Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2020

CASA MAUÁ


Vemos a Av. Rio Branco junto à Praça Mauá. 

À esquerda a Casa Mauá, que era uma casa comercial cujo prédio era de propriedade do Mosteiro de São Bento. Foi demolida nos anos 80 e em seu lugar foi construído o feioso edifício RB1.

A foto é anterior a 1945, pois ainda existia o canteiro central da Av. Rio Branco. A estátua de Mauá ainda dava as costas para a avenida. 



Postal da coleção de Klerman W. Lopes,  com vista do Centro com o Edifício A Noite e, à sua esquerda, a Casa Mauá.

A Casa Mauá era legitima representante da arquitetura ecletica do inicio do século 20. 

Em setembro de 1962 a greve geral convocada para a Guanabara e que envolvia os transportes ferroviários (Central e Leopoldina) além das barcas, foi esvaziada porque funcionaram os serviços de ônibus, lotações e bondes, além da Marinha ter colocado à disposição da população 5 "avisos". O embarque dos passageiros com destino a Niterói foi efetuado no Arsenal de Marinha, como vemos na foto.

Ao fundo vemos a Casa Mauá.




16 comentários:

  1. Pelo visto,a troca poderia ser classificada como grande espanto!!!Colocaram um trombolho no local de bela construção..
    Este busão da primeira foto é mais feio que fratura exposta...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Infelizmente não lembro de ter visto esse prédio da Casa Mauá, mas vi o RB1 em construção.

    ResponderExcluir
  3. Eu costumava caminhar diariamente pela Praça Mauá quando saía do São Bento para pegar o 220 no ponto final mas nunca reparei nesse prédio. Mas muitos belos prédios ainda resistem. ## Eu tenho um vídeo da greve dos Trolley-buses de 1962. Foram muitas greves naquele período conturbado. O remédio viria dois anos depois. FF: Tem sido noticiadas frequentemente as agressões sofridas por elementos da IURD em Angola, inclusive com expropriações de bens da igreja. Esses atos tem sido praticados por agentes do governo e estão criando um incidente diplomático cujas proporções podem ser graves. Como diz um ditado popular: "Quem se mistura aos porcos...".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há poucos dias noticiaram um "racha" no partido, digo, na igreja do Edir Macedo em Angola, podendo surgir daí uma IURD do B no além mar.
      Será que as expropriações são causa ou efeito desse "motim" de pastores?

      Excluir
    2. Não é disputa de fé, mas uma briga por uma receita de mais de 80 milhões de dólares anuais. Daí imagina quanto deve "arrecadar" no Brasil...

      Glória a deuxxx

      Excluir
  4. Ou a Casa Mauá sofreu uma grande reforma da fachada antes de 1962 ou a edificação da terceira foto é outra.
    Na foto 2 chama a atenção o grande "campo" onde agora temos a Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  5. A terceira fotografia me chamou a atenção. Vi o prédio do Arsenal de Marinha na Ilha das Cobras, mas não encontrei a Casa Mauá. Acho que só nas fotos anteriores.
    Em Santa Teresa havia a Rua Mauá e na esquina com o Largo do Guimarães, a Casa Mauá, o melhor armazém do bairro. Todos tinham as sacarias, as cornucópias e balcões de cereais, mas a Casa Mauá era o melhor, de longe. E foi o primeiro a desaparecer. Tentaram botar uma agência do BEG ali, mas não foi pra frente. Hoje tem a Administração do Bairro, o cinema e um posto da PM.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Conheci bem esta construção, achava ela muito bonita, principalmente as lojas do térreo. Lembro de uma loja de joias que existia, cuja a mesma era tão pequena que se parecia com um boxe desses que hoje existem no Edifício Central, com certeza a loja era mais estreita.

    ResponderExcluir
  7. PS. Com relação as fotos postadas ontem no SDR a foto que mostra o mercado das flores encostado junto a parede, tenho quase certeza que se refere ao mercado das flores de Botafogo.

    ResponderExcluir
  8. Nesse 14 de Julho nada como rever e ouvir no Youtube a cena de Casablanca, quando o canto dos totalitaristas é abafado pelo coro espontâneo que canta o hino da liberdade contra a ditadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que no Brasil ainda a Liberdade e Fraternidade sejam meras palavras, e a Igualdade apenas uma "coisa".

      Excluir
  9. O ônibus da primeira foto parece ser o modelo apelidado de "Sinfonia inacabada". Foi construído pela Grassi, em 1934, em cima de chassis Volvo.

    ResponderExcluir
  10. No prédio da Casa Mauá, primeiro andar funcionou um serviço autorizado Emerson. Era onde eu adquiria componentes para reparar os TV´s Emerson em preto e branco de 1958,,,
    Desfilando imponente na Rio Branco um Sinfonia Inacabada, verdadeira obra prima de mau gosto.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma belíssima construção colocada abaixo sem dó nem piedade.
    Em qualquer país que tem amor a sua arquitetura e história, poderia ter sido preservada como uma casa cultural ou virado um pequeno hotel, tendo preservado a sua fachada
    Comecei a trabalhar na empresa de meu pai em 1980, que ficava na Rua Mayrink Veiga, quase na esquina com a Avenida Rio Branco, portanto, bem próximo a Casa Mauá. Sua demolição começou em 1982 e presenciei a enorme dificuldade dos operários e sua marretas para demolir aquela sólida construção. Estava decadente com muitas lojas fechadas e outras poucas que vendiam peças para turistas, como aqueles quadros de borboletas, pratos pintados com a imagem do Cristo Redentor, chaveiros e outros.

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite! Na primeira foto não é onde tinha a loja TONI BILL,que diziam ser de propriedade do Pai do Silvio Santos ?

    ResponderExcluir
  13. Luiz, pesquisei, o prédio que aparece na 3ª. foto fica na Ilha das Cobras e o Hospital da Marinha deve ser o que está lá no alto.
    E a fila está na praça de nome Niterói, segundo o Maps. Para mim a pracinha onde tem as lojas de uniformes militares.
    O portal que aparece pela metade, à esquerda, está lá até hoje e com informação que ali ainda é Av. Rodrigues Alves. Uma surpresa para mim.

    ResponderExcluir