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sexta-feira, 1 de maio de 2020

TÚNEL NOVO 4




 
Nos anos 40, do lado de Botafogo, houve necessidade de retificação das encostas do Morro de São João, retirada de entulhos, construção de muros de arrimo. Tudo isso sem as máquinas encomendadas aos Estados Unidos fez que o trabalho se arrastasse mais ainda.
Outra dificuldade encontrada do lado de Botafogo foi a fragilidade do trecho do emboque, que provocou um corte profundo nas abas do Morro do Leme a fim de dar estabilidade a encosta. Com isto o trabalho de perfuração pelo lado de Copacabana foi o maior contribuinte para a abertura da nova galeria.
Em outubro de 1942 um escorregamento do terreno soterrou a velha Rua do Túnel e o próprio túnel ficou bloqueado.
Numa das imagens por cima da nova abóbada vemos a nova Av. Lauro Sodré, ainda dentro do canteiro de obras. Noutra vemos o topo do Morro de São João e os hospitais São Zacharias em primeiro plano e logo após o dos Estrangeiros.
O São Zacharias, da Santa Casa, sobrevive e lá existe um Serviço de Ortopedia. Já o Hospital dos Estrangeiros, que ficava na Rua da Passagem nº 188, fundado em 1892 e com um anexo construído no início dos anos 50 e com entrada pela Rua General Gois Monteiro nº 8, fechou em 1966, depois de ter prestado excelente serviço aos cariocas (era conhecido também como Hospital dos Ingleses).
Finalmente, na segunda foto vemos um acidente ocorrido perto da igreja de Santa Terezinha que interrompeu o tráfego completamente.

8 comentários:

  1. Uma obra por excelência que dispensa outros comentários ou "senões". Na primeira foto aparece à da foto vertente do morro onde existe atualmente a "Morada do Sol". Cálculos perfeitos, material de qualidade, e gestão realizada com probidade, fazem a diferença das obras do passado e as "obras" atuais.FF: há tempos eu comentei aqui da falta de fotos onde aparecem bondes e ônibus elétricos na mesma via na zona sul do Rio, realidade que aconteceu entre Setembro de 1962 e Maio de 1963. Isso ocorreu em Botafogo e Copacabana. Sei que elas existem em locais da Guanabara, mas vejo que são como notas de R$ 3,00, campeonato de peteca em Israel, ou jovens moradores das favelas do Alemão com uniforme do Colégio Cruzeiro.

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    1. Bom Dia! Joel, Me parece que o Marcelo Prazs tem alguma coisa.

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    2. Como? Me explique. Eu tenho uma foto onde aparecem bondes e ônibus transitando na mesma via mas é de 1957 em Niterói, em frente ao prédio das barcas incendiado em 1959, mas nunca vi aqui no Rio.

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    3. Vou perguntar a ele e volto manhã para que dizer em que página do álbum dele está.

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  2. Bom dia, Dr. D'.

    Várias fotos inéditas para mim. A série está ótima.

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  3. O acidente da foto 2 parece ter sido complicado.Nao vejo ambulância no local,mas parece estar lá no fundo o Corpo de Bombeiros...
    Li hoje em O Globo que a tradicional fábrica dos populares biscoitos Globo está fechada e com o futuro ameaçado. Sem gente nas praias.....

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  4. Quem passa por lá não imagina o trabalho que deu essa obra. Nada como fotos para a posteridade.
    Tenho dúvidas sobre a foto 2, pois parece mais um mutirão de funcionários da prefeitura e da Light para retirada de cabos elétricos, postes e vegetação para o alargamento da galeria original e sua via à frente. E, como tradição, muitos curiosos "fiscais do povo"

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  5. Bom dia a todos. A série está estupenda, com fotos com registros históricos. Se o André Decourt ainda aparecesse poderia dar grandes informações sobre esta obra. De Copacabana ele sabe tudo.

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