Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

EMBAIXADA DA FRANÇA


Belíssima fotografia, de 1937, enviada pelo GMA, comentarista e colaborador antigo, a quem o "Saudades do Rio" mais uma vez agradece.

A Embaixada da França era uma belíssima casa localizada na Praia do Flamengo nº 358 / 364, logo ali depois da entrada da Rua Cruz Lima e com os fundos na Rua Senador Euzébio. 

A casa do lado direito, esquina com a Rua Cruz Lima, era o Consulado da França.  Mais tarde, com a mudança da Capital da República e a demolição desta bela construção, a Embaixada da França foi transferida para a Maison de France, local onde hoje funciona o Consulado deste país. 



Esta aquarela é de autoria da Embaixatriz da França, Louise Hermite, e mostra uma vista a partir do terraço da Embaixada da França. Consta no excepcional livro “Hommage a Guanabara, la superbe”, da biblioteca do GMA.


Assim foi descrita esta embaixada:

“La nouvelle ambassade de France possède avant tout l´avantage d´occuper une situation merveilleuse dans la capitale brésilienne. Elle est devant la Baie de Guanabara; elle est sur la Praia do Flamengo, la partie la plus recherchée de la ville par sa beauté et par son élégance.

D´un côté de l´ambassade les fenêtres sont tournées vers le panorama fameux de la baie, que l´on embrasse depuis l´entrée de la barre jusqu´à la Serra des Orgues. 

De l´autre côté, le regard voit se dresser des montagnes dont le cercle admirable, allant du Pain de Sucre au Corcovado et à Santa Thereza, serait à lui seul considéré comme grandiose, si l´on n´avait pas sur le devant le spectacle féerique de Guanabara.

D´autre part l´ambassade est dans une position centrale entre le quartier des affaires et les plages de l´Atlantique.”


Como disse Gilbert Arvengas, embaixador da França, "Nulle appellation ne convient assurément mieux à Rio de Janeiro que celle de Cité Merveilleuse. Aucun visiteur, si peu sensible qu´il soit aux beautés de la nature, ne peut manquer, arrivant à Rio, d´être saisi d´émerveillement quand son oeil se porte du Corcovado vers le Pain de Sucre et le fond de la prestigieuse Baie de Guanabara.

On a beau vivre longtemps ici, l´émotion esthétique causée par le plus sensationnel des décor qu´ait composés la nature demeure toujours aussi vive. L´oeuvre des hommes est digne du cadre naturel. On se saurait assez rendre hommage à l´architecture brésilienne qui a réalisé à Rio de Janeiro des prodiges de hardiesse et d´harmonie."


Na década de 60 tudo foi abaixo e, junto com terrenos vizinhos, foi construído um imenso prédio de apartamentos.


Já nos contou o prezado Rouen que, nos 50,  nos fundos da embaixada, a Rua Senador Eusébio era sem saída, pois terminava na Oficina de Automóveis do pai dele, Monsieur Fondeville. Depois, com a desapropriação, esta rua foi encontrar a Rua Cruz Lima na altura do Hotel Argentina. O endereço da oficina, como podemos ver neste anúncio do Correio da Manhã, era Rua Senador Vergueiro nº 137.
O Rouen me mandou a foto acima com o texto: "O endereço principal da oficina era Rua Senador Vergueiro nº137, o acesso se dava por uma servidão do prédio de mesmo número e como vc mencionou havia uma saída para o final da Rua Senador Euzébio. Aqui uma cópia do PA de 1961 com as indicações que acrescentei. Cabe lembrar que na década de 30 a Rua Senador Euzébio tinha o nome de Travessa Umbelina.

24 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'. Ou seria "Bonjour"?

    Mais tarde passo o texto pelo tradutor. Tive dois meses de aula de francês na oitava série e olhe lá...

    ResponderExcluir
  2. Fico pensando o que aconteceria se o domínio francês tivesse se consolidado a partir de 1565. Talvez tivéssemos tido uma colonização mais adequada e não a espoliação praticada pelos portugueses e suas mazelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai sempre falava que o azar do Brasil foi ter sido colonizado por portugueses. Na escola fomos instruídos a enaltecer os feitos de Estácio de Sá e Mem de Sá, que venceram e expulsaram os franceses liderados por Villegaignon de nosso território. É prá chorar. Hoje, estaríamos bem melhor e falando o francês, língua muito mais glamourosa e aceita ao redor do mundo.

      Excluir
    2. Sim, seríamos modelos de desenvolvimento como a Guiana Francesa, Mali, Camarões, Togo, Senegal...

      198 anos culpando os portugueses por nossos problemas de desenvolvimento...e contando. Assim é mais fácil explicar, né?

      Excluir
  3. Bom Dia! ótimo para exercitar o pouquinho de francês que aprendi em mil novecentos e antigamente.

    ResponderExcluir
  4. Vou apelar para o tradutor..Já sei onde levar o carro da madame.

    ResponderExcluir
  5. A Rua Senador Euzébio ficava na Praça 11 entre a Rua de Santana e o Campo de Sant'Ana e desapareceu em 1944 com a abertura da Avenida Presente Vargas. Haveria outra rua Senador Euzébio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde se lê Senador Euzébio nos textos das fotos, leia-se Senador Vergueiro, como escrito no reclame da oficina de automóveis.

      Excluir
  6. Sempre um prazer colaborar com o SDR. As Embaixadas da Capital Federal eram um enclave na cidade, que resistiu bom tempo.EUA, Inglaterra e Portugal ainda de pé . Interessante a casa do Embaixador alemão em Santa Teresa, onde o Von Holeben foi sequestrado. O Palácio São Joaquim é interessante, mas fica escondido. Vale a pena uma visita a Casa Firjan na São Clemente também .

