Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de março de 2020

ANOS 50



 
Muitas obras no Rio no final dos anos 50. Conserto ou substituição do calçamento com paralelepípedos, reformas de praças, alargamento de ruas.
 
A primeira foto é no Leblon, na Av. Bartolomeu Mitre, perto do antigo quartel do Exército.
 
A segunda é em Ipanema, numa Visconde de Pirajá ainda em mão e contramão. Neste tempo, ainda morador de Copacabana, achava uma aventura ir de bonde até o Bar 20 para assistir a algum filme no Astória.
 
A última foto é em Botafogo. Pode até funcionar como um "Onde é?" para os comentaristas identificarem a rua. Nela, cercadas por prédios altos, ainda resistem algumas casas antigas.

26 comentários:

  1. A prefeitura estava trabalhando na zona sul..Eleições a caminho?
    Não consegui identificar qual cigarro anunciado no reclame...

    ResponderExcluir
  2. A Bartolomeu Mitre nesse trecho é uma região hoje em dia mais desvalorizada e com prédios antigos. É a região próxima ao Miguel Couto. Como curiosidade, essa rua e região adjacente foi por onde circulou a última linha de bonde da zona sul, cuja última viagem foi em 21 de Maio de 1963. Na Visconde de Pirajá os bondes circularam até Primeiro de Março daquele ano. A rua de Botafogo pode ser a Rua das Palmeiras. FF: Assisti no You Tube o vídeo "Os 10 maiores roubos no futebol brasileiro" e em três deles o "autor" foi o juiz Armando Marques". O negócio do homem era "meter a mão".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Essas obras (ou algumas) foram a dor na consciência do JK com a mudança da capital para o cerrado.

    A última grande leva de obras na cidade está fazendo quatro anos. Algumas ainda se arrastando até hoje...

    Hoje o tempo deu uma bela virada, já com chuva em alguns lugares. Tempo "bom" para ficar em casa, como diz minha mãe.

    O Mister vai fazer o terceiro teste, segunda contraprova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juscelino Kubitschek "quebrou" as finanças do Brasil quando transferiu a capital federal para Brasília. Era um corrupto de marca maior, mas nada teve a ver com as obras ocorridas aqui no Rio de Janeiro, que eram de competência do Prefeito do Distrito Federal, que nos quatro últimos anos foram Negrão de Lima e Sá Freire Alvim. FF: Vou assistir {mais uma vez} o filme Tropa de Elite I, pois me diverte bastante ver os estudantes universitários que aparecem no filme, pois estão em toda parte. Nelson Rodrigues lá no astral deve estar desesperado...

      Excluir
  4. PS: estou sendo testemunha de um desserviço da rádio Tupi, dando trela às barbaridades proferidas pelo Energúmeno do Planalto. O apresentador António Carlos, ex-PQD, ainda estourou o tempo do programa com esse desserviço.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia ! Belletti achei que o cigarro fosse Picadili, mas olhando melhor com a imagem ampliada,acho que não se trata de cigarro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode ser. A palavra do alto é "cigarros". A de baixo começa com P.

      Excluir
    2. O cigarro é mesmo o Picadilly.

      Excluir
    3. Xará,foi o que pensei de início.Como o gerente garante ser letra P ,Não tem erro:cigarros Picadilli.Um mata rato de espantar o imbatível Saratoga.

      Excluir
  6. Bom dia a todos. Como podemos ver, calçada, asfaltamento, porém a galeria de águas pluviais não foi construída. É por isso que acontecem os alagamentos nos dias de chuvas torrenciais.
    FF. E o técnico Abel, outro grande enganador do futebol brasileiro pediu demissão do Vasco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino,Gostei da entrevista do Adilson após ser demitido do Cruzeiro.Abriu o bico e mandou recado a traíras como Tiago Neves,Fred e Dedé entre outros.Tem muito técnico enganador,mas jogador mau caráter não falta.
      Em tempo:ontem vi o seu amigo O.O. participando de uma mesa-redonda.Estaria mudando de praia?

      Excluir
    2. Belletti, o que está acontecendo com o Cruzeiro era previsível e é um prenúncio do que pode acontecer com o Flamengo. Todos sabem que o Senador Perrela, "dono do Cruzeiro", era o dono do famoso helicóptero apreendido com 450 KG de cocaína em uma fazenda. Resta saber de quem são "os helicópteros do Flamengo"...

