Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2020

MERCADO DAS FLORES



Vemos hoje o Mercado das Flores, no Centro.

Anteriormente funcionou neste endereço a “Companhia Editora Americana”, na esquina da Rua Buenos Aires com a Praça Olavo Bilac. Esta editora publicava a "Revista da Semana" e o “Eu sei tudo.”

Ao fundo vê-se o prédio da Casa Raunier onde Rui Barbosa era freguês e o famoso cantor Orlando Silva era entregador. Orlando Silva, inclusive, sofreu nesta época um grave acidente ao tentar subir num bonde, ficando com uma sequela no pé esquerdo que fazia com que mancasse.

A segunda foto é do Malta, do acervo do IMS, mostra o Mercado das Flores da Praça Olavo Bilac, ali junto à Rua Buenos Aires, no Centro.

Este mercado era citado diariamente e por anos a fio no rádio, pois era um dos patrocinadores “master” do programa do Washington Rodrigues, o Apolinho, através da loja “A Camélia Flores”, do Álvaro.

11 comentários:

  1. O Mercado das flores perdeu muito de seu movimento devido a concorrência do Cadeg em Benfica. As feiras-livres também são uma concorrência diária. O brasileiro mediano atualmente não tem o hábito de mandar flores, muitos por uma questão de educação, mas a maioria é por falta de dinheiro. O Mercado das flores é um estabelecimento cujo funcionamento é do início do Século XX e o perfil econômico e educacional da população era bem diferente. O atual dispensa comentários.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Passei algumas vezes pelo mercado. Ainda hoje o Apolinho faz referência à loja no seu programa de rádio, citando agora o Alvinho da Camélia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: outro que cita o Alvinho da Camélia é o Antônio Carlos, da mesma faixa etária do Apolinho. Acho que o Clovis Monteiro também, mas não tanto.

      Excluir
  3. Bom dia a todos.
    Ainda há do comercial de rádio no programa do Apolinho e em toda a super rádio Tupi.
    Não sabia que o Mercado das Flores havia tido desse pórtico de ferro. Até quando durou?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Conheço bem este local, a administradora do condomínio onde moro é bem em frente. Hoje são diversos boxes de venda de flores, atividade hoje que seus principais clientes são os aniversariantes do dia. Já a Camélia, o Alvaro bancava um time que disputava os campeonatos do JS no Aterro, se chamava Academia da Camélia.

    ResponderExcluir
  5. A primeira foto do Mercado das Flores é no mesmo local?

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o local seja o mesmo, visto de ângulos diferentes e com modificações no prédio. Mas não tenho certeza absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que gerou minha dúvida foi esse paredão bem atrás do pórtico.

      Excluir
  7. Em relação a construção original, o atual é um monstrengo.... Mas faz parte da cultura do Poder Pùblico Carioca destruir o que não devia....

    ResponderExcluir
  8. Já estive uma vez no mercado das Flores e também recordo do Apolinho fazendo publicidade da Camelia em programa noturno que comandava na Globo,anos passados...
    FF: Esta cantilena do Benfica parece ter zoado a cabeça do Jesus e por seguinte refletido no time.A entrada com 3 jogadores "reservas" foi muito sintomática ou pelo menos estranha....E aí o Fluminense cresceu como um franco atirador.Longe daquilo que vimos no ultimo ano...

    ResponderExcluir
  9. As construções são bem diferentes.
    Se eram no mesmo local o da primeira foto deve demolição até do prédio vizinho, já que não tem aquele paredão da direita em lado nenhum do mercado da segunda foto.

    ResponderExcluir