Em foto de Paulo Costa
vemos um aspecto da Lagoa Rodrigo de Freitas em 1976. De lá para cá já houve
mais aterro nesta área em primeiro plano, com a construção da ciclovia e de uma
série de quadras de tênis e skate.
O próprio Clube dos
Caiçaras está menor do que é hoje em dia.
Ao fundo, entre o Corte
do Cantagalo e a Curva do Calombo, a pedreira ainda não tinha sido encoberta
pelos grandes prédios que começaram a ser erguidos na década de 80 (o
primeiro foi o Vivendas Villa Lobos). Em 1976, na frente da pedreira funcionava a Concessionária Volkswagen
Auto-Modelo.
A Favela da Catacumba já
havia desaparecido e aquele edifício feio e altíssimo já estava lá.
Além da ciclovia o entorno da Lagoa melhorou muito com o Parque Natural Municipal da Catacumba, construído no lugar da favela, e com o plantio de vegetação às margens da Lagoa (com a grande participação de Mario Moscatelli). Também a relativa melhora das condições da água fez voltar um sem-número de aves e até capivaras à região.
|
A Lagoa é um oásis visual na cidade . A velha sugestão de transporte aquaviário pode ser apreciada pelo próximo Prefeito, já que o atual é anti-carioca. Um episódio intrigante é o desaparecimento de valiosissima escultura de Calder em 1970. A estrela da Tomie não foi compreendida na época. Ter um lago na cidade é original . Era um lodaçal e foi moradia de índios. Até hoje tucanos no jardim botânico e capivaras nas margens.
ResponderExcluirTem razão. Ainda ontem, pedalando pela ciclovia, fiquei pensando no privilégio de ter uma lagoa assim dentro da cidade.
ExcluirVi quando o abnegado Mario Moscatelli começou o seu trabalho, eu morava na Borges de Medeiros e caminhava diariamente por ali. Muitos moradores reclamaram, alegando que iria prejudicar a vista de quem caminhava pela orla da lagoa...
ResponderExcluirMuito bom ver o Mestre Candeias comentando novamente.
ExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirA zona sul é privilegiada por ainda ter uma lagoa que (ainda) não virou latrina, caso das lagoas da zona oeste, vítimas da expansão desordenada das últimas décadas, alimentada por vários fatores.
Em tempo, hoje é dia do psicólogo e do topless...
ResponderExcluirA Lagoa possui um dos M2 mais caros do Rio. Ainda que tivesse condições não moraria lá. Trânsito intenso, nenhum comércio, e transporte público deficiente, são fatores determinantes. O custo benefício é desfavorável. A foto mostra o local onde teve início o confronto entre policiais e traficantes armados ontem em que dois foram presos e farto armamento apreendido. Esses criminosos se dirigiam ao Rio Comprido para participarem da invasão que paralisou parte do centro do Rio, Catumbi, Estácio, e teve os Túneis Santa Bárbara e Rebouças no início da noite de ontem. Um marginal invadiu um condomínio na rua Aristides Lobo, baleou o porteiro, e tomou uma família como refém. Após negociação com o BOPE o criminoso baleado se entregou pela manhã. O curioso é que o criminoso usava uma camisa do Flamengo e tinha a aparência muito semelhante ao Bruno Henrique...
ResponderExcluirEste comentarista Joel não tem outro assunto?Comentários diários de cunho racista com discriminação para todas as bandas.
ExcluirBela foto de uma região que continua sendo show.Na época da foto, estava sempre no Rio e o astral era outro..Alguém vai falar dos "puxadinhos de rico"?
ResponderExcluirComo é chata esta lenga-lenga diária e racista do comentarista. Não sei como o gerente tolera.
ResponderExcluirO gerente tolera porque "este sítio" é um espaço democrático, e em razão disso tolera indivíduos desprezíveis que não possuem coragem para "botar a cara". Acha racista o comentário? Tome as medidas que julgar necessárias. Caso contrário "se oriente e não encha o saco!
ExcluirTem hora que preferiria o chato do DoCastelo.......
ExcluirKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK
ExcluirUm site para falar da cidade e vem o policial corrupto e torturador destilar seus precomceitos.
ExcluirEm relação as "cicatrizes" que ficaram no visual da cidade na exploração de Pedreiras, mostradas em recente edição do SDR, fica claro que a grande maioria foram encobertas por imensos prédios construidos nas adjacências e até atenuaram o visual. O ideal seria não terem existido as Pedreiras. Com a palavra o Sr. " do contra".
ResponderExcluirPor trás dos prédios tem acontecido o fenômeno da construção nas encostas. O sujeito escava o morro e constrói por trás de arvores altas. Um belo dia derrubas as arvores e em 24 hs aparece uma mansão. Vou submeter fotos ao gerente.
ResponderExcluirAs construções "de alto nível" ocorrem não apenas na Lagoa e na zona sul, mas na cidade inteira. A falta de fiscalização endêmica acontece desde os tempos de Cesar Maia e "só um cego não vê". A Câmara de Vereadores da cidade concentra um grande número de "interessados" em legalizar construção ilegais e por isso aprova PLs absurdos, enquanto o "Bispo Alcaide" é o responsável pela "não fiscalização" da maioria dos empreendimentos. "Supõe-se" que interesses escusos naquela casa legislativa são fortalecidos por uma "suposta" organização" que atua nas "questões fundiárias" do município e que é de amplo conhecimento geral. Na zona sul parece que a falta de fi$calização é o principal motivo da existência dessas construções, mas na zona oeste a milícia comanda a farra das construções ilegais.
ExcluirBoa tarde a todos. A Lagoa é um belo local, porém tem contra si, o problema do transito de passagem, a falta de transporte público, infra estrutura de comércio, mas com tudo isso contra, ainda é um local especial para se morar, poder acordar de manhã ver a Lagoa, poder andar, correr ou pedalar em seu entorno é um privilégio para poucos.
ResponderExcluirOs tempos mudaram e alguns comentaristas insistem em "patrulhar" o blog e atacar os comentaristas que "não rezam em suas pobres cartilhas" e se manisfestam covardemente e de forma anonima. Isso foi a principal razão do esvaziamento do blog e que afastou muitos comentaristas. No passado os comentários chegavam a cem e atualmente há dias que não chegam a cinco. Durante anos muitos "faziam ode" para comentaristas "anônimos" que "se achavam" os donos do blog agredindo diversos comentaristas quando o assunto não lhe agradava, além de "contar vantagens o tempo todo". Me refiro ao "Docastelo", que ninguém conhece, nem o nome verdadeiro é conhecido, e se dizia "Procurador Federal", sem contar que deixou "acólitos". Estamos perdendo tempo com essa postagem, mas perderam tempo se a intenção era me intimidar, pois ao contrário de alguns, sempre digo e publico o que penso e "de cara limpa". Se o gerente não quiser publicar que fique à vontade, mas enquanto esses comentários continuarem "anônimos" o problema vai continuar. Se nos comentários o e-mail ficar aparente fica mais difícil se ocultar. Fica sugestão...
ResponderExcluirSaudades do buffet de domingo no Caiçaras, a comida era uma delícia e sempre comia demais...
ResponderExcluirA Lagoa foi palco de grandes e belas disputas do remo carioca e nacional, principalmente entre Vasco da Gama, Flamengo e Botafogo nas manhãs de domingo. Todos clubes de regatas na sua origem, inclusive no nome dos clubes.
ResponderExcluir