Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de março de 2020

ENFERMEIRAS




 
Na Espanha e na Itália, nestes tempos difíceis do Coronavirus, todos os dias os cidadãos confinados vão para as janelas de casa e aplaudem os profissionais da Saúde pela atuação abnegada e anônima. Arriscam a serem contaminados para cumprir o dever profissional. Eles merecem o reconhecimento.
Face ao volume de infectados sofrem também com a escassez de recursos médicos e de equipamentos de proteção individual. Fazem horas extras. A maioria vai se contaminar (como já estamos vendo aqui no Rio).
Hoje o “Saudades do Rio” lhes presta uma pequena homenagem.
A primeira foto mostra o diploma dado pela Cruz Vermelha Brasileira ( "In pace et in ello caritas"), durante o esforço de guerra nos anos 40, quando organizou um Curso de Socorro Médico de Urgência para formar enfermeiras. O diploma acima, emitido em 20 de maio de 1942, foi assinado pelo presidente da CVB, o General Tourinho, pelo diretor da Escola, o Dr. Artur de Alcantara, pelo secretário geral, Dr. Carlos Eugenio Guimarães, e pela diplomada, reconhece que a mesma foi aprovada nas matérias e estágios do respectivo curso que a tornam apta a prestar os referidos socorros na Paz e na Guerra (cortei as assinaturas ao editar a foto, sem querer).
A segunda foto, do acervo da Última Hora, mostra enfermeiras do Hospital Miguel Couto na Praça N. S. Auxiliadora, em frente ao estádio do Flamengo. Todas com uniformes clássicos, bem diferente de hoje em dia quando a maioria delas trabalha de calças compridas e camiseta ou então, mais na moda, com jalecos compridos. Gorro, nem pensar. E os sapatos foram substituídos pelos tênis. As seis da foto estariam usando uma fita de luto no braço esquerdo?
A última foto, montagem do Gustavo Lemos, homenageia a Major Elza Cansanção Medeiros, veterana da FEB - Força Expedicionária Brasileira. Ela foi a primeira brasileira a se apresentar como voluntária na Diretoria de Saúde do Exército, para lutar na Segunda Guerra Mundial, aos dezenove anos de idade. Embora sonhasse em lutar na linha de frente, teve que se conformar em seguir como uma das setenta e três Enfermeiras no Destacamento Precursor de Saúde da Força Expedicionária Brasileira, uma vez que o Exército Brasileiro, à época, não aceitava mulheres combatentes. Diz o Gustavo: "Tenho certeza que os mais velhos vão reconhecer a importância dessas mulheres que foram um exemplo para toda uma geração. Elas abriram portas para muita gente e raramente são lembradas." A Major Elza atuou como Oficial de Ligação e Enfermeira-Chefe no 7th. Station Hospital, em Livorno. Foi a mulher mais condecorada do Brasil, com mais de 200 medalhas.
 


28 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Ontem em Brasília caiu pelo menos uma máscara...

    Finalmente começaram a tomar medidas em conjunto, esquecendo arroubos autoritários.

    Seria caso de estudo alguém sem doença ao lado de quase vinte infectados na trupe que foi aos EUA? Agora até o presidente, mas o do senado, está infectado...

    Hoje é dia de São José. Como estarão as igrejas? A bancada evangélica já se mobiliza para a reabertura dos templos para cultos e aglomerações.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. A situação é grave, mas no Brasil sofremos da síndrome do Super Homem, onde grande parte da população acha que os problemas não chegarão e não afetarão a ele. Infelizmente ouvindo as notícias e os fatos reportados, acredito que esta doença irá fazer um estrago violento no Rio e SP, se realmente a propagação ocorrer conforme se noticia nas mídias. Hoje o Rio tem cerca de 1/3 da sua população morando em favelas, onde as condições de saneamento são as piores possíveis, caso isso venha a acontecer teremos milhares de óbitos no Brasil. Que Deus nos proteja e façamos a nossa parte para nos proteger do vírus.

