Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

COPACABANA - POSTO 5



 
Hoje temos duas fotos do mesmo trecho da Praia de Copacabana, nas vizinhanças da Rua Sá Ferreira.
A primeira foi garimpada pelo Rafael Cosme e mostra a região do Posto 5 com a antiga Avenida Atlântica ainda no tempo da mão-dupla e a pequena calçada de pedras portuguesas.
A segunda foto, da Getty Images, salvo engano, já foi publicada pelo Augusto. Mas a estupenda colorização feita pelo Nickolas Nogueira justifica a repetição.
Fiquei impressionado com a qualidade das cores, muito bem escolhidas.
As duas senhoras e as crianças estão na calçada defronte ao Hotel Miramar, na esquina da Avenida Atlântica com Rua Sá Ferreira. Cheguei a tomar uns chopes nesta varanda, mas meu local preferido no Hotel Miramar era no último andar, onde havia (há?) um terraço agradabilíssimo, com uma vista privilegiada. Fui muito lá nos anos 60 e 70. O bar deste terraço era em "L", dando para a Av. Atlântica e para a Sá Ferreira, sendo o local ideal para levar a namorada para ouvir boa música e tomar um gin tônica.
Ao fundo, o simpático Posto Texaco, na Av. Atlântica, que ficava ao lado do Edifício Ferrini, este no início da Rua Sá Ferreira. O Ferrini, construído nos anos 20, foi ao chão nos anos 70. O Posto Texaco acabou antes da derrubada do Ferrini.

9 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Provavelmente a foto foi postada lá no grupo. Comentar as colorizações do Nickolas é chover no molhado...

    Tem uma outra foto, de propaganda de ônibus, bem conhecida na internet, que foi tirada no mesmo trecho.

    PS: um comentário meu no post de ontem não apareceu.

    ResponderExcluir
  2. O bar do último andar chamava-se Roof Bar - boas recordações. O Miramar era mesmo um show. Hoje foi pasteurizado por alguma rede multinacional.
    Na primeira foto aparece um costumeiro frequentador deste blog, o Nash Rambler Custom Country Club. Duas Kombi e um provável Simca Chambord dão um ar de anos 60 na fotografia.
    A outra foto é puro anos 50, a mademoiselle em vestido gross-échecs com saia godée, sandálias martinique e calças curtas do Principe para os moleques. Calçam Casa Polar.

    ResponderExcluir
  3. Fotos, ao que indica ,dos anos 50 e chama a atenção a tranquilidade das pessoas num ambiente de segurança e organização.O carrão da foto 1 seria um Studebaker ?

    ResponderExcluir
  4. Impressionante mesmo a qualidade da colorização; reparem por exemplo no bronzeado da moça de vestido "tomara que caia" sentada na varanda. Simplesmente perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Na primeira foto, chama a atenção o "chapéu" da menina, parece um chapéu chinês.Com certeza, a carrocinha estaria vendendo as pequenas garrafas de Coca Cola que chamávamos de caçula, substituídas pelo padrão "médio" ao longo dos anos 70.
    Na segunda foto, lamento o desaparecimento do casarão eclético junto ao posto. Mansarda pontuda, dando um ar de filme de terror da Hammer, e um arco Tudor na porta. E hoje é mais uma caixa inexpressiva de concreto.

    ResponderExcluir
  6. O Nickolas é um mestre da colorização. Desde as belas mulheres, que ele tratou muito bem, como até as pastilhas do muro.
    Sobre o hotel, tem mais de 3 mil fotos no link que é possível clicar pelo Maps. Numa olhada rápida é possível ver o restaurante no térreo e piscina com bar no terraço, provavelmente só para hóspedes.

    ResponderExcluir
  7. Os garotos bem vestidos mostram refinamento nos trajes e usam o corte Principe Danilo. Esse corte está na moda outra vez. As moças seriam estrangeiras?

    ResponderExcluir
  8. Os comentaristas do blog devem estar cada vez mais exultantes por acertaram em cheio que ele iria ser cara da disputa.Graças a ele conseguimos mais 3 pontos e vamos em frente com esta contratação que vale ouro.Viva o VAR.Sempre o VAR.O VAR sempre decidindo a nosso favor.

    ResponderExcluir