Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

BOTAFOGO



As fotos de hoje, de Malta, mostram a outra esquina da Rua Dona Mariana com Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, complementando a postagem de anteontem.

Estas casas, com jeito de palácio, resistiram parcialmente à especulação imobiliária, embora o que restou delas esteja bastante descaracterizado.

O nome da rua deve-se a Mariana Delfim Pereira Simoens da Silva, filha dos barões de Sorocaba, esposa do Conselheiro Antonio Simoens da Silva, em cuja chácara, então chamada Brocó ou Berquó, foi aberta a rua em 1858.

Já a Voluntários da Pátria, segundo Berger, antiga Rua Nova de São Joaquim, foi aberta em 1826, da Praia de Botafogo até a Travessa Marques, através dos terrenos da antiga Fazenda da Olaria, daí seu primitivo nome de Rua Nova de São Joaquim, para não confundir com a Rua de São Joaquim (a Marechal Floriano) do centro da cidade.

A Companhia Jardim Botânico prolongou a rua da Travessa Marques até a Rua Humaitá.

O Corpo de Voluntários da Pátria, criado em 1865, era integrado por civis voluntários que acorreram às armas, participando da campanha contra López, na Guerra do Paraguai. À cidade do Rio de Janeiro coube a formação do 1º Batalhão de Voluntários da Pátria que teve seu batismo de fogo na resistência à invasão de São Borja.

PS: consta que o Coronel Pintáfona, pai do Professor Pintáfona, serviu neste Batalhão...

13 comentários:

  1. Um projeto arquitetônico, ene casas iguais. Existem exemplos pelo Rio de Janeiro a torto e a direito.

    ResponderExcluir
  2. Achei estas mais bonitas que a outra de anteontem. Botafogo até os anos 60 tinha mansões belíssimas mas era um bairro meio triste na época, na minha opinião. Hoje está cheio de prédios altos e bem agitado embora continue como um bairro de passagem com um trânsito infernal devido a inúmeros colégios.

    ResponderExcluir
  3. "Boa sorte a todos".

    Botafogo foi um bairro que freqüentei relativamente bem até o final de 2017. Ia muito aos cinemas da própria Voluntários. Infelizmente não dá mais...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Luiz, pessoal,
    Estou vendo agora mesmo o Maps deste local.A principal modificação foram as placas das empresas que ocupam as casas.Certamente, a cor também não deve ser mais a original. Felizmente, as muretas e os gradeados, totalmente Art Noveau, esão intactos. A casa mais próxima do fotógrafo, na primeira foto, é que foi abaixo. Outro detalhe bem preservado, tão típico de então, é o porão habitável, revestido em cantaria, possivelmente de granito.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Estes casarões eram comuns por toda a cidade. Na Av. Mem de Sá esquina com R. do Lavradio, existem 2 ou 3 deles com a mesma arquitetura, dos mostrados na foto, onde hoje funcionam o Carioca da Gema e o Sacrilégio.

    ResponderExcluir
  6. Só pode ser a sede da Calango quecom este calor está com cotação muito alta na bolsa,levando o Ceará,indivíduo, ao êxtase.Tem investidor suíço querendo sociedade.Ontem lá na sede uma palestra com a Maju Coutinho sobre as condições climáticas com posterior coquetel e distribuição de brindes incluindo ventarolas e protetores solares.Tudo armação para novos clientes.Na verdade o combustível vem do inferno.

