Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

JARDIM MONTEVIDÉO




 
Por acaso vi a foto nº 1 e me surpreendi com a informação de que o local se chama “Vila Jardim Montevideo” e fica na Rua Real Grandeza nº 59, em Botafogo.
Nunca ouvira falar disto, embora seja um local que há décadas faz parte de meus itinerários.
Fui buscar mais detalhes e encontrei a seguinte descrição de um antigo morador local, de nome Wilson Silva:
“Certamente é a maior vila do Município do Rio de Janeiro. Fundada na década de 1940, localizada em frente à Rua Miranda Valverde, é composta de 6 blocos de casas de 4 apartamentos, 2 blocos de prédios com 16 apartamentos cada e mais um bloco de prédio com 16 apartamentos, mais recente. Este fica no centro da vila, em frente a seu acesso principal, concluído na década de 60.
Esta vila faz limite de fundos com os prédios da Rua da Matriz, no seu lado direito com o antigo terreno do 2² Batalhão da PM e a Rua Serafim Valandro, e à esquerda, com um pensionato de uma congregação religiosa católica.
Sua história foi marcada por suas memoráveis festas juninas onde vinham pessoa de todos os bairros da Zona Sul do Rio, que aconteceram nas décadas de 50/60.
Algumas famílias que ali moraram na minha época: Itapicuru Perdigão, Figueiredo (do ex-Presidente da República), Gattio Galicio, Rodrigues da Silva, Carneiro Pinto, Vandesteen, Maia, Pacciolo Medeiros, Carvalho de Mendonça, Calixto de Campos e muitos outros.
Alguns personagens desta histórica Vila: Nelson, lavador de carros com sua bicicleta superequipada; o zelador Tibúrcio e sua esposa Das Dores; o sorveteiro da Kibon Domício; o porteiro do Bloco 16, de apelido Zé.
O espaço é muito amplo e próprio para muitas brincadeiras de criança, sem riscos para elas. Talvez o único lugar onde se podia brincar de bola de gude, carrinho de rolimã, pipa, pique-bandeira, garrafão, queimado e tantos outros, que certamente as crianças de hoje em dia não conheceram.”
Procurando no “Correio da Manhã” e no “Jornal do Brasil” encontrei poucas referências sobre o local, apenas anúncios classificados. Já em “Curta Botafogo” encontrei mais informações:
“Elisiário Bahiana precisou interromper o curso de engenheiro-arquiteto em 1911, aos 20 anos, para trabalhar. E foi contratado para projetar a “Vila Jardim Montevideo” pelo oficial da Marinha Elisário Pereira Pinto, seu primo por parte de mãe. Projetadas em estilo eclético, comum na época, as casas do Jardim Montevideo têm um detalhe curioso na entrada: um busto feminino, que – há quem diga – foi posto lá em homenagem a um amor do oficial da Marinha. Após 1937, quando a legislação municipal proibiu a construção de novas vilas, os conjuntos de casas do Jardim Montevideo foram transformados, aos poucos, em prédios de apartamentos. Hoje a vila é composta de seis blocos de casas de quatro apartamentos, dois blocos de prédios com 16 apartamentos cada e um bloco de prédio com 16 apartamentos, que fica no centro da vila, em frente ao acesso principal. O conjunto é considerado a maior vila da cidade.”

25 comentários:

  1. Ótima pesquisa.Deveria ser bom local para morar.Vamos aguardar as opiniões.O gerente colocou o Biscoito na lata.

