Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2020

IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU




Vemos fotos relacionadas com a Igreja de São Judas Tadeu, no Cosme Velho.
Embora a Paróquia tivesse começado em 1945, desmembrada da Paróquia de N.S. da Glória, somente bem mais adiante foi iniciada a construção desta igreja.
O pároco, o famoso Padre Góes, que por baixo da batina sempre vestia uma camisa do Flamengo, comandava a arrecadação dos donativos para erguer o templo.
Com projeto de Benedito Calisto Netto a igreja foi construída e inaugurada em 28/12/1968.

12 comentários:

  1. Só conheço essa igreja de passagem. FF: esta semana consegui uma foto bastante rara e que é bastante elucidativa. A foto é frontal à esquina da Praia de Botafogo com a Rua da Passagem. Mostra um bonde circulando e todo o sistema de cabos de alimentação dos ónibus elétricos já instalados. Deve ser um dos últimos momentos da circulação de bondes naquela rua, o que ocorreu em Setembro de 1962. Do lado esquerdo o cine Guanabara, do lado direito um correr de casas que logo seria demolido para a abertura da extensão da Mena Barreto, e bem no canto direito o edifício em construção que faz limite com a Voluntários da Pátria. Imperdível. Se quiser eu posso enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Joel. Existe também uma foto fantástica que foi tirada da sacada de uma casa que fica na esquina da rua da Passagem com rua General Severiano. Nela aparecia lá no inicio da rua da Passagem inúmeras Palmeiras Imperiais. Posteriormente elas foram derrubadas para a colocação dos trilhos dos bondes. Que pena.

      Excluir
    2. Joel, aqui Helio Ribeiro, di site www.bondesrio.com. Estou pretendendo colocar no meu site uma cronologia de desativação dos bondes da Light/JB, mas está difícil. No caso da Light, as informações são conflitantes; no caso da JB, não encontrei nada. Já percebi que você sabe muito sobre o assunto. Se quiser compartilhar isso comigo, peço entrar em contato via meu email italo.mayon@gmail.com. Naturalmente, darei a você os créditos por isso, se eu conseguir publicar no site.

      Excluir
    3. Mandarei com prazer. Não se preocupe com créditos porque eles são seus. Abs.

      Excluir
  2. Data venia a igreja do Pastor mas fiz minhas preces nesse templo algumas vezes. Muito bonito, amplo e em saber que o Pároco era torcedor do MAIS QUERIDO, me sentia mais protegido. Resta a saber se o Pároco de agora é torcedor do Mengão. Qual será o time do atual mentor espiritual ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Nunca entrei nela, gosto de conhecer e fotografar igrejas, quando viajo e mesmo aqui no Rio. Vou aguardar os comentários para conhecer detalhes desta igreja.

    ResponderExcluir
  4. De 1970 até o início de 1971 assistimos missa nessa igreja uma vez por mês. Teve ter sido alguma promessa de meus pais.
    Uma "caverna" era o local para velas e objetos de cera (que se não me engano tem um nome específico).
    Naquele tempo o Padre Góes tinha ouvidos bem sensíveis, e sempre com muito bom humor parava o sermão toda vez que ouvia pequenos sons emitidos por algum fiel, inclusive senhoras idosas com rezas fora de hora, "atravessando o ritmo".

    ResponderExcluir
  5. É Ceará,individuo,a coisa tá preta.Dei uma passada ontem na igreja e verifiquei que o cáos está instalado.Dizimista fugiu de vez e deve estar com tanto medo do Covid que nem lembra de pedir milagre.Tarja verde seria uma alternativa de segunda divisão,mas com esse a gente não pode contar.E tão fiel quanto político a partido,vestindo camisa diferente a cada hora.E os boletos não param de chegar até mesmo se os Correios estiverem a meia boca.Milagre online não funciona bem,até porque querem dividir o dízimo.Enfim,um grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  6. Conheci o padre Goes na época da campanha para a igreja nova, meus pais eram muito devotos do santo das causas impossíveis. Todo dia 28 de outubro, que coincide com o feriado do funcionário público íamos à igreja. Mesmo depois da construção da nova, o piso da antiga foi mantido por algum tempo e então se via o contraste da nova enorme com a anterior minúscula que ficava abaixo da gruta onde atualmente se encontra uma barraquinha de venda de velas e relíquias.

    ResponderExcluir
  7. Estive ano passado nela.
    Uma das aulas técnicas do curso de guia de turismo, que eu fiz, foi no Pão de Açúcar.
    A professora ficou esperando a turma para subir e como havia chegado cedo, aproveitei esse tempo e fui à igreja para fazer uma oração.
    Foi a primeira vez que entrei nela!
    Tem uma gruta nos fundos da igreja para oração!

    ResponderExcluir
  8. Não foi Corcovado em vez de Pão de Açúcar?

    ResponderExcluir
  9. Sim. Me enganei! Foi o Corcovado!

    ResponderExcluir