      Excluir
  7. Registro o aniversário do Lavra, o querido Bispo Rolleiflex. Ontem caminhava por sobre as águas na Lagoa, com o Manual do Imposto de Renda nas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao Lavra um grande abraço e muita saúde. Segundo comentários na Lagoa,o grande problema do Tesouro Nacional é restituição que o Bispo faz juz...

      Excluir
    2. Ao querido Lavra, primeiro membro do SEMPRE que conheci pessoalmente no chá das 5 em sua suntuosa cobertura. Aconteceu numa reunião de novos amigos entre as quais a querida Tia Alcyone. Meus sinceros parabéns pela data. Em tempo: nesse período de Corona, a sua dedicação ao Imposto de Renda vai ser em regime integral.
      Em tempo: Voto na foto de Botafogo para a rua Guilhermina Guinle.

      Excluir
  8. Na primeira fotografia, vemos um Mercury 1949, ou 50, gorducho como a barca Lagoa, então da Cantareira.
    Na segunda foto, vemos a Kombi, o bonde, um caminhão International e um Lotação Mercedes-Benz. A Kombi seria um raridade hoje, é do modelo fabricado antes de 1955, ainda sem o tetinho que caracterizaria esse modelo quando fabricado no Brasil. Este tetinho, além de evitar bastante que a chuva batesse no parabrisa, era um eficiente parassol e incorporava um inteligente sistema de ventilação que podia ser direcionado ou para o banco dianteiro, ou para o salão.
    A foto é após 1953, ano em que os primeiros lotações mercedes começaram a ser vendidos.
    Na última, vemos um Oldsmobile 51, 52.

    ResponderExcluir
  9. A rua da última foto é a Visconde de Ouro Preto.

    ResponderExcluir
  10. Tem gente que não se conforma que o tempo da mudança chegou. Insistem de todas as maneiras em atrapalhar. Eles não querem "largar a mamadeira" de forma alguma,não estão acostumados com governo sem cleptocracía. Neste pouco mais de um ano,o nosso Presidente está tendo que "matar um leão " todos os dias. A meu ver os piores adversários são aqueles que não são políticos. São os amparados pela estabilidade que vivem dentro de uma "bolha" em algum Ministério ou órgão público, foram treinados para lançar comentários venenosos sempre que podem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, perfeita a sua visão, acabou a mamata, para desespero dos acéfalos, dos "muares", e dos "adoradores de defuntas"...

      Excluir
  11. As atitudes recentes do presidente são indefensáveis. Contraria o mundo todo quanto a como se comportar nesta pandemia.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Colaborador Anônimo você acertou em cheio.Abraços

    ResponderExcluir
  13. Conforme "reclame" com fotos em link do Maps, no prédio da foto da Bartolomeu Mitre, nº 990, tem o Bar Guri onde tem Original mofada em uma das geladeiras. Distante um quarteirão do Rubro-Negro da Gávea, com certeza deve receber visitas de sócios, torcedores, funcionários e até atletas.

    ResponderExcluir
  14. Senhores, o sr. presidente da república precisa manter seus apoiadores mais fiéis em estado de excitação, conforme orientação do seu (lá dele) guru astrólogo, a tal eminência parda no controle à distância.
    Se desde a campanha eleitoral de 1982 já tínhamos os decorebas da cartilha de ideias petistas, agora temos os copiam e colam das orientações olavistas.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite ! Esse vírus é igual a tantos outros que já estiveram ou estão pelo mundo. A diferença é que agora as comunicações são mais rápidas. E se aproveitando disso, interesses inconfessáveis estão se valendo da rapidez da internet para atingir seus objetivos,criando um alarmismo. Não digo com isso que devamos ignorar que o vírus chegou até nós. Tomemos pois as precauções de higiene cabíveis para a nossa realidade.Não há como comparar com a Europa. Lá são outros ares,até a forma de asseio corporal é diferente. Banho diário lá é considerado luxo. Certa vez,na França, perguntaram para minha Nora, - Qual seu problema para estar tomando banho todo dia ? É alguma doença ?

    ResponderExcluir