Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de outubro de 2019

CINELANDIA



E pensar que a cidade já foi assim:

A primeira foto, de autoria de Fred Baker e do acervo do Tumminelli, mostra uma Cinelândia mais civilizada que a atual. Limpa, bem cuidada. Repare no esmero do calçamento que fica defronte ao Teatro Municipal (onde o trio está), a Praça Floriano, com seus monumentos limpos (atenção na estátua de Chopin, hoje na Praia Vermelha), sem pichações; nos bancos, a ausência de mendigos, o gramado bem cuidado...

A segunda, também da Praça Marechal Floriano, é uma colorização do Nickolas.



21 comentários:

  1. Difícil acreditar.Hoje é uma balbúrdia com gente sobrando,camelôs em profusão,pedintes e moradores de rua,sujeira e pichações além de fios e mais fios tornando o local um espanto se relacionado com a postagem.A falta de limites em todos os sentidos jogou contra nas últimas décadas. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo não tem uma só banca de camelô. Pobre já havia, mas havia ordem pública. A primeira foto é dos anos 50, como atesta o conversível GM. A outra foto é final dos 30, ainda sem os prédios que fazem o fundo da primeira foto.
    Hoje, com 3 espigões, dá vontade de chorar na calçada comendo pipoca.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Se não estivesse no texto, nem diria que a segunda foto é uma colorização. Mas, se tratando do Nickolas, é compreensível.

    A primeira diria mesmo ser da década de 50. A segunda teria dúvidas.

    Hoje é dia do enólogo, do radioamador e da praça...

    Polícia levantou cedo para coibir esquema para amanhã no Maracanã.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Podemos ver na primeira foto o Chopin, antes de ser mandado para a Praia Vermelha,e ser substituído pelo Carlos Gomes.Talvez pelo efeito da colorização, o monumento a Floriano Peixoto parece bem mais amarelo do que é hoje, mas pelo menos está intacto, e com todos os elementos de bronze originais.
    Na segunda foto, as construções ao lado do STF (atual CCJF), hoje desaparecidas, mostravam uma belíssima mansarda,certamente revestida de ardósia, com grandes óculos, semelhantes aos do vizinho Theatro Municipal. Pelo que me lembro (vagamente, é verdade), alguns destes sobreviveram pelo menos até a época da demolição do Monroe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano , à esquerda da segunda foto estão a BN e o MNBA. à direitoa , onde hoje há espigão, casa com letreiro de "Longines - Símbolo de Precisão"

      Excluir
  5. Essas fotos são mais uma evidência de que o Rio já foi um dia uma cidade civilizada. Sem querer ser redundante, mais uma vez afirmo que apesar de termos errado lá atrás, no Século XVI, ainda foi constatado que no Século XXI nos transformamos em um "Soweto às avessas". E o pior de tudo é que muita gente "não se deu conta" dessa mudança.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.
    Pois é. A observação do Luiz é interessante. Mas penso que deveria vir acompanhado de uma pergunta: Por que era assim e hoje não mais? Será que por que o mundo mudou? Será que por que o século mudou??? Isso dá margem para várias divagações e opiniões diferentes.
    Sou um estudioso sobre a cidade de Nova York e, lá que já foi como cá há uns 40 anos atrás, aquela urbe consegui dar a volta por cima e virou uma cidade modelo não somente para o país, mas para o mundo também, usando da política de Tolerância Zero, por mais que incomodasse a Esquerda norte americana.
    Por acaso o senhor Fred Baker é o sujeito da primeira foto com duas mulheres bonitas???? Ou seria ele aquele empresário que investiu na Cinelândia e que agora me foge do nome dele??? Poderoso o sujeito com duas mulheres!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. O que dizer após ver estas fotos da então outrora cidade maravilhosa. Vou começar pelo "cabide" trazendo duas belas mulheres penduradas nele, pela pinta é um arame liso. A segunda foto a maioria dos Cariocas com menos de 30 anos não identificaria o local como sendo a Cinelândia, agora o mais triste de tudo é ter plena certeza que jamais voltaremos a ver a cidade limpa, sem camelôs, sem pedintes, sem moradores de rua, sem pivetes, sem políticos corruptos, triste constatação de quem não se engana.

    ResponderExcluir
  8. A primeira foto é no estilo revista de moda.
    Na segunda vemos a Tia Nalu e a Tya Alcyone de mãos dadas para não se perderem durante as compras na Cidade.

    ResponderExcluir
  9. FF: Em uma megaoperação, a Polícia Civil prendeu agora pela manhã, 20 bandidos que travestidos de torcedores do Flamengo, planejavam invadir o Maracanã amanhã para praticar toda a sorte de crimes, inclusive homicídios. Com Mandados de prisão cumpridos em diversos pontos do Rio como Jacarezinho, CDD, e Curicica, a operação teve um saldo de dois mortos e dois feridos. Haveria inclusive um "derrame de ingressos falsos". Ir ao Maracanã atualmente é uma "operação de risco".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito em saber que estavam travestidos de torcedores do Mengão ou que não eram genuínos.Boa ação da polícia e evitando assim que o evento possa ser tumultuado.Chega as mumunhas do próprio jogo.

      Excluir
  10. O Rio era civilizado, em cinco por cento do território; o "resto" eram as favelas que ja existiam e os "sub urbios", sem calçamento, sem asfaltamento e com transportes mambembes.

    F.F - A economia neoliberal chilena, apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como um “modelo” para o Brasil, mostrou sua verdadeira face com os violentíssimos distúrbios, não só em Santiago como também em outras cidades, entre elas Valparaíso, Antofagasta e Viña de Mar, deixando mortos, feridos, entre civis e policiais, além da destruição de 41 estações de metrô.

    O nível de conflito no Chile faz as manifestações do Brasil parecerem piqueniques de jovens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação e a civilidade não podem ser medidas por "ruas sem calçamento" e sim pelo acesso à saúde, educação, e emprego. Nos anos 50 praticamente não havia desempregados, a saúde pública funcionava bem, e o ensino era muito bom, sem contar que podia-se ir de trem à qualquer lugar do D.F, Estado do Rio, Minas, etc. Não havia moradores de rua, crackudos, flanelinhas, etc. Nos anos 50 a grande maioria das residências era composta de casas com muros baixos ou de "frente de rua", a quantidade de furtos era risível e a de roubos quase inexistente. Favelas? Sempre existiram e nunca foram um problema como hoje em dia, já que após os anos 80 passaram a ser currais "narco-eleitorais". Quanto ao "neoliberalismo", o mesmo não passa de um "eufemismo da esquerda" para que possam se apropriar do dinheiro alheio. Não poderia dar certo no Chile, Brasil, ou Argentina. Não existe economia mais pujante do que a dos EUA. E lá o que vale são leis de mercado com carga tributária baixa, oferta de emprego, e franca concorrência. O resto é "papo furado"...

      Excluir
    2. Essa história é manjadíssima. Coloca -se um grupelho terrorista travestido de "movimento social" pra provocar desordem e caos social e os líderes que movem os pauzinhos por trás procuram tirar proveito político como verdadeiros bandidos que são.

      Excluir
    3. É verdade. Nas manifestações de 2013 aqui no Rio, os "black-bocks" que se infiltravam nas manifestações o faziam a mando de um conhecido político de esquerda. Em 2014 dois deles foram responsáveis pela morte de um cinegrafista da Band em frente à Central do Brasil ao dispararem um rojão sobre ele. Uma outra ativista conhecida como "sininho" também foi presa por fazer parte desse grupo criminoso. Tendo em vista o evidente boicote à tramitação de alguns projetos de lei tão necessários à contenção de ações criminosas, bem como ao absurdo entendimento engendrado pelo STF para que sejam anuladas dezenas de milhares de condenações, é provável que uma Intervenção Militar embasada no Art. 142 da Constituição Federal possa ocorrer. Vai depender do juízo de alguns ministros do STF. (Ou da falta dele).

      Excluir
  11. Mais uma vez a visão de um Paris Tropical nos é apresentada.
    Quanto ao comentário do Wagner Bahia acerca da economia chilena, bem lembrado que foram os Chicago Boys ( do qual Paulo Guedes faz parte...) que implantaram o sistema econômico daquele país e teimam em fazer o mesmo em nossa Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais penso que a única razão de viver do Paulo Guedes no Ministério da Economia é o projeto de capitalização para a aposentadoria. Nada antes e nada depois disso.
      Lembrando que o básico do que já está quase aprovado da Reforma da Previdência sairia com ele ou sem ele.

      Excluir
  12. Quem sou eu pra questionar grandes economistas, mas na minha humilde opinião acho um grandíssimo equívoco qualquer país tomar os EUA como "Benchmark"; há muitas particularidades que fazem daquele país único.

    Quanto às justificativas da crise no Chile certamente aparecerão agora os tradicionais "inimigos"; basta falar em justiça social e desigualdade pra vociferarem as coisas mais estapafúrdias, já citaram até o Fórum de São Paulo... cansa...

    ResponderExcluir
  13. A fake news de 12:13 só poderia vir de onde veio. Não tinha ninguém do Grajaú ou Engenho Novo? O indivíduo continua om ataques gratuitos (ou não?) o que mostra sua natureza real...

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente a criminalidade assola o Rio da Janeiro para desespero de todos. Quanto ao comentário das 20:05 percebo que seu autor "se atribui" uma importância que só ele percebe. Não existe qualquer "ataque pessoal" ou disseminação de Fake News e sim apenas fatos amplamente divulgados pela midia e pelas redes de notícias policiais. Quanto ao Grajau e Engenho Novo, eles também tem problemas ligados à segurança pública. Não tão graves, é verdade, como a região de Jacarepaguá, Curicica, e CDD, mas que também inspiram cautela.

    ResponderExcluir