    ResponderExcluir
  7. Botafogo se tornou um bairro totalmente "fora de controle" principalmente por ser um "bairro de passagem". Imaginem se todos os moradores dessas casas "de altos e baixos" tivessem carro. Onde seriam estacionados? Um detalhe nessas casas antigas eram os porões habitáveis "no rés do chão". Eram dependências quase subterrâneas onde às vezes moravam famílias inteiras. Fico imaginando se houvesse uma inundação. Botafogo sofre até hoje com inundações e eu me lembro bem de algumas na Voluntários da Pátria no tempo em que nela morei em 1965. FF: A violência está saindo de controle no Rio. Assaltos a carros de transporte de valores em Shoppings, explosões de agências bancárias, tiroteios com armas de guerra em ruas movimentadas como o ocorrido ontem em frente ao Mercadão de Madureira, e toda a sorte de ações violentas em "quantidades industriais", levam a crer que medidas impactantes podem acontecer ao se iniciar o novo governo. Somado às ações violentas, a existência de um núcleo criminoso incrustado no STF torna essa possibilidade bem real. Vamos aguardar os acontecimentos...

    ResponderExcluir
  8. Com o mínimo de planejamento urbano, teríamos uma cidade muito melhor. Mas isso e pedir muito dos nossos políticos e população.

    ResponderExcluir
  9. Até os anos 60 quase toda a região da Haddock Lobo e Conde de Bonfim ao Largo da Segunda Feira era repleta de casas desse tipo transformadas em "casas de cômodos". Em frente ao Clube Municipal havia duas germinadas e ao lado uma outra que "escapou da sina" e virou um "Clube do INPS". Na Barão de Itapagipe havia outras tantas e se não me engano ainda existem umas poucas "em funcionamento". Conheci famílias que moravam nessas casas e eram pessoas de bem, humildes é verdade mas de bom caráter. Mas era deprimente as pessoas formarem filas pela manhã para suas abluções. Me lembro de um nordestino que se dizia "marítimo", embora fosse estivador, que era lacerdista fanático e toda tarde "enchia a cara" e fazia discursos enaltecendo Lacerda. Um outro que morava na mesma casa era "lanterninha" do Cinema Vitória, e uma outra senhora era lavadeira e saía todos os dias com trouxas de roupas lavadas e passadas. Gente humilde mas séria. Havia pobreza mas também dignidade. Os filhos dessas pessoas estudavam em escolas públicas e de qualidade da região como a Francisco Cabrita, Conselheiro Mayrink, e Bezerra de Menezes. Eram "outros tempos"...

    ResponderExcluir
  10. De Fato essas Casas Geminadas ainda estão de pé. Hoje defronte a elas fica meu novo pit-stop motivado que foi pelo fechamento do Cirandinha. Tem a Padaria Voluntários(PV) de propriedade do Pepe onde serve uma tapioca com queijo de Coalho arretada e sem falar no já famoso pão de queijo de tapioca. Uma iguaria. Agora Pastor, vc.tem que fazer uma reza forte junto a São Pedro pois o homem só ligou o maçarico só agora no final do mês pois até então tinha um friozinho que atrapalhava a vida da Calango e foi exatamente esse o motivo de partirmos para mais uma disciplina em nosso Card: Energia Solar. Tá bombando, pois o é a única alternativa para o Sudeste que não possui ventos e sim sol. Para os mortais ainda está longe ser realidade mas para a Indústria tá na boa pois tem Tarja Verde para dar e vender e o papai BNDES é que financia a juros de mamãe e um tempo de Matusalém. Já meus primos lá no Nordeste estão rindo de fratura exposta uma vez que tem vento o ano todos e numa velocidade comercial que tira até a Peruca do Pastor.É a Energia Aeolica. Que pena que aqui só temos brisas passageiras e muito fracas. Portanto além do AC temos hoje Energia Solar. Quem sabe se na Catedral da Igreja Belletiana do 15 Dia poderemos instalar AC e Energia solar ao mesmo tempo. Dinheiro lá não falta.

    ResponderExcluir
  11. Ao lado da padaria se pode encontrar a batida de limão do Gonçalo. É uma maravilha.

    ResponderExcluir
  12. Dr.Luiz, vou pesquisar esse "cospe Grosso" para indicações futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o Gonçalo continue na ativa. Faz tempo que não o vejo.

      Excluir