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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

ESTRADA DA CANOA






 
Hoje, com fotos enviadas pelo GMA, Roberto Rocha, Ana Vera e de acervos como o da Quatro Rodas vemos a região da Gávea Pequena, Pedra Bonita e Estrada da Canoa (mais conhecida como Estradas das Canoas).
Podemos ver um aspecto da região no final do século XIX e o espetacular Viaduto da Canoa, projetado por Bertha Leitchic, da equipe de Pena Chaves, da Secretaria de Viação e Obras do Distrito Federal.
Obra dos anos 40, o Viaduto da Canoa, na Estrada da Canoa (que liga a orla de São Conrado ao Alto da Boa Vista, através da Gávea Pequena), dispunha de um mirante, com vista belíssima, ao lado do falido projeto do Gavea Tourist Hotel.
Ele também era chamado de Viaduto Serpentina e era considerado avançadíssimo na época por sua seção de concreto armado em curva.

11 comentários:

  1. Bom dia,Luiz,pessoal,
    De fato, para a década de 40,sem computadores e dependendo somente de cálculo manual, um projeto com esta complexidade deve ter feito História.Este é um dos poucos lugares do Rio onde eu nunca estive, provavelmente por não haver linha de ônibus convencional que passe aí.

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  2. No finalzinho dos anos 70 e início dos 80 eu costumava ocasionalmente trafegar nessa estrada para ir ao Cassino Royale. Saindo da estrada das Furnas para o Largo da São Conrado é a melhor alternativa. Ainda era possível trafegar por qualquer local do Rio despreocupadamente.

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  3. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje é dia de acompanhar os comentários. Devo ter passado no máximo duas vezes pela estrada lá pelos anos 90, mas não aproveitei a vista, por ser à noite. Passei por causa de bloqueio em algum túnel para manutenção.

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  4. Bom dia a todos. Já não passo aí a alguns anos, a última vez que por aí passei foi para levar um primo lá da terrinha para conhecer a pedra bonita.

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  5. Bom passeio. Volta e meia dou um jeito de passar no viaduto, hoje com a vista bastante obstruída pelas árvores.
    O carro branco da terceira fotografia parece ser um Mercury 49. Na quarta foto, um belo Oldsmobile 1956 Ninety-Eight. E, na foto dos carros nacionais, o trio utilitário de 1960: o DKW Universal (só em fins de 61 seria batizado de Vemaguet), a Rural-Willys 1960 e a Kombi sem pisca-pisca, com calotas, escudo e parochoques verdes (o alto relevo era da cor da roda). A Kombi está lá atrás, mas sobreviveria em muito aos outros dois...

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  6. Na "Estrada das Canoas" como é conhecida, principalmente na descida e pouco antes do Largo da São Conrado, o número de favelas cresceu assustadoramente desde o final dos anos 90
    o trecho em que a pista se divide em dois e torna-se mão única é uma armadilha da qual não se tem possibilidade de escapar. Era comum parar em algum ponto da estrada para tirar uma jaca madura numa das muitas jaqueiras que existem ali. Era só achar uma acessível. Em 1970 minha mãe me levava ao parque Diverlândia no São Conrado. Eram "tempos de segurança e prosperidade"...

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  7. Lembro de ter passado uma vez por aí. Uma obra muito arrojada com um vista magnifica. Lugar era show.

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  8. Já estava pensando em falar sobre a vegetação que tomou conta da paisagem, mas o Biscoito foi mais rápido.
    A foto com o belo Oldsmobile merece até uma colorização.

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  9. Bela vista. Falta bom restaurante, com preços razoáveis e qualidade e a boa vista. Tudo junto não existe. O passeio é ótimo. A Casa das Canoas já foi palco de belas festas, como o casamento do falecido criminalista e inaciano Jose Carlos Fragoso.Bom tema o da postagem, faltou vista de asa delta (já voei)!

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  10. Olhar para esse Oldsmobile faz bem à alma. Uma das muitas coisas boas da terra do Frank (Sinatra, é claro).

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  11. Um desafio para o já velho e cansado Morris Oxford.... Mas valia a pena pela beleza do lugar.

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