Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de abril de 2020

PALACETE PARETO






 
Há mais de dez anos o “Saudades do Rio” recebeu esta série de fotos em P&B do Palacete Pareto enviada pelo prezado e desaparecido M. Bouhid. As duas últimas fotos, em que também aparece o palacete, foram colorizadas pelo Nickolas Nogueira, e pelo Conde di Lido, respectivamente.
A casa da família Pareto foi abaixo com a construção (ampliação) do prédio Bloch, onde funcionavam as instalações da “Manchete”. No terreno que a Bloch construiu seu prédio havia outra casa desta mesma família. Lá em cima, na parte de trás, ficava a cocheira da casa, cujo acesso se dava pela Rua Barão de Guaratiba. Esta rua começa na Ladeira da Glória e seu final termina numa escada que descia em direção a Praia do Flamengo. Seria na Ladeira do Russel nº57. É projeto do mesmo arquiteto (Thomas Driendl), só que em outro estilo.
Um comentarista da época comentou “Ao pensar na demolição desses palacetes, temos sempre que ter em mente a mentalidade da época. Em 1960 não havia preocupação em preservar construções do início do século, pelo contrário, a História e a Natureza tinham que abrir caminho para a Modernidade. Naquela época segurança pública não era preocupação como hoje e a especulação imobiliária aproveitava-se da falta de consciência preservativa.
A casa é um exemplo raro de neogótico aplicado a residências. O estilo, uma das múltiplas ramificações do Ecletismo, era geralmente empregado em igrejas e alguns prédios públicos, veja-se o caso da Ilha Fiscal. Porém, enquanto na ilha a inspiração mais direta vem dos castelos do vale do Loire, na França ,aqui temos algo mais próximo do gótico italiano. A janela lembra muito o formato daquelas da Catedral de Milão. O partido é bem semelhante ao do Castelinho do Flamengo. Também aqui temos uma entrada em ângulo, sob uma torre, que divide a planta em dois corpos separados, um de frente para a rua e outro virado para a lateral. O rendilhado do coroamento está excepcional.”
A casa foi projetada por Thomas Driendl é um clássico exemplo de morada das aristocráticas famílias do início do séc. XX, que antenadas à nova ordem da cidade construíam seus palacetes e castelinhos à beira mar, inicialmente acompanhando a bela avenida construída por Passos contornando a Guanabara rumo à Zona Sul, que requalificava um litoral ignorado, como em breve no novo bairro oceânico que surgia, Copacabana.”
Ainda na época um adepto do Veteran Car identificou os automóveis da penúltima foto como sendo: “O carro verde é um Chevrolet 1954, depois de pestanejar muito entre 53 e 54; na outra pista, um Chrysler, ou DeSoto, 46-48, marrom. Na pista do Chevrolet, um Oldsmobile azul (46-48), um Buick 1947 preto, um carro vermelho, com pinta de Chevrolet 1940, um saia e blusa, cinza e azul, com pinta de GM (uma cara de Oldsmobile...) dos anos 50 e fechando a visada, um Chevrolet 47-48, também saia e blusa. Atrás do poste vem um GM 49-52, com cara de Chevrolet, mas é chute.”. Não lembro quem escreveu, mas teria sido obiscoitomolhado? Ou o Rouen? Ou o Gustavo?
Amanhã teremos um grupo de fotos sensacionais publicadas por João Victorio Pareto III, neto do dono deste palacete, com algumas outras descrições do mesmo. Aguardem.



17 comentários:

  1. Bom dia a todos.
    Sensacional essa torre. Há muito que não passo por essa parte. Acredito que há uma construção próxima ainda de pé com um sistema de torre não desse tamanho, mas que lembra um pouco dessa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Sem adiantar spoilers, vale a pena esperar pelas próximas fotos.

    Eu tenho um postal não colorizado, que foi postado, da região muito parecido se não igual à penúltima foto de hoje. Mais tarde eu confiro nos meus arquivos.

    As missas de hoje são virtuais, mas os fogos são bem reais.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Fotos como as de hoje, abastecem o ódio que alguns esquerdopatas tem daqueles que estão,ou estiveram nas posições em que eles gostariam de estar. Lembrei de uma fábula, que bem podia ser para os dias atuais. As Raposas estão dizendo: " As uvas estão verdes". FF Como onde moro as "comunidades" ficam distantes,os tiroteios nem sempre se ouve. Mas os de hoje logo cedo acho que não fizeram vítimas,eram os fogos dos balões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquerdopata, petralha, isentão, bolsominion, etc, são palavras que se tornaram usuais e bem demonstram a radicalização do povo brasileiro. Impressionante que não exista mais a possibilidade de se discutir com argumentos e com educação. Ainda esta semana um deputado federal do Rio, ex-atleta, se referiu ao governador do estado com palavras de baixo calão. Vivemos tempos muito complicados.