    ResponderExcluir
  2. A construção de "Villas" era uma realidade no passado e foi uma fase de transição entre as casas do passado e os atuais prédios de apartamentos. Meu bisavô Manuel Tavares era um "construtor" de casas e de vilas. Como a grande maioria desses empresários no passado, não possuíam formação oficial em engenharia, mas a qualidade de seu trabalho dispensa maiores comentários, já que até hoje esses imóveis mostram solidez. Entretanto esses imóveis "de altos e baixos" são impróprios atualmente para moradia no Rio de Janeiro por uma simples questão: Segurança. Além disso, apartamentos situados no andar térreo pecam por expor as intimidades de seus moradores. Prédios de padrão "minha casa, minha vida" possuem apartamentos no andar térreo. As fotos mostram sólidas construções, meus eu não moraria em um. FF: Foi mostrado nos telejornais uma gigantesca briga ocorrida na Vieira Souto em frente ao antigo Castelinho envolvendo dezenas de pessoas, homens e mulheres jovens, certamente oriundas de favelas e periferias. Faço uma pergunta: Em um "dia útil" e em "horário de expediente", não deveria essa horda estar em alguma atividade laborial ou estudando? Seria preconceito de minha parte chama-los de vagabundos ou seriam "jovens excluídos se divertindo?" O fato é o direito de ir e vir de "pessoas de bem" ser cerceado por esse tipo de gente. Fica o registro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São jovens excluídos da sociedade.Culpa do capitalismo.

      Excluir
    2. É Sapão, mas "onde há pau não raça". Os dias de vagabundagem dessa gente estão no fim. Duvido que o governo Witzel permita essa baderna. Aguarde a "operação verão 2019". FF Ad forças armadas agora em uma megaoperação contra a milícia na zona oeste para cumprir mais de cem mandados de prisão .

      Excluir
  3. Nunca percebi que estes prédios formavam uma vila embora os ache muito simpáticos. Dizem que morar em vila é viver em meio a muita fofoca. Será verdade?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Elisiário Bahiana era parente de Gastão Bahiana que eram parentes de minha avó paterna que também tinha o sobrenome bahiana e era baiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a origem de nomes. Fiz algumas pesquisas sobre o meu sobrenome, que achava que era de origem brasileira. Mas não, os primeiros Baías (sem h) eram portugueses que chegaram aqui no séc XVII, no início do ciclo do ouro em Minas Gerais. Recentemente, inclusive, existiu um goleiro da seleção de Portugal chamado de Vitor Baía. Nos registros no Brasil foram adotando o Bahia com "h".

      Excluir
  5. "Boa sorte a todos".

    Sempre aprendemos algo com os textos do Dr. D' (ou o de ontem do professor Pintáfona).

    Passei muito tempo da minha infância em uma vila de 20 casas na mesma rua onde morava. Da última vez que passei por lá, há dois ou três anos, havia virado um "condomínio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um "condomínio" com aspas ou sem aspas?

      Excluir
    2. Condomínio de casas com acesso restrito (portão). Esta a única diferença para o meu tempo de infância e adolescência. O portão deve ter sido colocado pouco depois de me mudar. Mas ainda não era um condomínio.

      Excluir
  6. O fato é que morar em casas é complicado atualmente. Um exemplo de uma "Villa" por excelência, tendo casas de "altos e baixos" com espaço para veículos, e portão gradeado, é onde reside o ilustre Hélio Ribeiro. É uma verdadeira "raridade" nos tempos atuais. Casas de vila na Tijuca e Vila Isabel são disputadíssimas. Na Bulhões de Carvalho entre Francisco Sá e Sá Ferreira também existe uma de alto padrão. O fato é que para compra-las é preciso ter "bala na agulha".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho fotos antigas desta da Bulhões. Qualquer dia publico.

      Excluir
  7. A alegria da Tia Nalu foi rápida.Vai mesmo para Curitiba.

    ResponderExcluir
  8. Segundo um amigo arquiteto que trabalhou por muito tempo na área de urbanismo da Prefeitura, vilas são locais razoavelmente seguros. Num prédio um grupo entra, rende o porteiro e o primeiro morador que desce tem que voltar ao seu apartamento devidamente acompanhado. Depois saem com o carro abarrotado e frequentemente ninguém percebe o movimento, não há muita interação entre os moradores. Numa vila, o efeito colateral da fofoca é que todos sabem da vida de todos, se conhecem pelo nome e logo perceberiam o movimento esquisito. Como colocar TV, som, etc num carro parado na rua da vila sem ninguém perceber? Alguém sabe de notícia da PM invadindo uma para tentar impedir a fuga de ladrões após o roubo?