    ResponderExcluir
  3. No Colégio Militar dos anos 60, tínhamos a Tenente Jandira, enfermeira veterana e até onde sei, veterana da FEB. A autoridade dela era incontestável e, mesmo naqueles tempos bem machistas, era notável o sorriso despretensioso dela, em atenção a qualquer piadinha maliciosa, sem entretanto, perder por um segundo a eficiência e o mando de campo. Era adorada.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ! Vendo tantas enfermeiras, lembrei de Sheila, enfermeira que todo Espírita conhece.

    ResponderExcluir
  5. As igrejas evangélicas continuam abertas. Acho difícil que as igrejas sejam obrigadas a fechar.### Se ocorrer um agravamento das restrições à circulação de pessoas onde mais da metade da população vive na informalidade, as consequências serão catastróficas e poderão ser irreversíveis, causando um caos social. Comparar países europeus com o Brasil é de uma ingenuidade pueril. A Itália por exemplo, é um dos países mais ricos do mundo, onde as instituições nacionais são sólidas, onde a renda per capita é altíssima, onde não existem miseráveis, e onde existe uma rede de assistência social bastante desenvolvida. Como "curiosidade", as condições climáticas na Itália e na Europa são extremamente favoráveis para que vírus se alastre, já que faz um frio intenso. Fica o registro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando o comentário, não mencionei os motoristas de "aplicativos", já que acredita-se que existam cerca de 150.000 "Ubers". Não confundir com "úbere", já que estes já estão devidamente "abocanhados" por agentes políticos.

      Excluir
    2. Temo que haja saques, motins e muita desordem. Muitos não terão dinheiro para comprar comida.

      Excluir
    3. Outros tantos terão dinheiro mas não terão comida para comprar.

      Excluir
  6. Por que o COVID-19 é extremamente perigoso? O que determina o perigo é a combinação de três fatores: o vetor do contágio, a morbidade e a mortalidade. Este vírus possui um vetor entre 1,5 e 2,5, ou seja, 3 vezes maior que o Influenza. A propagação é geométrica e há transmissão durante as duas semanas de incubação, antes de apresentar sintomas. Quanto a morbi-mortalidade provavelmente 90% de nós vai ser infectado nos próximos três meses.
    De cada 1000 pessoas, 900 passam de forma assintomática, 100 terá sintomas. Desses 80 terão uma gripe muito forte com tosse seca, dor de cabeça e nos músculos, cerca de duas ou três semanas em casa. Dos 20 restantes, 15 desenvolverão pneumonia bilateral que exigirá internação hospitalar para fazer broncodilatadores, corticosteroides e oxigênio.Os 5 restantes precisarão de CTI. Desses 3 morrerão e dois serão salvos com graves complicações pulmonares.
    Aqui na Espanha, com 40 milhões de espanhóis, 4 milhões terão sintomas, dos quais 3 milhões e 200 mil terão gripe em casa. 600 mil precisarão internação hospitalar e 200 mil precisarão de CTI.
    Na Espanha temos 200 mil leitos hospitalares e 3800 leitos de CTI. Isto logo vai lotar. Para quando houver um leito livre haverá sete esperando. Os médicos terão que decidir que vive e quem morre. É o que está acontecendo agora na rica Itália.
    O que fazer? É uma loteria. Então, quanto mais você ficar exposto, mais chances tem. Em outras palavras só saia de casa para atividades imprescindíveis. Não coma fora, não vá a nenhuma reunião de pessoas, não use transporte público.
    Quanto maior a carga viral mais danos o vírus pode causar. Os jovens, com mais imunidade, têm a responsabilidade ética de se isolar para não infectar a população vulnerável.
    O isolamento social é fundamental.
    Dr. Quique Caubet, Barcelona
    Para chegar perto do que poderá ser no Brasil é só considerar os dados para uma população de mais de 200 milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi 2% dos contaminados que sobreviverem ficarão com sequelas no pulmão, o que pode significar acompanhamento médico específico pelo resto da vida.

      Excluir
    2. Provavelmente terão que fazer transplante de pulmão.

      Excluir
  7. Profissão nobre da minha esposa, atualmente lotada na Maternidade Mariska Ribeiro, uma das atuais referências públicas de serviços de saúde de qualidade na Zona Oeste. É uma pena que os profissionais da enfermagem, que - assim como os médicos - lidam diretamente com o doente, tenham ainda tão pouco reconhecimento. É numa hora como essa que vemos a sua importância e o quanto são necessários.

