Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2020

PALACETE PARETO 2





 
Vemos hoje mais aspectos do Palacete Pareto, projeto do arquiteto Thomas Driendl, em estupendas fotografias do acervo de J.V. Pareto III, neto do primeiro proprietário, publicadas no Facebook (avisei a ele que iria fazer um atualização do “post” do “Saudades do Rio” e ele não se opôs, inclusive dando uma descrição da casa como vemos mais abaixo).
A casa da família Pareto ficava na Rua do Russel bem no local onde foi construída a segunda parte do edifício da “Manchete”, de Adolpho Bloch. O terreno era amplo tanto que na parte traseira, no alto, foi construída a cocheira da casa, além de uma
A seguir leiam detalhes (impressionantes por vários aspectos) contados por J.V. Pareto III:
“No andar de baixo havia a cozinha, a sala de armas e duas salas de refeições, além do Atrium e de 2 lavabos. Havia uma sala de jantar e uma sala de almoço. Por que? Simplesmente porque a roupa usada no almoço era diferente da roupa usada no jantar ... No almoço se usava uma roupa esporte (mas os homens com paletó esporte) e, no jantar, terno e gravata com as mulheres vestidas "para noite".
Acima do térreo havia 3 andares e mais a torre, que tinha 4 andares com um quarto no último andar e um banheiro no segundo. O pé direito de cada andar era de aproximadamente uns 4 metros.
No primeiro andar havia 4 suítes com mais ou menos 60 mts2 cada. No segundo andar havia mais 4 suítes do mesmo tamanho e, no terceiro andar havia uma capela de uns 50 mts2, uma sala de música, 1 banheiro e 2 quartos pequenos (14 mts2 cada).
O centro da casa era "oco", ou seja, tinha um pé direito de uns 17 mts de altura do atrium ao topo, iluminado acima por um vitrô. Desta forma todos os andares viam o atrium lá embaixo, pela passagem com corrimão em volta.
Cada andar tinha aproximadamente uns 320 mts2 (junto com a parte "oca", que tinha aproximadamente uns 30 ou 35 mts2).
O piso era todo de mosaico, tendo as pedras vindas da França, bem como os mármores das escadas, portas. Telhas de ardósia.
As baias dos cavalos ficavam nos fundos, com saída para uma rua pequena. Depois viraram quartos dos serviçais. Não havia mais senzalas quando a casa foi construída.

A sala de almoço (onde também se tomava café) tinha, curiosamente, as paredes decoradas com azulejos em alto relevo, franceses.
Ar condicionado só depois na década de 60. Os "vidros" eram cristais lapidados (bisotê). As portas internas eram, geralmente, duplas. Nelas, os "vidros" (cristais) eram pequenos quadrados , que eram difíceis de limpar.
Os fogões eram a lenha nos primeiros tempos. Eram 12 serviçais trabalhando lá continuamente.”

18 comentários:

  1. A casa em questão foi construída em 1912 por João Victorio Pareto, um jurista, político e Marquês italiano que resolveu viver com a sua família numa mansão projetada por Thomas Driendl, de frente para a extinta Praia do Russel, onde hoje é a Rua do Russel, n°804, na Glória.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Relato interessante de uma outra época. Alguns cenários de novela se encaixariam nessa descrição. Além de algumas mansões ainda existentes em pontos da cidade.

    ResponderExcluir
  3. A suntuosidade de mansões como essa convivia perfeita e civilizadamente com a rotina de uma sociedade onde havia "alguma desigualdade. A despesa mensal devia ser imensa com energia elétrica, impostos, funcionários, etc, mas a propriedade privada era respeitada. Duvido que ela tenha sido alvo de invasão, saques, furtos, etc. As casas em geral eram seguras. Faço uma pergunta ao "gerente", já que no passado viveu em uma casa "de altos e baixos" como muitas que havia em Copacabana: "Alguma vez a sua casa ou outras do mesmo tipo de Copacabana foi invadida, depredada, ou furtada?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez furtaram uma bicicleta.
      Mas não se descuidava. Lembro bem da ronda noturna de meu pai trancando as janelas do térreo com cadeados e passando o ferrolho nas portas da frente e dos fundos.

      Excluir
    2. Um caso isolado que facilmente foi resolvido. Atualmente seria uma constante, agravado ainda mais em razão da enorme quantidade de marginais existentes e que se sentem "ao abrigo" de uma legislação feita por criminosos. Naquela época o Brasil era um país seguro por várias razões, mas a principal é que "cada um conhecia o seu lugar" em uma sociedade organizada. Stanislaw Ponte Preta tinha razão em seu comentário, basta comparar o passado com a triste realidade...

      Excluir
  4. Que descrição! Muito bom o "oco" central.

    ResponderExcluir
  5. Só num país como o nosso, desmemoriado histórica e arquitetônicamente falando, se derrubam imóveis como este.

    ResponderExcluir
  6. A Rua do Russel saiu do século 19 para a primeira metade do século 20 com essas grandes mansões, porém houve outra transformação depois dos anos 1950.
    Embora difícil, falta a volta do Hotel Glória.

    ResponderExcluir
  7. Eram outros tempos com 12 serviçais e parecendo a Inglaterra com esta formalidade para almoço e jantar.
    FF: que troca de qualidade no Governo. Sai Moro e entram Roberto Jefferson e Waldemar Costa Neto, dois condenados. O Mito cada vez mais Mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso eu sou obrigado a concordar com você.
      Trocar o Moro por dois bandidos não compensa.

      Excluir
    2. Bolsonaro deu um tiro no pé ao forçar a demissão de Moro, e com isso vai perder a metade de seus apoiadores. Tudo por tentar acobertar as "patranhas do filho". Tudo está caminhando para que Mourão assuma.

      Excluir
    3. Joel, uma pergunta para você. Eu recordo que antes você dizia que o Brasil virou um "Soweto". Hoje, depois dessa situação, você considera que o Brasil ainda é um "Soweto" ou já virou um Inferno?

      Excluir
    4. Wolfgang, o "Soweto às avessas" continua, já que a inversão de valores, o "coitadismo", e o politicamente correto ainda estão vigendo. Virar um inferno? Acho que não, já que reverter esse quadro pode demorar mas vai acontecer. Mas não será fácil, já que a doutrinação e o aparelhamento foram imensos. Muita água ainda vai rolar nesse filme de Sam Peckikpah"...

      Excluir
  8. Aquela ante/sala é espetacular para a prévia dos milagres...Com a descrição do imóvel é fácil imaginar que seria cobrado o trizimo adiantado.Papa fina....
    FF: O Jânio Verde Oliva aprontou mais uma.Vai acabar, se ficar, como um Robson Crusoé sem radinho e celular.Falando com ele mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro disse que foram 3 os motivos pra saída do Moro: Carlos, Eduardo e Flávio.
    ...kkk

    ResponderExcluir
  10. Sobre a postagem de ontem, o postal que tenho mostra um ângulo parecido com a da penúltima foto de ontem, mas com destaque para o prédio que aparece a esquerda, já na Praia do Flamengo.

    Mas dá para ver a torre...

    FF - Parece que hoje tivemos uma unanimidade...

    ResponderExcluir
  11. Maiores informacões no site:
    https://vepareto.wixsite.com/russell

    ResponderExcluir