Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de maio de 2020

MERCADO MUNICIPAL





O Mercado Municipal substituiu o Mercado da Candelária como principal centro de abastecimento de gêneros alimentícios do Rio.  O local escolhido foi a Praia de D. Manuel, onde fora construído o novo cais, desde o Cais Pharoux até a Ponta do Calabouço.

As obras foram iniciadas em 1903 e o mercado foi inaugurado no final de 1907. Mas só foi aberto ao público em 1908.

Na década de 1950 resolveu-se demolir o mercado, o que aconteceu na década seguinte, sendo o que ali funcionava transferido para CADEG - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, no governo Carlos Lacerda.

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Mais um crime contra a cidade. O substituto pelo menos para mim é contramão. Além da vizinhança ser "estranha". Minha irmã já foi algumas vezes com os amigos dela.

    ResponderExcluir
  2. Se ainda de pé estivesse, o Mercado Municipal seria hoje um dos melhores programas de compras da cidade. Na certa, ao longo dos anos seria revitalizado agregando bares. Como seria gostoso beber uma cerveja de frente para a Baía de Guanabara!

    ResponderExcluir
  3. Esse Mercado Municipal poderia ter sido preservado, mas a "sanha lacerdista" em realizar grandes obras foi infeliz dessa vez. O Cadeg na Olímpio de Melo lá no Pedregulho, foi uma tentativa de "limpar o centro da cidade". Não cheguei a conhecer esse velho mercado mas o cheiro não devia ser nada bom. A região do Pedregulho naquele tempo era familiar e residencial. Minha mãe lecionou em 1959 na Escola Uruguai ali próximo e as favelas eram pacatas e ordeiras. Atualmente toda aquela região é de domínio de um conhecido "narco-deputado" que também preside a escola de samba local. Em razão disso ir à Cadeg é sempre uma aventura. Mas é compensador ir ao Sábados na Festa Portuguesa que se realiza "naquele sítio", já que a posta de Bacalhau e os magníficos bolinhos ali servidos são incomparáveis.

    ResponderExcluir
  4. Que bela atração seria esse mercado hoje! O desenvolvimentismo desenfreado é um absurdo. Chamo a atenção agora para as encostas sendo desmatadas !

    ResponderExcluir
  5. No mínimo poderiam ter conservado mais uma torre e uns dois ou três trechos de galpões junto à beira do cais, onde hoje teríamos galerias de arte, artesanato popular, cafeterias, lanchonetes e o restaurante, claro.
    Seria o Mercado Municipal Maravilha, tendo como exemplo o Porto Maravilha.
    A estrutura em ferro deve ter ido para os fornos da Cosigua, como uma espécie de incentivo "fiscal" da época.

    ResponderExcluir
  6. Não cheguei a conhecer o antigo Mercado Municipal,que parce ter ido abaixo em função da Perimetral,que também já dançou confere?
    Quanto a Cadeg,o Joel tem razão. É uma festa aos sábados e estive lá 2 x pelo menos.As iguarias dos portugueses de fato são destaques,mas existem outras atrações.O Mercado Municipal de
    Sampa é mais organizado e mais sortido,mas falta a magia do carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizeram um "rasgo" para a construção do nada saudoso viaduto da perimetral, mas a maior parte do mercado continuou em pé por mais alguns anos.

      Excluir
  7. A região é conhecida da maioria é não cabe mais comentar sob pena de ser redundante. Que bom que até o momento não houve comentários de "cunho religioso", já que quando não há alusão a regimes de exceção tem-se a doutrinação kardecista.

    ResponderExcluir
  8. A foto do meio é do fim dos anos 50. Um caminhão Ford F-600, com cara de 1957 diz isso. A terceira foto é posterior, pelas construções justapostas ao cúbico palácio de seis ou sete andares - é a Escola de Magistratura?
    Uma Cantareira afasta-se da cena em plena aceleração, vai ver ela também não aprecia juízes.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos. Juntamente com o Morro do Castelo, são as duas coisas que mais me revoltam terem sido demolidas no Rio de Janeiro. O Mercado Municipal do Rio se tivesse sido preservado e destinado a sua ocupação, conforme os mercados europeus seria o maior ponto de atração turística do Rio, infelizmente no Brasil qualquer política pública é sempre mal planejada e mal elaborada, sem contar o desvio de finalidade. Conheço os principais mercados dos Países Europeus, garanto sem a menor sombra de dúvida, que o nosso era muito mais bonito do que qualquer um dos mercados europeus. Já disse que se um dia fosse Prefeito do Rio de Janeiro, reconstruiria este mercado novamente.

    ResponderExcluir
  10. 751 mortes oficiais hoje. Eita gripezinha miserável. Milhares aguardando vagas nos hospitais. A tragédia aumenta a cada dia.

    ResponderExcluir
  11. Lixo.Demorou a ser detonado,pois era a própria representação da imundície,da falta de higiene e de foco de bactérias.Uma verdadeira apologia aos transtornos gastro-intestinais e só mesmo os saudosistas ficam relembrar está porcaria.E é bom lembrar que o Covid 19 começou numa coisa bem parecida com essa.Sou Do Contra.

    ResponderExcluir