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã de colonizações, sejam portuguesas, ou não. Mas o desenvolvimento das colônias francesas não demonstra métodos exemplares. Algumas são lugares que evitaria visitar.
    Quanto à Embaixada, nada a criticar. Muito boa a aquarela com o sombrero bleu, blanc, rouge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Com exceção de USA,Canadá,Austrália, N.Zelândia, o resto é o resto.Nenhuma francesa na lista, pois o Canadá acabou colonizado pelos ingleses.

      Excluir
  8. A Guiana Francesa serve como exemplo para saber como estaria hoje a França Antártica?
    Com certeza um dos meus bisavôs, português, não viria para o Rio na década de 1870 e o outro, também lusitano, que se estabeleceu em Cantagalo ficaria dependendo da extensão que teria essa colônia francesa. Resumindo, nem meus avós maternos teriam nascido.
    Há ex-colônias entre os trópicos que não são bom exemplo de progresso. Não só francesas como inglesas, holandesas e uma belga.
    É uma incógnita essa colonização em nosso solo tropical, se outros povos permanecessem por aqui desde o século 16.

    ResponderExcluir
  9. ATENÇÃO: adicionei foto e texto enviados pelo Rouen sobre a localização da oficina do pai dele.
    E o Decourt lembrou que a Rua Senador Euzebio, no Flamengo, tinha o nome de Travessa Umbelina anteriormente. E que nesta travessa existia a primeira casa construída no Rio de Janeiro, provavelmente, segundo ele, por franceses.

    ResponderExcluir
  10. FF: A Polícia Civil em uma gigantesca operação prendeu 413 assaltantes, latrocidas, e receptadores. É uma pena que um "aparelhado poder judiciário" possa colocá-los "inexplicavelmente" em liberdade. É o "custo Brasil". ## A pastora Flordelis continua surpreendendo. Foram revelados trechos do inquérito em que ela é apontada como mandante da morte de seu marido, o pastor Anderson, em que consta que ela participava e patrocinava sessões de 'swing" com troca de casais. Várias testemunhas apontam que a tal "casa de swing" fica em Botafogo. Tudo "em nome de Jesus". Essa é mais uma faceta do político brasileiro, cujo nível não poderia ser mais baixo. Só não é pior do que o nível da choldra que os elege..

    ResponderExcluir
  11. Ver essas fotos nos revolta. A transformação é alucinante. O que puderam colocar abaixo o fizeram sem dó nem piedade. Com a palavra o "do contra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentarista Menezes está precisando uma consulta com seu oftalmologista.Do Contra não gosta de atraso,coisas mal conservadas,sujeiras e outros ingredientes que as viuvas adoram porque fazem parte do passado.Do Contra é moderno e como tal é Do Contra.

      Excluir
  12. Dizer que se tivéssemos sido colonizados por franceses, ingleses ou holandeses é, para mim, o expoente máximo do tal "complexo de viralatas" que assola o nosso senso comum.

    ResponderExcluir
  13. A colonização anglo-saxônica dispensa comparações. EUA, Canadá, e Austrália, são países de "primeira linha" graças ao nível de colonos que povoaram as colônias. O Canadá ainda teve parte colonizado pelos Franceses. Em 1620 o Mayflower levou para o "Novo Mundo" "pessoas de bem" cujo "único crime" foi a dissidência religiosa. Em 150 anos souberam se sublevar, declarar independência, empreender uma guerra civil, e em mais 120 anos se transformar na nação mais rica do mundo. O Brasil teve o infortúnio de ser "colonizado" por degenerados, sifilíticos, pederastas, e toda a sorte de pessoas "de má catadura". O resultado não poderia ser outro. A degenerescencia moral que assola o povo brasileiro há 500 anos teve origem aí. Saqueadores contumazes e corruptos são encontrados facilmente em períodos diversos da história brasileira. Até os "heróis nacionais" são uma farsa ou nunca existiram. Não há na história do Brasil personagens do quilate de Paul Revere, Thomas Jefferson, George Washington, Teodore Roosevelt, e muitos outros. No Brasil tudo foi fraudado ou corrompido, até mesmo sua história.

    ResponderExcluir
  14. Austrália?
    A colonização da Austrália pelos europeus começou com o objetivo de esvaziar as cadeias superlotadas da Inglaterra. A primeira leva de 3 mil pessoas, organizada para colonizar o continente desconhecido, atracou em Botany Bay a 18 de janeiro de 1788.

    Durante o período como colônia penal, mais de 168 mil prisioneiros foram transportados para a Austrália, o que terminou em 1852 (na costa leste) e 1868 (na costa oeste).

    Este era o nível dos que para ali foram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda assim e apesar disso se tornou um país de primeiro mundo. DNA? Certamente. FF: Cenas de guerra na Lagoa à tarde: um tiroteio entre quatro bandidos e policiais militares e policiais civis resultaram em um bandido preso, outro ferido, além de um fuzil, pistolas, granadas, e drogas apreendidas. Pelo vídeo mostrado, os bandidos eram "caucasianos"...

      Excluir
  15. No Haiti também se fala francês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Em 1804 os franceses foram expulsos pelos ex-escravos depois de uma revolta. Desde então o "elemento branco" nunca mais pisou no Haiti. O nível de adiantamento da população nativa e seu desenvolvimento desde então é do conhecimento e "dispensa comentários". Não podia ser diferente...

      Excluir
  16. Acredito que a diferença da colonização está no fato do possível retorno do colonizador ao país de origem. Na Austrália foram degradados nos usa a maioria não podia voltar por razões religiosas. No próprio Brasília colonizadores alemães,suíços etc fizeram de suas cidades lugares bons. O grande problema era os que ganhavam dinheiro enriqueciam e levavam sua fortuna e sua cabeça de volta

    ResponderExcluir