    ResponderExcluir
  8. Qual a data da foto das enfermeiras na Gávea?

    ResponderExcluir
  9.    Bom dia!

    O que acho estranho é que esse tipo de situação não aconteceu antes, apenas a gripe espanhola de 1918 quando o mundo era bem diferente de hoje. Sou cético quanto à gravidade do corona, acho que a histeria se deve às facilidades de comunicação da atualidade, entretanto tenho seguido as recomendações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação já está complicada até em bons hospitais privados.

      Excluir
    2. Muita gente deve estar confundindo com gripe comum.

      Excluir
    3. Continuo achando que esse COVID 19 é um "cachorro vira-latas" que morde a quem passar perto, mas não é o pitbull como a imprensa está tentando nos enfiar goela abaixo. Fiz esta pergunta em uma live. Quantas pessoas você conhece (pessoalmente) que estão com o vírus? Os que a mídia mostra não vale. Falei com meu filho que mora na Espanha e segundo ele em Barcelona os casos são poucos. Aqui no Brasil a recomendação é ficar em casa. Isso traz outras vantagens além de evitar o contato. Você fica livre de arrastões nos sinais, para quem anda no transporte publico também está livre de assaltos nos ônibus,ou até mesmo a pé. Tem ainda uma vantagem extra. Não indo nos shopings estamos livres de um outro vírus, o do consumo desnecessário que ataca principalmente as mulheres.

      Excluir
    4.   Essas mutações de vírus sempre apareceram periodicamente desde sempre. Atualmente com melhores alimentação, água e higiene levam apenas os mais vulneráveis.O que causará mais mortes é a cessação das atividades econômicas. Tomara que isso não vire moda.

      Excluir
    5. Mais uma vez, Mauro, perfeito o seu comentário. Existe "muito caroço debaixo desse angu". Crivella já ameaçou suspender a circulação dos ônibus BRT caso os empresários insistirem em reduzir a frota. Os fiscais da Prefeitura ficarão de plantão nas garagens para que nenhum seja recolhido. Caso os consórcios insistam em descumprir a determinação,todo o sistema BRT ficará desativado e os moradores daquelas vastas regiões ficarem sem transporte público.

      Excluir
    6.   Há alguns anos tentaram pintar um quadro catastrófico com a gripe do frango. Conseguiram dessa vez com muita ajuda do What's app.

      Excluir
  10. Dias atrás vi o depoimento de uma enfermeira italiana. Além do cansaço e marcada na pele pelos equipamentos de proteção, devido à dificuldade com a roupa especial, é grande o intervalo com necessidade de ir ao banheiro.
    Quanto aos equipamentos de uso coletivo em tempos de contaminações, o ar condicionado mereceu esses dias uma matéria em duas partes no site do Jornal do Brasil (jb.com.br). Vai ver foi dica da Calango Air, do Tio Mé.
    Hoje só encontrei a matéria através da "caixinha" de busca do site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Anonymous no tocante à letalidade. "leiam nas entrelinhas a notícia da contaminação com o Coronavirus do "Baleia Alcolumbre": foi constatada a infecção, ficou internado um dia e voltou para casa fagueiro. E vai continuar fagueiro.

      Excluir
  11. O Brasil não testa todos. Então os portadores assintomáticos não entrarão nas estatísticas. Elas ficarão abaixo da realidade sempre.
    Ademais muitos hospitais não têm tempo para notificar as Secretarias de Saúde.
    O comentário do Aloisio é esclarecedor.
    O isolamento é essencial.

    ResponderExcluir
  12. Irônico que a pandemia de 1918 é chamada de "espanhola", mas começou no interior norte-americano. Como o pais estava em guerra, a epidemia foi censurada, só sendo divulgada quando chegou ao outro lado do Atlântico, na Espanha (neutra na guerra) que começou a divulgar os casos e ganhou a má fama de propagadora.

    ResponderExcluir
  13. Desde cedo tentando comunicação e nada.Só na maquina de casa.Nem na igreja e nem no celular.Devem ter visto alguns testes com outros codinomes.Não sei o que está acontecendo...Já estava com abstinência...Pensei até em coronavirus.. Grande espanto!!!!

    ResponderExcluir