Continuando com nossa série vemos hoje mais três fotos enviadas pelo prezado Carlos P. L. de Paiva.
As duas primeiras mostram o aspecto do lado de Botafogo, como era e foram demolidos os prédios para as obras.
A última foto mostra à direita o túnel existente, construído em 1906, (a que hoje liga Copacabana a Botafogo),
chamada Engenheiro Coelho Cintra (obviamente não existia o Shopping Rio-Sul, colocado na imagem apenas como referencial).
A linha amarela mostra o traçado do segundo túnel, que seria construído na década de 40 (linha amarela). O pontilhado em vermelho mostra os prédios que seriam demolidos do lado de Botafogo.
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Muito interessante! O posto de gasolina, onde está o Chevrolet 1940 continuou até recentemente e, ao que parece, no mesmo local. E a esquina da subida também pouco mudou. Pena a demolição, mas acho que justificou, pois o aspecto ficou muito bom.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirAcompanharei os comentários.
FF - Antes que venham deturpar alguma coisa, condeno, da mesma forma que anteriormente, a participação do ex-presidente na rádio Tupi. Não tendo algo a acrescentar, deveria ficar quieto.
Sobre o número de mortes da "gripezinha" essas contagens da China e da Rússia são mais falsas que nota de 3 reais. Assim como a de outros países... Mas, afinal, "E daí?"...
Alguém disse, talvez sobre as estatísticas de Minas Gerais, que só uma pesquisa junto aos coveiros informaria algo mais próximo da realidade. Lá pode ser a insuficiência de testes para confirmação.
ExcluirAqui no RJ a divulgação da secretaria estadual tem atraso em relação às secretarias municipais, por motivos burocráticos.
O problema maior e a subnotificação já que não há testes suficientes. Por exemplo, há um aumento de 5600% nos casos de mortes por doenças respiratórias indeterminadas no Rio. A conta, segundo alguns estudos, é de pelo menos 15 casos reais para cada confirmado. Um cálculo similar vale para os óbitos já que nem todos estão sendo testados. Muito pelo contrário.
ExcluirOs "sobrados" que aparecem na esquina da Gen.Gois Monteiro e o arvoredo mostram um local bem diferente. Mais ou menos nessa época e em razão da construção do Túnel do Pasmado que seria inaugurado em 1953, foi erradicado o trânsito de bondes na General Severiano em direção à Praia Vermelha. Os bondes seguiam pela Rua da Passagem, entravam à esquerda na General Severiano passando nos fundos do estádio do BFR, e em seguida viravam à direita na Avenida Pasteur. A questão do "mata paulista" na galeria do Túnel Novo ocorreu em razão de um litígio entre a Prefeitura do DF e a Light. Quando Lacerda assumiu o governo da Guanabara em 1961 nada fez, já que tencionava erradicar o sistema. No Túnel Novo os bondes circularam até 03.09.1962.
ResponderExcluirO posto de gasolina ficava mais ou menos na altura do canteiro central. Esse ângulo da foto corrobora o meu comentário de ontem quando afirmei que sem a abertura do túnel de Pasmado e a nova galeria do Túnel Novo, Copacabana seria apenas um balneário distante. Essa facilidade de acesso fez de Copacabana consolidar o título de Princesinha do mar. Entretanto e a longo prazo foi a sua perdição em termos gerais. Copacabana já esgotou todas as possibilidades de melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Os prédios antigos e sem garagem, os milhares de "apartamentos conjugados", o "o brilho do pó", o trânsito caótico, o Metrô, e as favelas, fizeram dela uma "Babel sem saída".
ResponderExcluirBom Dia ! Toda vez que se abre um " buraco na pedra" gera confusão no entorno. Mas quando pronta a obra,os benefícios são muitos.Principalmente para as construtoras.
ResponderExcluirEntão o "mata-paulista" era no túnel em direção à Botafogo?
ResponderExcluirO "velho Túnel Novo" mantinha o fluxo de carros e bondes em "mão e contra-mão". Após a inauguração da nova galeria um desentendimento burocrático entre a Light e a Prefeitura do D.F impediu que uma das linhas passasse a funcionar na outra galeria e isso manteve as linhas no velho túnel até 1960. Em 1960 Sete Câmara se omitiu e em 1961 quando Lacerda tomou posse, já pretendia erradicar o sistema e aí manteve o "status quo" até a erradicação.
Excluir449 nas últimas 24 horas.
ResponderExcluirE certamente morrerão mais. Mas o que fazer? Os de fatos mostram que a população prefere se arriscar a contrair o vírus ao invés de ter a certeza de passar graves necessidades e até "morrer de fome". Pior do que isso são políticos tirarem proveito da desgraça em benefício próprio e em detrimento de uma população cuja grande maioria é composta de indivíduos miseráveis. Mas para quem fica passeando com cachorro na praia do Lido usando máscara e destilando veneno está ótimo, não é mesmo?
ExcluirPor falar de contra-mão, uma curiosidade é o viaduto de mão inglesa que passa bem acima da boca do túnel, no fim da Av. Pasteur.
ResponderExcluirEste local,salvo engano,já foi motivo de postagens e muitos comentários com explicações sobre sua instalação e abrangência.Coisa meio confusa se estou lembrado....
ExcluirAntes da inauguração do Túnel do Pasmado a linha de bondes da Praia Vermelha seguia o trajeto mencionado no comentário das 8:29. Com a inauguração passaram a seguir pela Praia de Botafogo e subir virando à esquerda passando sobre o túnel e entrar pela Avenida Pasteur na altura do Veneza. Até a inauguração do viaduto do Mourisco não havia o "corte" à direita que leva à Rua da Passagem. Não tenho certeza se havia a "mão inglesa" antes da erradicação da linha da praia Vermelha, fato que ocorreu em Setembro de 1962.
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