      Excluir
    2. Se as classes políticas que fazem parte desse universo citado por você se dessem o respeito e tivessem vergonha na cara, talvez não tivéssemos chegado a esse nível. Por outro lado não é somente quando se fala de Política que costuma dar problema. É fato que a internet, infelizmente, trouxe a tona aquele tipo de indivíduo, ou melhor, de ignorante que tão bem "arrota" profundo saber sobre e tudo e todos e que fez gerar do termo pseudo intelectual. Você deveria saber sobre isso, uma vez que sempre teve essa postura aqui mediante todos, menosprezando das pessoas e contando mentiras para cima de todos.

      Excluir
    3. É isso mesmo Wolfgang, e ainda se esconde atrás de um "anonimato" meio fajuto, que "meio mundo sabe" que está no Lido. Ou seria na "Misericórdia"?

      Excluir
  4. Cara de Chevrolet, mas é chute é autêntico obiscoitomolhado...

    ResponderExcluir
  5. Não da para ver esta postagem e não pensar numa igreja funcionando a todo vapor e com muitos setores específicos,especialmente a sala dos milagres e tesouraria...Mas a situação está tão complicada que tarja verde virou filé mignon...Grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  6. Lembro-me quando moleque e vi essa casa pela primeira vez quando fui com o velho a passeio nessa região; ficava imaginando aparecer uma princesa da última janela da torre...rsrs

    O bairro da Glória é intrigante: pouco se fala e com imóveis não muito caros, porém possui excelente localização.

    Impressionante a constatação de como o povo polui; Praia da Bica, na Ilha, ontem com águas limpas, já quase com balneabilidade permitida. Não demorará muito aparecerão tartarugas e golfinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi ainda pouco, vídeo que mostra várias tartarugas nas águas ao redor do Aeroporto Santos Dumont.

      Excluir
    2. No domingo estive na Praia da Guanabara e também estava com a água clara como nunca vi.

      Excluir
  7. Bom dia a todos. Salve Jorge. Acho que além da ganância das construtoras, também as gerações descendentes, na maioria dos casos devido a queda do poder econômico tem o interesse na venda dos imóveis. A política governamental de preservação de imóveis históricos, por sua vez não oferece nenhuma vantagem ao proprietário, se quer oferece assistência técnica para os serviços de restauração, nem se quer isenção de Imposto Predial. Portanto a preservação de imóveis jamais terá aceitação dos maiores interessados.

    ResponderExcluir
  8. A quantidade de imóveis antigos, mansões, e palacetes que são passíveis de tombamento e preservação e que estão depredados, abandonados, e demolidos, é assustadora e isso se deve principalmente à falta de educação da população, tibieza, impostos extorsivos, e leis ridículas. Nos EUA a propriedade particular é sagrada e em razão disso a segurança, inclusive a jurídica, é total. No Brasil além dos impostos acachapantes, o custo de manutenção, e a falta de segurança para se morar em palacete como o da família Pareto, mostram o mau negócio que é possuir um imóvel desses. Se por ventura um vagabundo, crackudo, ou "congêneres", invadir para furtar, pichar, ou depredar, responderá por furto ou "crime ambiental", cujas penas são ridículas, ao passo que se fatos semelhantes ocorrem países sérios as consequências para o furtador ou para o vândalo podem ser terríveis. FF: A "Alvorada de São Jorge" foi ensurdecedora na cidade, já que as favelas se superaram na queima de fogos, sem contar com a odiosa prática de soltar balões. Mas fazer o quê com um "povinho como esse"? O helicóptero do jornalismo da Record mostrou em uma laje do morro da Serrinha um bando de "caucasianos" se preparando para soltar um imenso balão. Como não há punição a "farra continua". Mais tarde a tal laje certamente servirá de palco para um "churrasquinho", cuja carne deve ter sido produto do roubo de algum caminhão....Vida que segue...

    ResponderExcluir
  9. Como o Chefe de Estado quer tirar o chefe da Polícia Federal o Ministro da Justiça disse que sai também. Vamos ver o que o atual Chefe de Governo vai decidir.

    ResponderExcluir
  10. Os quatro grandes clubes do futebol paulista estão pressionando pela volta do campeonato estadual. Se fosse só entre os jogadores deles, não precisavam nem ter paralisado a competição.
    São atletas que têm um ótimo departamento médico à disposição para controle de suas saúde, normalmente só é escalado quem está em boas condições físicas e podem sair de suas residências entrar num carro e ir direto para o clube onde treinam ou para o campo onde vão jogar.
    Mas como ficam os jogadores dos clubes de menor recurso, além do pessoal de apoio aos eventos futebolísticos (da federação e dos estádios)?
    Ou eles pretendem "eliminar" no papel os pequenos no "tapetão", sem jogar, e fazer um quadrangular só entre os grandões?
    Geralmente só fazem isso no jogo, através de "apito amigo" e/ou alteração de mando de campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva o Framengo!!!Viva o VAR...
      Sempre ganhamos no apito.
      Só tenho medo do Corona.

      Excluir
  11. E a gripezinha matou mais 400 nas últimas 24 horas. Mas é histeria.

    ResponderExcluir