    ResponderExcluir
  9. Houve uma época que o convívio entre vizinhos era mais social, apesar de alguns tititis de vez em quando. Coisas do tipo "seu filho errou a bola e chutou a canela do meu menino indefeso".
    Aí veio a TV (no início ainda tinha algum convívio televizinho), depois o vídeo cassete, os jogos eletrônicos (raramente em dupla com vizinho), TV por assinatura e até o shopping substituindo as áreas comuns da vila e outros condomínios mais simples, no vai e vem do dia a dia.
    E isso não é só no Rio.

    ResponderExcluir
  10. Sei que Ceará,individuo,está 24 hs em contato com o gerente do inferno na garantia deste calorão,mas deve ter visto que a sacolinha do milagreiro tinha muitos reais,dolares e euros....E eu aqui com a minha sina ,já bastante difundida e conhecida.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Ainda faz muito calor, pelo jeito hoje passou dos 40ºC.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o local dessa Vila já foi por um tempo a antiga sede do Botafogo!

    http://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093092_02&pesq=Vila%20Montevideo&pasta=ano%20193

    http://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093718_01&pesq=Vila%20Montevideo&pasta=ano%20193

    ResponderExcluir
    Respostas



    1. Saudades do Rio20 de dezembro de 2018 18:56

      Valeu, Ricardo.
      Nos jornais há referência que havia um campo do Botafogo neste local da Vila Jardim Montevideo até 1908, quando o Botafogo se mudou para um campo no Largo dos Leões.
      Os links abaixo referem-se a sorteio do Sabão Platino em que um morador da Vila Jardim Montevideo ganhou um prêmio no Concurso "A chave da Felicidade".

      Excluir
  13. Teve sorteio:

    http://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=154083_01&pesq=rua%20real%20grandeza,%2059&pasta=ano%20195


    http://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=154083_01&pesq=rua%20real%20grandeza,%2059&pasta=ano%20195

    Anuncio de vendas:

    http://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=110523_05&pesq=rua%20real%20grandeza,%2059&pasta=ano%20195


    ResponderExcluir
  14. O calor está tão forte que fica difícil sair de casa. Quando você chega aos 60 é preciso dar uma "desacelerada". Esse calor é "broxante" em todos os sentidos. Imaginem como é se sentir "um Temer". ## S partir de hoje o pedágio da Linha Amarela sentido Fundão foi suspendo por dezenove meses por ordem do prefeito Crivella. Agora vai ficar de graça para quem vem da Barra, CDD, Curicica, Jacarepaguá, seus Sertões, e cercanias, além toda a área do BRT...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazo de 19 meses? Vai até as vésperas da campanha eleitoral.

      Excluir
  15. Sou da 3a geração dos "Vandesteen", já fazendo uma correção no excelente texto. Eu, meus irmãos e até meu pai crescemos na "Vila", e posso posteriormente pedir que o mesmo acrescente inúmeras histórias nostálgicas do local e revele mais alguns ilustres moradores, como por exemplo o conhecido Galego, Varela, entre outros. Um dos famosos, não mencionado, foi o Exmo Ministro do STJ Félix Fischer. Algumas fotos da época também poderão ser cedidas ao blogueiro-historiador. Minha avó, Anatália de Jesus Vandesteen, ainda residente do local, com 93 anos, é a mais antiga moradora viva da Vila. Um abraço, Alberto Vandesteen.

    ResponderExcluir
  16. Fotos e informações são sempre bem-vindas. O email do blog é luizd.rio@uol.com.br
    Obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir