Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

HOTEL GLÓRIA







Semana passada tive o prazer de encontrar pela rua o ilustríssimo Monsieur Rouen de Michelin, figura rara no Rio de Janeiro atualmente. Anda dando uma assistência ao "Marrentinho" fora daqui.

Aproveitando a estada e lendo as notícias de que foi recomendada a implosão do Hotel Glória, uma de suas admirações na cidade, resolveu abrir o seu famoso baú do Rio Antigo e nos proporcionou as imagens de hoje.

O Hotel Glória foi construído para a Exposição Internacional de 1922, comemorativa do Centenário da Independência, pelo empresário Rocha Miranda. No local do Hotel Glória existia o palacete de John Russel, o pioneiro dos esgotos no Rio de Janeiro.

Em estilo neo-Luiz XV o Hotel Glória era dotado de teatro, cassino, salões de festas e de jogos, áreas de lazer e 150 quartos. Ampliado em época posterior, ganhou mais dois andares e, pela incorporação de terrenos adjacentes, passou a ter 500 quartos.

Eram famosos os bailes de formatura e de carnaval em seus salões, nas décadas de 1950 a 1970.

Depois dos trágicos acontecimentos ocorridos na cidade há poucos anos ficou fechado e aguarda uma definição de seu destino.

17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Vi o acervo do francês e contribuí modestamente com duas fotos do UH mostrando eventos no local na década de 50.

    Sobre a proposta de implosão, tem que ver quais interesses estão por trás desse descalabro.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos.
    Espero que tenha um destino descente como aconteceu com o hotel que era do Flamengo.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém explodiu os hotéis de Nice. Por que esta ideia aqui? Se o Copacabana Palace funciona, não há razão para o Glória não funcionar.
    Lá na foto 1, um Chevrolet 56 faz parecer uma reunião carros antigos de hoje em dia, com Opala, Karmann-Ghia e Fusca.

    ResponderExcluir
  4. Implosão?Não ouvi nada a respeito..Mais um caso para ser considerado como grande espanto!!!Boas fotos,que parecem ser da década de 70.Vamos aguardar os especialistas.

    ResponderExcluir
  5. Minha festa de formatura no curso de Direito da Faculdade Cândido Mendes foi no salão nobre do Hotel Gloria em um tempo bem diferente do atual. A "leitura" do que tem ocorrido no Rio de Janeiro nos últimos 35 anos pode ser explicada nas definições de legislatura e mandato político: "É a apropriação do Estado por grupos políticos que tem por objetivo saquea-lo em todos os sentidos". Infelizmente os Brizolas, os Alencar, a família Garotinho, Cabral, e Pezão, são a prova disso. Isso sem falar dos Maias e dos Paes.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Infelizmente o Rio vide a síndrome da destruição em todos os sentidos. Só temos Prefeitos e Governadores corruptos e ladrões, que só fazem destruir a cidade, a única coisa que cresce no Rio de Janeiro, são favelas, favelados, ladrões, traficantes e políticos da mesma estirpe.
    FF. Meu amigo mestre Belletti, comprovei um dos meus paradigmas sobre futebol, que no Brasil não temos técnicos de futebol, o que temos são espectadores privilegiados que sentam numa poltrona próxima ao campo, com direito de falarem com os jogadores durante o jogo. Se não basta comparáramos com os técnicos do Santos e Flamengo. A outra é que o tal do Neymar, é o maior enganador que já vi na história do futebol.

    ResponderExcluir
  7. Em razão dos desmandos políticos, corrupção sistemática e falência do Estado ao longo das últimas 3/4 décadas, tendo seu início com o governo Brizola, tenho absoluta certeza que será impossível viver no Rio de Janeiro daqui há 30 anos. A maioria de nós não mais estará aqui para presenciar o que falo. Com o empobrecimento sistêmico de nossa população, nasce e nascerão mais bandidos do que gente do bem.
    bem
    Nascemais bandido do que pessoas do bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro Marcello, isso é uma dura verdade. Não é apenas uma questão de "leis duras" mas também da certeza da punição. Em um país onde existe foro privilegiado para políticos, dos quais 90& deles tem implicações em corrupção, não poderia haver exemplo mais claro para a impunidade. Não vamos entrar detalhes mas o exemplo precisa vir de cima e extinção de qualquer tipo imunidade, a reformulação do sistema judiciário, e a prisão de elementos que fazem parte dos poderes citados, são medidas urgentes para que o país entre nos eixos. O Chile está em "Estado de Sítio" em razão da violência dos protestos populares e o Equador também tem problemas nesse sentido. Se isso acontecer no Brasil e com a maioria do povo ao lado das Forças Armadas, pode ser seja essa a solução.

      Excluir
  8. Precisa até demolir alguns puxadinhos, mas implodir tudo seria um crime. O prédio principal faz parte da paisagem da Glória. Tanto quanto a igreja no outeiro.

    ResponderExcluir
  9. Grande Lino.Concordo com vc no caso do Neymar,Mas em relacao aos técnicos sei que vc deixa de fora desta avaliação dois cobras: O.O. e Joel Santana.

    ResponderExcluir
  10. O Chevrolet é o destaque de sempre. Implodir o Glória é um absurdo total.

    ResponderExcluir
  11. A turma do Blog que torce contra deve estar imjuriada com mais uma vitória graças ao VAR.Não tem essa de jogar bem de dominar de estar melhor. É sempre na mão grande com o sempre foi e mais uma vez o VAR está lá para conferir.Viva o VAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti no You Tube o vídeo "Os dez maiores roubos do futebol" e a maioria deles tem o Flamengo como "beneficiário". Os outros "beneficiários" são Vasco, Corinthians e Santos". O mais incrível foi o da final do Campeonato Brasileiro de 1980, mostrando o quanto o CAM foi prejudicado. Procurem no You Tube e vão me dar razão...

      Excluir
    2. A mágoa da torcida arco-íris é imensa. Deve ser duro passar a vida torcendo contra em vez de torcer para o próprio time.

      Excluir
    3. É por essa razão que afirmo que sempre foi na mão grande e vai continuar sendo e agora com tecnologia de ponta.O Flamengo tem 40 milhões de e uns 60 milhões de secadores que não se conformam com nada. E viva o VAR.O VAR é nosso rei.

      Excluir
  12. Trabalhei bem no inicio da fase de transformação do "velho" Gloria no novo e esplendoroso Hotel. Bem..deu no que deu. A cada dia cai um tijolo. Triste fim ou esperando um milagroso abonado para dar fim nessa agonia.

    ResponderExcluir
  13. Na história dos jogos com reclamação do Atlético MG, só prevalece a versão dos atleticanos. O ídolo deles, o Reinaldo, nunca foi um santo e pode sim ter aprontado contra o juiz no jogo de 1980.
    Sobre o jogo da Libertadores de 1981, os VT's começam na falta do Reinaldo contra o Zico e não mostram o rodízio que os jogadores do alvi-negro de Minas vinham fazendo para deter o craque do Fla com faltas. Quando o juiz avisou que o próximo seria expulso, pelo "conjunto da obra" como se diz hoje, ninguém do Galo acreditou que ele teria coragem de expulsar o xodó do time. Entraram em pânico e provocaram o resto para suspender o jogo e tentar anulação.

    ResponderExcluir