ter filhos.
    Sobra a classe média. Que possui algum tempo e alguma condição financeira para dar uma boa educação para as crias.
    Voltando a questão da favelização no RJ, como também já explorei aqui no site outras vezes, as favelas estão para o RJ assim como os cortiços para Nova York.
    Quem conhece ou tem uma singela noção da História de cidades como Nova York, Londres, Dublin, São Petersburgo, Moscou, Pequim, Paris, dentre outros, sabe muito bem que a favelização não é um fenômeno desta urbe.
    Ah sim! Não podemos esquecer daquela Estranha Cidade do Sudeste que tem da marra de se achar exemplo para todos. Lá também há e muitos cortiços e favelas.
    Enquanto não houver controle de natalidade, distribuição de renda, e educação, ficará difícil erradicar.
    Antes eu falaria na Reforma Agrária, mas em nações de Primeiro Mundo onde foi feito, o problema favela e cortiço não deixaram de existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que exagero um pouco, mas sempre falo que quem está repondo a mão de obra para faxina e outras funções sem nenhuma ou pouca qualificação são as mães solteiras mais pobres, muitas delas adolescentes. Sem isso já estaríamos "importando" esse pessoal de países em condições piores.
      E tem a proporção desses filhos que se degeneram, mas sempre vão existir, seja qual for a quantidade. O importante são as condições para que sejam punidos no rigor da lei.

      Excluir
  15. E o Marco Aurélio, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava lembrando dele agora, pois agora, na véspera do recesso da Corte, Marco Aurélio decidiu, de forma individual, suspender a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, atendendo a um pedido do PCdoB !.Apenas 48 (quarenta e oito) minutos (!) depois, a defesa do Lula ingressou com pedido de liberdade imediata do "cliente". Esse partidarismo ainda vai levar o país ao fim do poço. São mais de 150 mil presos nas mesmas condições. E não há nada de inconstitucional na prisão qdo. condenado em 2º grau por colegiado.

      Excluir
    2. "E o Marco Aurélio?" Continuo dizendo que está "procurando chifre em cabeça de cavalo". Vai acabar achando. Como dizia João Saldanha: "Tá dando sopa pro azar"...

      Excluir
  16. A decisão de Marco Aurélio Mello foi revogada pelo Min.Dias Toffoli. Afinal, quem tem c... tem medo.

    ResponderExcluir
  17. Até segunda ordem Lula continua preso.

    ResponderExcluir